Pesquisar este blog

LIVRO DE GASTRONOMIA

Olá amigos,
A Aeronáutica lançou um livro entitulado Gastronomia - Central de Produção do Galeão onde 15 conceituados Chefs de Gastronomia foram convidados para produzir receitas que são utilizadas para a refeição coletiva. Este foi um projeto criado para comemorar a consolidação do processo de implantação da Central de Produção do Galeão, por isso o livro tem este nome porque a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, iniciou em agosto de 2008 a operação da primeira Central de Produção de Alimentos atendendo a diversas organizações da Guarnição do Galeão, tendo como foco o fornecimento de alimentação de forma eficaz, eficiente, com qualidade e segurança. É um livro que conta toda a história deste projeto que foca a Segurança Alimentar de algumas unidades da Força Aérea Brasileira.

No decorrer do livro algumas frases me chamaram a atenção:

"Não há nada mais prazeroso do que uma ideia que chegou no tempo certo." (Vitor Hugo)

"... quando se planeja e se prepara uma iguaria, o profissional de Subsistência naturalmente se sente mais artista do que técnico, explorando a imaginação e a criatividade." (Maj Brig Int Pedro Norival de Araújo)

"... fazer da alimentação habitual algo prazeroso é decididamente uma arte, um devotamento, um sacerdócio." (Brig Int Eurico Jorge de Lima)

"O sonho de todo o Chef de cozinha é ter o seu próprio restaurante. Só assim você consegue impor seu estilo. Tem de ter disciplina, humildade e dedicação. Nem tudo é glamour." (Chef João Vergueiro)

"A vantagem de ter uma estrada longa de trabalho é aprender a aproveitar as coisas boas de cada cozinha, criando um estilo próprio, que valoriza, sobretudo, o sabor de cada ingrediente." (Chef José Ribeiro)

Os 15 conceituados Chefs de Gastronomia:

- David Eleutério e Ralf Himmel
São Chefs sócio-diretores da empresa de consultoria GastroConsult, atuando em diversas áreas do universo FoodServices.

- Renato Freire
Comanda um grupo de 72 pessoas na centenária Confeitaria Colombo patrimônio cultural e artístico da cidade do Rio de Janeiro.

- Rolland Villard
Chef do restaurante Le Pré Catelan do Hotel Sofitel Rio de Janeiro, único Chef da América Latina a fazer parte da Academia de Culinária Francesa, com vários prêmios desde 1983.

- Eduardo Mesquita
Chef desde 1999, foi tradutor de gastronomia no show dos Rolling Stones no Brasil em 2006 e hoje executa a supervisão de procedimentos na Rede Parmê e Bendita Fruta. Professor no SENAC desde 2007, ministrando aulas no curso técnico de Chef Executivo de Cozinha.

- Gerard Diviney
Chef formado na Inglaterra, teve rica experiência em gastronomia, passando por várias países da Europa. No Brasil fez sucesso no Hotel Intercontinental, Sheraton, Bourbon & Resorts e no JW Marriot Internacional. Considerado um Chef sempre acima da média, chegando entre 90% e 100% nas pesquisas do GSS (Guest Satisfaction Survey).

- Leninha Camargo
Chef de cozinha com formação internacional em Enogastronomia Italiana pelo ICIF - Italian Culinary Institute. Pós-Graduada em Gastronomia e Segurança Alimentar pela Universidade de Brasília, tornou-se especialista em Azeites e serviços de Buffet pela Etoile - Istituto Superiore Arti Culinarie.

- João Vergueiro
Presidente da Associação Brasileira de Alta Gastronomia (ABAGA), formou-se na École Le Cordon Bleu, em Paris, onde recebeu o Grande Diploma de Cozinha e Confeitaria. No Brasil, foi Chef de cozinha no Capim Santo, Tartari's, Limone, Narciso e hoje também é sócio do Rôti - Restaurante e Pâtisserie.

- Jonathan Lauriola
Nascido na Itália, Florença, iniciou seus estudos especializando-se em gastronomia e trabalhando em hotéis importantes de Florença. Ficou fascinado pelo mundo paralelo dos doces onde passou cerca de 4 anos. Veio para o Brasil e aqui ficou, encantado com a natureza e o clima.

- José Ribeiro
Formado em Nutrição Aplicada à Indústria Alimentícia pela University of North London e especializado em culinária pela Gloucestershire School of Arts and Technology, em Cheltenham, na Inglaterra. Morou 18 anos em Londres onde trabalhou em restaurantes famosos, além de ter vivido por períodos diferentes na Itália, Israel, Egito e Tailândia. Em todos esses lugares, procurou conhecer as particularidades da culinária local, buscar novos ingredientes, temperos e técnicas que revolucionaram sua cozinha.

- Ana Salles
Começou na gastronomia por influência da avó, autora do best seller Sebastiana Quebra Galhos que ensinou para a neta truques da culinária. Fez o Curso Superior de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, após especializou em culinária italiana pelo Italian Culinary Institute for Foreigners. Passou pelas cozinhas do Nacional Clube, do Vecchio Punto (com o Chef Francis Reynard) e do Novotel.

- Allan Espejo
Especialista em gastronomia espanhola, com influência da cozinha italiana e brasileira. Hoje é proprietário de uma rede de 13 restaurantes com 80 funcionários. Faz um programa diário de televisão onde aborda a cozinha do dia a dia e culinária de outros países. Tem oito livros publicados, dentre os quais Receitas de Princesa e Comer Fez o Homem foram premiados mundialmente pelo Cookbook Awards.

- Samantha Aquim
Formada na École Lenôtre, uma das melhores escolas gastronômicas do mundo. Chef do bufê Aquim, desde que chegou ao Rio de Janeiro, cria sofisticadas, exclusivas e deliciosas receitas. Ganhou por 4 anos consecutivo o título de melhor  bufê do Rio de uma revista especializada em gastronomia e conquistou 2ª e 3ª colocação em prêmios de Chef revelação e patissier.

- Luiz Incao
Delegado regional da ABAGA RJ, teve sua primeira experiência como proprietário de um pequeno restaurante com a influência culinária italiana de sua mãe. Nos EUA, trabalhou na rede Haward Johnson e Rammada Inn. Completou seus estudos em gastronomia no East Sydney Technical College na Austrália e como Sous Chef do Carlton Rex Hotel e Wentworth Hotel, aperfeiçoou sua técnica com a forte influência das cozinhas francesa e inglesa.

- Renato Vicente
Membro da ABAGA (Associação Brasileira de Alta Gstronomia), o Chef Renato Vicente está recriando o conceito da cozinha portuguesa nos hotéis Pestana Rio e Pestana Angra, com as técnicas da alta gastronomia internacional. À frente do Cais da Ribeira, cria releituras contemporâneas sobre os pratos de Portugal.

- Francesco Carli
Nascido em Asiago, próximo a Veneza, Francesco, desde cedo, mergulhou nos negócios da família, proprietária de um hotel na região. Com 17 anos, após cursar hotelaria, viajou por todo o norte da Itália, como ajudante de cozinha, tornando-se um profissional tão experiente que foi convidado para trabalhar no restaurante Cipriani, em Veneza. Com talento indiscutível, foi enviado em 1994 para a abertura do mesmo restaurante no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro e dali não saiu mais.

O livro

Chef Eduardo Mesquita
 
Chef Ana Salles
 É um livro bem legal, com receitas incríveis produzidas pelos renomados Chefs de cozinha do Brasil e do mundo.
Parabéns a Força Aérea Brasileira, em especial pela Base Aérea do Galeão por esta iniciativa.

Saiba mais sobre a Central de Produção do Galeão e o seu projeto na área de segurança alimentar clicando no link.

Bjss,
Si

4 comentários:

  1. Si,
    Não conhecia esse projeto e nem o livro.
    adorei, só chef de peso!
    será que vamos ter algumas delicia desse livro por aqui????
    hummmmmm.....
    beijos

    ResponderExcluir
  2. E aí, vai começar a fazer as receitinhas pra nós , quando?
    KKKKKK!!! To brincando, menina, eu nem me atrevo a reproduzir receitas de chefs, minha cozinha ainda é da roça...KKKKK!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu também não tinha ouvido falar deste livro, mas parece bem interessante... Espero ansiosa por receitas -D

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  4. Olá amigas,
    Quando ganhei este livro confesso que fiquei com medo e pensei: Nossa, será que me atrevo a reproduzir receitas por chefs tão renomados?
    Mas o grande barato na cozinha e na vida tbm, pq não, rs, é o desafio. Este livro vai ser um desafio e tanto, não sei se estou preparada, mas vou tentar, rs. =)
    Bjssss

    ResponderExcluir

Queridos amigos, leitores e visitantes,
Sejam todos muito bem-vindos!!!
O seu comentário é de grande valia para o Vivendo e Aprendendo, por isso, peço a gentileza de deixar seu nome e um contato como e-mail, blog ou site para que eu possa agradecer e retribuir a sua visita.
Muito obrigada e volte sempre! ♥

PS: A PARTIR DE JANEIRO/2015 OS COMENTÁRIOS NÃO SERÃO MAIS RESPONDIDOS, SALVO QUANDO FOR PARA TIRAR ALGUMA DÚVIDA DAS RECEITAS AQUI POSTADAS.
GRATA PELA COMPREENSÃO! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto