BACALHAU DE FORNO

Olá amigos, bom dia!
Eu tinha falado para o meu marido que este ano não íamos comprar bacalhau para a Semana Santa ($$$), mas chegou no finalzinho do segundo tempo não aguentei e resolvi comprar, rs. Fomos sábado ao supermercado correndo para comprar o bacalhau e ainda dar tempo de dessalgá-lo para eu fazer no almoço do domingo de Páscoa. Chegando ao supermercado só sobraram os caros e os baratos feios, rs, até que fuça daqui e fuça dali achei umas embalagens de bacalhau já limpos e cortados em lascas, mesmo porque se eu fosse comprar em postas, até dessalgar ia ficar pra Páscoa do ano que vem, rs. Vim embora feliz da vida pensando nas mil possibilidades que poderia fazer com o bacalhau. Na verdade eu queria fazer a receita do Filipe, marido da Aline, receita típica e legítima de família portuguesa, mas como o bacalhau não era em postas, então, afoguei essa ideia e parti pra outra.

No sábado, passei a tarde inteira preparando a sobremesa para o almoço de domingo e pensando o que fazer com o bacalhau, eu tinha um pensamento fixo: tinha que ser assado. Procura receita daqui, dali e nada a contento, pensei: quer saber? Vou me aventurar e fazer da minha cabeça mesmo, seja o que Deus quiser e assim foi... naquele estilo... à moda Si, rs.

Bacalhau de Forno
(by Si)

  • Eu usei mais ou menos uns 750g de bacalhau que comprei já limpos e cortados em lascas e que dessalguei por 6 horas com 2 duas trocas de água na mesma temperatura, ou seja, coloquei o bacalhau na água e levei à geladeira por 2 horas, fiz a primeira troca com água também gelada que já deixei na geladeira para esse fim, deixei por mais 2 horas, fiz a segunda troca de água e deixei na geladeira até o dia seguinte na hora de usar. Na verdade deu mais de 6 horas, mas isso porque eu usei só no dia seguinte, se fosse usar no mesmo dia 6 horas são suficientes para dessalgar o bacalhau em lascas. Para saber mais sobre o bacalhau e o processo de dessalga clique AQUI.
  • No dia seguinte, retirei o bacalhau da geladeira, escaldei em água fervente por 5 minutos.
  • Na própria água que o bacalhau foi escaldado, acrescentei uma pitada generosa de sal de funghi e cozinhei 4 batatas médias que descasquei e cortei em rodelas com um dedo e meio de espessura (o meu dedo é magrinho, rs). Não deixei a batata cozinhar completamente, quando espetei a faca e vi que estava macia, mas firme, desliguei o fogo e escorri no escorredor de legumes/macarrão.
  • Em seguida tirei a pele de 2 tomates grandes que cortei em rodelas finas e temperei com sal de funghi, bem de leve.
  • Feito tudo isso montei as camadas: num refratário, reguei azeite generosamente e fiz uma camada de batatas, uma camada de bacalhau em lascas e uma camada de tomate, reguei com um fio de azeite e repeti as camadas terminando com os tomates. Por cima de tudo, joguei 1 ovo batido que temperei com sal e noz moscada (a gosto), salpiquei queijo parmesão ralado e levei ao forno preaquecido a 200°C até gratinar. Por fim, assim que tirei do forno salpiquei cheiro verde em conserva (para saber clique AQUI), reguei com um fio de azeite e decorei com azeitonas verdes. Sirva com arroz branco.
Dicas da Si:
- Você pode acrescentar às camadas pimentões verdes, vermelhos e amarelos cortados em rodelas. Vai ficar um prato bonito e colorido.
- Procure usar um azeite de boa qualidade, o azeite quando é bom dá um sabor muito especial ao prato, eu uso aquele extra virgem, gosto muito.
- Eu descasquei os tomates porque não gosto da pele, mas se você gosta não precisa descascar.
- Você pode usar azeitonas pretas ao invés das verdes ou as duas, rs, eu não usei a preta porque não tinha aqui em casa.
- Ao invés de bater o ovo e jogar por cima, você pode decorar com rodelas de ovo cozido no final, eu  não decorei porque prefiro o ovo batido, forma uma omelete quando assa dando um sabor muito especial, faça dessa maneira e depois me conta o que achou.


Antes de ir para o forno











10 comentários:

  1. Bacalhau é salgado de todas as maneiras mas é gostoso demais.
    Você caprichou na receita amiga, que cosa boa ficou o seu bacalhau!
    Beijinhos,
    Andréa....

    ResponderExcluir
  2. Si querida espero que não tenha queimadao nada ai, vc saiu correndo deu tempo?? rsrsrs
    Eita nóis que bacalhoada linda menina, o meu prato doi salada, e o seu ao forno os dois amo de paixão. Lindas fotos...bjocas querida um bom dia pra vc

    ResponderExcluir
  3. Si,
    Também resolvi fazer o bacalhau na ultima hora, mas no meu caso é porque nunca tinha feito antes.
    Fiquei namorando várias receitas na blogosfera, até que eu me animei.
    Mas como já estava mal, não fiquei tão empolgada, e no final até esqueci das azeitonas...kkkkk
    O seu ficou maravilhoso....uma pena ter visto só depois, porque o seu prato me inspirou, e muito.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada amigas pela visita. Bacalahau é bom demais tanto que não resisti e acabei comprando.
    Bjssss

    Josy, foi o meu bolo de banana que queimou, amiga, depois que comprei este fogão com timer, esqueço da vida, rs. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olaaa :)
    Te achei por acaso e vim avisar que tem sorteio lá no Blog.
    Passa por lá...
    Desde já boa sorte rsrsrsrs
    www.fazergourmet.com

    ResponderExcluir
  6. Si... sempre que dá passo por aqui pra conferir o blog... não usei a ferramenta de buscas pra ver se vc ja postou essa receita mas vou sugerir... com o friozinho chegando caldinhos são otimos heim.. fiz um de feijão hoje.. e me dei conta que só sei fazer esse rs... vou conferir se vc ja postou, mas fica a sugestão/pedido
    Lucas

    ResponderExcluir
  7. Carminha, obrigada pelo convite, jah toh dentro! rs

    Lucas, adoro caldinhos, ainda não tenho nenhum postado, mas é uma ótima sugestão, se quiser enviar a sua receita publico no blog, mas tem que tirar uma foto, ok? rs

    Bjssss

    ResponderExcluir
  8. Querida Si, bacalhau é tudo de bom, tenho a certeza que estava óptimo, ficou com um aspecto divinal;)
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  9. Oi, querida Sileni
    Muito bom demais!!!
    Bjm de Ano Novo

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto