Pesquisar este blog

SÃO BENEDITO, PADROEIRO DOS COZINHEIROS

Hoje é feriado aqui na cidade de Guaratinguetá, comemora-se o dia de São Benedito, o santo Padroeiro dos Cozinheiros e, sendo uma amante da cozinha, não poderia deixar de prestar uma homenagem a ele.

Aqui em Guará são 254 anos de comemoração e o feriado sempre cai na segunda-feira após a Semana Santa, isso porque, segundo a história, a festa teve início na época dos escravos onde os grandes fazendeiros se reuniam na Catedral de Santo Antonio para celebrar a semana Santa. No domingo de Páscoa os fazendeiros pra mostrar suas riquezas mandavam seus escravos desfilar com seus cavalos pelas ruas da cidade. Os escravos por sua vez faziam suas orações a São Benedito, o Santo negro. Assim nasceu a Cavalaria de São Benedito e São Gonçalo. Na segunda-feira os escravos ganhavam o dia de folga para festejar seus Santos e eles celebravam São Benedito.

Ontem, domingo de Páscoa, aconteceu a tradicional cavalaria de São Benedito e São Gonçalo que reúne cerca de 2000 cavaleiros devotos do Santo passando pelas principais ruas da cidade.

Cavalaria de São Benedito 2010
Logo de manhã, por volta das 05:30h, 06:00h de hoje, se ouvia os fogos dando início a Alvorada Festiva com um belo café da manhã e a missa em memória aos cavaleiros falecidos. Hoje também tem a tradicional distribuição de comida e dos doces de São Benedito. Há quem diga que quem comer destes doces nunca passará fome.

foto: redemetropolitana.com.br
Que São Benedito interceda por todos os cozinheiros e cozinheiras do Brasil e do mundo, por todas as famílias e em especial por nós, donas de casa, blogueiras, que amamos cozinhar para que nunca falte o alimento em nossa mesa. Amém! 

SÃO BENEDITO, ROGAI POR NÓS!

Conheça a história de São Benedito, Padroeiro dos Cozinheiros.

4 comentários:

  1. Que linda homenagem minha querida, eu não sabia que hoje era o dia de São Benedito, mas sei de uma passagem muito linda da vida dele através do livro Ágape, que amo ler de paixão.

    Amém, Amém, pelas lindas palavras!
    Jesus te abençoa sempre junto a sua família!
    Tenha uma ótima semana!
    bjs,
    Andréa..

    ResponderExcluir
  2. Oi Si, obrigada pelos elogios e palavras carinhosas lá no meu cantinho viu? Vc é muito gentil. Quanto ao alho poró, se seu marido não gosta, bate sim no liquidificador amiga, vai deixar um sabor gostoso ao prato. Linda essa homenagem a São Benedito, parabéns pela lembrança carinhosa a esse nosso padroeiro da cozinha né? Que ele proteja a todos nós. Si, tenha uma linda semana abençoada e iluminada...bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Si,por essa eu não esperava. Você sabe que quando alguma coisa sai errada na cozinha eu costume dizer..."Ai, meu São Benedito!!Mas eu não sabia que ele era meu padroeiro...hahaha
    Que bacana!Adorei saber disso viu?!Muito linda essa homenagem à ele que acontece aí na sua cidade...beijkas
    Já abri um link pra vc lá na minha cozinha...

    ResponderExcluir
  4. Olá amigas, obrigada pelo carinho! =)

    Maísa, ahahahaha, vc estava invocando o santo certo sem saber.

    Bjsss pra tds

    ResponderExcluir

Queridos amigos, leitores e visitantes,
Sejam todos muito bem-vindos!!!
O seu comentário é de grande valia para o Vivendo e Aprendendo, por isso, peço a gentileza de deixar seu nome e um contato como e-mail, blog ou site para que eu possa agradecer e retribuir a sua visita.
Muito obrigada e volte sempre! ♥

PS: A PARTIR DE JANEIRO/2015 OS COMENTÁRIOS NÃO SERÃO MAIS RESPONDIDOS, SALVO QUANDO FOR PARA TIRAR ALGUMA DÚVIDA DAS RECEITAS AQUI POSTADAS.
GRATA PELA COMPREENSÃO! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto