FRANGO CAIPIRA COM PINHÃO

Esta receita me faz lembrar muito do meu pai, pois ele, assim como eu, gostava muito de cozinhar e várias receitas ele mesmo criava, algumas davam certo e ficavam uma delícia, outras, porém, nem tanto, como um purê de alho que ele fez certa vez... ele colocou tanto alho, mas tanto alho que ninguém lá de casa conseguiu comer, nem o cachorro, kkkkkk. Mas, foram poucas receitas que não deram certo comparadas a tantas outras delícias que ele fazia. Infelizmente, muitas receitas que ele fazia não tem nenhum registro, pois muitas delas ele fazia da cabeça dele e não anotava. Só tem uma receita de esfiha que ele fez e que eu anotei porque queria fazer em casa depois que me casei e só. Ele assistia muito o programa da Palmirinha e o mais interessante é que ele não anotava a receita e depois fazia de cabeça e dava super certo (ainda não consegui alcançar este nível, rs). E depois que ele faleceu, uma das receitas que eu nunca mais comi foi esta: frango caipira com pinhão. Perguntava pra um, perguntava pra outro e ninguém sabia fazer. Pesquisava na internet e não achava nada parecido, até que um dia lancei um desafio para a minha sogra e para mim mesma e decidimos tentar fazer. Da primeira vez, confesso que não ficou como imaginei, mas da segunda vez ficou show!!! Não tem nada escrito também, mas vou tentar colocar aqui como fizemos. Anotem aí:

Frango Caipira com Pinhão
(receita de família)

Ingredientes:
- 2 frangos caipiras limpos, cortados e temperados a gosto.
- óleo para fritar
- 1 cebola média picada
- 4 dentes de alho amassados
- 2 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos
- 1 litro de água fervente
- pimenta e cheiro verde a gosto
- 1 kg de pinhão cozido (inteiro)

Modo de preparo:
1. Tempere os frangos a seu gosto e frite-os em óleo quente. Reserve.
2. Numa panela, refogue o alho e a cebola (pode ser no azeite ou na manteiga), coloque o frango, reservado, mexa e em seguida despeje a água fervente, coloque a pimenta e regule o sal.
3. Coloque os pinhões inteiros e cozidos e deixe apurando para pegar gosto.
4. Quando o frango estiver bem macio (se precisar coloque mais água), coloque os tomates e quando murcharem um pouco, coloque o cheiro verde e desligue o fogo.
5. Sirva com arroz branco.

Dicas da Si:
- Este jeito que foi feito, juntou com o hábito de cozinhar da minha sogra com o que eu me lembro do meu pai fazendo. Na verdade, ele não fritava o frango. Ele refogava numa panela e depois cozinhava na pressão. Depois de cozido o frango, ele colocava o pinhão e o restante dos ingredientes e ia apurando.
- Você pode, então, fazer frito ou cozido. Tem gente que prefere cozinhar na pressão, pois o frango caipira tem a carne mais rija que o frango de granja. Eu, que já comi dos dois jeitos, posso dizer que o frango frito fica mais firme do que o frango cozido, agora vai do seu gosto.
- Você pode também fazer com frango de granja, mas como é uma carne menos saborosa do que o caipira, ao invés de temperar, você pode usar dois tabletes de caldo de galinha dissolvidos na água fervente, vai dar um sabor a mais.
- Use os pinhões inteiros, mas se preferir pode cortá-los em rodelas.
- Você pode também combinar a este prato, orégano, alecrim, açafrão... aí vai do seu gosto e criatividade.
- Deixe o pinhão de molho por, no mínimo, uma hora, assim se tiver aqueles bichinhos e cascas ocas ficam todos "boiando" e você os retira com mais facilidade. E na hora de cozinhar não adicione sal para não endurecer os pinhões.
- Você pode também fazer com um frango só, dependendo do tamanho da família, aí é só diminuir nos ingredientes.
- Se precisar acrescentar mais água, além daquela quantia pedida, coloque sempre água quente e nunca fria para não prejudicar a receita.

As fotos abaixo são da receita da forma que o meu pai fazia, com o frango refogado.

2 comentários:

  1. Olá querida , este final de semana estive em MG , surpresa foi para mim saber que as lindas árvores de araucária eram as responsáveis pelos deliciosos pinhões, e como foi divertido recolher um a um na beira da estrada. E ai fiquei sem saber uma receita para fazer com eles, o frango eu havia trazido também de MG , então buscando receitas na net encontrei esta pagina aconchegante e que me fez parar e ler , as receitinhas de seu pai deveriam mesmo ser deliciosas, tudo preparado aqui vou fazer sua receitinha e de sua sogra, e depois volto pra te contar como ficou. Parabéns pela descrição com tanto carinho da receita que será meu almoço de domingo, bora lá? rss
    Sou Samira samirinha31@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samira, tenho mts saudades da comida do meu pai, ele cozinhava mt bem! Eu adoro pinhões e agora nessa época aproveito ao máximo! Se fizer esta receita escreva-nos um e-mail ou deixe um comentário contando como foi!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Bjsss
      PS: Um e-mail foi enviado para vc!

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto