ARROZ - DICAS

Alguns amigos me pediram para eu fazer posts com dicas rápidas e práticas para quem faz faculdade fora e não tem a mamãe por perto para dar um apoio, né Lucas, né Milena, e você também, né Flávia? rs. Portanto, a partir de hoje, vou colocar aqui receitas e dicas para quem não tem muito tempo, pois até o simples arrozinho com feijão de todo dia às vezes não dá pra fazer, mesmo porque pra quem trabalha e estuda mal tem tempo de comer, não é mesmo? Mas essas receitas e dicas também valem para as "batalhadoras", mulheres que são esposas, mães, donas de casa e ainda trabalham fora (sem falar nas amigas, que além de tudo isso ainda são blogueiras), ufa, valem também para aquelas pessoas que moram sozinhas e até para nós amantes da cozinha que às vezes buscamos soluções rápidas para termos um tempinho para cuidar de nós mesmas.

E hoje eu começo dando dicas para você ter arroz gostoso e fresquinho sempre à mão.

Dica 1 - Arroz Frito
Para facilitar na correria do dia a dia, já deixe o arroz  frito. Separe a quantidade de arroz que você sabe que vai consumir durante a semana, lave e deixe escorrendo, enquanto isso refogue o alho e a cebola, frite o arroz e desligue o fogo. Espere esfriar um pouco e guarde numa vasilha de plástico com tampa dentro da geladeira e depois vá usando a quantidade que você quer no dia a dia. Basta esquentar a água, colocar a quantidade que for usar numa panela, dar uma esquentadinha, coloque a água fervendo, sal a gosto e deixe secar, está pronto o seu arroz!

Arroz frito que estava guardado na geladeira

Este é o arroz frito depois de pronto. Soltinho, macio e gostoso.

Dica 2 - Arroz Cozido
Se preferir, já deixe o arroz pronto (cozido) para três dias, depois pegue a quantidade que for consumir coloque num refratário, pegue uma pedra de gelo coloque em cima (bem no centro) do arroz, tampe com uma tampa própria e leve ao microondas. Para 2 xícaras (chá) de arroz, use 1 pedra de gelo e leve ao microondas por 3 a 5 minutos na potência máxima, seu arroz vai ficar soltinho e fresquinho como se estivesse feito na hora. Ao invés do refratário, você pode usar uma vasilha de plástico com a tampa colocada de cabeça pra baixo, nunca leve ao microondas uma vasilha de plástico tampada, com o calor das microondas o plástico expande e por ela estar tampada não tem por onde sair o ar e ela explode jogando o alimento por todo o microondas, já imaginou a sujeira que vai fazer, né? Por isso, todas as vezes que for usar vasilha de plástico no microondas vire a tampa de cabeça pra baixo (isso vale para qualquer recipiente que tenha tampa). Mas voltando ao arroz, o arroz cozido eu sugiro deixar pronto para 3 dias, no máximo, particularmente eu não gosto de comida pronta parada muito tempo na geladeira, mesmo porque pode pegar cheiro e gosto de outros alimentos. Com o arroz frito isso já não acontece, mesmo porque ele não está totalmente pronto.
Para dar um "tchan" no seu arroz cozido, experimente fazer gelo com pedacinhos de cenoura cozida ou cheiro verde, assim quando o gelo derreter na hora de esquentar no microondas o seu arroz vai ficar com pedacinhos de cenoura ou cheiro verde. Você pode também fazer gelo com ervilha, milho...
Para quem tem tempo de fazer comida todos os dias, esse método de esquentar o arroz no gelo também serve para aquele arroz de ontem que sobrou e você não sabe o que fazer com ele, porque tem gente que não gosta de comer arroz amanhecido, mas faça esta experiência e ninguém vai dizer que é arroz de ontem.
Para pouco arroz, menos de duas xícaras, coloque uma pedra de gelo, leve ao microondas e depois de 2 minutos, veja se o arroz já está do seu gosto, se estiver retire a pedra de gelo, mexa o arroz com uma colher para misturar bem e a temperatura ficar uniforme.
Se você não tem microondas pode usar a mesma técnica do gelo no fogão, tampe a panela e abaixe o fogo. O tempo para derreter o gelo e esquentar o arroz, porém, será maior, mas fique atento para o arroz não grudar na panela.


Arroz cozido que estava na geladeira, coloquei o gelo (no centro), tampei com uma tampa de plástico e esquentei no microondas.


Como a quantidade de arroz era pouca (um pouco menos de uma xícara) eu usei o meu gelo de coração com cebolinha que é pequeno e deu certinho para esta quantidade.


Deixei um pouco menos de 2 minutos no microondas,o gelo derreteu deixando a cebolinha sobre o arroz.


Ficou quentinho, soltinho e nem parece arroz amanhecido.

Algumas pessoas podem estar se perguntando: mas por que colocar gelo, não basta colocar o arroz dentro do microondas e pronto? Gente, comida esquentada no microondas é o "Ó", fica ressecada e emborrachada, principalmente arroz e macarrão, pra mim é incomível. Depois que aprendi esta técnica do gelo eu passei a usar o microondas mais vezes aqui em casa. Sobrou comida da janta, eu já arrumo num prato, arroz, feijão, a mistura (carne, frango...) cubro com plástico filme, levo à geladeira. No dia seguinte, no almoço, retiro o plástico filme, coloco uma pedra de gelo no meio do prato, em cima da comida, dependendo da quantidade esquento de 2 a 3 minutinhos no microondas e está pronto o meu almoço. Como eu almoço sozinha eu não fico fazendo comida todos os dias só pra mim, então faço dessa forma, mas quando sobra comida da janta, né, porque às vezes não sobra, rs e quando não sobra tenho que me virar de outra maneira no almoço do dia seguinte, mas isso é um assunto para um outro post.
E se você leva comida para o trabalho também pode usar esta técnica, lembrando que o recipiente deve ser próprio para microondas como plástico, vidro, cerâmica (desde que não tenha frisos, ornamentos e nem pinturas metálicas). Mas se você leva a comida em marmitas de alumínio, o melhor jeito é esquentar no fogão e em banho-maria. Ah, eu não tenho microondas no trabalho e também não gosto de levar comida em marmitas de alumínio. Então leve em vasilhas de plásticos ou de vidros (refratários ou temperados) e esquente também no fogão em banho-maria (fogo baixo) ou gaste parte do seu salário comendo em restaurantes ou pedindo marmitex. Agora, se você tem vale-alimentação, sorria e seja feliz, você foi o contemplado! =) Já eu, quando era funcionária pública tinha o "vale-coxinha", mal dava para comprar um mini marmitex, era uma coxinha e um copo de suco, rs, pena que eu não conhecia esta técnica na época. =(

Por hoje é isso, no próximo post vou falar do feijão. Até a próxima dica.

PS: Para quem tem uma vida corrida e agitada, sempre que quiser saber sobre dicas fáceis e práticas, procure pelo marcador "Facilidades e Praticidades" ou no marcador "Dicas" onde encontrará também outras dicas que poderá auxiliá-lo no dia a dia.

11 comentários:

  1. Dicas excelentes!!!
    Vou tentar aplicar a do arroz frito!

    :-)

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas vou por em prática.
    Fica a dica: Eu vi num site de culinária o gelo feito com margarina e cheiro verde, nunca fiz mas deve dar um gostinho muito bom.

    ResponderExcluir
  3. ADOREI A IDEIA DO ARROZ VOU FAZER....DO CHEIRO VERDE EU JÁ FAÇO .... É MUITO LEGAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verinha, são dicas bem práticas que facilitam mt o nosso dia a dia na cozinha!
      Obrigada querida pela visita e volte sempre! :)

      Excluir
  4. Essa e de queimar a lata, muito boa estas dicas, o vocabulario então! e um papo de cozinheira esperta mesmo, tudo isso para não estragar o esmalte das unhas, isso e que que e receitas da mulher moderna, Há melhor ainda pros maridos, eu ja testei muita coisa mas confesso que o papo aqui e tão gostoso que da vontade de testar todas, essa do vale coxinha foi original, manda mais dessas, ficou bem no cardapio
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio Luiz, o que não fazemos para manter as unhas sempre belas!! rsrsrs
      Valeu pelo divertido comentário! rs
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  5. Esta dica do arroz e trilegal.amei
    😘🖕👍❤

    ResponderExcluir
  6. Está dica do arroz frito na geladeira. É trilegal.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, essa do arroz frito minha mãe já fazia na década de oitenta, pois tinha muito serviço em casa e mercearia do meu pai, isso facilitava muito e o sabor do arroz era muito bom!

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto