TORTA PIZZA

Esta receita é bem prática e fácil de fazer. Eu vi o Edu Guedes fazendo em seu programa e depois peguei no site do  R7.com. Fica uma massa macia e você pode tanto fazer como torta ou pizza mesmo e é ótima para servir de lanche.

Torta Pizza
(by Edu Guedes)

Massa:
15g de fermento biológico fresco
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
2 ovos
¾ xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 gemas (para pincelar)

Recheio:
3 lingüiças calabresas
250g bacon refogado
4 cebolas refogadas
400g mussarela fatiada
3 tomates
1 pitada de orégano

Num bowl, dissolver o fermento no leite morno com açúcar. Acrescentar o óleo, os ovos e o sal.

Adicionar a farinha de trigo aos poucos até obter uma massa uniforme, até soltar das mãos. Se necessário, acrescentar um pouco mais de farinha.

Faça uma bola grande, cubra com um pano e espere crescer. Dividir a massa em pequenas porções. Abrir com a ajuda de um rolo.

Usar uma forma de fundo falso. Rechear com lingüiça, cebola, mussarela, bacon, tomate e orégano. Fechar. Pincelar com a gema. Levar ao forno pré-aquecido a 180°C até dourar.

Dicas do Edu:
- Pode fazer com fermento biológico seco.
- Refogar a cebola antes para tirar a água.
- Pode fazer com outro tipo de queijo.
- Coloque o tomate por cima do queijo mussarela, pois o tomate solta água e assim impermeabiliza não deixando a massa úmida.
- Ao fechar a massa coloque as bordas para dentro e pincele com gema.

Dicas da Si:
- "Bowl" é uma tigela redonda.
- Eu dissolvi o fermento no açúcar e sal e depois acrescentei o leite morno, o óleo e os ovos. O leite não deve estar quente senão cozinha o fermento e a massa não cresce.
- Deixei a massa descansando aproximadamente 50 minutos.
- Pode substituir o recheio. Eu fiz com presunto, queijo mussarela, tomate temperado com sal e orégano.
- Antes de fechar a massa, salpiquei queijo parmesão ralado por cima do tomate.
- A receita diz para dividir a massa em pequenas porções, na verdade divida-a em duas porções apenas, uma menor que a outra sendo a porção menor para cobrir a torta. Ao abrir a porção maior com o rolo, cubra a forma de fundo falso deixando a bordas para fora, recheie, abra a porção menor com o rolo, cubra a massa e coloque as bordas para dentro, conforme a dica do Edu citada acima.
- Eu usei 1 gema para pincelar, foi o suficiente.
- O tempo de forno foi de 40 minutos.
- Se você não quiser fazer como torta, abra a massa e coloque numa forma de pizza grande, não precisa untar, leve a massa ao forno por 10 minutos para dar uma assada breve e depois coloque o recheio, leve novamente ao forno até que o queijo derreta.
- Quando fiz esta torta, sobrou um pouco de massa, eu embalei num plástico filme e guardei no extra-frio da geladeira por 5 dias, depois usei para fazer pizza. A quantidade que sobrou deu para fazer uma pizza média. Ao guardar na geladeira, a massa solta um pouco de óleo, por isso, além de embalar num plástico filme, coloque também dentro de um saquinho, tipo ziploc ou saco para congelar.


Um comentário:

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto