NHOQUE

Queridos, bom dia!
Esta receita me faz lembrar muito do meu pai (saudades), ele adorava cozinhar e muita coisa ele fazia da cabeça dele mesmo e ficava muito bom! De uns tempos pra cá que eu me "desapeguei" de receitas e passei a fazer coisas da cabeça também, algumas dão certo, outras nem tanto, rs, mas já fui pior e espero ser melhor. Mas eu me lembro que meu pai adorava fazer nhoque no almoço de domingo e quando a gente chegava lá para almoçar, já avistava ele dos pés a cabeça cheio de trigo, a cozinha uma verdadeira bagunça, a minha mãe tentando colocar um pouco de ordem, ai que saudades...

Quando eu fui fazer nhoque pela primeira vez, eu tentei fazer do jeito que ele fazia, mas confesso que não deu muito certo. O sabor até que ficou bom, mas ficou grudando no dente. Sem falar que eu levei o maior tempão pra dar o ponto de enrolar, nunca acertava a quantidade certa dos ingredientes, batata demais, ovo, queijo e muito, mas muito trigo. Fiquei desanimada até que um dia minha amiga me falou do nhoque que a mãe dela faz, simples mas muito gostoso e super fácil de fazer. Fiz, gostei, aprovei e nunca mais fiz de outro jeito. Vejam a receita.

Nhoque
(by Valéria via e-mail)

Cozinhe ½ kg de batatas, descasque depois de cozidas, passe pelo espremedor de batatas. Para cada 2 colheres (sopa) de batata amassada, acrescente 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Faça isso até acabar toda a batata. Coloque sal a gosto e misture até a massa se soltar das mãos (se necessário, coloque mais trigo) . Faça cordões com a massa, corte em cubinhos e coloque na água fervendo até a bolinha subir. Coloque numa travessa, despeje o molho de sua preferência e sirva em seguida.

Dicas da Si:
- Eu aprendi com o Edu Guedes que você não precisa descascar a batata cozida, basta colocá-la inteira com casca e tudo dentro do espremedor de batatas e aperte, a casca se solta ficando dentro do "copinho" do espremedor e as batatas saem pelos furinhos, mas para que a casca saia com facilidade a batata deve estar quente. O amassador de batatas funciona de forma diferente do espremedor de batatas, por isso não sei se dá certo.  Veja a diferença de um e do outro.


- Independente de tirar ou não a casca da batata cozida, a mesma deve estar quente, assim facilita na hora de usar o esprememedor ou o amassador, ou seja, a batata é espremida ou amassada mais facilmente.
- Procure usar um trigo de boa qualidade, certa vez eu usei uma marca lá na casa da minha mãe que eu suei pra dar o ponto, o trigo acabou e a massa ainda ficou grudando nas mãos. Isso depende muito também da qualidade da batata. Mas quando o trigo é bom, rapidinho já dá o ponto de enrolar. E fique atento também na quantidade dos ingredientes: 2 colheres de batata para 1 colher de trigo, se perder as contas pode dar errado!
- Se quiser pode colocar um pouco de queijo ralado na massa pra dar um sabor, mas evite fazer isso em dias muito quente, eu já vi massa estragar na casa da minha mãe por conta disso.
- Depois que colocar o molho, salpique queijo parmesão ralado por cima. 


Este nhoque fiz na casa da minha mãe quando fiquei lá por conta da reforma da minha casa.

6 comentários:

  1. Hum...adorei, estou morrendo de vontade de comer inhoque mais nunca achei uma receita boa e prática, e a cara ficou linda...
    Já copiei no meu caderninho e pretendo fazer ainda essa semana!!!

    Bjão, bom domingo para vc e sua familia!!!

    ResponderExcluir
  2. Parece ótimo mesmo... E nada como nhoque caseiro, né! Não tem comparação!!!

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amiga, tudo bem explicadinho no capricho.
    Tem um tempinho que fiz nhoque, me deu uma vontade de fazer, dia 29 eu farei é o dia certo dizem né, rsrs.

    Fica com Deus!!
    bjs,
    Andréa....

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas,
    Agradeço pela visita e façam este nhoque, é bem prático msm! =)

    Andréa, é vdd rsrs, dizem que o dia certo para fazer nhoque é 29, chamam de "nhoque da sorte".

    Bjs pra tds.

    ResponderExcluir
  5. Olha só que receitinha mais maravilhosa!
    Aqui em casa, como bons descendentes de italianos, amamos muito o Nhoque!

    Receitinha marcadam viu?

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil ...ameiii o Nhoque....
    E realmente vc me deixou com agua na boca...ainda bem que nao estou gravida...kkkk

    Ja anoteiiii no meu caderno de receitas...e saba do acho q vou fazer...rs
    bJOKAS E amo seu bloguitooooo
    Bye

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto