Pesquisar este blog

BOLO DE PÃO

Quando eu fazia estágio na Liebherr Brasil, tive a oportunidade de conhecer pessoas bacanas que muito me ajudaram, afinal era o meu primeiro trabalho e aprendi muito com elas. Certo dia, no café da manhã, uma colega de trabalho levou este bolo e me deu um pedaço. Nossa, fiquei maravilhada com o sabor do bolo e pedi a receita. Ela, muito simpática, falou como fazia ali mesmo e achei tão fácil que nem precisei escrever. Até ela frisou que as pessoas pensam que é um pudim, mas não é! É bolo de pão. Nesta época eu era solteira e... pensando bem, nem posso falar que quando me casei não sabia fazer nada, pelo menos este bolo eu sabia, rsrsrs. Mas também é tão fácil que até EU fiz! rs
Mas chega de conversa e vamos ao que interessa. Mas antes ainda, gostaria de agradecer a Regina que muito prontamente me deu esta receita e também a minha querida prima Suleima que visitou o meu blog e não encontrou esta receita e me enviou um e-mail que me fez lembrar deste bolo tão saboroso e fácil de fazer. Obrigada Regina e Su, beijos pra vocês!!! =*

Bolo de Pão
(by Regina - Liebherr)


Ingredientes:
- 1 litro de leite
- 3 ovos
- 3 xícaras (chá) de açúcar
- pães de sal (3 a 4 pães) amanhecidos
- 50g de coco ralado

Modo de fazer:
- Bata os três primeiros ingredientes no liquidificador.
- Tire as cascas dos pães de sal, corte-os ao meio, no sentido do comprimento, e cubra uma forma retangular que deverá ser untada com margarina e açúcar.
- Despeje o creme por cima do pão e em seguida forre com coco ralado e leve ao forno para assar.

Dicas da Si:
- Você deve estar se perguntando qual o tempo de forno, mas todas as vezes que fiz esta receita nunca me atinei para este detalhe (que por sinal é muito importante), mas quando o coco dourar e ao enfiar uma faca, esta sair limpa e seca é porque já está pronto. Da próxima vez que eu fizer este bolo vou marcar o tempo de forno e aí conto pra vocês.
- Dependendo do tamanho do seu liquidificador, não coloque todos os ingredientes de uma vez, pois pode transbordar ao bater e aí minha amiga, faz aquela sujeira. Neste caso, bata em duas vezes, ou seja, coloque metade do leite, dois ovos e metade do açúcar, bate, despeje num recipiente, depois bata o restante dos ingredientes, despeje no recipiente, dá uma misturada com um fuê (batedor de massas) ou colher de pau e coloque sobre os pães.
- Experimente colocar coco ralado na hora de bater, fica mais saboroso ainda e outra dica legal é substituir metade do leite por 1 garrafinha de leite de coco.
- Um dia, cansada de bater o creme em duas vezes, fiquei pensando em algo mais prático, mas que não perdesse o sabor do bolo, foi aí que experimentei fazer da seguinte forma:
- Bati 2 ovos, 1 1/2 xícara (chá) de açúcar e o leite fui colocando até atingir 3 dedos abaixo da borda do liquidificador. Ficou muito bom também e esta dica é legal pra quem não gosta de muito doce assim com eu. Neste caso ele vai ficar um pouco menos cremoso.
- Experimente também cortar o pão em rodelas não muito finas para que o creme seja melhor absorvido.
- Ao colocar o creme sobre o pão você vai perceber que o pão vai subir, tipo "boiar", aí com o auxílio de um garfo você vai apertando os  pães para que absorvam melhor o creme. Se não quiser não há a necessidade de fazer esse processo, mas assim evita que algum pedaço de pão fique seco, aí na hora de morder você sente aquele pão seco e não é legal não, porque todo mundo que come e não conhece a receita, nem imagina que é feito de pão francês.







*************

Amigas, o tempo de forno desta receita é de aproximadamente 45 minutos, lembrando que o forno deve estar preaquecido a 180°C.

ALHO E CEBOLA EM CONSERVA

No início, quando eu não sabia usar e nem combinar os temperos, eu comprava aqueles temperos prontos em supermercados, tipo aqueles em pasta, mas não ficava satisfeita com o sabor de nenhum deles, principalmente no preparo de arroz e feijão. E quando eu comecei a assistir os programas de culinária eu via que todos eles usavam o alho triturado e cebola picadinha na hora. Aí, deixei de comprar temperos prontos e passei a usar o alho e a cebola. Porém, no dia-a-dia, ficar triturando alho e picando cebola todas as vezes que eu ia preparar o almoço e o jantar estava me deixando irritada. Precisava encontrar algo mais prático. Um dia eu piquei uma cebola inteira e armazenei num copo de plástico com tampa e guardei na geladeira, mas com o passar do tempo ela vai perdendo a cor, o sabor e o cheiro não fica nada agradável. Aí entrei no site do Mais Você da Ana Maria Braga e deixei uma pergunta no link "Fale Conosco": é  possível conservar alho e cebola já triturados? E se for possível, como se faz? Mas até hoje nunca obtive resposta. Então, sentei diante do computador e fiquei pesquisando na internet até que encontrei vários sites falando a respeito do assunto em questão. No início eu fazia assim:
- Descascava o alho, mais ou menos umas três cabeças, colocava num vidro com tampa, cobria com óleo e guardava na geladeira e conforme eu precisasse ia passando no espremedor. E o óleo usava para refogar arroz e feijão. Quanto a cebola, continuava picando na hora em que ia usar.
Mas, mesmo com o alho já todo descascado ainda não estava a contento. Entrei mais uma vez na internet até que achei uma dica bem prática e desde então nunca mais fiz de outro jeito. Com o tempo fiz algumas mudancinhas por conta própria apenas para diversificar um pouco no sabor e que deram super certo. =)
- Descasque 4 cabeças de alho e 2 cebolas médias
- Coloque no liquidificador o alho, as cebolas cortadas em quatro e adicione óleo ou azeite até cobrir por completo as hortaliças.
- Bata o suficiente para triturar o alho e a cebola.
- Coloque num vidro limpo e seco e com tampa e leve a geladeira.

Dicas da Si:
- Se você colocar pouco óleo e bater demais no liquidificador, a conserva vai virar uma pasta e na hora de usar vai grudar na colher e você vai ficar irritada, por isso cubra por completo o alho e a cebola com óleo e bata o suficiente para triturá-los.
- Para o manuseio deste preparo, prefira as colheres de pau (eu uso uma pequena), pois, segundo num site que eu li, as de alumínio ou inox alteram a cor e o sabor do tempero.
- Alguns sites dizem para incluir sal neste preparo, porém, eu não coloco, pois segundo os expert's no preparo de arroz, não se deve colocar o sal na hora de refogar e sim na água do seu cozimento. E assim venho fazendo até hoje. E também, às vezes, a gente coloca sal a mais, sal a menos e para evitar isso não coloco sal.
-Eu já deixei esta conserva na geladeira por quase dois meses, porém, os ingredientes perdem um pouco do seu sabor. Mas mesmo assim não dá mal cheiro e nem embolora.
- Experimente bater junto no liquidificador cheiro verde, o sabor fica mais acentuado.
- Você poderá também juntar a esta combinação orégano, pimenta ou vinagre. Por enquanto ainda não fiz esta combinação, se vc fizer conte para nós como ficou.
- Para esta quantidade de alho e cebola dá para encher um vidro com capacidade para mais ou menos 600ml.
- Para evitar que o seu liquidificador fique com cheiro de alho e cebola, proceda da seguinte maneira:
1- tire o excesso do tempero que fica no fundo e nas laterais do copo do liquidificador apenas com a água da torneira,
2- esquente mais ou menos 500ml de água (diminua a quantidade de água se o seu copo tiver capacidade menor a 1500ml senão ao bater o detergente espuma e vai transbordar com certeza), mas não deixe ferver, qdo começar a formar bolinhas desligue o fogo,
3- coloque a água no liquidificador com um pouco de detergente e bate por alguns segundos,
4- deixe um pouco de molho e depois lave como de costume,
5- deixe destampado de um dia para o outro e pronto.
Se vc achou mt complicado, rs, pode fazer este tempero num processador, se vc tiver, ou então, tenha outro copo de liquidificador só para este fim.
- Apesar deste tempero ser prático e mt saboroso, não abandonei de tudo o tempero em pasta, que uso somente para temperar carnes e tem uma marca em especial que gosto muito e não troco por outra, é o "Receita de Casa" da Ajinomoto. Experimente!
- A seguir, a foto do tempero que faço pra vcs terem uma idéia de como fica.



Este vidro tem capacidade para 596ml.

Conheça outras maneiras mais rápidas e práticas de descascar o alho! Clique AQUI e AQUI.

Beijos,

BOLO DE CENOURA COM CHOCOLATE

A minha sobrinha Aline que mora nos Estados Unidos, estava com viagem marcada para o Brasil para passar as festas de fim de ano (2009) quando me ligou pedindo para que eu fizesse bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Tenho várias receitas deste bolo, mas a que eu achei mais interessante foi esta que vi  o Edu Guedes preparando em seu programa. É fácil de fazer, fica macio e mt saboroso. E este bolo ela levou quando retornou para os Estados Unidos.


Bolo de Cenoura com Chocolate
(by Edu Guedes)

Ingredientes:
3 cenouras médias picadas
1/2 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
Óleo e farinha de trigo para untar e enfarinhar a assadeira

Calda
5 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de leite
1 colher (sopa) de manteiga

Mode de preparo:
Bata no liquidificador a cenoura, o óleo, o açúcar e os ovos até que fique homogêneo. Despeje em uma tigela, acrescente e misture a farinha de trigo aos poucos e o fermento. Coloque a mistura em uma assadeira untada e enfarinhada e leve para assar no forno médio (180 ºC) preaquecido por cerca de 40 minutos ou até que fique dourado. Em uma panela, coloque o açúcar, o chocolate em pó, o leite, a manteiga e leve ao fogo, sem parar de mexer, por cerca de 10 minutos no fogo médio ou até que fique cremosa. Despeje a calda sobre o bolo assim que sair do forno.

Rendimento: 12 porções
Tempo de Preparo: 60 minutos

Dicas da Si:
Este bolo eu já fiz na forma retangular e também na redonda de buraco no meio e quando fiz na forma retangular usei outra cobertura: derreti em banho-maria 150g de chocolate meio amargo, misturei 1 caixa de creme de leite e despejei sobre o bolo. Se você usar esta cobertura, cuidado ao cobrir o bolo, com papel alumínio, por exemplo, por ser uma cobertura mais espessa ela gruda com muita facilidade.







BOLO DE COCO

Esta receita peguei no blog do Edu Guedes, se alguém já fez conte para nós!

Bolo de Coco
(by Edu Guedes)

INGREDIENTES:
3 ovos
½ xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de coco ralado
1 ½ xícara (chá) de leite de coco
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
Manteiga e farinha para untar a fôrma

INGREDIENTES PARA A COBERTURA:
1 ½ xícara (chá) de coco ralado
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite

MODO DE PREPARO:
Numa tigela, bata os ovos, o leite, a manteiga e o açúcar até que fique homogêneo. Acrescente o coco ralado, já hidratado no leite de coco, a farinha de trigo e misture bem. Coloque o fermento e misture. Coloque em uma fôrma já untada e enfarinhada e leve ao forno por 30 minutos a 180ºC.
Em uma panela, coloque o coco ralado e misture com o açúcar e o leite. Coloque no bolo ainda quente.
10 porções    R$16,00

EMPADINHA TRÊS PINGOS

Esta receita eu vi o Edu Guedes fazendo em seu programa e depois peguei a receita no site. É muito simples de fazer, não tem segredo e é ótima para fazer de lanche e também para levar em festinhas.

Empadinha Três Pingos
(by Edu Guedes)

Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de óleo
- 1 colher (sobremesa) de fermento
- 1 tablete da caldo de galinha
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão

INGREDIENTES PARA O RECHEIO:
- 1 ½ xícara (chá) de atum ralado
- 1 xícara (chá) de queijo branco em cubos
- ½ xícara (chá) de tomate picado
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de fazer:
Para a massa, misturar bem todos os ingredientes. Em uma forma para empadinha, untada e enfarinhada, colocar uma colher de massa, uma de recheio e outra de massa. Levar para assar a 180ºC por 15 minutos.

Dicas da Si:
- Ao invés de ficar misturando os ingredientes "no braço", achei por bem fazer da seguinte forma:
1. Bati no liquidificador os ovos, o leite, o óleo, o queijo parmesão e o caldo de galinha (não usei tablete e sim aquele em pó que vem em sachê).
2. Coloquei a mistura numa tigela e acrescentei o trigo aos poucos e por último o fermento em pó. Misturei com o auxílio de um fuê (batedor de massas).
- Use o queijo parmesão ralado, assim facilita na hora de bater no liquidificador ou à mão, se assim preferir. O queijo parmesão ralei no ralo grosso porque o que eu tenho aqui em casa é em pedaço, mas se preferir pode usar até aquele parmesão ralado de saquinho que vende em supermercados, porém o sabor vai ficar mais acentuado, pois geralmente esses queijos de saquinho tem sabor e cheiro mais fortes.
- Se você usar o tablete de caldo de galinha, esfarele primeiro para depois usar. Assim facilita na hora de bater no liquidificador ou à mão.
- Ao usar óleo em receitas, prefira o de milho ou canola, pois o de soja deixa a receita com gosto mais evidente de óleo, assim acontece também quando se usa azeite.
- Eu variei o recheio. Fiz de atum com queijo branco como pede a receita e fiz também de presunto com queijo mussarela. Como tinha mussarela e presunto fatiados em casa, piquei em pedaços pequenos e misturei com 1 tomate sem pele e sem sementes picados, orégano, sal e azeite a gosto. Se quiser pode acrescentar cebola picadinha.
- Com o auxílio de um pincel, untei as forminhas com óleo e polvilhei a farinha de trigo, pois achei mais prático usar o óleo, mas se quiser pode untar com margarina.
- Para esta receita eu usei 24 forminhas para empada nº 2 e ainda sobrou massa, onde coloquei em 4 pirex para sobremesa de inox.
- No meu forno levou 35 minutos para ficar pronto a uma temperatura de 180ºC.


Recheio de presunto com mussarela

TORTA HOLANDESA

Esta receita eu vi o Edu Guedes fazendo em seu programa e fui anotando, mas ainda não fiz. Se vc fizer conte para nós como ficou.

Torta Holandesa
(by Edu Guedes)

Ingredientes:
Base:
1 pct (200g) de biscoito maisena (chocolate ou leite)
1/2 xícara (chá) de manteiga
1 pct de biscoito Calipso

Creme:
3 colheres (sopa) de açúcar
2 xícaras (chá) de creme de leite sem soro
1 pote de sorvete de creme (ou outro sabor)

Calda:
1 1/2 xícara (chá) de creme de leite
1 barra de chocolate ao leite

Preparo:
Base: Triture o biscoito maisena e misture muito bem com a manteiga. Forre o fundo de uma forma de aro removível com o auxílio de uma colher. Em toda a borda da forma coloque o biscoito Calipso com o chocolate voltado para fora.

Creme: Na batedeira, bata o açúcar com o creme de leite. Coloque o sorvete, mas não bata muito para não derreter. Coloque o creme na forma e leve ao freezer por uma hora. Desenforme.

Calda: Derreta o chocolate em banho-maria e misture o creme de leite, espere esfriar e coloque sobre a torta.
Sirva gelada.

PAVÊ DE MORANGOS

Este pavê eu vi a Palmirinha fazendo em seu programa e depois peguei a receita no site dela www.tvgazeta.com.br/tvculinaria. É uma receita bem fácil de fazer e o resultado é maravilhoso, sempre que faço este doce todos elogiam.

Pavê de Morango
(by Palmirinha)

Ingredientes:

- 1 pacote de bolacha tipo champagne
- 1 lata de leite condensado
- 2 vezes a mesma medida de leite
- 3 gemas
- 2 colheres (sopa) farinha de trigo
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 2 caixas de morango
- chantilly e morangos para decorar

Modo de fazer:

- Em uma panela coloque o leite (reserve um pouco), leite condensado e a farinha misturada com o leite reservado
- Mexa
- Leve ao fogo e adicione as gemas levemente batidas
- Mexa até engrossar (cerca de 10 minutos)
- Retire do fogo e agregue o creme de leite sem o soro
- Em um recipiente intercale em camadas creme, bolacha, creme, morangos picados, bolachas e creme
- Decore com chantilly e morangos

Dicas da Si:
- Se você não tiver aquele saco com os bicos decorativos para confeitar, com as costas de uma colher vá distribuindo o chantilly por todo o refratário e depois decore com a ponta de um garfo, neste momento use a sua imaginação e brinque a vontade.
- Você pode também comprar aquelas latas de chantilly pronto que vende em supermercados e que já vem com o bico decorativo (tipo spray), custa um pouco mais caro, mas é uma opção. Dependendo do tamanho do seu refratário, uma lata desta não dá para docorar todo o pavê usando o bico decorativo, uma opção é passar o chantilly com o auxilio de uma colher e depois com o bico decorativo fazer os desenhos apenas nas laterais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto