QUARESMA, TEMPO DE CONVERSÃO!

Foto da internet
Quaresma... tempo de conversão, reflexão, meditação, tempo de rever nossas ações, nossas atitudes, reconhecer nossos pecados... mas qual é o real significado de quaresma?

Quaresma em latim significa "quadragésima", período que compreende os quarenta dias que antecedem a maior festa cristã: a Páscoa, morte e ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo. Durante 40 dias Cristo orou e jejuou antes de enfrentar as investidas e tentações do demônio no deserto. Assim nós, cristãos, a exemplo de Cristo também devemos aproveitar este tempo em preparação para enfrentarmos as tentações que o mundo hoje nos apresenta. E sãos tantas as tentações que se não tivermos fortalecidos e preparados somos alvos fáceis às derrotas e destemperanças da vida.


Na Quarta-Feira de Cinzas, o padre  faz o gesto da cruz na testa dos fiéis com as cinzas, sinal este para lembrarmos que do pó viemos e ao pó retornaremos. As cinzas simbolizam também penitência e todo aquele marcado na fronte pelas cinzas se compromete com Deus e principalmente consigo mesmo a reconhecer seus pecados e a uma mudança de vida baseada nos ensinamentos de Cristo. Mas você pode estar se perguntando, de onde vem essas cinzas? As cinzas são feitas dos ramos utilizados no ano anterior no Domingo de Ramos, os ramos são queimados originando assim as cinzas que no ano seguinte são usadas na Celebração da Quarta-Feira de Cinzas. E enquanto o Sacerdote e/ou Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão faz o sinal da cruz com as cinzas na fronte dos fiéis ele diz: "Convertei-vos e crede no Evangelho!"

Vamos aproveitar este tempo, parar um pouco a locomotiva que é nossa vida, mesmo que você não queira ou não possa por questões de trabalho, não precisa colocar o pé totalmente no freio, mas diminua um pouco a velocidade, faça um propósito pra você mesmo, tipo: "hoje eu não vou assistir TV!" Faça isso pelo menos por um dia, não precisa fazer os quarenta dias, se fizer ótimo, mas pelo menos um dia nesta quaresma, pare um pouco, volte seus pensamentos para dentro de si mesmo, abra o seu coração e seja sincero consigo mesmo e se liberte de tudo aquilo que te aprisiona, que te escraviza, que te faz mal, ou então, eleve os seus pensamentos a Deus e peça à Ele que te ajude a se libertar de todos os males, pois muitas vezes fazemos coisas e não nos damos conta de que aquele gesto ou aquele modo de viver não está sendo bom para nós, mas Deus sabe o que é bom para nós, para a nossa vida, Ele sabe, tenha a certeza disso. Você só precisa abrir o seu coração e deixar Deus agir. Confie nEle!

Na quaresma também a igreja nos propõe a refletirmos sobre a Campanha da Fraternidade que este ano tem como tema: "Fraternidade e Saúde Pública" e como lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra." Todos sabem a situação caótica que se encontra a saúde pública no Brasil, o descaso, a falta de profissionalismo, enfim, nem vou entrar no mérito da questão, mas é preciso fazer algo, do jeito que está não pode continuar, por isso a preocupação da igreja com este assunto. Por isso rogamos a Deus pela saúde do nosso povo, sobretudo pelos nossos governantes que dê condições de uma vida mais digna para todos.

Vamos todos numa só voz agradecer a Deus pela nossa vida e pedir a Ele que nos ilumine e nos conduza pelos caminhos retos, pois se muita coisa foge do nosso alcance pelo menos podemos orar, orar sem cessar, pois tudo pode ser mudado pela oração, basta ter fé!

Oração da Campanha da Fraternidade 2012:
Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém.


Deus abençoe a todos!
Sileni


Este post teve a colaboração do meu marido Edson Almeida.

6 comentários:

  1. Amém
    Sileni que ótimo post falando sobre a quaresma, muita gente nem sabe o que significa. Amei
    Fiz a oração que é linda
    Que Deus te abençoe
    Bjs e ótimo domingo
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane, obrigada pela visita!
      Pois é, mt gente não sabe msm o real significado de quaresma, é uma pena, viu?!
      Bjss e Deus te abençoe tbm!

      Excluir
  2. Sileni

    Acho lindo quem vive essa ápoca com intensidade.
    Confesso minha amiga, que nessa parte fico a desejar.

    Tenha uma linda noite.

    Beijos pra você.


    Silmara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silmara,
      Para nós cristãos a Páscoa é a maior festa, por isso procuro viver todo esse período com muita intensidade.
      Jesus é muito presente em minha vida!
      Bjooo
      Ótimo domingo pra vc! =))

      Excluir
  3. Oi!!!Muito lindo seu post!
    Passa la no meu blog, tem selinho pra voce!!!Bjs
    http://weniasaldanha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wênia,
      Obrigada pelo carinho, querida e pelo selinho também!
      Bjs, fique com Deus!

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto