Pesquisar este blog

NOTÍCIA URGENTE!!!

Amigos,
Ficarei fora do blog por alguns dias, meu marido se acidentou, vai ficar em casa esta semana se recuperando e ele precisa de cuidados. Foi um susto muito grande que passamos, mas graças a Deus ele está bem agora.

Na receita da Maionese postada hoje, lembram, quando eu contei que perdi o sono ontem (domingo) e acabei levantando mais cedo do que de costume... então, por volta da uma hora da tarde eu estava preparando o almoço quando ouvi um barulho na garagem. Fui olhar e vi o nosso carro atravessado no meio da rua e não vi o meu marido, chamei duas vezes e ele não respondeu, entrei em pânico, estava com um pano e um porta talheres nas mãos, joguei no chão da cozinha e saí correndo, quando estava me aproximando do portão da garagem vi meu marido saindo de trás do carro cambaleando e completamente machucado, entrei em desespero e comecei a chorar. Rapidamente liguei para o meu cunhado, irmão dele que nos levou para o hospital. Lá ele foi atendido imediatamente, fez uma série de exames, RX, ultrassonografia, coagulograma, hemograma e ressonância e graças ao bom Deus nada de mais grave aconteceu, não quebrou nada, não teve hemorragia, mas está todo machucado, cheio de hematomas e todo mundo que vê acha que foi acidente de moto pelo estado que ele está, mas o que aconteceu foi que ele estava lavando o carro e aqui na minha casa a garagem tem uma rampa, o carro rodou, bateu nele e ele caiu. Vocês imaginam a força e o peso do carro sobre ele???

Se você é homem e está lendo este post, fica um alerta: tome muito cuidado ao lavar o carro em garagem rampada e em ruas em aclive, por mais que o carro esteja engatado e com o freio de mão puxado, isso pode acontecer, é fato e aconteceu com meu marido e, vocês amigas, alertem os seus maridos também! Moramos aqui nesta casa vai pra 6 anos agora em abril e ele sempre lavou o carro na garagem e nunca aconteceu coisa parecida até ontem.

Mas Deus em sua imensa bondade e misericórdia não permitiu que o pior acontecesse. Obrigada Deus, obrigada!

Agradeço de coração a todas vocês que deixaram comentários nos meus posts, Fabiana, Josy, Rafaela, Noeli, Aninha, Lourdes, Patty e Geovana via mural de recados. Obrigada meninas pelo carinho!

Rezem por nós!

Bjs, Sileni

MAIONESE

Olá amigos,
A receita de hoje é bem prática, rápida, simples, muito saborosa e eu amo fazer e comer também, rs. Ótima para acompanhar churrasco. Esta receita também é conhecida por "salada de maionese", tenho uma amiga que mora em Fortaleza e é desta forma que ela se refere a este prato.

Maionese
(by Si)


Ingredientes:
  • 5 batatas médias
  • 3 cenouras médias
  • vagem cortada em cubinhos
  • meia lata de ervilha
  • 3 colheres (sopa) de maionese light
  • azeitonas sem caroço picadas (reserve umas com caroço para enfeitar)
  • sal e cheiro verde a gosto
Modo de preparo: pique as batatas e as cenouras em cubinhos ou no tamanho que preferir. Cozinhe-as juntamente com a vagem em água com sal por 8 a 10 minutos (não deixe amolecer muito), se for na pressão, por 3 a 4 minutos após a panela começar a chiar. Escorra e deixe esfriar. Numa tigela ou refratário, coloque os legumes já frios, as azeitonas picadas, a ervilha, o cheiro verde e a maionese, misture tudo muito bem, regule o sal. Arrume a maionese no refratário para que fique uniforme alisando com as costas de uma colher de sopa. Decore a gosto.

Dicas da Si:
- Eu não coloquei a quantidade de vagem porque eu uso de 6 a 8 bainhas (parte que envolve a semente) e eu não tenho ideia de quanto dá isso em gramas. E antes de usar a vagem, remova o fio ao longo dos dois lados: faça um corte em cada extremidade e num só movimento puxe o fio.
- Aqui em casa eu sempre uso maionese light, mas você pode usar a tradicional ou a de leite também fica muito bom. A de leite e a ligth deixam o prato mais leve. A maionese de limão eu já não gosto de usar, acho que deixa o prato com gosto de azedo, mas gosto é gosto, não se discute.
- Os legumes eu cozinhei na panela a vapor elétrica por 10 minutos.
- O restante da ervilha use na salada de alface com cenoura ralada, tomates e palmito.
- Se você cortar os legumes em tamanho maiores aumente o tempo de cozimento.


Quando a minha casa estava em reformas passei 1 mê e 1 semana na casa da minha mãe e esta receita eu fiz lá na casa dela num dia que fizemos churrasco.

Curiosidade: Domingo, normalmente, a gente acorda mais tarde aqui em casa, mas hoje 27/03, eu perdi o sono e acabei levantando mais cedo sem fazer muito barulho para não acordar o marido. Fui para a sala, fiz a minha oração como de costume diante do  meu "altarzinho" que montei com os meus santos de devoção e logo em seguida fui para o lap preparar este post em questão. Passado um tempo escuto meu marido levantando e vindo em direção a sala onde eu estava, com a carinha toda amarrotada me disse: "nossa, achei que tinha um telemarketing aqui em casa, só se escuta o barulho das teclas tec tec tec tec..." É... vida de blogueiro é assim mesmo, rs. E vocês amigas blogueiras, tem alguma curiosidade para nos contar? Comente! Bjs.

BIFE À PARMIGGIANA DE FORNO

Eu tenho um box de receitas "Todos os Sabores" com mais de 70 receitas muito bacanas que, conforme eu for fazendo, vou postando aqui para vocês. Começo com este bife à parmiggiana de forno, muito saboroso e fácil de preparar. Que tal fazer hoje para o almoço?

Foto da internet

Bife à Parmiggiana de Forno
(by box de receitas "Todos os Sabores")


  • 4 bifes de contrafilé ou alcatra
  • 2 dentes de alho
  • 3 colheres (sopa) de vinagre
  • sal e pimenta-do-reino
  • 3 colheres (sopa) de cheiro verde picado
  • 1 ovo batido
  • 2 colheres (sopa) de leite
  • ½ xícara (chá) de farinha de rosca
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (chá) de orégano
  • Óleo para untar
  • 1 xícara (chá) de molho de tomate
  • 100g de mussarela
Apare os bifes para deixá-los uniformes e esfregue-os com o alho. Tempere com o vinagre, sal e pimenta e o cheio verde. À parte, bata o ovo com o leite numa tigelinha. Misture a farinha de rosca, metade do queijo ralado e o orégano num prato. Passe os bifes primeiro na mistura líquida e depois na mistura de farinha de rosca e arrume-os numa assadeira untada, sem sobrepô-los. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos, virando-os na metade do tempo, até perceber que a carne está no ponto desejado. Retire a assadeira do forno, adicione um pouco de molho de tomate sobre cada um e cubra com uma fatia de mussarela.Coloque mais um pouco de molho por cima e polvilhe com parmesão ralado. Retorne ao forno para gratinar e sirva a seguir.
Aproveite esta receita para preparar filés de frango ou hamburgueres deliciosos.

Dicas da Si:
- Para esta receita eu usei o bife de contrafilé.
- Ao invés de 20 minutos de forno como pede a receita, eu deixei 30 minutos, 15 minutos de cada lado numa temperatura a 180-220ºC, tostou um pouco ficando crocante por fora e macio por dentro.
- Eu usei molho de tomate pronto e acrescentei 1 tomate sem pele e sem sementes picado.
- Na hora de virar os bifes, vire com cuidado para não desmanchar e seja generosa na hora de untar a forma, assim evita que os bifes grudem.
- A mistura de farinha de rosca deu certinho, mas a de ovo sobrou e como detesto jogar alimento fora, fiz uma farofinha com bacon e farinha de mandioca, show! Piquei o bacon em cubinhos, fritei em alho e cebola triturados, coloquei a mistura de ovo, mexi para se agregarem e por último a farinha de mandioca, uma pitada de sal e voilà, está pronta a farofinha.

Curiosidade: Enquanto eu estava preparando o almoço, a minha máquina de fotos estava carregando a bateria, mas quando tudo ficou pronto, nada de dar carga completa, entrei em pânico, rs. Imagine a cena, 2 horas da tarde de domingo, meu marido vivo de fome (e eu também), tudo pronto na cozinha e eu: "não podemos comer, a minha máquina ainda está carregando!" Passados 10 minutos, já comecei a ver traços de impaciência no marido e eu sentada ao lado da máquina torcendo para que a luz vermelha se apagasse logo (era o sinal de que a carga estava completa), rs. Mas não deu para esperar mais, a luz nunca se apagava e eu puxei o fio da tomada, mas deu para tirar umas fotos, não tão boas, porque como a carne ficou ali pronta por alguns minutos, o queijo que estava brilhante e bonito derretando sobre a carne, ficou fosco e perdeu aquela imagem "derretendo"... deculpem-me pelas fotos, devido a esse fato não deu para pegar o melhor momento da receita, mas apesar de tudo ficou muito gostoso. Ah, e o marido? Disse satisfeito: "valeu a pena esperar" (ele é muito fofo, rs).





Ah! e a farofinha que acompanhou muito bem...



CHOCOLATE

Olá amigos,

Hoje é o Dia Mundial do Chocolate, por isso não posso deixar de falar dessa maravilha que me fascina, que me vicia e que me derruba no chão de tanta felicidade quando vejo um na minha frente.
Foto da internet
Costumo dizer que chocolate como, ou melhor, devoro até com a data de validade vencida, rs. Na minha compra mensal de supermercado não pode faltar, jamais, chocolate! Meu marido já sabe, quando eu fico inquieta e ansiosa ele diz: "come um chocolatinho que passa" e passa mesmo, rs. E eu gosto do chocolate preto, o branco eu até como, mas não me dá o mesmo prazer, pois acho enjoativo por ser mais doce. E sinto um prazer imenso quando mordo aquela barra de chocolate... fecho até os olhos. Eu já fui em duas fábricas de chocolate: a de Campos do Jordão-SP e a de Gramado-RS, nossa fui ao delírio, em Gramado foi ainda melhor porque o que a gente ganhou de chocolate... nossa, foi um sonho. E eu tirei uma foto com um coelho gigante inteirinho feito de chocolate, caraca, foi muita emoção, rs. Eu vou procurar essa foto aqui nos meus pertences e depois coloco aqui pra vcs, ok?
Eu gosto de tudo que vai chocolate, bolos, pudins, doces, mousses, sorvetes, balas... mas tem um bolo em especial que é a minha paixão e tem a receita aqui no blog: Bolo Nega Maluca.
Gente, eu AMO chocolate, mas também não é qualquer marca que eu como não! Inclusive tem umas marcas por aí que eu vou te contar... parece que eu estou comendo parafina, também não sou desesperada assim, tenho amor e respeito também pelo meu paladar, né? Eu costumo dizer que dos meus 5 sentidos o paladar e o olfato são os mais aguçados, os outros nem tanto, o tato até que não tenho do que reclamar (meu marido também não, hehe), a visão... bem, uso óculos o maior tempão e às vezes sou cegueta até de óculos, hihihi, bem, a audição, hum... já fiz cirurgia no ouvido 2 vezes, passei um tempo da minha vida dizendo que era surda do ouvido direito (isso porque na minha primeira cirurgia o médico me disse que eu tinha perdido parte da audição), mas um dia, depois de anos, fui a um outro médico, fiz audiometria e ele me disse: "que surda que nada, mulher, eu é que não vou contar um segredo meu  perto de você!" Bem, desde esse dia escuto até agulha caindo no chão, rs. Ai meu Deus, toh falando pelos cotovelos... voltemos ao foco o CHOCOLATE!

Coma chocolate é bom para saúde e segundo descobertas científicas o alimento protege o coração, ajuda a prevenir o diabete tipo 2, reforça as defesas do corpo e ainda auxilia no controle do apetite, que maravilha, hein?! Mas o ideal é o consumo do chocolate amargo que contém maior quantidade de cacau, responsável por todos esses benefícios.

Para saber mais sobre essa delícia chamada chocolate clique AQUI.


Beijos,

SORTEIO KIT PETISQUEIRA

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!!!

Bom dia amigos!

Mais um sorteio aqui no blog, desta vez o(a) ganhador(a) vai levar pra casa um kit petisqueira, contendo 1 petisqueira em porcelana com 4 divisões, palito para petisco com 12 peças e se você é um(a) seguidor(a) vai levar também um Timer, despertador próprio para cozinha para você controlar o tempo de preparo dos seus alimentos.

1 petisqueira em porcelana com 4 divisões + 12 palitos para petisco nas cores diversas


Se você é seguidor(a) vai levar ainda um Timer (despertador próprio para cozinha)


Como participar:
  1. Deixe um comentário aqui neste post dizendo o seu NOME, E-MAIL, CIDADE/ESTADO.
  2. Se você é um(a) seguidor(a) coloque as inicias SEG na frente do seu nome.
  3. Só será válido um comentário por pessoa, comentários repetidos ou faltando dados serão desconsiderados.
  4. O sistema usado para o sorteio será o RANDOM (http://www.random.org/).
  5. Este sorteio é válido para todo o território nacional, residentes em outros países também poderão participar desde que tenham um endereço no Brasil para que eu possa enviar o prêmio.
  6. As inscrições começam hoje 25/03/11 e encerram no dia 16/04/11 às 23:59h, horário de Brasília.
  7. No dia 17/04/11 ocorrerá o sorteio onde o resultado será divulgado aqui no blog.
  8. O(a) ganhador(a) terá até o dia 20/04/11 para o envio dos seus dados, caso contrário será realizado um novo sorteio.
O que estão esperando para participar??? Bora lá comentar! =)

Beijos e boa sorte para todos!!!

PRATICIDADES

Olá amigos, eu procuro ser prática em tudo no que faço, principalmente na cozinha, assim eu ganho mais tempo para fazer outras coisitas como cuidar de mim, por exemplo e, claro, precisa sobrar tempo também para eu visitar o blog de vocês, isso já se tornou um vício, rs. E sempre quando vejo algo que vai facilitar o meu dia a dia eu corro para adquiri-lo, algumas vezes fico satisfeita e outras não, como quando eu comprei aquelas embalagens tipo "ziploc" com fecho hermético para congelar e também guardar frutas, legumes e verduras, uma forma de deixar a geladeira mais organizada e ganhar mais espaço também. Mas, sinceramente, esse fecho hermético não me agradou. Para congelar, por exemplo, é preciso retirar todo o ar que envolve o alimento, porém, esse bendito fecho hermético se abre no decorrer do processo, o ar entra, e o alimento fica cheio de gelo, não sei se acontece isso com vocês, mas comigo acontece sempre! Tanto que parei de usar essas embalagens, lembrando que, as que eu comprei não foram da marca Ziploc, eu apenas citei como exemplo.

Mas um dia, eu estava na casa da Aline, minha sobrinha que mora nos EUA, e lá eu vi essas embalagens, mas não eram com fecho hermético e sim com zíper, achei aquilo espetacular, funciona perfeitamente e eu fiquei alucinada e então me veio a pergunta: "será que tem no Brasil, ou melhor, em Guaratinguetá???" Na dúvida, pensei: eu vou é levar pro Brasil, vai que eu não acho lá em Guará, seguro morreu de velho, né? Fui ao supermercado e comprei uma caixa do zip grande e do pequeno, mas eu estava tão afoita que acabei comprando errado, xiiii, ao invés de comprar com zíper, acabei comprando com o fecho hermético, credo como essa coisa me persegue, também né, meu inglês não é lá essas coisas, minhas férias estavam chegando ao fim, eu estava ansiosa para colocar meus pezinhos em solo brasileiro, já estava fora por quase um mês, eu morrendo de medo de voltar de avião porque foi justamente na época que caiu aquele avião da Air France no mar, estava apavorada, também triste porque ia deixar para trás pessoas que eu amo, enfim, voltei ao supermercado no dia seguinte, aí sim comprei o certo e o outro com o fecho hermético que comprei errado ficou na casa da minha sobrinha.

Desde então, todas às vezes que ela vem ao Brasil eu peço pra ela trazer pra mim. Eles duram bastante, mas como até agora não encontrei por aqui para comprar eu garanto com ela mesmo, rs. Aliás se vocês souberem aonde vende aqui no Brasil, me dá um help, pois já pesquisei na internet e só achei o tal do fecho hermético, esse não quero não, obrigada!

Essas embalagens (com zíper, principalmente) são ótimas não só na cozinha, elas servem também para guardar documentos, organizar guarda-roupas... e para a viagem também são perfeitas para colocar shampoos, cremes e outros (evita que derrame e suje a mala), bugigangas de cabelo, meias, peças íntimas... o que a sua imaginação mandar.

Aí estão elas, AMO!!! 

Embalagem pequena

Embalagem grande

Dessa última vez que a minha sobrinha trouxe, ela comprou da marca Hefty porque não achou da Ziploc, mas é tão boa quanto.
Experimente e se você já usa me conta o que acha delas. 
Bjs.

OMELETE DE PIZZA

Está com pressa e não sabe o que fazer para o almoço? Faça esta omelete, é fácil, rápido e muito saborosa. Semana passada eu fiz no jantar e meu marido disse: "a omelete tá bonita, tira uma foto para por no blog." É isso aí marido, idéia aprovada! =)

Omelete
(by Si)
  1. Quebre 2 ovos, coloque-os num prato e bata ligeiramente.
  2. Acrescente presunto e queijo mussarela picados, use a quantidade que quiser, misture.
  3. Pique um tomate pequeno em cubinhos e junte aos ovos batidos.
  4. Coloque sal e orégano a gosto e queijo parmesão ralado a vontade.
  5. Faça a omelete numa frigideira untada com óleo ou azeite.
Dicas da Si:
- Você pode aumentar esta receita quantas vezes quiser, porém fique atenta ao tamanho da sua frigideira, caso não couber faça em etapas. Para esta quantidade apresentada aqui, para uma frigideira de 20 cm de diâmetro, dá pra fazer numa etapa só.
- Ao colocar a mistura na frigideira, abaixe o fogo e com uma espátula ou escumadeira vá desgrudando e erguendo as laterais da omelete e virando a frigideira de modo que a mistura escorra para baixo da omelete que vai se formando, faça isso até a parte de cima estar totalmente "seca", em seguida vá mexendo a frigideira de um lado para o outro, em círculos, quando perceber que desgrudou do fundo, vire a omelete jogando para cima, isso mesmo, nada de virar numa tampa e nem dobrar a omelete, jogue para cima sem medo de ser feliz, se cair no fogão e sujar tudo não tem problema, nada que um Veja desengordurante não resolva. Eu não consegui de imediato, já fiz muuuiitaa sujeita, mas não desisti e hoje faço isso brincando e adooooro! Para um melhor resultado use frigideira antiaderente, aquelas pretinhas básicas, rs. Gente, eu consegui, vocês também conseguem!!!
- Você pode variar o recheio, use sobra de carne ou frango, salame picadinho, peito de peru, mortadela, atum... o que você quiser.



PÃO DE HAMBURGUER

Esta receita já faz tempo que eu tenho, é da Palmirinha Onofre. É fácil de fazer e fica uma massa muito boa mesmo, eu me diverti modelando os pães, rsrs. O melhor de tudo é o gran finale!!!

Pão de Hamburguer
(by Palmirinha Onofre)

Ingredientes:
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 100g de margarina
  • 500 ml de leite
  • 80g de fermento para pão
  • 1 gema para pincelar
  • gergelim para decorar
Modo de fazer:
  1. Em um recipiente coloque o fermento esfarelado e o sal. Mexa até obter um líquido. Reserve.
  2. Em um recipiente coloque a farinha, reserve um pouco, açúcar e margarina, mexa.
  3. Adicione o fermento reservado, misturado com o leite morno. Mexe com as mãos.
  4. Se necessário utilize a farinha reservada e sove sobre superfície lisa. Deixe descansar por uns 15 minutos.
  5. Após descansar, modele bolinhas. Acomode-as em assadeira untada e polvilhada.
  6. Pincele a gema e polvilhe gergelim.
  7. Deixe descansar até dobrar de volume.
  8. Leve ao forno preaquecido em 150ºC por 15 a 20 minutos e a seguir 180ºC para dourar.
Dicas da Palmirinha:
- Os ingredientes devem estar em temperatura ambiente.
- Ao colocar a farinha de trigo no recipiente faça uma cova e vá colocando o restante dos ingredientes.
- O leite não pode ferver, senão cozinha o fermento e a massa não cresce.
- Ao modelar os pães, dê voltas na massa sobre o balcão para ficar redondinho.
- Pode decorar também com orégano ou queijo ralado.
- Para fazer pão de hot dog, enrole a massa tipo um canudo.

Dicas da Si:
- Essa massa cresce bastante, portanto quanto maior você fizer a bolinha, maior vai ficar o pão.
- Para o tamanho que eu fiz (ver foto) deu 12 pães.






Eu poderia terminar este post aqui, mas como a receita é Pão de Hamburguer, vou postar também a receita do hamburguer, né?

Hamburguer
(by Palmirinha Onofre)

Ingredientes:
  • ½ kg de carne moída (patinho)
  • 1 colher (sopa) de tempero pronto
  • ½ xícara (chá) de aveia ou creme de cebola
  • 1 ovo
  • sal a gosto
  • óleo para fritar
Modo de fazer: numa tigela coloque a carne moída, o tempero pronto, o sal, a aveia e o ovo ligeiramente batido. Mistura bem e deixe um pouco para pegar o tempero. Unte um prato com óleo, coloque uma porção de carne e use uma hamburgueira ou xícara de chá para moldar o hamburguer.

Dicas da Palmirinha:
- Se usar o creme de cebola não usa o tempero pronto.
- Sempre unte as mãos com óleo para manusear o hamburguer.
- Se quiser pode colocar papel manteiga no prato ao invés de untar com óleo.
- Pode fritar ou assar, congelar frito ou cru.
- Se for assar unte uma assadeira com óleo, forno preaquecido a 150 - 180ºC. Pode rechear com bacon e mussarela.
- Rendimento: 4 hamburgueres grandes.

Dicas da Si:
- O tempero pronto citado aqui não é aquele tempero em pasta, é o outro que é seco, sabe?
- Você pode usar aveia fina ou em flocos, tanto faz, a única diferença é que a aveia em flocos você vê uns pontinhos brancos no hamburguer, mas não altera sabor, nada.
- Esse hamburguer eu já fiz de tudo quanto é jeito: com creme de cebola, com tempero pronto e até com caldo de carne em pó. Todos ficaram muito bons, só o caldo de carne em pó que eu achei que ficou um  sabor mais forte, mais acentuado.
- Eu uso uma hamburgueira e gosto deles não muito grossos, por isso sempre quando eu faço dão de 5 a 6 hamburgueres (na foto eu fiz um mais grosso para posar para foto mesmo, rs).
- Eu congelo cru.







Bem, agora que você já sabe fazer pão de hamburguer e o hamburguer, vem o gran finale...


Para o lanche use e abuse da sua imaginação e criatividade.

STROGONOFF DE CARNE

Eu sempre tinha uma coisa com strogonoff, não podia nem ouvir falar que me embrulhava o estômago, aliás quando eu era solteira, na minha casa, meus pais também não gostavam, meu pai dizia até que era "estraga os bofes", rs. Mas acho que isso se deve ao fato de termos comido strogonoff de carne que alguém não soube fazer e então ficamos traumatizados. Mas aí com o passar do tempo, um dia comi strogonoff de frango na casa da minha irmã, nossa, muito bom mesmo, adorei! Aí ficou na minha cabeça que o de carne era ruim e o de frango era bom. Por isso que aqui em casa eu só fazia o de frango e nunca o de carne e meu marido sempre me perguntava: "por que você só faz strogonoff de frango??" Até que um dia eu comi o de carne na casa da minha sogra, aí pensei: "poxa, que delícia!!!" Então, ficou comprovada a minha tese de que o que eu comi lá atrás, na casa dos meus pais, realmente a pessoa não soube fazer. Nem me lembro quem era essa pessoa, mas também não vem ao caso. Enfim, esses dias fui ao supermercado e vi uma bandejinha de coxão mole cortado para strogonoff, aí comprei e foi a primeira vez que fiz strogonoff de carne aqui em casa para a alegria do meu marido, rs. Esta receita foi uma compilação que fiz de várias receitas da internet.

Strogonoff de Carne
(by Si)


Ingredientes
  • 1kg de coxão mole ou filé mignon cortado em cubos
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 3 colher (sopa) de azeite [+ 1 colher (sopa) de manteiga]
  • 3 colheres (sopa) de molho de tomate
  • 1 colher (sopa) de catchup
  • 1 colher (sopa) de cheiro verde picado
  • 1 xícara (chá) de água fervente
  • 1 tablete de caldo de carne
  • ½ copo americano de vinho branco seco
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 copo de champignon (opcional)
Modo de preparo: aqueça o azeite, frite a carne até dourar. Se for o coxão mole vá colocando água fervente até a carne ficar macia, se for  filé mignon não precisa. Reserve. À parte, refogue (na manteiga) a cebola, o alho, acrescente o molho de tomate, o catchup, o champignon, a pimenta e o caldo de carne. Regule o sal. Junte ao molho a carne frita, o vinho e o cheiro verde. Desligue o fogo e junte o creme de leite, mexendo bem. Sirva acompanhado de batata palha ou batata palito e queijo ralado (opcional).

Dicas da Si:
- Você não precisa usar azeite e manteiga, pode usar uma coisa só, mas eu prefiro fritar a carne no azeite e o molho fazer na manteiga.
- Você pode também usar 1 colher (sopa) de mostarda no molho, eu já usei e fica muito bom. Eu não uso muito aqui em casa porque meu marido não gosta. Usar molho inglês também dá um sabor bacana ao prato.
- Se usar o creme de leite em lata não precisa tirar o soro, mas o molho vai ficar bem, vamos dizer assim, "molhado", eu prefiro um molho mais enxuto, por isso uso creme de leite de caixinha, ou tire o soro.
- Meu marido gosta mais da batata palito do que da batata palha. A batata palito você pode comprar aquelas congeladas que vendem em supermercados e depois é só fritar. Eu não compro mais aqui em casa devido a um episódio que vivi quando fui para os Estados Unidos, um dia conto essa história pra vocês, rsrsrs.
- Você pode substituir a carne por frango, lembrando de substituir também o caldo de carne para caldo de galinha.





NOVO SORTEIO VICTORIA'S SECRET

A ganhadora do Sorteio Victoria's Secret  tinha até às 23:59h da data de ontem, 19/03/11 para responder ao e-mail que foi enviado para ela, mas ela não respondeu, por isso um novo sorteio foi realizado e a nova ganhadora é...

O número 64 corresponde a inscrição da Gisele Borges da Silva, hello-gi@... Por favor Gisele, responda ao e-mail que foi enviado para você.

PARABÉNS!!! =)

ALMONDEGAS

Falando ainda das minhas férias em fevereiro, a gente sempre acaba saindo da rotina nestes dias, dorme tarde, acorda tarde e com isso as refeições todas saem do horário, o famoso efeito cascata. E com isso a gente fica sem tempo para pensar no que preparar para o almoço e jantar. E sempre quando me encontro nesta situação o primeiro prato que me vem à cabeça é almondegas. Acho rápido, prático, saboroso e fácil de fazer. Antes eu não fazia muito porque eu acompanhava receita e dava aquele monte de almondegas, só pra mim e meu marido, sobrava um monte e depois ficava dias e dias na geladeira e eu não sabia diminuir receita. Hoje não... hoje já diminuo e aumento receita e muitas vezes faço no "olhômetro" mesmo, como essas almondegas, com algumas dicas da minha mãe, nunca mais fiz este prato acompanhando receita.

Almondegas
(by Si)


Como fiz no "olhômetro" vai ser difícil eu passar a medida exata dos ingredientes que usei, mas vou tentar, de qualquer forma use o seu feeling e vá em frente sem medo de ser feliz!

  • Num recipiente misture mais ou menos 350g de carne moída, alho e cebola triturados (usei o meu preparo em conserva, para saber clique aqui), 1 colher (sopa) rasa de trigo, cheiro verde e sal a gosto.
  • Molde as almondegas fazendo bolinhas pequenas. Reserve.
  • Numa panela, aqueça 1 colher (sopa) de azeite, coloque cebola e alho triturados, deixe dourar um pouco e vá colocando as almondegas, não mexa muito para que elas não se quebrem.
  • Quando as almondegas estiverem completamente douradas, coloque 1 xícara (chá) não muita cheia de molho pronto (esses de caixinha) e ½ xícara (chá) de caldo de carne, não precisa por sal porque o caldo de carne já vai dar o sabor, mas se quiser fique a vontade.
  • Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe ali mais ou menos uns 20 minutos até dar uma encorpada no molho e as almondegas ficarem macias.
  • Coloque numa travessa e salpique queijo parmesão ralado por cima. Sirva em seguida.
Dicas da Si:
- Para a quantidade acima citada dá para fazer em torno de 15 almondegas pequenas. Dá pra duas pessoas tranquilo, aqui em casa às vezes ainda sobra.
- Você pode usar aveia no lugar do trigo, fica mais leve.
- Tem gente que coloca ovo para misturar com a carne, eu já coloquei e não coloco mais porque como a quantidade de carne é pouca tem que ficar colocando trigo até dar o ponto de enrolar e acaba ficando uma almondega muito pesada. Essa quantidade de trigo que eu uso é só para dar uma "liga", sabe?
- Para o caldo de carne eu uso aquele em pó assim eu consigo dosar a quantidade ideal para ½ xícara de água de modo que não fique muito salgado. Se você usar o de tablete, ferva a água para dissolvê-lo e meio tablete acredito que seja o suficiente.







ZUCCHINI E TOMATE RECHEADOS

Em fevereiro quando tirei férias, fui com a família passar uns dias em Caraguá na casa de um amigo muito querido. Aliás, que se diga de passagem, é um apartamento, ou melhor, uma cobertura muito bonita localizada na praia do Indaiá. A vista de lá é muito linda e desfrutar de toda aquela beleza com pessoas que a gente ama é melhor ainda.


E foi num sábado que resolvemos fazer um delicioso churrasco, curtir uma piscina, lá no prédio mesmo. As pessoas acham engraçado quando eu digo que fui à praia, mas fiquei na piscina, rsrsrs. Gente, o espaço que tem lá, da piscina, da churrasqueira, salão de jogos é tão gostoso que não precisa de mais nada. Eu gosto de praia, acho lindo o mar, mas só de pensar naquela areia grudando no corpo, aquele banheiro público que a gente paga pra ver sujeira... enfim, prefiro ficar na piscina, pelo menos é mais tranquilo, tem banheiro limpinho, comida a vontade, sombra e água fresca.

Bem, mas... continuando... Fizemos um delicioso churrasco, ou melhor, o Roberto, o amigo querido, o anfitrião que muito bem nos recebeu, ah! e é meu cunhado também, né? Ele que preparou tudo, a minha irmã ficou ali no apoio e os outros, principalmente eu, ficamos só na degustação, rs. Quando vi ele preparando zucchini e tomate recheados, passei a mão na minha máquina digital e disse: "ah, essa tem que ir pro blog!" Registrei e postei, curtem só...








Pra falar a verdade eu não prestei muita atenção como ele fez, mas foi mais ou menos assim:

Zucchini e Tomate Recheados
(by Roberto Villani)
  • Lave bem as abobrinhas (do tipo italiana) e os tomates.
  • Corte-os ao meio e tire a polpa. No caso da abobrinha não precisa descascar, apenas corte as extremidades e ao meio no sentido do comprimento.
  • Tempere com sal e vinagre.
  • Corte o bacon em cubinhos e frite-os. Coloque em seguida sobre as abobrinhas e os tomates e por último vá rasgando o queijo  mussarela com as mãos e coloque por cima de tudo.
  • Leve ao forno para assar, neste caso, foi assado na churrasqueira.
  • Quando o queijo derreter já está bom.
(Roberto, é isso mesmo, né? Comenta aí se falei "abobrinha", rsrsrs.)

Dicas da Si:
- Zucchini é uma palavra inglesa que significa abobrinha italiana, ok?

MEU MARIDO MERECE!

Em fevereiro, como disse no post "Curtindo a família!", eu estava com visitas em casa, maridão de férias e acabou que eu tirei férias também, rs, fiquei ausente do blog, mas não tirei férias da cozinha, não! Preparei uns mimos pro maridão, afinal de contas ele merece! =)

Na verdade, em fevereiro foi o aniversário dele e todo ano comemoramos esta data na casa da minha sogra, com um belo almoço ou um churrasco em família. Porém, este ano, fizemos diferente, unimos o útil ao agradável, posso assim dizer.

Sempre que a minha sobrinha, que mora nos Estados Unidos, está de férias no Brasil, procuramos proporcionar a ela tudo o que ela gosta e que não tem lá onde ela mora, como por exemplo uma festa "a la brasileira", com direito a bolo, salgadinhos, docinhos, bebidas e até umas bexiguinhas, rs. Não que os americanos não façam festinhas de aniversário, fazem, mas não tem beijinho, não tem brigadeiro, os salgadinhos não são como os daqui e nem o bolo, que aliás são lindos e decoradíssimos, mas eu não sei o que eles usam na cobertura que é gordurosa e derrete muito fácil, enfim, sempre que eu falava com ela pelo telefone quando ainda estava nos Estados Unidos, ela me  perguntava: vai ter salgadinho? vai ter beijinho e brigadeiro? rsrsrs.

Então resolvemos fazer uma festinha de aniversário para o meu marido, uma forma dela matar a saudade das festas, do jeito e do sabor brasileiro.

Bem, o bolo e os salgadinhos nós encomendamos.



A vela é um ponto de interrogação??? Isso mesmo, gente! rsrsrs. Costumo dizer que depois dos 30, a idade é só um detalhe, ninguém precisa saber, rs. Eu dei a idéia e meu marido concordou, então... assim foi feito. Na verdade ele nem queria vela nada, mas como os nossos afilhados, o João Matheus de 5 e a Laura de 2 aninhos estariam presentes, tinha que ter uma velinha para eles assoprarem, né?! E foi muito engraçado porque a Laura dizia assim: "cadê a véia do padio?" (tradução: "cadê a vela do padrinho?") e o namorado da minha irmã dizia apontando pra mim: "tá aqui ó!" Fala sério, viu? rsrsrs.

O beijinho, o brigadeiro e o bolo salgado fui eu que fiz com a participação das minhas sobrinhas Aline e Milena que enrolaram os docinhos e a Laura, claro, ajudou também enchendo a casa e o nosso coração de alegria. =D






Na hora que eu estava fazendo a cobertura do bolo salgado aconteceu um acidente doméstico: eu me queimei com a água fervente da batata e daí pra frente minha amiga, só por Deus mesmo! Uma dor, uma dor... aí não consegui fazer mais nada, foi só o tempo de cobrir o bolo, jogar a batata palha e pronto! E a bolha que deu depois... tá a cicatriz até agora, nem sei se vai sumir, espero que sim!

Bem, nem só de foto vivem as cozinheiras e afins, então caneta e papel na mão para anotar as receitas. (Achei esta frase tão ultrapassada, rs: "caneta e papel na mão"... ou melhor: dedinhos preparados para copiar e colar (Ctrl+C - Ctrl+V) as receitas. Pronto, acho que assim ficou melhor, rs).


Beijinho
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 100g de coco ralado
  • açúcar granulado para decorar
Preparo: coloque os dois primeiros ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, abaixe o fogo, coloque o coco ralado e quando estiver desgrudando da panela já está pronto. Despeje num prato untado com margarina, espere esfriar e enrole.

Dicas da Si:
- Na hora de enrolar passe margarina nas mãos para evitar que grude.
- Dependendo do tamanho dos docinhos que queira fazer, use uma colher de café ou de chá como medida para que todos fiquem do mesmo tamanho.
- Esta receita dá 30 docinhos (não muito pequenos), mas a minha sobrinha que enrolou, fez o milagre da multiplicação e deram mais de 60 beijinhos. Eu comprei a forminha número 6 (pequena).
- Se preferir, você pode decorar os beijinhos colocando cravo em cima de cada um deles, também dá um saborzinho especial, tem gente que não gosta, eu não coloquei por causa disso.
- Você pode misturar o açúcar granulado de cores diferentes, eu misturei o branco com o verde, na verdade eu queria o branco com o azul, mas não achei o azul para comprar. =(
- Você pode decorar também com chocolate granulado colorido, fica bem legal ainda mais se for aniversário de criança. Outra opção também é decorar com coco ralado.

Brigadeiro
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • chocolate granulado para decorar
Preparo: Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhando até desgrudar da panela. Coloque num prato untado com margarina, espere esfriar e depois enrole.

Dicas da Si:
- Na hora de enrolar passe margarina nas mãos para evitar que o doce grude.
- Esta receita, assim como a do beijinho, dá 30 docinhos, mas com as mãos milagrosas da minha sobrinha que enrolou, deram 60 brigadeiros. Eu também usei a forminha número 6 (pequena).
- Dependendo do tamanho dos docinhos que queira fazer, use uma colher de café ou de chá como medida para que todos fiquem do mesmo tamanho.
- As pessoas sempre comentam comigo que se perdem na hora de dar o ponto do brigadeiro, ou fica mole demais ou endurece demais. Não é difícil de perceber quando está no ponto: quando começa a desgrudar da panela ou quando você passa a colher de pau forma um rastro como se o doce acompanhasse a colher, outra forma é você balançar a panela de um lado e depois pro outro, o doce quando está no ponto ele corre todo pro lado que você balançou, se você balançou a panela pra direita o doce corre inteiro para a direita, do mesmo modo quando balança pro lado esquerdo ele vai todo pro lado esquerdo como se fosse uma bola e o fundo da panela fica "limpo", vamos assim dizer, sem doce nenhum. Não sei se me fiz compreender.
- Mas se de tudo o doce ficar mole, grudando nas mãos na hora de enrolar, deixe na geladeira por, no mínimo, uma hora e depois enrole. Agora se ele ficou duro demais que você nem consegue pegá-lo com a colher, coloque um pouco de leite (um pouco, senão vai ficar mole demais) e leve novamente ao fogo, mexa com uma colher de pau até o leite sumir todo no doce.
- Eu sempre uso chocolate mesmo, aquele que contém cacau, mas se você quiser pode usar o achocolatado. A diferença é que o achocolatado contém açúcar, deixando o brigadeiro mais doce, tem gente que acha que fica mais saboroso, eu já acho que fica mais enjoativo. O brigadeiro feito com o chocolate mesmo fica mais escurinho do que com o achocolatado.
- Se você quer ousar e deixar o seu brigadeiro crocante, experimente colocar "sucrilhos" na hora de enrolar. Abra uma porção na mão, coloque um pedaço de sucrilho e feche formando normalmente a bolinha do brigadeiro. Quando eu comi numa festa de aniversário, não acreditei! Quando eu mordi e fez aquele barulho "croc" levei até um susto, mas passado o susto vi que é uma idéia bem legal e saborosa, porque o sucrilho, além da crocância, dá um sabor especial ao doce.
- Além do chocolate granulado tradicional, você pode decorar também com coco ralado ou chocolate granulado colorido.

Bolo Salgado
  • 4 pacotes de pão de forma
Recheio:
  • 1 peito de frango cozido e desfiado
  • 1 colher (sopa) de óleo ou azeite
  • 1 dente de alho triturado ou passado no espremedor
  • 1 cebola pequena cortada em cubos
  • 1 lata de ervilha
  • 1 lata de milho verde
  • 1 lata de molho de tomate
  •  1 colher (sopa) de cheiro verde
  • sal a gosto
Cobertura:
  • 3 batatas médias cozidas e espremidas
  • 1 xícara (chá) de maionese
  • ½  xícara (chá) de creme de leite
  • sal a gosto
  • decorar a gosto (tomate cereja, ervilha, batata palha, azeitonas...)
Preparo: Tire a casca dos pães de forma e reserve. Cozinhe o peito de frango, temperando a gosto e desfie. Numa panela, coloque o óleo ou azeite, refogue a cebola e o alho e acrescente o frango desfiado, deixe dourar um pouco e vá colocando o restante dos ingredientes. Regule o sal e por último o cheiro verde.

Montagem: Disponha os pães de forma de modo que dê o tamanho da bandeja ou da forma que for montar o bolo, coloque o recheio sobre os pães espalhando bem, vá montando as camadas de pão e recheio até terminar os pães. Cubra o bolo e decore a gosto. 

Cobertura: Junte as batatas espremidas, a maionese e o creme de leite, misture bem e coloque o sal. Cubra o bolo e decore a gosto.

Dicas da Si:
- Você pode comprar o pão de forma já sem a casca, é interessante porque ele não vem fatiado como o outro com casca, ele vem fatiado no sentido do comprimento e na hora de cortar o bolo depois de pronto evita que ele desmorone. Por outro lado, sem a casca não dá pra fazer os aperitivos que vou ensinar neste post.
- Procure fazer o recheio mais "molhadinho", assim evita que o bolo fique seco, bem, vai do gosto de cada um, eu gosto mais molhadinho. 
- Se comprar o creme de leite em lata, tire o soro. O objetivo do creme de leite aqui, além de dar uma cremosidade, é para evitar que o bolo escureça até a hora de cortar, ainda mais quando a cobertura vai batata como este, a batata tende a escurecer com o passar do tempo.
- Passe a batata duas vezes pelo espremedor ou mais e com ela ainda quente para que não fique cheio de pelotinhos.
- Depois que eu me queimei, a minha cobertura virou um "banzé véio", rsrs, porque aí não passei a batata duas vezes pelo espremedor, ficou cheio de pelotinhos, tentei bater no processador e depois no liquidificador para tentar eliminar os "pelotinhos", mas não façam isso, a maionese, com a batata e o creme de leite batidos viram um mingau pegajoso e não fica legal, dá a impressão depois que fica grudando na boca. Veja AQUI outra cobertura que fiz.
- Use e abuse na decoração, faça florzinhas com a casca do tomate, coloque azeitonas, use a verde e a preta para dar um efeito, coloque ramos de salsinha, enfim use a sua imaginação e criatividade, mas tome o cuidado para não se queimar, principalmente na hora de tirar as batatas da panela de pressão, senão a decoração vai por água abaixo, rsrs. 
- Se você tirar a casca do pão de forma, NÃO JOGUE FORA! Já vi muita gente fazer isso. Que desperdício! Faça o seguinte:
  1. Conforme for tirando a casca dos pães, vá colocando numa assadeira, não precisa untar.
  2. Regue com azeite, coloque sal a gosto e orégano (se quiser pode colocar também queijo parmesão ralado, até Ajinomoto eu coloco pra dar um saborzinho).
  3. Leve ao forno preaquecido a 250 graus até dourar.
  4. Guarde em vidro tampado, fica crocante por bastante tempo, não sei dizer ao certo quanto tempo, mas por uns dois meses é certeza.




  
Todas as fotos aqui postadas são de Aline Tomas.

RESULTADO DO SORTEIO VICTORIA'S SECRET

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos vocês que participaram desta promoção. Muito obrigada mesmo de coração!!! =)

E a sortuda que levou para casa esse creme magnífico da Victoria's Secret foi:

O número 25 sorteado corresponde a inscrição da Josivânia Araujo de Picui-PB.  Josivânia, por favor, responda ao e-mail que foi enviado para você.

Mais uma vez, agradeço a todos que participaram deste sorteio e para vocês que não levaram o creme, mas ganharam experiência, não desanimem não, semana que vem tem mais sorteio, fiquem de olho!!!

Próximo sorteio: 1 kit contendo: 1 petisqueira em porcelana + 12 palitos para petisco e para você que é seguidor vai levar ainda mais um brinde surpresa! Fiquem de olho!!!

BOLO MESCLADO DE COCO

Eu tenho um livro de receitas "Dona Benta" que guardo com muito carinho, pois são receitas saborosíssimas e fáceis de fazer, sem muitas complicações. Este bolo fiz estes dias para receber minha família para um lanche da tarde. Quer receber elogios??? Faça este bolo, rs.

Bolo Mesclado de Coco
(by livro de receitas Dona Benta)


Ingredientes:
  • 100 g de coco ralado
  • 4 ovos
  • 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 6 gotas de essência de baunilha
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo Dona Benta
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó Dona Benta
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Mode de preparo:
  1. Bata os 5 primeiros ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Acrescente a farinha e bata novamente.
  2. Junte o fermento e bata somente para misturar.
  3. Unte com manteiga ou margarina e polvilhe com açúcar uma forma redonda de cone central (22 cm de diâmetro) e preencha-a com metade da massa.
  4. Bata o restante da massa com o chocolate apenas para misturar bem e complete a forma.
  5. Asse em forno médio-alto preaquecido (220 graus) por cerca de 30 minutos ou até que, espetando o bolo com um palito, este saia limpo.
Dicas da Si:
- 3 colheres (sopa) de margarina equivalem a 60g.
- Fiquei perdida na hora de usar as 6 gotas da essência de baunilha, rs, então usei 1 colher (café).
- O chocolate em pó eu usei o chocolate mesmo, aquele que tem 50% de cacau, não usei o achocolatado.
- A receita diz para bater o trigo e fermento no liquidificador, eu não gosto muito de bater estes ingredientes no liquidificador, o trigo porque, dependendo da receita, fica muito pesado para o liquidificador e às vezes nem consegue bater e o fermento porque se bater muito ele perde, vamos dizer assim, o seu "poder" de fazer a massa crescer, rs, a grosso modo é mais ou menos isso. Mas este bolo eu bati tudo no liquidificador como manda a receita e achei que o bolo não cresceu muito, não sei se foi por causa disso que eu falei ou é o tipo do bolo mesmo. Mas de qualquer forma ficou muito bom.
- Eu coloquei mais massa branca do que a de chocolate, pois eu queria somente a beirada do bolo de chocolate e acho que consegui este efeito, na foto vocês vão perceber, mas vai do jeito que você quer fazer, mais branco, mais chocolate, meio a meio...







BOLO DE BANANA PRATA

Eu adoro bolo de banana, mas sempre quando faço uso a banana nanica e nunca a banana prata. Já aconteceu várias vezes de perder banana prata aqui em casa por eu não saber o que fazer com elas.
Aqui em casa somos em duas pessoas, eu e meu marido e às vezes não damos conta de comer 1 dúzia de banana prata e tem dia que eu chego da feira o moço da barraca de bananas me coloca mais duas bananas extras, ou seja, 14 bananas e com esse calor que tem feito não há banana que aguente, quando a gente vê já está toda pintadinha. Eu até tenho uma dica bacana para conservar melhor a banana por mais de uma semana e dá super certo, mas chega uma hora que não aguento mais comer banana, fazer vitamina de banana, comer banana no cereal, na salada de frutas até que aprendi a fazer este bolo, que na verdade é uma receita que peguei na internet o ano passado, anotei rapidamente num papel, mas não sei dizer a fonte.
Fica uma massa macia e quem olha acha que é bolo integral, mas é de banana prata. É uma receita fácil, muito saborosa e perder bananas? Nunca mais! Ah! Foi com esta receita que estreei o meu fogão novo depois da reforma, lembram o perrengue que eu passei? Este bolo foi o meu retorno na cozinha, rs.

Bolo de Banana Prata
(by internet)


Ingredientes:
  • 8 bananas prata
  • 4 ovos
  • 2 ½ xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de manteiga
  • 1 colher (sopa) de bicabornato
  • 1 colher (chá) de fermento
Modo de fazer: bata no liquidificador os ovos, a banana e o açúcar. À parte misture o trigo, a manteiga, o bicabornato e o fermento, mexa e junte a banana batida. Asse em forno preaquecido a 180 graus por 45 minutos.

Dicas da Si:
- Você pode usar manteiga ou margarina.
- Ao misturar a banana batida com a manteiga e os ingredientes secos, a massa vai ficar cheia de "gruminhos", uns pelotinhos, mas não se preocupe que depois de assado eles desaparecem.




 Dica para conservar a banana por mais tempo.
- Ao comprar as bananas na feira, sacolão, supermercado... chegando na sua casa corte as bananas com a faca bem rente a penca. (Fig. 1)

Fig. 1
- A  fruta deve ficar bem guardadinha dentro da casca, assim ela dura por mais tempo e também evita o aparecimento daquelas indesejadas "mosquinhas de banana". (Fig 2)

Fig. 2
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto