O que você procura?

FANTASIA DE MORANGOS

Há um tempo atrás ganhei um livro de receitas de uma amiga muito querida. É um livro muito especial e interessante, pois contém receitas diets. A gente sempre tem alguém na família ou conhece alguém que tem diabetes ou que esteja passando por algum tipo de dieta e este livro traz receitas especialmente para estas pessoas e também para todos nós que buscamos uma qualidade de vida melhor. Embora ainda não tenha feito nenhuma receita deste livro, mas gostaria de compartilhar alguma delas com você. É um livro especificamente do adoçante Finn e chama-se "100 Receitas Diet Finn".
Obrigada Cidinha pelo livro, adorei!
Fantasia de Morangos

Ingredientes:
400g de morangos
2/3 xícara (chá) de leite em pó desnatado
1/2 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de ricota fresca
1/2 embalagem de gelatina em pó sem sabor, branca
6 colheres dosadoras de Finn Family

Modo de preparo:
No liquidificador, bata a metade dos morangos com leite em pó, a ricota e Finn. Misture a gelatina em pó na água fria. Espere 1 minuto e leve ao banho-maria para dissolver. Misture a gelatina ao creme preparado e reserve. Corte o restante dos morangos em pedaços. Acomode-os em taças e polvilhe-os com 2 colheres dosadoras de Finn. Em seguida, cubra com o creme e leve para gelar. Decore com pedaços de morango e uma folhinha de hortelã.

Dicas da Si:
 Se você não usa o adoçante Finn, aí vai algumas dicas:
- O Finn Family é ideal para uso culinário, portanto não use outro tipo de adoçante como os líquidos, por exemplo, que não são próprios para este fim. Há no mercado outras marcas de adoçantes próprios para forno e fogão.
- O Finn Family já vem com uma colher dosadora que facilita na hora de medir a quantidade pedida nas receitas.

ÓLEO DE COZINHA USADO, EIS A QUESTÃO!

Continuando o assunto sobre reciclagem, uma questão bastante importante e que faz parte do dia a dia das donas de casa e principalmente de bares e restaurantes é: "o óleo de cozinha usado!" O que fazer com ele? Muito se fala e pouco se faz. Na verdade, o que se sabe realmente a respeito disso? Uma coisa é certa: o óleo de cozinha usado é um grande agente poluidor, uma vez jogado na pia, no ralo ou no lixo, além de danificar o encanamento, polui os rios e o solo o que contribui e muito na ocorrência de enchentes. Muitas são as dicas, mas junto com elas vem as controversias. Por exemplo: dizem que o melhor jeito de descartar o óleo de cozinha usado é acondicioná-lo numa garrafa pet, lacrar bem para depois jogar no lixo, era assim que eu fazia antes, porém, há lugares onde o caminhão da coleta é aquele que já tritura o lixo, aí não adianta de nada este procedimento e quando o lixo é jogado em aterros sanitários há uma outra questão: o da garrafa pet que demora anos para se decompor, conclusão: uma garrafa pet com óleo de cozinha usado dentro é um atentado duplamente culposo contra o meio ambiente. E agora? Outra alternativa é reciclar este óleo, ou seja torná-lo sabão, é o que eu estou fazendo atualmente, mas acreditem, há quem diga que o óleo de cozinha não deve ser usado para fazer sabão! Segundo estudiosos, o sabão caseiro não é biodegradável e quando seus resíduos entram em contato com a água formam uma crosta que atraem as bactérias que consomem o oxigênio da água, poluindo assim os rios (saiba mais através do site: http://www.revistameioambiente.com.br/). Há lugares em que os órgãos competentes e empresas fazem a coleta do óleo de cozinha transformando-o em biodísel, aqui em Guará eu não sei se há este tipo de trabalho, se alguém souber, por favor, me avise! Contudo, pesquisei vários sites a respeito do assunto em questão e a maioria deles aprova e adota a reciclagem do óleo de cozinha usado na fabricação de sabão. Há quem diga que tudo isto não passa de uma guerra de mercado onde interesses econômicos falam mais alto. Não adianta, sempre vai ter alguém pra tirar vantagem em alguma coisa! De qualquer forma, enquanto não houver uma posição concreta do governo e dos órgãos competentes em relação a este assunto, vou continuar usando o óleo de cozinha para fazer sabão, se alguém quiser fazer também não tem segredo, é só anotar a receita:

Receita de sabão a partir do óleo de cozinha - por Maria Bassi Massulini

Material utilizado
- 5 litros de óleo comestível usado
- 2 litros de água
- 200 ml de amaciante
- 1 Kg de soda cáustica em escama (NaOH)

Passo-a-passo
1- Coloque a soda em escamas no fundo do balde cuidadosamente.
2- Coloque, com cuidado, a água fervendo. Mexa até diluir todas as escamas da soda.
3- Adicione o óleo cuidadosamente. Mexa.
4- Adicione o amaciante. Mexa novamente.
5- Mexa até formar uma mistura homogênea.
6- Jogue a mistura em uma fôrma e espere secar bastante.
7- Corte as barras e pronto!
Dica
Quanto mais o sabão curtir, melhor ele fica.
Todo cuidado é pouco. Se a soda entrar em contato com a pele, pode provocar queimaduras.

Dicas da Si:
- Eu faço metade desta receita, mesmo porque aqui em casa é muito difícil eu conseguir juntar 5 litros de óleo usado.
- Tome muito cuidado ao manusear a água fervente e a soda cáustica, sempre use luvas e um cabo de vassoura (o meu marido amarrou uma escumadeira na ponta do cabo) para se manter bem distante na hora de mexer, pois ao jogar a água fervente sobre a soda, espirra muito, todo o cuidado é pouco.
- Fica um sabão clarinho e limpa de verdade. Confira as fotos:
 


 Bem, independente de qualquer coisa, o importante mesmo é termos essa consciência ambiental e atentar de fato para os detalhes, que são simples, mas que fazem toda a diferença.
A questão é: NÃO JOGUE ÓLEO DE COZINHA USADO NA PIA, NOS RALOS E MUITO MENOS NO LIXO, com isso você será mais um agente defensor da natureza e do meio ambiente e assim teremos menos um agente agressor no mundo. É simples, não dói, não custa nada e faz um bem danado!

Foto: Planeta Sustentável
E pra encerrar, hoje eu fui tomar a vacina contra a gripe Influenza A H1N1, vulgarmente conhecida como gripe suína, e no posto aqui do Pedregulho, o famoso AME, tinha um cartaz que dizia mais ou menos assim: "Um lugar não é mais limpo porque se limpa mais, mas é mais limpo porque se suja menos. Por favor, jogue o lixo no lixo!" Se cada um fizesse a sua parte e tivesse um pouquinho de educação, não precisaria colar cartazes deste tipo em lugar nenhum! Quando fui aos Estados Unidos no ano passado, em todos os lugares que visitei não vi cartazes deste tipo espalhados por lá, também pudera, são tantas praticidades, primeiro mundo é outra coisa mesmo. Pra se ter ideia, nos banheiros não há lixeiras, apenas uma pequena acoplada na parede para colocar absorvente, o papel higiênico é jogado diretamente no vaso sanitário, vc dá descarga e pronto! Aliás a gente nem dá descarga, porque tudo lá é por sensor, ou seja, vc só tem o trabalho de jogar o papel no vaso e a descarga vem na sequência. Aqui no Brasil são pouquíssimos os lugares que tem essas praticidades, mas mesmo assim, não temos o hábito ou a cultura de jogar o papel higiênico no vaso, mesmo porque entupiria tudo, mas temos a obrigação, porque somos pessoas educadas, de jogar o papel no lixo! Fica aí a dica. Vamos colaborar e nos educar para uma vida sustentável!
Beijos no coração,
Sileni

******************************

Gente, a Aline postou um comentário dizendo que em Portugal tem uma máquina que faz velas a partir de óleo de cozinha usado. Eu entrei no site e achei bem interessante e ainda são velas perfumadas. Aqui no Brasil não vi nada parecido, se alguém souber se existe essa máquina por aqui deixe um comentário!

imagem: google
 Saiba mais pesquisando o site: http://www.oonsolutions.com/homepage/index.php

RECICLAR É PRECISO!!!

Que bom seria se todas as pessoas tivessem a consciência de que "reciclar é preciso!" A reciclagem traz muitos benefícios para nós, para nossa vida, para o meio ambiente e para o nosso Planeta! Hoje se fala muito no aumento da perspectiva de vida, se ontem tínhamos uma média de 60, 70 anos de vida, hoje se fala numa média de 90 a 100 anos, porém, de que adianta cuidar do nosso corpo, da nossa mente, do nosso bem-estar para vivermos mais, com mais qualidade de vida se o nosso Planeta está morrendo? Se as coisas continuarem do jeito que estão onde habitarão as gerações futuras? Para nós parece uma realidade tão distante e inatingível ou praticamente impossível de acontecer, mas basta assistirmos à TV e perceber o quanto nosso Planeta implora por socorro. Reparou nos últimos acontecimentos? Chuvas torrenciais e devastadoras, vulcões em atividade, terremotos, tsunamis, tornados, frio e calor ao extremo,  e tantos outros fenômenos climáticos... é, são os sinais do tempo... sinais do tempo??? Parece mais um "tapinha" nas nossas costas nos alertando:  "Helloo, será que não enxergam que destruindo o planeta estão destruindo a si próprios? Não entenderam ainda que toda a maldade contra o planeta volta para vocês mesmos?" Está certo que há pessoas que agem simplesmente por falta de instrução, de orientação, outras, porém, por falta de educação mesmo, infelizmente, ou simplesmente porque não estão nem aí... Como me aborrece quando estou na rua e principalmente na via Dutra e me deparo com alguém jogando copo, garrafinha de água, papéis pela janela do carro ou do ônibus. Quantas vezes não vi pessoas andando pela rua e sem o menor escrúpulo jogam papel de sorvete, de bala, de chiclete e tantas outras coisas pelo chão, será que fazem isso também em suas casas? E as bitucas de cigarro??? Aahh, as bitucas de cigarro... será que os fumantes tem a esperança de que jogando bitucas de cigarro pelo chão nascerão ali estrondosas árvores de tabaco? Sabia que uma bituca de cigarro leva de 3 a 5 anos para se decompor? É um impacto muito grande ao meio ambiente sem falar na poluição visual, tem lugar que vc olha e parece um cinzeiro à céu aberto. Mas nem tudo está perdido, graças a Deus! Ainda podemos encontrar pessoas de bem, que desenvolvem trabalhos de conscientização e que de alguma forma lutam pela qualidade de vida do meio em que vivemos, afinal de contas muito mais do que a nossa casa, o nosso Planeta é a alma do mundo. Pense nisso!

Saiba mais sobre reciclagem clicando AQUI.




PIZZA ENROLADA À ANUNCIATTO

Esta receita peguei na internet há tempos atrás, logo no início quando comecei a me aventurar na culinária. Fica uma massa muito boa!

Pizza Enrolada à Anunciatto
(by internet)

Ingredientes:
- 2 copos de leite morno
- 2 tabletes de fermento biológico
- 1 kg de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de óleo
- sal
- 350g de presunto
- 350g de mussarela
- 6 tomates
- 1 xícara (chá) de cheiro verde picado
- 1 cebola grande
- orégano
- azeite

Modo de preparo passo a passo:
Dissolva o fermento no leite, junte a farinha, o óleo, o sal e amasse muito bem, sovando a massa por 5 minutos. Deixe descansar em lugar aquecido, coberto, por 50 minutos.
Divida a massa em 2 (duas) partes. Abra a massa com o auxílio de um rolo. A espessura deve ser entre 0,5 e 1cm.
Cubra com bastante presunto.
Sobre o presunto coloque a mussarela ralada, para derreter mais fácil.
Cubra com cebola picada e cheiro verde, por último, com rodelas de tomate. Regue com azeite, polvilhe com sal e orégano.
Enrole a massa como se fosse um rocambole.
Pincele com gema batida e salpique com sementes de papoula.
Ponha as pizzas enroladas em forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio por 40 minutos.

Dicas da Si:
- O leite não pode estar quente, pois se vc dissolver o fermento em leite quente, ele vai cozinhar e a massa não vai crescer.
- O copo eu usei aquele tipo "americano" que mede mais ou menos 150ml.
- O fermento biológico eu usei  em sachê, neste caso não precisa dissolver no leite, misture-o na farinha de trigo. Usa-se 1 sachê para 1kg de farinha de trigo.
- Não coloque todo o trigo de uma vez, vá colocando aos poucos até dar o ponto da massa, que deve ser lisa e desgrudar das mãos.
- Como não gosto da pele do tomate, então, tirei a pele e a semente e piquei em cubos. Neste caso, não usei 6 tomates e sim 3 tomates que foi de bom tamanho. O tomate quando temperado solta água e para evitar que a massa fique "grudenta" eu temperei os tomates e deixei escorrendo numa peneira para eliminar o excesso da água e só depois coloquei por cima dos outros ingredientes.
- Não dê muitas voltas na hora de enrolar a massa para evitar que ela fique crua por dentro.
- Na receita não fala a quantidade de sal, portanto, use a gosto.
- Esta massa cresce bastante dando duas pizzas bem grandes, fique atenta ao tamanho de sua assadeira, se vc quiser poderá dividi-la em 3 partes, para obter pizzas menores.
- Você poderá variar o recheio optando por atum, frango... quando eu fiz de frango, coloquei requeijão cremoso da marca Catupiry (o requeijão desta marca tem uma consistência mais firme) que vem numa embalagem em forma de triângulo que vc faz um corte na ponta, é mais prático e fácil de usar e ficou muito bom!
- Eu  não usei as sementes de papoula, na verdade nem sei se é fácil de achar por aqui, mas se vc usar vai perceber que a papoula vai deixar o seu prato com sabor amendoado.



DOIS BRIGADEIROS

Gente, se alguém já fez esta receita me diga se ficou boa ou  não, por favor! Eu vi a Ana Maria Braga fazendo no programa dela e quando ela disse que é inacreditável o gosto que fica de chocolate branco, fiquei super empolgada em fazer esta receita e fiz! Mas... não ficou nada parecido com chocolate branco, pelo contrário o pão de forma ficou uma coisa grudenta, "melequenta", longe, muito longe de ter sabor de chocolate branco. Quando provei não acreditei, fiquei decepcionadíssima!!! Talvez eu tenha feito alguma coisa errada, portanto se alguém já fez, conte-me tudo não esconda-me nada, rs. Minha tia e minha cunhada que vieram em casa neste dia e comeram este doce ficaram no maior absoluto silêncio, ou seja, nem precisaram falar nada mesmo, pois eu própria não gostei da textura e nem do sabor, principalmente da parte branca, a tal que deveria ter sabor de chocolate branco. Ajudem-me, por favor, se alguém já comeu e achou assim maravilhoso, digno do "HUMMMMM" da Ana Maria Braga, me conte que vou tentar fazer de novo.

Dois Brigadeiros
(by Ana Maria Braga)


Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 4 ovos
- 1 lata de creme de leite
- 450 ml de leite
- 1 colher (chá) de baunilha
- 400 g de chocolate meio amargo picado
- 1 pacote de pão de fôrma sem casca
- chocolate granulado a gosto (para polvilhar)

Modo de preparo:
1- Num liquidificador coloque a lata de leite condensado, os ovos, a lata de creme de leite, o leite e a baunilha e bata até obter um creme homogêneo. Reserve este creme branco.

2- Em banho-maria derreta o chocolate meio amargo picado e misture em 1 xícara (chá) do creme branco reservado.

3 - Numa fôrma retangular (35cm X 25cm), coloque um pouco do creme branco no fundo, depois faça uma camada com pão de fôrma sem casca, coloque outra camada de creme branco, outra camada de pão de fôrma sem casca e despeje o restante do creme branco. Sobre este creme branco espalhe o creme misturado com chocolate e cubra a fôrma com papel alumínio.

4- Leve ao forno a 180 graus, pré-aquecido, em banho-maria, por 40 minutos.

5- Salpique chocolate granulado a gosto (doce ainda quente), deixe esfriar e leve para a geladeira por 4 horas. Corte e sirva.

MÃE, ANJO DE DEUS!

Amanhã comemora-se o dia das Mães e de modo muito, muito especial também comemoramos o aniversário da minha querida mãe, uma mulher simples, linda por dentro e por fora, às vezes teimosa, mas muito amiga, tão sonhadora que parece não viver neste mundo e sim num mundo de fantasia, onde não se vê maldade e malícia, num mundo de flores, sorrisos e abraços fraternos. E quando se vê diante deste mundo real sente um temor em simplesmente atravessar a rua, mas respira fundo e quando chega do outro lado sorri satisfeita e diz para si mesma: "sou forte!" Mas mal sabe ela que é forte também em tantas outras situações da vida, principalmente quando da morte do meu pai com quem conviveu por 43 anos. Sozinha, achamos que ia se fechar, se isolar, entregar os pontos... mas, foi como uma árvore que precisou ser podada para poder florir e dar frutos. Entrou para o grupo da Terceira Idade, viaja, conhece lugares diferentes, faz novas amizades, faz ginástica, caminha, faz informática, voltou a estudar, dança, namora, apesar das suas escolhas erradas, às vezes, mas acima de tudo, VIVE! Tenho orgulho de você, mãe, que tão bem nos educou e nos ensinou valores que nos faz crescer a cada dia como pessoas de bem. Obrigada Mãe, por ser minha amiga e meu Anjo da Guarda! TE AMO e TE AMAREI por toda a minha vida! Parabéns também pelo seu aniversário, que Deus a conserve assim, essa pessoa meiga, doce e que seja feliz sempre!!!
Peço também à Deus por todas as mães do mundo inteiro, para que vivam intensamente este dom e que saibam agradecer por esta graça e que Nossa Senhora, Mãe das mães e de todos nós, interceda por estas mulheres e principalmente por aquelas que tiveram o seu sonho de ser mãe interrompido de alguma forma e que dê a elas a força, a esperança, a certeza e a graça de poder ser mãe de filhos não gerados do seu ventre, mas filhos do coração, do amor doação e acima de tudo a graça de poder gerar o Cristo para o próximo, este é o verdadeiro sentido de ser MÃE!
  
 Sileni



FRANGO CAIPIRA COM PINHÃO

Esta receita me faz lembrar muito do meu pai, pois ele, assim como eu, gostava muito de cozinhar e várias receitas ele mesmo criava, algumas davam certo e ficavam uma delícia, outras, porém, nem tanto, como um purê de alho que ele fez certa vez... ele colocou tanto alho, mas tanto alho que ninguém lá de casa conseguiu comer, nem o cachorro, kkkkkk. Mas, foram poucas receitas que não deram certo comparadas a tantas outras delícias que ele fazia. Infelizmente, muitas receitas que ele fazia não tem nenhum registro, pois muitas delas ele fazia da cabeça dele e não anotava. Só tem uma receita de esfiha que ele fez e que eu anotei porque queria fazer em casa depois que me casei e só. Ele assistia muito o programa da Palmirinha e o mais interessante é que ele não anotava a receita e depois fazia de cabeça e dava super certo (ainda não consegui alcançar este nível, rs). E depois que ele faleceu, uma das receitas que eu nunca mais comi foi esta: frango caipira com pinhão. Perguntava pra um, perguntava pra outro e ninguém sabia fazer. Pesquisava na internet e não achava nada parecido, até que um dia lancei um desafio para a minha sogra e para mim mesma e decidimos tentar fazer. Da primeira vez, confesso que não ficou como imaginei, mas da segunda vez ficou show!!! Não tem nada escrito também, mas vou tentar colocar aqui como fizemos. Anotem aí:

Frango Caipira com Pinhão
(receita de família)

Ingredientes:
- 2 frangos caipiras limpos, cortados e temperados a gosto.
- óleo para fritar
- 1 cebola média picada
- 4 dentes de alho amassados
- 2 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos
- 1 litro de água fervente
- pimenta e cheiro verde a gosto
- 1 kg de pinhão cozido (inteiro)

Modo de preparo:
1. Tempere os frangos a seu gosto e frite-os em óleo quente. Reserve.
2. Numa panela, refogue o alho e a cebola (pode ser no azeite ou na manteiga), coloque o frango, reservado, mexa e em seguida despeje a água fervente, coloque a pimenta e regule o sal.
3. Coloque os pinhões inteiros e cozidos e deixe apurando para pegar gosto.
4. Quando o frango estiver bem macio (se precisar coloque mais água), coloque os tomates e quando murcharem um pouco, coloque o cheiro verde e desligue o fogo.
5. Sirva com arroz branco.

Dicas da Si:
- Este jeito que foi feito, juntou com o hábito de cozinhar da minha sogra com o que eu me lembro do meu pai fazendo. Na verdade, ele não fritava o frango. Ele refogava numa panela e depois cozinhava na pressão. Depois de cozido o frango, ele colocava o pinhão e o restante dos ingredientes e ia apurando.
- Você pode, então, fazer frito ou cozido. Tem gente que prefere cozinhar na pressão, pois o frango caipira tem a carne mais rija que o frango de granja. Eu, que já comi dos dois jeitos, posso dizer que o frango frito fica mais firme do que o frango cozido, agora vai do seu gosto.
- Você pode também fazer com frango de granja, mas como é uma carne menos saborosa do que o caipira, ao invés de temperar, você pode usar dois tabletes de caldo de galinha dissolvidos na água fervente, vai dar um sabor a mais.
- Use os pinhões inteiros, mas se preferir pode cortá-los em rodelas.
- Você pode também combinar a este prato, orégano, alecrim, açafrão... aí vai do seu gosto e criatividade.
- Deixe o pinhão de molho por, no mínimo, uma hora, assim se tiver aqueles bichinhos e cascas ocas ficam todos "boiando" e você os retira com mais facilidade. E na hora de cozinhar não adicione sal para não endurecer os pinhões.
- Você pode também fazer com um frango só, dependendo do tamanho da família, aí é só diminuir nos ingredientes.
- Se precisar acrescentar mais água, além daquela quantia pedida, coloque sempre água quente e nunca fria para não prejudicar a receita.

As fotos abaixo são da receita da forma que o meu pai fazia, com o frango refogado.

DOCE GELADO DE ABACAXI

Este doce eu comi num Natal na casa do meu irmão e foi minha cunhada quem fez. Normalmente, não gosto muito de doces, bolos ou tortas que levam abacaxi, mas este é muuuito bom!!! Experimentem! =)

Doce Gelado de Abacaxi
(by Sônia)




Ingredientes:
1 abacaxi
5 colheres (sopa) de açúcar
1 caixa de gelatina sabor abacaxi
1/2 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite

Modo de fazer:
Primeiro desidrate o abacaxi: Pique o abacaxi em pedaços pequenos, coloque na panela com 5 colheres (sopa) de açúcar, deixe até que seque quase toda a água que irá se formar, depois deixe esfriar.
Faça a gelatina: 1 copo de água quente, dissolve o pó para gelatina, depois coloque 1 copo de água gelada.
Depois de fria, bata a gelatina no liquidificador com o leite condensado e o creme de leite, coloque num refratário e depois coloque o abacaxi desidratado e misture bem. Leve à geladeira por no mínimo quatro horas. Sirva gelado.

Dicas da Si:
- Se não desidratar o abacaxi, o doce fica cheio de água.
- O copo pode ser aquele tipo americano, na verdade eu usei 1 xícara de chá que também dá certo.
- Depois de pronta, coloque a gelatina na geladeira para esfriar e espere que ela fique em ponto de clara de ovo para depois bater no liquidificador com os outros ingredientes.
- Se quiser pode decorar com chantilly e pedaços de abacaxi.

DICAS DE COZINHA - DOCES E FRUTAS

1. Rale o coco, coloque num saquinho plástico e guarde no congelador. Assim, o coco ficará fresquinho por vários dias. Quando você quiser usar, basta descongelar.

2. Para deixar mais solto o coco ralado que estava guardado na geladeira, coloque-o numa peneira sobre o vapor de água fervente com a vasilha fora do fogo.

3. A água de coco é excelente no preparo de arroz ou de carne assada.

4. Se você fizer doces com coco que levem calda de açúcar, aproveite a própria água do fruto para fazer a calda.

5. Coloque o coco inteiro dentro do forno ou sobre o fogo. Assim, a casca sairá com facilidade.

6. Para o abacate cortado não escurecer, passe uma camada fina de manteiga na superfície da parte cortada.

7. Lave os morangos sempre antes de tirar os talinhos, para que não percam o suco (e também para que não fiquem aguados).

8. Coloque os morangos durante alguns minutos numa solução de água e vinagre. Assim, eles ficarão limpos e com uma aparência mais saudável.

9. Polvilhe as passas com farinha de trigo antes de colocar na massa do bolo. Assim, elas não ficarão concentradas no fundo da forma.

10. Deixe as passas numa peneira sobre o vapor da água fervente por cinco minutos. Elas ficarão mais macias e saborosas.

11. Deixe as nozes  por uma noite inteira dentro do congelador. Quebre enquanto elas ainda estiverem geladas. Assim, as nozes sairão inteiras das cascas.

12. Coloque os pinhões num recipiente com água e deixe ferver. Escorra, coloque água fria e deixe cozinhar. Não coloque sal, senão os pinhões endurecem. Depois de quarenta minutos, eles estarão cozidos e abertos.

13. Para fazer doce, deixe as laranjas mergulhadas em água quente durante cinco minutos antes de descascar. Assim, a pele branca sairá facilmente junto com a casca.

14. Para que o caqui amadureça mais depressa, pingue uma gota de vinagre no lugar onde estava o cabo e embrulhe em um jornal.

15. O melão, quando cortado, absorve odores de outros alimentos. Para que isso não aconteça, envolva-o em papel de alumínio e guarde em recipiente de plástico na geladeira.

16. Os melões ficarão mais saborosos se forem servidos bem gelados. Por isso, deixe os melões na geladeira durante dois dias antes de servir.

17. Corte as maçãs ao meio, retire o centro e as sementes. Coloque numa panela e cubra com água. Depois de 10 minutos, as cascas estarão soltas, podendo ser removidas facilmente com a ponta de uma faca.

18. Cozinhe cascas de maçãs com alguns cravos-da-índia, pedaços de canela em pau e uma colher de mel. Depois bata no liquidificador. Você terá um delicioso molho para cobrir pudins e panquecas.

19. Quando você cortar um limão e não usar uma das partes, guarde na geladeira a parte cortada virada para baixo. Assim, o limão se conservará por mais tempo.

20. Quando você ralar a casca de um limão, nunca chegue até a parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o doce.

21. A banana na salada de frutas não ficará escura se você cobrir com suco de limão e açúcar refinado.

22. Para o mamão amadurecer mais rápido, faça riscos com uma faca em volta da fruta no sentido do comprimento e embrulhe com um jornal.

23. O bolo de chocolate não ficará ressecado se você acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de cafá bem forte.

24. O bolo de chocolate ficará mais leve e com uma cor mais bonita se você acrescentar uma colher de chá de bicabornato de sódio.

25. Antes de passar o glacê, polvilhe o bolo com maisena ou farinha de trigo. Assim, o glacê não cai.

26. Para enfeitar um bolo simples, sem cobertura, coloque uma toalhinha de papel rendada sobre ele e peneire bastante açúcar de confeiteiro. Retire a toalha com cuidado para ficar o desenho.

27. Ao estirar massas amanteigadas, normalmente elas grudam no rolo. Para que isso não aconteça, basta você colocar entre a massa e o rolo um plástico fino e transparente.

28. Se o bolo ficar dourado antes que esteja completamente assado, coloque uma forma com água na prateleira superior do forno.

29. Se ao desenformar o bolo ele estiver grudado, coloque a forma por alguns segundos sobre o fogo baixo. O bolo se soltará do fundo da forma.

30. Um bolo amanhecido pode ficar saboroso se você umedecer com leite e depois deixar em forno moderado por alguns minutos.

31. Em vez de água, use suco de laranja na sua receita de pão-de-ló. Assim, ele ficará mais saboroso.

32. Para conservar bolos e biscoitos sempre fresquinhos, coloque dentro do recipiente em que você for guardá-los um pedaço de pão.

33. Faça sempre o recheio para tortas com antecedência ou deixe esfriar antes de usar. Se você colocar o recheio ainda quente, a massa cozinhará antes de ser levada ao forno, ficando com uma aparência desagradável e não muito saborosa.

34. A massa da torta não ficará estufada se você furar com um garfo toda a superfície e as bordas, quando ela estiver na assadeira. (Isso antes de levar ao forno).

35. Quando as tortas e bolos dourarem demais no forno, antes de estarem completamente cozidos, cubra com papel impermeável e deixe que acabem de assar. Assim você evitará que fiquem muito tostados.

36. Se você quiser que a torta de frutas fique uma crosta crocante com gosto de nozes, salpique germe de trigo sobre a torta dez minutos antes de tirá-la do forno.

37. Para cortar uma torta coberta com suspiro, use uma faca untada. Assim, o suspiro não esfarelará e as fatias ficarão com uma aparência mais bonita.

38. Massas doces ficarão mais macias se você usar gordura não gelada e mexer com movimentos leves.

39. Quando for fazer doce de pera em calda, não descasque as frutas com faca. Jogue água fervente em cima que a casca sairá com facilidade.

40. Se você não tiver açúcar fino, próprio para fazer glacê, substitua pelo açúcar comum batido no liquidificador por alguns segundos. Ele ficará finíssimo.

41. Os cremes e pudins de pacote (industrializados) não ficarão com aquela casquinha indesejável se você polvilhar açúcar depois de prontos.

42. Se o brigadeiro passar do ponto, adicione um copo de leite e deixe apurar novamente.

43. A casca de figos verdes sairá com facilidade se você fizer neles um pequeno corte com faca , ferver por 10 minutos e, depois, escorrer e deixar por dois dias no congelador, dentro de uma vasilha aberta. Depois disso, é só esfregar a fruta nas mãos até sair toda a casca.

44. Antes de cortar merengues, mergulhe a faca em água fervente.

45. Para que os suspiros fiquem bem sequinhos, deixe a porta do forno entreaberta, usando para isso uma caixinha de fósforos vazia, o cabo de uma colher de pau ou um pano.

46. Quando os suspiros já estiverem assados, não os tire imediatamente da assadeira. Deixe que eles esfriem um pouco. Assim, não se quebrarão.

47. Para que o sagu endureça mais rápido, não acrescente o suco ou o vinho já adoçado antes do cozimento. Deixe o sagu cozinhar primeiro e depois coloque o açúcar.

48. o doce de banana ficará dourado se você adicionar uma calda de açúcar queimado com meio limão espremido.

49. Para tirar o gosto amargo do doce de cidra, rale a fruta e misture um pouco de sal. Deixe por dez minutos e depois enxague.

50. Se a massa de sorvete não quiser pegar o ponto, retire-a do congelador e bata no liquidificador. Depois, leve-a ao congelador novamente.

51. Quando você fizer doce de pêssego, não descasque as frutas com faca. Leve os pêssegos ao fogo numa panela funda com água. Quando ferver, abaixe o fogo e coloque uma colher das de sopa de sal de amoníaco sobre os pêssegos. Deixe ferver rapidamente. Retire as frutas com uma escumadeira, passe em água fria e esfregue entre as mãos, até sair toda a casca.

52. Ao cozinhar qualquer doce, coloque um pires emborcado no fundo da panela. Assim, o doce não derramará.

53. Quando uma receita pedir gelatina em folha e você só tiver em pó, use uma colher de chá para cada folha de gelatina pedida na receita.

54. Para aumentar uma calda de açúcar, nunca coloque mais açúcar diretamente na calda. Antes, dissolva o açúcar que vai ser adicionado num copo com um pouco de água.

55. O açúcar cristal é melhor que o açúcar refinado para fazer caldas e caramelizar formas. Ele derrete mais rápido, fica mais fino e não escurece tanto quanto o açúcar refinado.

56. Quando você fizer uma calda de açúcar e ela apresentar algumas impurezas, pingue um pouquinho de leite para a sujeira ficar aglomerada. Depois, retire com uma escumadeira e use a calda bem uniforme no preparo de vários doces.

57. Quando você fizer calda de açúcar, pingue algumas gotas de limão ou acrescente uma colherinha de manteiga. Assim a calda não açucara.

58. Coloque uma ameixa ou algumas bolachas salgadas, ou ainda frutas secas, dentro do recipiente em que você guarda o açúcar. Assim ele não empedra.

59. Como o açúcar mascavo é granulado, tome cuidado na hora de medir: comprima o açúcar dentro da medida que você estiver usando.

60. Para deixar o suflê doce com uma leve camada crocante, unte a forma e polvilhe açúcar antes de por a massa do suflê. Dessa maneira, o suflê também desenforma mais fácil.

(Tirado do meu livro "500 Dicas de Cozinha com Ana Maria Braga")


DICAS DE COZINHA - CARNES, AVES E PEIXES

Quando iniciei a minha aventura na cozinha, foi até engraçado porque foi um misto de inexperiência com ansiedade e força de vontade que, literalmente posso chamar de aventura! E muitas vezes uma coisinha tão boba se transformava num transtorno justamente porque eu não sabia os macetes, as tão preciosas dicas que muito nos ajudam no nosso dia-a-dia. Por exemplo, vc sabia que a farinha de trigo quando guardada num vidro com tampa evita o aparecimento daqueles indesejáveis bichinhos? Pois é, se soubesse disso antes não tinha jogado tanta farinha de trigo fora.   =(
Um dia, folheando o catálago da Avon encontrei um livro bem interessante e não pensei duas vezes e comprei! Chama-se "500 Dicas de Cozinha com Ana Maria Braga", era tudo o que eu precisava. Confesso que algumas nem deram tão certo assim, por isso vou postar aqui as mais legais e também as que eu testei e funcionaram.

Carnes, Aves e Peixes

1. Para que o frango ou a galinha caipira cozinhem mais rápido, basta adicionar meio copo de cerveja ao cozimento.

2. A carne de peru ficará crocante e com sabor mais apurado se você pincelar com mel depois de assar.

3. Para dar um sabor especial ao peixe, deixe-o mergulhado no leite antes de fritar.

4. Para saber se um peixe está fresco, observe os seguintes detalhes: ele deve ter olhos e escamas brilhantes, guelras bem vermelhas e carne rija, resistente à pressão dos dedos.

5. O leite deixa o peixe macio e saboroso. Se o peixe for fresco, deixe-o de molho por alguns minutos no leite antes de temperar. Se o peixe for congelado, descongele diretamente no leite: ele ficará com sabor de peixe fresco.

6. O peixe assado não grudará na forma, nem perderá o sabor, se você forrar a assadeira com fatias de batata crua.

7. Para que o peixe não grude no fundo da assadeira, forre-a com uma camada de cebolas picadas, aipo e cheiro verde.

8. Para tirar o excesso de sal do bacalhau, ferva-o com uma colher de sobremesa de farinha de trigo. A farinha absorverá todo o sal.

9. Empane os camarões em mel e depois passe na farinha de rosca. Frite em bastante óleo. Eles ficarão com um sabor especial.

10. Ao preparar camarão, guarde as cascas num recipiente fechado dentro do congelador. Elas poderão ser utilizadas no preparo do arroz. Para isso, ferva, à parte, a água com as cascas do camarão. Depois eh soh cozinhar o arroz nessa água que ele ficará com gostinho de camarão.

11. A casca dos camarões sairá com mais facilidade se você despejar por cima água fervente com um pouco de limão e vinagre.

12. Corte a cabeça do peixe depois que ele estiver assado, senão a parte cortada ficará seca e dura.

13. Ao fritar peixe, coloque um ramo de salsa no óleo da frigideira. Ele ficará gostoso e cheiroso.

14. Aproveite o bagaço de limão que você usou para temperar peixe para esfregar na pia em que o peixe foi limpo e lavado. Assim, você eliminará o cheiro desagradável.

15. Experimente cortar o bucho em tiras bem finas, empanar à milanesa e fritar. Ele ficará muito gostoso e você poderá servir como tira-gosto.

16. Corte o bucho em tiras bem finas, passe no ovo batido e na sopa de cebola em pó. Frite. Você terá um ótimo salgadinho para servir como aperitivo.

17. Para eliminar o odor do bucho, coloque na primeira fervura partes iguais de água e leite.

18. Para tirar o cheiro do bucho, esfregue limão e depois passe farinha de trigo ou fubá.

19. Para diminuir o cheiro do bucho é só cozinhar junto com uma laranja ácida com casca, cortada ao meio.

20. Para que o fígado não endureça, tempere com um tomate maduro amassado.

21. Dê várias pancadinhas com a lâmina de uma faca sobre o fígado. Assim, a pele sairá com facilidade.

22. Tempere o fígado com duas colheres de leite para cada meio quilo, sem usar vinagre. Assim, os bifes ficarão macios e não ressecarão após serem fritos.

23. Antes de temperar o fígado, deixe de molho, durante 15 minutos ou mais, em suco de laranja, para eliminar a acidez e não deixar o fígado ressecado. Depois, prepare em bifes, iscas ou ensopadinhos.

24. Para que o fígado não fique duro ao fritar, polvilhe antes com maisena ou farinha de trigo.

25. Coloque um folha de couve em cima de sopa de carne gorda para tirar o excesso de gordura do caldo.

26. Quando você for fazer bolinhos de carne e não tiver ovos, substitua por batata cozida amassada.

27. Para maior garantia, ao comprar carne moída, não peça a que já estiver no balcão. Mande moer a carne na hora.

28. Os bifes douram mais rápido se você colocar uma pitada de açúcar no óleo de fritura.

29. O bife ficará mais macio se você juntar ao tempero um pouco de óleo.

30. Ao preparar bifes à milanesa, tempere a carne, passe na farinha de trigo, em claras batidas e na farinha de rosca. A clara não deixa o óleo espumar.

31. Quando você fizer um assado, coloque junto no forno uma vasilha refratária cheia de água para evitar que a carne resseque.

32. Na hora de fazer churrasco, em vez de usar gravetos ou jornais, embeba um pãozinho em álcool, coloque o carvão por cima e acenda o fogo.

33. Fure as fatias de bacom com um garfo. Assim elas não encolherão muito ao fritar.

34. Em vez de um peru grande, compre dois pequenos. Além de assar em menos tempo, você terá duas vezes as melhores partes.

35. Quando você for empanar frango com farinha, deixe-o na geladeira por uma hora. Assim, a farinha adere melhor ao frango na hora da fritura. (Desse modo evita que a farinha solte toda no óleo, faço assim também com peixes e bifes).

36. O frango à milanesa ficará mais saboroso se você acrescentar um pouco de queijo ralado à farinha de rosca antes de fritar.

37. Para que a linguiça fique deliciosa, ferva antes em um pouco de água. Quando a água secar, deixe que ela frite na própria gordura, sem acrescentar óleo.

38. Em uma penela de óleo bem quente, coloque várias rodelas de cebola e deixe dourar bem. Adicione o frango temperado a gosto. Ele ficará com a cor e o sabor de frango caipira.

BOLO MÁRMORE

Este bolo eu vi o Edu Guedes fazendo em seu programa e fui anotando a receita. Quinta-feira passada (29/04) resolvi fazer e qual não foi a minha surpresa...  dá muita massa e quase não coube na minha forma redonda de buraco no meio, tive até que colocar uma forma de pizza embaixo da forma na hora de assar para não derramar e sujar o forno, mas, por incrível que pareça, não derramou, mas o bolo cresceu "verticalmente" para fora da forma e demorou horrores para ficar pronto, quase uma hora!!! Achei até que nem ia ficar bom, mas ficou ótimo! A massa ficou super fofa e o sabor ficou parecido com o do bolo Pullman, sabe? Até falei para o meu marido: "descobri a fórmula do Bolo Pullman", rsrsrs.

Bolo Mármore
(by Edu Guedes)




Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de chocolate em pó
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de manteiga
- 4 ovos (gemas e claras separadas)

Modo de Fazer:
Misture a manteiga e as gemas, acrescente o açúcar e mexa até formar um creme clarinho. Em seguida acrescente o leite e o trigo aos poucos e mexa até que a mistura fique homogênea (pode bater na batedeira). Coloque as claras em ponto de neve e misture delicadamente. Coloque o fermento em pó e misture.
Divida a massa em duas partes: a parte branca (um pouco mais da metade) coloque numa forma untada e enfarinhada, a outra parte da massa, misture ½ xícara (chá) de chocolate em pó.
Vá colocando a massa escura aos poucos sobre a massa branca, balance a forma para incorporar a massa escura na massa branca.
Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos.

Dicas da Si:
- Para esta receita não usei o achocolatado e sim o chocolate em pó mesmo. O da Nestlé ("Dois Frades") contém 50% de cacau. Algumas marcas, se você notar, contém 38%, mas não dá muita diferença no resultado final da receita, a menos que vc tenha um paladar bastante apurado, aí vai perceber um sabor de chocolate mais acentuado na receita que contém maior quantidade de cacau.
- Coloque a massa escura sobre a massa branca com o auxílio de uma colher de sopa.
- Sempre no preparo de bolos use os ingredientes na temperatura ambiente, principalmente o ovo, açúcar e a margarina ou manteiga, desse modo, eles se misturam, se agregam mais facilmente o que contribui para um melhor resultado da sua receita. A margarina só deve ser usada gelada se assim pedir a receita.
- Prefira os ovos maiores para que o bolo fique ainda mais fofo.
- 1 xícara (chá) de manteiga equivale a 230g. Aqui em casa eu uso margarina culinária para esses fins que vem numa embalagem com 4 tabletes de 100g cada e cada tablete vem especificando 5 divisões com 20g cada, portanto, usei dois tabletes mais 1 divisão e meia de um tablete.
- Ao usar claras em neve, faça movimentos delicados de baixo para cima, para garantir uma textura melhor .
- A minha forma redonda de buraco no meio tem 20cm de diâmetro e ao colocar a massa escura em cima da massa branca a forma ficou completamente cheia, embora não tenha transbordado na hora de assar mas demorou muito o tempo de forno o que deixou as laterais do bolo tostadinhas, portanto, para um resultado ainda melhor, coloque numa forma maior, sempre observando que a massa deve ter espaço para crescer.
- Eu acredito que dê para fazer metade desta receita, assim que tentar, conto pra vcs se deu certo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto