OS PROGRAMAS DE TV!



Depois daquele dia fatídico (da lasanha assassina), rs, começou a minha luta para aprender a cozinhar. Comprei vários livros e revistas de culinária, pesquisei (e ainda pesquiso) várias receitas na internet (tenho um monte impressas) e comecei a fazer as receitas, mas confesso que ainda assim muitas não davam certo. Bolo então era uma negação, não crescia e quando crescia, betumava (ficava uma borracha). Alguma coisa eu não estava fazendo certo. Um dia fui tomar café da tarde na casa da minha irmã, ela arrumou uma mesa linda e de repente vem ela com um bolo lindo, grande, saborosíssimo, até brilhava. Eu fiquei encantada com aquele bolo e ao mesmo tempo intrigada, por que o meu não fica assim? Aí não aguentei e perguntei: como você fez esse bolo, me dá a receita! Aí ela falou: "é aquela massa pronta da Dona Benta". Hum... conclusão: as massas de bolo "Dona Benta" começaram a fazer parte da minha despensa e desencanei de fazer bolo seguindo receita. Mas mesmo com toda a praticidade que temos hoje em dia de encontrar coisas pré-preparadas ou prontas, ainda não estava satisfeita. Queria comer e servir algo que fosse preparado por mim mesma, não pela "Dona Benta", "Dr. Oetker", entre outros (não desmerecendo as marcas que são ótimas e muito me ajudaram). Foi então que comecei a assistir e a gravar todos os programas de culinária, Daniel Bork da Band, Ana Maria da Globo, Palmirinha da Gazeta (ainda não tinha o programa Hoje em Dia da Record com a culinária do Edu Guedes). Não basta você pegar uma receita e se aventurar a fazer, sem ter a noção de combinar os ingredientes e também saber a ordem das coisas. Por exemplo, eu aprendi que, dependendo da receita, você coloca primeiro os líquidos e depois os sólidos, que primeiro você agrega a manteiga com o açúcar, ovos pra depois colocar os outros ingredientes. Eu não fazia assim e muitas vezes não vem falando isso nas receitas. Eu aprendi isso com os culinaristas, assistindo os programas. Tenho também um caderno de receitas que ganhei do meu marido (acho que ele não via a hora de comer comida de verdade, rs), lindo por sinal, de capa dura, com divisórias para doces, massas, salgados, bebidas, sopas, carnes... detalhe: este caderno ele me deu um pouco antes da gente se casar, mas só fui prestar atenção nele depois do, como diz a Ana Maria Braga, "ACORDA MENINA!" Neste caderno fui anotando somente as receitas já feitas pela minha mãe, irmã e que deram certo, as que não deram certo eu nem me dei ao trabalho de anotar. Além deste caderno de receitas, tenho várias folhas e um outro caderninho onde comecei a anotar as dicas dos culinaristas através dos programas que assistia e quando não dava para assistir eu gravava e faço isso até hoje. E assim fui adquirindo experiência e ainda estou na caminhada, pretendo aprender muito mais. E com tantas dicas que anotei, tanta coisa que aprendi, coisa simples mas que, no nosso dia a dia faz toda a diferença, resolvi compartilhar neste blog com você!

Abraços e até a próxima!

9 comentários:

  1. Adoro cadernos de receita estou sempre fazendo um,adoro colecionar receitas,compro revistas,pego das embalagens,dos programas assisto todos,escrevo pra todas as marcas e peço livros de receitas,essa semana recebi o novo da marilan,do sazón,da perdigão,primor,knorr,nestlé.Peço todos.Estou a procura das receitas das latinhas de royal quero colecionar todas e no site não tem todas,se tiver alguma coloca pra gente,e da maizena também.

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo,
    Colecionar receitas é tudo de bom, não é msm? Eu tenho várias receitas da Royal e Maizena, da próxima vez que for fazer uma receita escolho uma dessas, ok?
    Obrigada pela visita, volte sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Si estarei esperando as receitas da royal e maizena adoro colecionar,tiro de todas as embalagens é muito bom né.

    ResponderExcluir
  4. Seria ótimo se colocasse todas as receitas das embalagens de maizena e da royal perdi algumas num vazamento de agua da minha pia.

    ResponderExcluir
  5. Gente amiga, não sei se vou conseguir colocar todas as receitas que tenho da Royal e Maizena, aqui no meu trabalho é "paulera", o máximo que consigo é responder alguns comentários, mas vou me esforçar, ok?
    Bjss, obrigada pela visita! =)

    ResponderExcluir
  6. Si estou na torcida espero que coloque todas as receitas das embalagens de Royal e da Maizena,também estou colecionando da Maizena só tenho as 3 novas.As receitas das embalagens são ótimas pego todas.Adoro as da nestlé.

    ResponderExcluir
  7. Si também quero as receitas das embalagens de royal e da maizena,adoro.

    ResponderExcluir
  8. Si ve se coloca as receitas da Royal e Maizena como disse antes perdi num vazamento.Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Carla,
    Com jah falei no comentário acima, não sei se vou conseguir criar posts com as receitas que vc quer, deixe seu e-mail que tento enviar algumas pra vc, ok?
    Abraços

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto