ÓLEO DE COZINHA USADO, EIS A QUESTÃO!

Continuando o assunto sobre reciclagem, uma questão bastante importante e que faz parte do dia a dia das donas de casa e principalmente de bares e restaurantes é: "o óleo de cozinha usado!" O que fazer com ele? Muito se fala e pouco se faz. Na verdade, o que se sabe realmente a respeito disso? Uma coisa é certa: o óleo de cozinha usado é um grande agente poluidor, uma vez jogado na pia, no ralo ou no lixo, além de danificar o encanamento, polui os rios e o solo o que contribui e muito na ocorrência de enchentes. Muitas são as dicas, mas junto com elas vem as controversias. Por exemplo: dizem que o melhor jeito de descartar o óleo de cozinha usado é acondicioná-lo numa garrafa pet, lacrar bem para depois jogar no lixo, era assim que eu fazia antes, porém, há lugares onde o caminhão da coleta é aquele que já tritura o lixo, aí não adianta de nada este procedimento e quando o lixo é jogado em aterros sanitários há uma outra questão: o da garrafa pet que demora anos para se decompor, conclusão: uma garrafa pet com óleo de cozinha usado dentro é um atentado duplamente culposo contra o meio ambiente. E agora? Outra alternativa é reciclar este óleo, ou seja torná-lo sabão, é o que eu estou fazendo atualmente, mas acreditem, há quem diga que o óleo de cozinha não deve ser usado para fazer sabão! Segundo estudiosos, o sabão caseiro não é biodegradável e quando seus resíduos entram em contato com a água formam uma crosta que atraem as bactérias que consomem o oxigênio da água, poluindo assim os rios (saiba mais através do site: http://www.revistameioambiente.com.br/). Há lugares em que os órgãos competentes e empresas fazem a coleta do óleo de cozinha transformando-o em biodísel, aqui em Guará eu não sei se há este tipo de trabalho, se alguém souber, por favor, me avise! Contudo, pesquisei vários sites a respeito do assunto em questão e a maioria deles aprova e adota a reciclagem do óleo de cozinha usado na fabricação de sabão. Há quem diga que tudo isto não passa de uma guerra de mercado onde interesses econômicos falam mais alto. Não adianta, sempre vai ter alguém pra tirar vantagem em alguma coisa! De qualquer forma, enquanto não houver uma posição concreta do governo e dos órgãos competentes em relação a este assunto, vou continuar usando o óleo de cozinha para fazer sabão, se alguém quiser fazer também não tem segredo, é só anotar a receita:

Receita de sabão a partir do óleo de cozinha - por Maria Bassi Massulini

Material utilizado
- 5 litros de óleo comestível usado
- 2 litros de água
- 200 ml de amaciante
- 1 Kg de soda cáustica em escama (NaOH)

Passo-a-passo
1- Coloque a soda em escamas no fundo do balde cuidadosamente.
2- Coloque, com cuidado, a água fervendo. Mexa até diluir todas as escamas da soda.
3- Adicione o óleo cuidadosamente. Mexa.
4- Adicione o amaciante. Mexa novamente.
5- Mexa até formar uma mistura homogênea.
6- Jogue a mistura em uma fôrma e espere secar bastante.
7- Corte as barras e pronto!
Dica
Quanto mais o sabão curtir, melhor ele fica.
Todo cuidado é pouco. Se a soda entrar em contato com a pele, pode provocar queimaduras.

Dicas da Si:
- Eu faço metade desta receita, mesmo porque aqui em casa é muito difícil eu conseguir juntar 5 litros de óleo usado.
- Tome muito cuidado ao manusear a água fervente e a soda cáustica, sempre use luvas e um cabo de vassoura (o meu marido amarrou uma escumadeira na ponta do cabo) para se manter bem distante na hora de mexer, pois ao jogar a água fervente sobre a soda, espirra muito, todo o cuidado é pouco.
- Fica um sabão clarinho e limpa de verdade. Confira as fotos:
 


 Bem, independente de qualquer coisa, o importante mesmo é termos essa consciência ambiental e atentar de fato para os detalhes, que são simples, mas que fazem toda a diferença.
A questão é: NÃO JOGUE ÓLEO DE COZINHA USADO NA PIA, NOS RALOS E MUITO MENOS NO LIXO, com isso você será mais um agente defensor da natureza e do meio ambiente e assim teremos menos um agente agressor no mundo. É simples, não dói, não custa nada e faz um bem danado!

Foto: Planeta Sustentável
E pra encerrar, hoje eu fui tomar a vacina contra a gripe Influenza A H1N1, vulgarmente conhecida como gripe suína, e no posto aqui do Pedregulho, o famoso AME, tinha um cartaz que dizia mais ou menos assim: "Um lugar não é mais limpo porque se limpa mais, mas é mais limpo porque se suja menos. Por favor, jogue o lixo no lixo!" Se cada um fizesse a sua parte e tivesse um pouquinho de educação, não precisaria colar cartazes deste tipo em lugar nenhum! Quando fui aos Estados Unidos no ano passado, em todos os lugares que visitei não vi cartazes deste tipo espalhados por lá, também pudera, são tantas praticidades, primeiro mundo é outra coisa mesmo. Pra se ter ideia, nos banheiros não há lixeiras, apenas uma pequena acoplada na parede para colocar absorvente, o papel higiênico é jogado diretamente no vaso sanitário, vc dá descarga e pronto! Aliás a gente nem dá descarga, porque tudo lá é por sensor, ou seja, vc só tem o trabalho de jogar o papel no vaso e a descarga vem na sequência. Aqui no Brasil são pouquíssimos os lugares que tem essas praticidades, mas mesmo assim, não temos o hábito ou a cultura de jogar o papel higiênico no vaso, mesmo porque entupiria tudo, mas temos a obrigação, porque somos pessoas educadas, de jogar o papel no lixo! Fica aí a dica. Vamos colaborar e nos educar para uma vida sustentável!
Beijos no coração,
Sileni

******************************

Gente, a Aline postou um comentário dizendo que em Portugal tem uma máquina que faz velas a partir de óleo de cozinha usado. Eu entrei no site e achei bem interessante e ainda são velas perfumadas. Aqui no Brasil não vi nada parecido, se alguém souber se existe essa máquina por aqui deixe um comentário!

imagem: google
 Saiba mais pesquisando o site: http://www.oonsolutions.com/homepage/index.php

9 comentários:

  1. Em Portugal eu vi uma maquina que parece uma cafeteira, mas eh pra fazer velas, utilizando oleo de cozinha usado.
    Mt legal!
    Oonsolutions.com

    ResponderExcluir
  2. Oie Aline,
    Mt interessante a sua informação. Eu entrei no site e a maq. de velas parece realmente uma cafeteira, aqui no Brasil não vi nada parecido!
    Bjão, bom domingos pra vcs! =)

    ResponderExcluir
  3. muito bom esse sabão fiz e recomendo

    ResponderExcluir
  4. oi gostaria de saber se posso por detergente ou sabão em pó nesta nesta receita também ou não é necessário obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, eu nunca usei detergente ou sabão em pó nesta receita, acredito que não seja necessário. O que eu já usei foram duas tampinhas de álcool.
      Obrigada pela visita.
      Abraços

      Excluir
  5. oi, o amaciante e para a roupa certo?!
    Nao sei se encontro a soda caustica em escamas, acho que so em po.
    Tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o amaciante é o de roupas sim! Quanto a soda cáustica eu nunca usei em pó, só uso em escama pq encontro facilmente nos supermercados aqui da minha cidade. Não sei te dizer se dá certo usar em pó, porque a maioria das receitas que já vi de sabão caseiro recomenda-se usar a soda cáustica em escama, acredito que em escama não seja difícil de ser encontrada!
      Espero ter ajudado!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  6. Pena que um kilo de sabão em pedra no mercado custa 3,30R$ e a soda meio kilo já custa 9 reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, meio quilo de soda cáustica dá muito mais que 1 kg de sabão!!! E me fala o lugar onde o sabão em barra de 1kg custa R$ 3,30 que eu vou correndo lá comprar! E o que estamos dando ênfase aqui não é propriamente o preço e sim o destino dado ao óleo de cozinha usado, no final, o custo benefício do sabão caseiro é muito maior do que o do sabão comprado pronto, meu bolso agradece e o meio ambiente também! #ficaadica!
      De qq forma, agradeço a sua visita! ;)

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto