FESTIVAL DE CARNE MOÍDA

Bom dia, amigos!
Segunda-feira passada eu disse no  meu post Sopa de Carne Knorr Diferente que meu marido tinha voltado a trabalhar, ele foi, mas chegando lá passou pelo médico do trabalho que o aconselhou a tirar mais uma semana de licença devido aos ferimentos. Ele voltou pra casa e ficou mais uma semana de repouso. E nesses 15 dias, como já tinha dito, procurei fazer só comidas que ele aprecia e como ele gosta muito de carne moída, fiz o Festival da Carne Moída aqui em casa e por que não Festival da Batata também??? Como diz o meu marido quando come alguma coisa com carne moída: "humm, tá faltando uma batatinha aqui!"  Carne moída com batata, paixão dos Almeidas, rsrs.

Carne Moída com Batata
(by Si)

Ingredientes:
  • 500g de carne moída
  • 1 colher (sopa) de óleo ou azeite
  • cebola e alho picadinho
  • 1 sachê de caldo de carne em pó
  • 2 batatas cortadas em cubos pré cozidas
  • 1 tomate sem pele e sem sementes cortado em cubinhos
  • sal e cheiro verde a gosto
Modo de preparo: Numa panela, coloque o óleo ou azeite e refogue a cebola e o alho, coloque a carne moída (vai juntar água), o sachê de caldo de carne (se necessário acrescente o sal) e vá refogando, quando a água estiver quase secando acrescente as batatas cortadas em cubos pré cozidas, o tomate cortado em cubos e deixe até que este último murche. Coloque o cheiro verde e desligue o fogo. Sirva com arroz branco.

Dicas da Si:
- A carne deve ser de boa qualidade, peça para o açougueiro moer na hora pra você.
- Maneiras de cozinhar as batatas:
1. Você pode cozinhar as batatas junto com a carne moída, basta acrescentar 1 xícara (chá) de água fervendo, quando as batatas estiverem macias acrescente os outros ingredientes. Eu evito fazer desta forma, pois prefiro este prato mais "enxuto" e no meu pensar, as batatas ficam esbranquiçadas e eu não gosto.
2. Você pode cozinhar as batatas à parte numa panela com água (desta forma não é muito saudável, pois os nutrientes da batata ficam todos na água que jogamos fora depois) ou na panela a vapor por aproximadamente 10 a 12 minutos.
3. Como já falei num dos meus posts, se você não tem panela a vapor, proceda da seguinte forma: pegue uma tampa de panela e coloque dentro da tampa as batatas e cubra bem com um pano de prato. Leve uma panela com água pelo meio para ferver e tampe de modo que as batatas presas ao pano de prato fiquem em contato com o vapor da água na panela. Deixe por 10 a 15 minutos.
4. Coloque as batatas cortadas em cubos dentro de um saco (eu usei saco para congelar), amarre, faça furos e leve no microondas na potência alta por 2 a 3 minutos. Termine de cozinhá-las junto com a carne. Eu sempre faço desta forma, acho mais prático. Você pode usar este método para cozinhar outros legumes como cenoura, batata salsa... ninguém melhor do que você para conhecer o seu microondas, pois varia muito de uma marca para outra, portanto, vá regulando o tempo, comece primeiro com um tempo menor e vá aumentado até o legume atingir o ponto certo de cozimento. Anote num caderninho para não esquecer.
- Como eu não tinha tomate em casa neste dia, eu usei colorífico (colorau, aqueles condimentos de cor avermelhada que vendem em supermercados).
- Você pode usar tablete de caldo ao invés de sachê, eu prefiro o sachê porque não precisa dissolver em água quente como o tablete, mas fica a seu critério.



 Confira outras receitas que fiz com carne moída... e batata, rs:


E viva a CARNE MOÍDA!!!

7 comentários:

  1. Meu marido também adora carne moída com batata!!!
    ...e quem não gosta, né?...rs...

    Aqui em casa já inventei de por carne moída na sopa, e não é que ficou gostosa?????

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos pratos prediletos de meu caçula...ele adora!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Humm, se tem um prato que como com gosto é esse Si, adoro carne moída com batatas... com um arroz branco precisa de mais alguma coisa?
    Só a boca pra comer rsrsrs...bjocas adorei a sugestão...estimo as melhoras do seu moço...

    ResponderExcluir
  4. Uma delícia seu prato amiga, eu gosto muito de carne moída assim bem feitinha com essas batatinhas, hummmmmm!
    Por isso seu marido recuperou rapidinho , tudo feito com carinho, é isso ai amiga!

    Beijinhos,
    Andréa...

    ResponderExcluir
  5. Hum adoro batatas,carne moída gosto mesmo é da praticidade,consumo muito,é pratica e versátil.QUANTO AOS MARIDOS O MEU TAMBÉM TÁ EM CASA,quebrou o dedo do pé e não pode trabalhar a mais de vinte dias,amanhã veremos qual o veredito do ortopedista,bju pra vc e boa semana.QUANDO DER FAZ uma visitinha pra eu, gosto muito da sua visita e dos seus comentários visita eu tá

    ResponderExcluir
  6. Si,
    Pratico e delicioso.
    Esse prato não tem erro, todo mundo adora!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Obrigada a tds vcs pelo carinho.
    O maridão já está bem melhor, graças a Deus!

    Rafaela, estimo melhoras para o seu marido.

    Bjssss

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto