HIGIENIZANDO AS VERDURAS, LEGUMES E FRUTAS

 

Olá amigos, bom dia!

 

A dica de hoje é a higienização das frutas, legumes e verduras. Antes eu lavava somente na hora que eu ia comer em água corrente. Depois, de tanto se ouvir falar em bactérias, agrotóxicos e doenças causadas por alimentos mal lavados, passei a deixar de molho numa solução com vinagre, mas os especialistas dizem que isso não é o suficiente, recomendando o uso da água sanitária. Mas a água sanitária tem um cheiro muito forte e, sinceramente, tenho medo de usá-la nos alimentos. Passei então a usar um produto próprio para este fim que compro no supermercado e chama-se Pury Vitta que, na verdade, tem o mesmo princípio ativo da água sanitária, mas o cheiro é bem mais suave e sinto-me mais segura na hora de utilizá-lo.

 

Depois que eu passei a acompanhar o “Dr. Bactéria” naquele quadro do Fantástico, lembram-se dele? Pois é, posso dizer que a minha vida mudou totalmente e passei a adotar hábitos que até então não tinha. Cheguei até a ficar paranoica com a questão “bactérias” a ponto de dormir e acordar pensando nelas, mas isto conto pra vocês numa outra oportunidade. Alguns hábitos deixei de lado para preservar a minha sanidade mental, rs, outros, no entanto, permaneceram, como higienizar as verduras, legumes e frutas, por exemplo, hábito que considero importante para a nossa saúde e não somente por causa das bactérias, mas também devido a alta concentração de agrotóxicos, bichinhos e ovinhos que os insetos depositam principalmente nas verduras.

 

As verduras

Geralmente são folhas que carregam muita sujeira como terra, larvas e outros bichinhos, por isso devemos dar uma atenção maior para elas.

Ao chegar da feira ou supermercado coloque as verduras dentro da geladeira e deixe por duas horas.

Depois deste tempo lave tudo em água corrente, folha por folha, sempre começando da folha para a raiz, pois na maioria das vezes os insetos depositam seus ovos na raiz, se você lavar da raiz para a folha, pode acontecer dos ovinhos ficarem parados na folha e você não perceber. Lavando da folha para a raiz, se tiver algum ovinho ali ele vai escorrer para a pia. Importante também é esfregar bem a raiz e de preferência usar uma escovinha, pois os ovinhos costumam ficar grudadinhos e não se soltam facilmente com água.

 

Higienizando Verduras

 

Em seguida, deixe de molho numa solução própria para higienização por, no mínimo, 5 minutos. Aqui em casa faz muito tempo que uso o Pury Vitta, uma solução composta por hipoclorito de sódio, o mesmo usado em água sanitária. Use meia tampinha para cada litro de água. A própria água sanitária também pode ser usada para higienização das verduras, usa-se 1 colher (sopa) para cada litro de água, mas acho que fica um cheiro forte e também não fico muito à vontade na hora de utilizá-la.

 

pury vitta

 

P4200938

 

Após os 5 minutos na solução, lave tudo de novo folha por folha em água corrente.

 

Higienizando Verduras3

 

Retire todo o excesso de água e acondicione em vasilhas com tampa e guarde na parte de baixo da geladeira. Dura por mais de uma semana.

 

Higienizando Verduras1

 

A foto a seguir tirei depois de uma semana para vocês verem como conserva a alface seguindo estes passos.

 

Higienizando Verduras2

 

No caso das frutas, legumes e vegetais proceda da mesma maneira que as verduras. Coloque na geladeira por 2 horas, depois lave um a um em água corrente, deixe de molho na solução por 5 minutos e em seguida lave novamente em água corrente.

 

Higienizando Frutas

 

Higienizando Legumes e Vegetais

 

Seque muito bem cada um deles com papel toalha, coloque-os em embalagens tipo “ziploc” (retire o ar) e guarde na parte debaixo da geladeira, no gavetão.

 

Higienizando Frutas1

 

Higienizando Legumes e Vegetais1

 

A higienização das frutas, verduras e legumes é muito importante e requer tempo e paciência. Você já parou pra pensar no trâmite que os alimentos percorrem até chegarem à sua mesa? A origem e as condições que eles são cultivados? Não estou querendo dar uma de “Dr. Bactéria” não, querendo colocar caraminholas na sua cabeça, mas se você não tem um pomar ou uma horta no seu quintal, todo cuidado é pouco. Paranoia? Talvez…

 

Ah que saudade da época que a gente tomava água da torneira, comia fruta direto do pé sem lavar e não se ouvia falar em bactéria, hoje em dia não se pode fazer mais nada que tudo é motivo pra ficar doente. Será o fim dos tempos???

 

E você, como lava as frutas, verduras e legumes? Tem alguma dica para nos passar?

 

Beijos, ótima semana pra todos!

20 comentários:

  1. Adorei suas dicas vou fazer compra essa semana e seguir tudinho obrigada.

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas.
    sempre bom pra nosso organismo
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. QUERIDA AMIGA,
    EU FAÇO IGUAL A VC, HIGIENIZO MINHAS FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS ASSIM, TBM.
    COM A SAÚDE NÃO SE BRINCA, SOU UMA DONA DE CASA DOENTE COM A LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO EM GERAL, SOU CHATA IGUAL AO Dr. BACTÉRIA, RSRS.
    SUAS DICAS SÃO PERFEITAS, NÃO TEM COMO ERRAR!

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA, JUNTO AO SEU AMOR!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  4. É verdade Sil, antigamente não tinha produtos com data de validade e nem porisso ficavámos doentes, mas hj tudo é a base de agrotóxico etc.. Adorei todas as dicas, muito boas, excelente post Bjos uma linda semnana

    ResponderExcluir
  5. Oi Sileni,
    Gostei da dica. Já anotei.
    Estava com saudade de vir aqui.
    Está rolando o SORTEIO DOS SONHOS no meu blog e, se vc não estiver
    participando ainda, vou ficar muito feliz se participar.
    Tenha uma ótima semana!
    xoxo

    SORTEIO DOS SONHOS
    http://www.gosto-disto.com/2012/07/sorteio-dos-sonhos-dreams-giveway.html

    ResponderExcluir
  6. O uso do hipoclorito de sódio para higienização, é sem dúvidas, excelente, entretanto, esse produto é enganação.

    A composição, dele é de 0,96% de hipoclorito de sódio, da água sanitária é de 2,5%.

    Ou seja, voce pode comprar a água sanitária (que não custa nem R$2,00 o litro) e DILUIR em água, e voce tera o MESMO produto do Pury Vitta!

    Use 2 partes de água sanitária para cada 3 partes de água e voce terá o mesmo produto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathan, em relação a custo pode ser que vc tenha razão, pois a água sanitária é bem mais barata que o Pury Vitta, mas não vejo como enganação já que tanto um como o outro higienizam da mesma forma! Além disso, há outros fatores que devemos levar em consideração. Por exemplo, o hipoclorito de sódio requer muitos cuidados pois trata-se de um forte oxidante, ou seja, se não usado com cautela poderá provocar graves queimaduras e eu confesso pra vc que não me sinto à vontade com a água santitária justamente pq contém uma maior porcentagem deste produto! Já usei o preparo de água sanitária para higienizar verduras e tenho a impressão de que por mais que eu lave as verduras em água corrente para retirar a água sanitária parece que fica o gosto e o cheiro ainda continua forte, por isso prefiro pagar um pouco mais caro no Pury Vitta e ter a certeza de que não estou colocando em risco a saúde da minha família!
      Mas fica aí a sua dica! Obrigada pela sua visita e volte sempre! :))

      Excluir
    2. Não leve a mal, mas isso é psicológico. Não fica cheiro nenhum, até porque, se fosse assim sentiríamos cheiro na água que vem da rua, que também possui cloro. Já comprei esse Pury Vitta e achei uma tremenda bobagem, sem contar que é bem caro. A famosa "colher de sopa" de cloro ainda é a opção mais barata e mais eficaz na limpeza de verduras, legumes e frutas.

      Excluir
    3. Cada um é cada um! É a mesma coisa eu dizer pra você que frio é psicológico! Eu sinto o cheiro da água sanitária e por isso prefiro o Pury Vitta! Cada um faz aquilo que lhe é cabível, não é mesmo?! ;)

      Excluir
  7. Eu pegava umas garrafinhas de hipoclorito na farmácia do posto de saúde de graça. Nem precisa receita, é só pedir. Mas eu tinha me esquecido disso! Faz tanto tempo que não uso... Vc me fez lembrar, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te fiz lembrar, Kátia! rsrs
      O cuidado com a nossa saúde é muito importante!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  8. Olá! Parabéns pelas dicas, são realmente muito boas! Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Dicas muito boas. Mas só uma correção, o Dr bactéria, não coloca "caraminholas" na cabeça de ninguém. Apenas fala de vida microscópicas invisíveis a olho nú que podem prejudicar nossa saúde. Um profissional excelentíssimo que estudou e estuda para dar dicas de higiene para melhorar a vida das pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana, o termo "caraminholas" eu usei para se referir a mim mesma, pois quem sou eu para me comparar a um profissional renomado como Roberto Martins Figueiredo, o "Dr. Bactéria" como é conhecido! Todas as dicas dadas neste post aprendi com ele e se vc leu o post na íntegra deve ter lido quando disse que a minha vida mudou depois que eu comecei a acompanhar o quadro dele no Fantástico! Mudou para melhor, porque uma coisa que prezo é viver de forma saudável, por isso o motivo desse post! Sou super fã do Dr. Bactéria, se não fosse assim pra que eu iria passar dicas que aprendi com ele, você não acha?!

      Excluir
  10. Peraí... você usa a solução e depois lava com água de torneira novamente? Este produto precisa enxaguar? Até onde sei a água da torneira é tão suja quanto o próprio alimento antes da aplicação solução...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, há produtos no mercado que, segundo as instruções da embalagem, não precisa fazer o enxágue depois da higienização, eu já usei produtos assim, mas eles queimam facilmente as folhas das verduras depois de 3,4 dias guardadas na geladeira, não duram, por isso prefiro este produto mencionado no post que precisa fazer o enxágue, mesmo porque se deixar o produto nas frutas e verduras faz mal à saúde. Mas se a água da torneira for tratada não tem problema nenhum! Aqui na minha região a água da torneira é tratada, de boa qualidade. Agora, se a água não for tratada, realmente não faz sentido fazer a higienização e depois enxaguar, vai contaminar tudo de novo! Quando a água não é tratada é preciso higienizá-la também, no mercado há produto específico para este fim!

      Excluir
  11. Excelentes dicas. Só não compreendi a questão de colocar na geladeira por duas horas antes da higienização. Pode me explicar, por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, se vc higienizar as frutas e verduras em temperatura ambiente, ou seja, se estiverem, a água, frutas e verduras na mesma temperatura, as frutas e verduras vão absorver toda a contaminação presente na superfície, dificultando ainda mais a higienização, este fenômeno chama-se "uptake", é preciso neutralizá-lo, conseguimos isso colocando frutas e verduras na geladeira por duas horas antes da higienização. Não sei se me fiz compreender! Espero que sim!
      Obrigada pela visita e volte sempre! 😊

      Excluir
  12. Gostei das dicas. E quanto ao tempo na geladeira é verdade que funciona como barreira para impedir que haja contágio. Caso contaminado, é claro.

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto