MOSAICO DE GELATINA

Olá, boa tarde a todos!

Conforme prometido, trago a receita do Mosaico de Gelatina. Faz muito tempo que tenho esta receita, é da época que a Palmirinha Onofre ainda apresentava o TV Culinária na Gazeta, conforme ela foi fazendo eu fui anotando. Esta sobremesa impressiona pela beleza e pra quem gosta é um "manjar dos deuses", eu confesso que não sou muito fã por causa da gelatina de limão, como já disse várias vezes, limão pra mim é só para temperar saladas e peixes. As pessoas sempre me perguntam: "mas se você não gosta da gelatina de limão, por que coloca?" Eu coloco justamente para dar esse efeito legal de cores, esse colorido que é o charme da sobremesa, rs, mas mais do que isso, para quem gosta da gelatina de limão, é uma sobremesa completa, linda e deliciosa. Eu fico só no "linda" e troco o "deliciosa" por gostosinha, rs.

Mosaico de Gelatina
(by Palmirinha Onofre)

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
3 envelopes de gelatina de limão, morango e abacaxi
1 envelope de gelatina sem sabor
4 colheres (sopa) de água

Modo de preparo: Faça as gelatinas conforme as instruções da embalagem, deixe na geladeira até solidificar. Corte-as em cubos com o auxílio de uma tesoura e reserve. Hidrate a gelatina sem sabor: misture com a água e leve em banho-maria até dissolver completamente, mas não deixe ferver ou leve ao microondas por 15 segundos. Numa tigela, coloque o leite condensado, o creme de leite sem o soro e bata na batedeira, continue batendo e aos poucos vá adicionando a gelatina sem sabor hidratada, bata muito bem. Misture as gelatinas cortadas em cubos no creme e coloque num refratário. Deixe na geladeira por 4 horas. Para acompanhar poderá usar uma calda de morango.

Dicas da Palmirinha:
- Se quiser desenformar, passe um pouco de óleo no refratário, molhe com água, dê uma chacoalhada para tirar o excesso da água, coloque o mosaico e leve a geladeira por 4 horas e depois desenforme. Caso fique difícil de desenformar, com uma faquinha desprenda a gelatina para que o ar entre e ela solte por inteira.
- Para não desmanchar o mosaico na hora de desenformar deixe a gelatina de sabor mais durinha: coloque o pó de sabor num refratário e na hora de colocar a água fervente, misture 1 envelope de gelatina em pó sem sabor, não precisa hidratar, acrescente água fria e leve a geladeira por 4 horas.

Dicas da Si:
- Use o creme de leite de caixinha, assim não precisa tirar o soro, aliás usei também o leite condensado de caixinha é mais barato que o de lata e o resultado é o mesmo.
- Se você quiser usar outros sabores de gelatina fique a vontade, mas procure usar sabores com cores diferentes para dar um colorido legal a sobremesa.
- Eu já fiz o creme sem usar a gelatina sem sabor, achei que ficou mais cremoso, mas desta forma não dá para desenformar porque o doce vai ficar mais mole.
- Se preferir, ao invés de usar a batedeira para fazer o creme, poderá usar também o liquidificador.
- As gelatinas de sabor eu coloquei em vasilhas de plástico retangulares e depois usei uma faca para cortá-las, fiz vários cortes na horizontal e na vertical e depois fui soltando os cubos com uma colher.
- Para desenformar eu não segui as dicas da Palmirinha, de colocar gelatina em pó sem sabor junto com a gelatina de sabor e deu certo, desenformou direitinho sem desmanchar, mas eu coloquei o mosaico em forminhas de gelatina, são pequenas, penso eu que se você colocar o mosaico em recipientes maiores como formas para pudim ou refratários, na hora de desenformar eu acho que vai desmanchar porque o mosaico vai estar maior, o risco é grande, por isso é melhor seguir as dicas da amiguinha Palmirinha. O restante do mosaico eu coloquei num refratário maior e não desenformei.
- Para decorar usei a calda de chocolate, que é o que tinha em casa, mas acredito que a calda de morango fique mais gostoso.

 


11 comentários:

  1. Adorei fica linda vou fazer essa semana tenho tudo em casa obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Pois eu adoooro essa sobremesa além de gostosa fica muito linda...Um charme!beijkas

    ResponderExcluir
  3. MINHA AMIGA,
    UM DIA AINDA FAÇO ESSA RECEITA, DÁ UM POUQUINHO DE TRABALHO MAIS FICA LINDA E DELICIOSA!

    BEIJINHOS,
    FICA COM DEUS!

    ResponderExcluir
  4. Adorei Si coloca receitas da Royal e da Maizena eu tinha várias mas perdi obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Que linda Silene, fica uma apresentação tão bonita né? Ao contrário de vc eu gosto de gelatina de limão, assim, misturada às outras, se for sózinha prefiro outras opções, tbém não gosto de tutti frutti, a minha preferida é cereja. Adorei a receita. Ficou linda. Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Que linda gelatina! Arrasou amiga.

    BJS

    Silmara Freitas

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz, não dá nenhum trabalho, além de ficar lindo, fica deliciosos
    😂

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz ficou maravilhosa

    ResponderExcluir
  9. será que posso colocar no molho do MOSAICO gelatina comum?? ( leite condensado,creme de leite e gelatina comum,com menos água)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meg Rejane, o que vc chama de gelatina comum? Se for com sabor, pode sim, lembrando que o doce vai puxar para o sabor da gelatina que escolheu!
      Obrigada pela visita e volte sempre! 😘

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto