FILÉ DE PESCADA NA MANTEIGA

Bom dia amigos,
De volta à minha cozinha virtual e nesses dias de "recesso" a minha cozinha real estava a todo vapor, rs. Embora o tempo estava bem corrido devido as atividades na igreja, me desdobrei pra tentar fazer pratos gostosos para trazer pra vocês. Esta receita, por exemplo, que fiz no almoço de quinta-feira me surpreendeu. Dificilmente aqui em casa eu faço frituras, procuro sempre fazer refogados, grelhados ou assados, mas como eu disse, meu tempo estava corrido e precisava de algo rápido e, então, saiu este prato, no estilo que vocês aos poucos estão conhecendo "à moda Si", rs, espero que gostem!

Filé de Pescada na Manteiga
(by Si)

Ingredientes:
  • 300g de filé de pescada
  • 100g de manteiga (ou margarina)
  • 1 limão
  • tempero a gosto
  • 1 abobrinha italiana em juliene
  • 1 tomate sem sementes cortado em pétalas
  • azeite a gosto
Modo de preparo: tempere os filés de pescada com o suco de meio limão e tempero de sua preferência. Leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos para pegar gosto. Enquanto isso, numa panela, coloque 1 colher (café) de manteiga, 1 pitada de sal (eu usei sal de funghi) e refogue a abobrinha em juliene até que murchem. Coloque num prato formando um "ninho" e reserve. Na mesma panela da abobrinha refogue o tomate cortado em pétalas até que murchem. Reserve. Numa frigideira coloque a manteiga aos poucos e vá fritando os filés de pescada, em seguida, vá colocando os filés em cima da abobrinha, com um espremedor de limão, vá espremendo a outra metade do limão sobre os filés e regue com um fio de azeite. Ao redor dos filés coloque as pétalas de tomate.

Dicas da Si:
- O corte "juliene" consiste em cortar os legumes ou frutas em tiras bem finas com o auxílio de uma faca bem afiada. O meu corte não saiu tão juliene assim justamente porque minha faca já está pedindo aposentadoria, rs. Mas se cortar em palitos mais grossinhos também fica muito bom. Fique atento para não cozinhar demais a abobrinha senão depois na hora de montar o prato ela pode desmanchar, ela deve estar firme, porém, macia.
- O tomate a mesma coisa, não cozinhe demais, ele deve estar firme, porém, macio. Para cortar em pétalas, procure usar um tomate vermelho e firme, se tiver muito maduro ele vai se quebrar.
- Cuidado na hora de tirar os filés da frigideira depois de fritos, por ser uma carne bem tenra e macia eles se quebram facilmente.
- Este prato me surpreendeu pelo sabor, a combinação da manteiga, limão e azeite deu um toque especial, sem falar no tomate e na abobrinha que temperados com sal de funghi e refogados na manteiga, huumm... sem comentários, rs.
- Não tem sal de funghi? Improvise: com o "socador" de alhos, soque um pouco de sal com os temperos secos que você tem em casa, orégano, tomilho, sálvia, manjericão... ou bata tudo no liquidificador. Para a receita do sal de funghi a Andréa do Aromas e Sabores dá a dica pra você!



3 comentários:

  1. Nossa Nossa...quanta delicia heim...
    Esse seu blog tah arrasando em gostosuras....rs
    Amei as receitinhas e acabei de imprimir parte delas...rs...só falta colocar em pratica...kkk
    Como passou de Pascoa?Muitos ovinhos?rs
    Bjokinhas Querida e uma Otima Semaninha!!!

    ResponderExcluir
  2. Hummm...isso deve ter ficado muito bom!
    Eu adoro um peixinho e simples assim,ai,ai,ai!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas, obrigada pela visita! =)

    Luana, ganhei um ovo mt gostoso, rs.

    Bjsss

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto