BOLO DE PINHÃO


Bom dia amigos, espero que todos tenham tido um feriado feliz!

Outono é a estação da “dormência”, as flores, as árvores dormem nesta época e até a gente tem vontade de ficar dormindo e acordar só na primavera, rs. E aproveitando esta estação que anuncia e nos prepara para a chegada do inverno, trago pra vocês esta receita para aquecer ainda mais o seu dia. Lembrando que estamos na época do pinhão, aproveitem!

Bolo de Pinhão

Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 lata de leite Moça
  • 4 gemas
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (chá) de pinhão cozido e moído
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 4 claras em neve
  • manteiga para untar
  • farinha de trigo para polvilhar
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo: em uma batedeira, bata a manteiga em creme, junte o leite Moça em fio e bata até a mistura ficar cremosa. Junte as gemas, uma a uma, o sal e o pinhão e bata mais um pouco. Misture lentamente a farinha peneirada com o fermento e, por último, as claras. Asse em forma com furo central (19cm de diâmetro) untada e enfarinhada, em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Polvilhe com açúcar e sirva morno ou frio.

Dicas da Si:
- 1 xícara (chá) de manteiga equivale a 220, 230g mais ou menos. Da próxima vez que eu fizer este bolo vou diminuir esta quantidade, pois achei que ficou “lembrando” manteiga.
- Se você usar manteiga ou margarina com sal não há a necessidade da pitada de sal que pede a receita, a menos que você queira, fica a seu critério, tudo é questão de gosto.
- Ao misturar as claras em neve à massa, misture delicadamente, com o auxílio de um fuê, com movimentos de baixo para cima. Fica uma massa muito fofa e macia.
- 1 xícara (chá) de pinhão é o equivalente a 25, 30 pinhões, mais ou menos, dependendo do tamanho do pinhão. Os meus eram grandes e 25 pinhões moídos encheram 1 xícara.
- Para descascar os pinhões, use o PINHOLINO, é prático, rápido e não faz sujeira.
- Depois que descascar os pinhões, espere que eles esfriem totalmente, pois se você triturá-los quente, no processador ou liquidificador eles vão se unir formando um bola e eles não vão ficar bem trituradinhos e formando uma bola fica mais difícil de trabalhar com eles, principalmente na hora de adicioná-lo à massa.
- O tempo desta receita no meu forno foi de 40 minutos.
- IMPORTANTE: MANTENHA ESTE BOLO NA GELADEIRA, DEVIDO A GRANDE QUANTIDADE DE MANTEIGA ELE PODE AZEDAR! Infelizmente o meu azedou, pois deixei fora da geladeira, que pena…

Bolo de Pinhão

Bolo de Pinhão1

6 comentários:

  1. Amiga, olhe teu e-mail lá. BJS


    Silmara

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Vou guardar essa receita para quando aparecer por aqui os pinhões.

    OBS: Meu palpite é para o leite condensado!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Marbene, até pode ser mesmo, mas já fiz tantos, tantos bolos com leite condensado e nunca aconteceu isso! Mas valeu pela dica!
    Obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. QUERIDA SILENI,
    NUNCA PROVEI BOLO DE PINHÃO, FIQUEI COM VONTADE DE COMER, O SEU FICOU LINDO COM UM ASPECTO DELICIOSO!
    TENHO VISTO VÁRIAS RECEITAS COM PINHÕES, AINDA NÃO OS VI POR AQUI.

    TENHA UMA NOITE ABENÇOADA!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  5. Ai que delicia Si, nunca provei bolo de pinhão, e olha que amo pinhão, ja fiz refogados com pinhão, fica uma delicia, em blos deve ser maravilhoso, vou experimentar. Estranho o bolo ter azedado amiga,principalmente com esse frio que anda fazendo, tem certeza que azedou? Vc nao se enganou não?
    Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Sileni, o bolo parece ótimo,nunca comi bolo de pinhões.
    Pena que azedou. Ele deve congelar muito bem.
    Bjs e bom dia!

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto