ALMONDEGAS



Falando ainda das minhas férias em fevereiro, a gente sempre acaba saindo da rotina nestes dias, dorme tarde, acorda tarde e com isso as refeições todas saem do horário, o famoso efeito cascata. E com isso a gente fica sem tempo para pensar no que preparar para o almoço e jantar. E sempre quando me encontro nesta situação o primeiro prato que me vem à cabeça é almondegas. Acho rápido, prático, saboroso e fácil de fazer. Antes eu não fazia muito porque eu acompanhava receita e dava aquele monte de almondegas, só pra mim e meu marido, sobrava um monte e depois ficava dias e dias na geladeira e eu não sabia diminuir receita. Hoje não... hoje já diminuo e aumento receita e muitas vezes faço no "olhômetro" mesmo, como essas almondegas, com algumas dicas da minha mãe, nunca mais fiz este prato acompanhando receita.

Almondegas
(by Si)


Como fiz no "olhômetro" vai ser difícil eu passar a medida exata dos ingredientes que usei, mas vou tentar, de qualquer forma use o seu feeling e vá em frente sem medo de ser feliz!

  • Num recipiente misture mais ou menos 350g de carne moída, alho e cebola triturados (usei o meu preparo em conserva, para saber clique aqui), 1 colher (sopa) rasa de trigo, cheiro verde e sal a gosto.
  • Molde as almondegas fazendo bolinhas pequenas. Reserve.
  • Numa panela, aqueça 1 colher (sopa) de azeite, coloque cebola e alho triturados, deixe dourar um pouco e vá colocando as almondegas, não mexa muito para que elas não se quebrem.
  • Quando as almondegas estiverem completamente douradas, coloque 1 xícara (chá) não muita cheia de molho pronto (esses de caixinha) e ½ xícara (chá) de caldo de carne, não precisa por sal porque o caldo de carne já vai dar o sabor, mas se quiser fique a vontade.
  • Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe ali mais ou menos uns 20 minutos até dar uma encorpada no molho e as almondegas ficarem macias.
  • Coloque numa travessa e salpique queijo parmesão ralado por cima. Sirva em seguida.
Dicas da Si:
- Para a quantidade acima citada dá para fazer em torno de 15 almondegas pequenas. Dá pra duas pessoas tranquilo, aqui em casa às vezes ainda sobra.
- Você pode usar aveia no lugar do trigo, fica mais leve.
- Tem gente que coloca ovo para misturar com a carne, eu já coloquei e não coloco mais porque como a quantidade de carne é pouca tem que ficar colocando trigo até dar o ponto de enrolar e acaba ficando uma almondega muito pesada. Essa quantidade de trigo que eu uso é só para dar uma "liga", sabe?
- Para o caldo de carne eu uso aquele em pó assim eu consigo dosar a quantidade ideal para ½ xícara de água de modo que não fique muito salgado. Se você usar o de tablete, ferva a água para dissolvê-lo e meio tablete acredito que seja o suficiente.






Um comentário:

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto