O que você procura?

DENGUE: AMEAÇA SOB ASAS

Hoje pela manhã estava tranquila em minha casa quando fui surpreendida pelos agentes sanitários apertando o meu interfone pedindo autorização para realizar a nebulização na área externa da casa, uma ação ao combate ao mosquito da dengue. Quando vi aquele pessoal com aquela roupa branca, máscara e aquele aparelho pendurado no corpo que mais fazia barulho do que soltava fumaça pensei logo naquele filme “Caça-Fantasmas” (Ghostbusters)… e pensando bem esse mosquito está sendo realmente um fantasma assombroso em nossa vida, além de assustar, ele mata, mas não de susto, mas sim de uma doença chamada dengue. Enquanto eles faziam o trabalho em casa me pediram para ficar fora por pelo menos 15 minutos para evitar a inalação daquele veneno e assim fiquei na rua vendo pessoas saírem de suas casas levando crianças e animais domésticos. E presenciando aquela cena toda, me senti numa guerra…uma guerra entre humanos e mosquitos. Falando dessa forma parecem mosquitos alienígenas que invadiram a Terra com o intuito de dominar o mundo. Parece filme de ficção não é mesmo? Mas infelizmente é a mais pura realidade. Tudo bem que eles, os mosquitos, não são alienígenas, mas são criaturas terríveis que picam e transmitem doenças, sim, doenças, porque além da dengue eles transmitem também a febre amarela, não muito comum em nossa região, mas a dengue está tão próxima de nós, muito mais do que imaginamos.


Mas o que é a dengue afinal? A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus, mas para que eles possam transmitir a doença para a pessoa é preciso que primeiro eles estejam infectados com o virus. Segundo estudos, tais mosquitos viviam nas florestas e picando marsupiais (animais da família dos gambás) que continham o tal virus, com o desmatamento estes mosquitos tornaram-se urbanos, picando o homem e iniciando assim o ciclo da transmissão da doença. Não é uma doença que transmite do homem para o homem, mas sim do mosquito para o homem. Somente as fêmeas picam, pois precisam do sangue para o amadurecimento dos ovos. São mosquitos com hábitos diurnos, mas com o passar dos anos foram mudando de comportamento aparecendo também a noite, mas não é muito comum. Eles picam principalmente tornozelos e pés pois voam baixo, porém, há quem diga que agora eles também estão alçando voos mais altos, eita bichinho pra progredir, não? Mas não tem muitos relatos sobre isso, portanto vamos ficar atentos ao nossos pés, mas por via das dúvidas é melhor se atentar para o corpo todo. Mas a maior prevenção mesmo é exterminar com os criadouros que é a principal causa de tudo isso. Infelizmente essa é a parte mais difícil, pois muitas pessoas ainda tem o péssimo hábito de acumular entulho no quintal de suas casas e também de jogarem lixo nas ruas, isso precisa ter um fim, por isso depende muito de cada um de nós o combate ao mosquito da dengue, não basta as autoridades se mobilizarem colocando nas ruas agentes sanitários para a nebulização, limpeza das ruas se as pessoas continuarem com os velhos hábitos, por isso repito, é uma ação que depende muito mais de cada um de nós.


Infelizmente não é isso que está acontecendo, o mosquito está cada vez mais dominando o nosso espaço, está tomando conta de tudo e nós, temos que ficar a mercê desse “monstrinho” por causa da atitude de alguns, fala sério! É revoltante!

Dengue é uma responsabilidade de cada um de nós! É preciso que cada um faça a sua parte! É uma guerra e nós precisamos vencê-la!

Para saber mais sobre o mosquito e a doença acesse o site

http://www.dengue.org.br/index.html, clicando no menu “O Mosquito” tem um vídeo bem legal da Fiocruz, mostrando como o mosquito age em nosso meio, por isso é preciso exterminarmos qualquer tipo de ambiente propício para a criação do Aedes aegypti.

Vamos juntos combater a dengue, precisamos vencer essa guerra!

Abraços a todos e que Deus nos proteja e que também ilumine a cabeça de cada um para que se conscientize sobre a situação em que nos encontramos e tome providências já!



Imagem da internet



6 comentários:

  1. Já passei por essa experiência e acho bom qdo os agentes passam por aqui. Me sinto mais segura e definitivamente livre desses malditos mosquitos!
    bjs e ótimo final de semana
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Viviane,
    O trabalho dos agentes ajuda bastante, mas o importante mesmo é não propiciarmos o ambiente para a procriação dos mosquitos, esse é o combate mais eficaz.
    Bjs, ótimo fim de semana tbm.
    Volte sempre! =))

    ResponderExcluir
  3. Querida Silene, por favor se der mude o link do meu blog, passei para dominio próprio e enquanto voces não mudarem, não vão ter atualizações do meu blog. Agradeço de coração se puder mudar, pois ja tem postagem nova hoje. O novo link é www.cozinhandocomjosy.com. Obrigada de coração.
    Muito bom e portuno esse post amiga, realmente os agentes da saúde ajudam muito, mas antes de tudo as pessoas precisam ajudar uns aos outros, não adianta fazermos nossa parte se o vizinho não faz né? Adorei, excelente
    Bjos ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josy, eu que agradeço pelo aviso, imagina me perder de vc seria uma tragédia.
      Obrigada pela visita e volte sempre!
      Bjsss

      Excluir
  4. OLÁ QUERIDA SILENE!
    A DENGUE MATA, TEMOS QUE CUIDAR MESMO DA NOSSA CASA E FICAR DE OLHO NA VIZINHANÇA MESMO, JÁ MORRERAM MUITAS PESSOAS POR CAUSA DA DENGUE.
    OS AGENTES ESTÃO DE PARABÉNS, QUANDO ELES VEM AQUI TENHO PRAZER EM RECEBÊ-LOS, POIS SEI QUE ELES VÃO DA UMA GERAL AQUI EM CASA, RSRS.
    POST NOTA 10, AMEI!

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
    BJS DE ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréa, o trabalho dos agentes ajuda bastante, mas infelizmente alguns vizinhos meus não abriram as portas de suas casas, uma pena! =(
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir

Queridos amigos, leitores e visitantes,
Sejam todos muito bem-vindos!!!
O seu comentário é de grande valia para o Vivendo e Aprendendo, por isso, peço a gentileza de deixar seu nome e um contato como e-mail, blog ou site para que eu possa agradecer e retribuir a sua visita.
Muito obrigada e volte sempre! ♥

PS: A PARTIR DE JANEIRO/2015 OS COMENTÁRIOS NÃO SERÃO MAIS RESPONDIDOS, SALVO QUANDO FOR PARA TIRAR ALGUMA DÚVIDA DAS RECEITAS AQUI POSTADAS.
GRATA PELA COMPREENSÃO! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto