DESPERTANDO COM AS MARITACAS

Olá meus amigos, bom diaa!!!

Guaratinguetá na língua tupi-guarani significa "Terra das Garças Brancas", porque aqui viviam muitas garças brancas, eu me lembro que quando criança elas ficavam nas árvores de fora a fora na avenida Presidente Vargas, as árvores pareciam até paineiras de tão branquinhas que ficavam por conta das garças que ali pousavam, era até perigoso quem passasse por ali levar um banho de, de, hã... "bomba" se é que me entendem, rs.

Bem, mas com o passar dos tempos as garças foram diminuindo, diminuindo e hoje podemos ver uma ou outra apenas às margens do Rio Paraíba. E eu me pergunto: para onde foram as garças brancas de Guaratinguetá???

Guaratinguetá já não faz mais jus ao nome, deveria agora se chamar "Terra das Maritacas", porque o que tem de maritaca gritando por aí em plena 6 horas da manhã, não é brincadeira! Costumo dizer que elas são o meu despertador natural, com isso o galo já perdeu o seu reinado, aliás faz muito tempo que não ouço o galo cantando de manhãzinha. A bola da vez são as maritacas.

As maritacas voam em bando, às vezes uma ou outra se desgarra do bando e fica em cima dos telhados das casas e nos fios da rede elétrica aprontando a maior gritaria, acho que ela grita para chamar as outras: "cadê vocês? cadê vocês?" O mais engraçado que aqui na vizinhança tem muito cachorro e elas acabam imitando o latido dos cachorros, agora imagina uma bando de maritacas voando e "latindo" enlouquecidamente aos arredores da sua casa em pleno raiar do dia! (neste momento estou ouvindo o barulho delas, rs)

É... depois dessa, se eu fosse um galo eu me recolhia no puleiro e ficava quietinho, porque sinceramente, não dá pra competir com as maritacas! O barulho que elas fazem é incrivelmente ensurdecedor! Já acordei assustada várias vezes, hoje não mais,  porque me acostumei com elas.

No fundo, não acho ruim não! É uma forma de sentir a natureza mais próxima de mim. Mas bem que elas poderiam começar as suas atividades um pouquinho mais tarde, né?! Não é que esses dias, tinha um casalzinho de maritaca no maior love em cima do telhado do vizinho que dá de frente para janela do meu quarto e naquela empolgação!!! Sabe lá o que estavam dizendo um para o outro! rs. O problema é que eu perdi o sono e sabe o que eu fiz? Catei a minha máquina fotográfica e registrei a cena...

Flagrei esta sozinha chamando o bando

Guaratinguetá... Terra das Garças Brancas (já foi um dia), de Frei Galvão (1° Santo Brasileiro), de Dilermando Reis (famoso violinista), de Rodrigues Alves (já foi presidente do Brasil), de Prof. Pasquale Cipro Neto (mestre da Língua Portuguesa), de Dr. Euclides de Jesus Zerbini (médico cardiologista que fez o 1° transplante de coração no Brasil) e agora também Terra das Maritacas Barulhentas e viva as maritacas!

Quer um despertador natural aí na sua casa? Eu mando pra você! rs

Ótimo domingo a todos! Fiquem com Deus!

15 comentários:

  1. Bom dia Silene...
    Eu quero sim um despertador desses ai... pode mandar, os meus são menorzinhos... heheheh... passarinhos mesmo....
    Otimo domingo

    ResponderExcluir
  2. Que lindas na minha cidade também tem.

    ResponderExcluir
  3. heheh
    fazem mto barulho mesmo?
    e cedo?
    hehehe. q dó de ti.
    om domingo
    bj
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É gostoso sentri a natureza por perto. Morei num lugar que era assim.
    Hoje tenho saudades.

    Bom domingo e uma semana abençoada.


    Silmara Freitas

    ResponderExcluir
  5. Oi Sileni ri muito com seu relato, ao dizer que as maritacas gritavam e latiam, pra imitar os cachorros kkk
    Ai ai essas maritacas são bem alegres né.? De vez em qdo aqui passam umas fazendo algazarras.Mas que elas conseguem tirar o sono, isso conseguem hehe. O flagrante do casalzingho apaixonado tá muito fofo. Bjos querida bom final de domingo

    ResponderExcluir
  6. eheheh envia. Pode ser que eu consiga levantar-me sem preguiça.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Pena que as garças sumiram....mas as maritacas tem a sua beleza também.
    Terra de grandes!!!
    bjs e bom domingo!

    ResponderExcluir
  8. OLÁ QUERIDA!
    IMAGINO COM É ACORDAR COM O SOM DAS MARITACAS,UMA OU DUAS AINDA VAI MAIS UM MONTÃO, UFA, RSRS.
    AS FOTOS FICARAM LINDAS, ELAS ESTÃO NAMORANDO, RSRS.

    TENHA UM FINAL DE DOMINGO ABENÇOADO!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  9. Amo a natureza e os pássaros, mas o barulhos delas as 6 da matina è irritante de mais...ainda mais pq tenho um vizinho que tem duas nums gaiola...ou seja , elas ja gritam por natureza imaginam presas numa pequena gaiola??? Fico pasma com a maldade e capricho desnessârio, fala sèrio, prender um bicho desse numa gaiola, è o fim do mundo...e ainda se diz pastor....fico indignada...com tanto sinismo..ahh e esse mesmo..pegava uma espingarda e matava as andorinhas...è mole pessoal? Xinguei, gritei e falei se ele continuasse chamaria a polícia ambiental...e se ele continuar com esses bichinhis presos ba gaiola vou denunciar mesmo..se Deus fez eles com asas è pra voar e não pra ficar presosem um pequeno quadrado.

    ResponderExcluir
  10. Eu convivo com uma que dorme no meu rancho e não sai do meu ombro. Tenta fazer amizade com o bando que fica em uma árvore enorme ao lado da minha chácara. Ela apronta muito por aqui. Para me proteger parece um cão de asas, já bico muitas pessoas rs. Gostamos muito dela e das outras que às vezes fazem companhia e dão umas voltinhas juntas.

    ResponderExcluir
  11. Minha cidade chama Garça mas foi-se o tempo que havia garças aqui, agora tem bastante maritaca, parece praga... Mas eu amo elas, tinha duas e faziam barulho danado, elas latiam tbem junto com meus cachorros kkk mas morreram pois um cachorro novo que ganhamos matou as duas, fiquei arrasado e chorei muito pois elas viviam soltas e os outros cachorros brincavam com elas e elas não tinham medo, me livrei do cachorro...

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho que estudar e elas não calam a boca. Se pudesse eu matava todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maldade com os bichinhos, Vini! Tenho certeza de que não é isso que você deseja do fundo do seu coração! Concentre-se nos estudos! =)

      Excluir
    2. Melhor ouvir só as maritacas mesmo do que ter que ouvir barulho de carro, gritaria, máquinas, animais... tudo ao mesmo tempo. Pelo menos elas não fazem para te incomodar.

      Excluir
    3. É verdade, Laura! Não tem coisa melhor que ouvir o som da natureza!
      Obrigada pela visita e volte sempre! 😊

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto