Pesquisar este blog

BOLO MÁRMORE

Este bolo eu vi o Edu Guedes fazendo em seu programa e fui anotando a receita. Quinta-feira passada (29/04) resolvi fazer e qual não foi a minha surpresa...  dá muita massa e quase não coube na minha forma redonda de buraco no meio, tive até que colocar uma forma de pizza embaixo da forma na hora de assar para não derramar e sujar o forno, mas, por incrível que pareça, não derramou, mas o bolo cresceu "verticalmente" para fora da forma e demorou horrores para ficar pronto, quase uma hora!!! Achei até que nem ia ficar bom, mas ficou ótimo! A massa ficou super fofa e o sabor ficou parecido com o do bolo Pullman, sabe? Até falei para o meu marido: "descobri a fórmula do Bolo Pullman", rsrsrs.

Bolo Mármore
(by Edu Guedes)




Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de chocolate em pó
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de manteiga
- 4 ovos (gemas e claras separadas)

Modo de Fazer:
Misture a manteiga e as gemas, acrescente o açúcar e mexa até formar um creme clarinho. Em seguida acrescente o leite e o trigo aos poucos e mexa até que a mistura fique homogênea (pode bater na batedeira). Coloque as claras em ponto de neve e misture delicadamente. Coloque o fermento em pó e misture.
Divida a massa em duas partes: a parte branca (um pouco mais da metade) coloque numa forma untada e enfarinhada, a outra parte da massa, misture ½ xícara (chá) de chocolate em pó.
Vá colocando a massa escura aos poucos sobre a massa branca, balance a forma para incorporar a massa escura na massa branca.
Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos.

Dicas da Si:
- Para esta receita não usei o achocolatado e sim o chocolate em pó mesmo. O da Nestlé ("Dois Frades") contém 50% de cacau. Algumas marcas, se você notar, contém 38%, mas não dá muita diferença no resultado final da receita, a menos que vc tenha um paladar bastante apurado, aí vai perceber um sabor de chocolate mais acentuado na receita que contém maior quantidade de cacau.
- Coloque a massa escura sobre a massa branca com o auxílio de uma colher de sopa.
- Sempre no preparo de bolos use os ingredientes na temperatura ambiente, principalmente o ovo, açúcar e a margarina ou manteiga, desse modo, eles se misturam, se agregam mais facilmente o que contribui para um melhor resultado da sua receita. A margarina só deve ser usada gelada se assim pedir a receita.
- Prefira os ovos maiores para que o bolo fique ainda mais fofo.
- 1 xícara (chá) de manteiga equivale a 230g. Aqui em casa eu uso margarina culinária para esses fins que vem numa embalagem com 4 tabletes de 100g cada e cada tablete vem especificando 5 divisões com 20g cada, portanto, usei dois tabletes mais 1 divisão e meia de um tablete.
- Ao usar claras em neve, faça movimentos delicados de baixo para cima, para garantir uma textura melhor .
- A minha forma redonda de buraco no meio tem 20cm de diâmetro e ao colocar a massa escura em cima da massa branca a forma ficou completamente cheia, embora não tenha transbordado na hora de assar mas demorou muito o tempo de forno o que deixou as laterais do bolo tostadinhas, portanto, para um resultado ainda melhor, coloque numa forma maior, sempre observando que a massa deve ter espaço para crescer.
- Eu acredito que dê para fazer metade desta receita, assim que tentar, conto pra vcs se deu certo.

0 comentários:

Postar um comentário

Queridos amigos, leitores e visitantes,
Sejam todos muito bem-vindos!!!
O seu comentário é de grande valia para o Vivendo e Aprendendo, por isso, peço a gentileza de deixar seu nome e um contato como e-mail, blog ou site para que eu possa agradecer e retribuir a sua visita.
Muito obrigada e volte sempre! ♥

PS: A PARTIR DE JANEIRO/2015 OS COMENTÁRIOS NÃO SERÃO MAIS RESPONDIDOS, SALVO QUANDO FOR PARA TIRAR ALGUMA DÚVIDA DAS RECEITAS AQUI POSTADAS.
GRATA PELA COMPREENSÃO! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto