O que você procura?

TORTA PIZZA

Esta receita é bem prática e fácil de fazer. Eu vi o Edu Guedes fazendo em seu programa e depois peguei no site do  R7.com. Fica uma massa macia e você pode tanto fazer como torta ou pizza mesmo e é otima para servir de lanche.

Torta Pizza
(by Edu Guedes)

Massa:
15g de fermento biológico fresco
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
2 ovos
¾ xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 gemas (para pincelar)

Recheio:
3 lingüiças calabresas
250g bacon refogado
4 cebolas refogadas
400g mussarela fatiada
3 tomates
1 pitada de orégano

Num bowl, dissolver o fermento no leite morno com açúcar. Acrescentar o óleo, os ovos e o sal.

Adicionar a farinha de trigo aos poucos até obter uma massa uniforme, até soltar das mãos. Se necessário, acrescentar um pouco mais de farinha.

Faça uma bola grande, cubra com um pano e espere crescer. Dividir a massa em pequenas porções. Abrir com a ajuda de um rolo.

Usar uma forma de fundo falso. Rechear com lingüiça, cebola, mussarela, bacon, tomate e orégano. Fechar. Pincelar com a gema. Levar ao forno pré-aquecido a 180°C até dourar.

Dicas do Edu:
- Pode fazer com fermento biológico seco.
- Refogar a cebola antes para tirar a água.
- Pode fazer com outro tipo de queijo.
- Coloque o tomate por cima do queijo mussarela, pois o tomate solta água e assim impermeabiliza não deixando a massa úmida.
- Ao fechar a massa coloque as bordas para dentro e pincele com gema.

Dicas da Si:
- "Bowl" é uma tigela redonda.
- Eu dissolvi o fermento no açúcar e sal e depois acrescentei o leite morno, o óleo e os ovos. O leite não deve estar quente senão cozinha o fermento e a massa não cresce.
- Deixei a massa descansando aproximadamente 50 minutos.
- Pode substituir o recheio. Eu fiz com presunto, queijo mussarela, tomate temperado com sal e orégano.
- Antes de fechar a massa, salpiquei queijo parmesão ralado por cima do tomate.
- A receita diz para dividir a massa em pequenas porções, na verdade divida-a em duas porções apenas, uma menor que a outra sendo a porção menor para cobrir a torta. Ao abrir a porção maior com o rolo, cubra a forma de fundo falso deixando a bordas para fora, recheie, abra a porção menor com o rolo, cubra a massa e coloque as bordas para dentro, conforme a dica do Edu citada acima.
- Eu usei 1 gema para pincelar, foi o suficiente.
- O tempo de forno foi de 40 minutos.
- Se você não quiser fazer como torta, abra a massa e coloque numa forma de pizza grande, não precisa untar, leve a massa ao forno por 10 minutos para dar uma assada breve e depois coloque o recheio, leve novamente ao forno até que o queijo derreta.
- Quando fiz esta torta, sobrou um pouco de massa, eu embalei num plástico filme e guardei no extra-frio da geladeira por 5 dias, depois usei para fazer pizza. A quantidade que sobrou deu para fazer uma pizza média. Ao guardar na geladeira, a massa solta um pouco de óleo, por isso, além de embalar num plástico filme, coloque também dentro de um saquinho, tipo ziploc ou saco para congelar.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto