PALAVRAS ESTRANGEIRAS UTILIZADAS NA COZINHA BRASILEIRA

 

Olá meus amigos, bom dia!

 

Às vezes, quando leio alguma receita, livro de culinária ou um cardápio de restaurante, aparecem umas palavras estrangeiras que não tenho nem ideia do significado e muitas vezes não vem a definição delas como se a gente fosse obrigado a saber do que se trata.

 

E por causa disso fui atrás do significado de algumas delas, pesquisando na internet, no dicionário e também no meu “fichário de receitas” (um produto da Tilibra), vem algumas definições as quais deixo aqui pra vocês.

 

À la provençale – designa pratos preparados à moda da Provence, região localizada no sul da França. São pratos feitos à base de azeite e alho, podendo ser usado também vegetais como cebola, tomate e berinjela.

 

Bouquet-garni – palavra de origem francesa que significa um ramalhete de cheiro verde. Geralmente é feito com tomilho, salsa, louro, manjericão, entre outros. Muito usado para aromatizar molhos.

 

Brodo – de origem italiana, é uma caldo que se obtém através do cozimento de carnes e legumes, é a base para o preparo de pratos como sopas, cremes e molhos.

 

Cassoulet – uma iguaria francesa feita à base de feijão branco, carne de ganso, pato ou porco. Aqui no Brasil usa-se fazer este prato com carne seca ou frango, além da carne de porco, o preparo é parecido com a nossa feijoada, com a diferença que ao invés do feijão preto, usa-se o feijão branco.

 

Chateaubriand – filé mignon de aproximadamente meio quilo, feito na manteiga, com vinho tinto e champignons.

 

Confit – é uma palavra francesa, é uma técnica de conservação dos alimentos que consiste em cozinhá-los na gordura sem fritar.

 

Consommé – palavra de origem francesa que significa um caldo de carne muito forte.

 

Creme Brulée – é uma das sobremesas mais tradicionais da França, feita à base de creme de leite, açúcar e gema de ovo.

 

Croutons – cubinhos crocantes de pão, fritos na manteiga ou dourados no forno.

 

Gratin – creme polvilhado com queijo ralado, utilizado para cobrir determinados pratos que vão ao forno. Pratos com essa cobertura chama au gratin.

 

Hors-D’Oeuvre – expressão francesa que significa aperitivo ou entrada.

 

Julliene – é o nome dado ao corte de verduras e legumes em fatias finas e longas. Conhecido também como “corte à juliana”.

 

Mascarpone – utilizado em doces e salgados, é um tipo de laticínio italiano elaborado com a adição de ácido cítrico ao creme de leite. Depois de separado do soro, o creme de leite se torna uma massa alva, cremosa e levemente ácida. É um alimento de consumo rápido.

 

Ratatouille – prato típico de Provence, na França, feito à base de berinjelas e tomates picados, conhecido também como “ragu de legumes”.

 

Sambuca – tipo de licor italiano preparado à base de anis.

 

Sauté – dourar o alimento em pouca gordura e em fogo alto. É daí que vem o termo “saltear” os legumes.

 

Tiramisù – um tipo de pavê, originário da Itália. É feito com camada de mascarpone, zabaione e biscoitos molhados no café ou vinho.

 

Tournedos – é o "miolo do filé mignon, geralmente uma fatia de 2 cm. Normalmente é servido grelhado.

 

Velouté – molho feito do caldo que sobra do cozimento de aves e peixes e para conseguir a sua forma “aveludada”, como o próprio nome diz, basta acrescentar manteiga.

 

Zaatar – é uma mistura de ervas, utilizada na cozinha árabe e libanesa.

 

Percebe-se que há muita influência estrangeira na nossa culinária, principalmente da França e Itália. Justamente por causa desta influência que devemos estar por dentro do significado de cada palavra, cada termo para não ficarmos perdidos na hora de prepararmos uma receita ou na hora que estivermos escolhendo um prato num restaurante.

 

Além destas palavras que citei neste post, há muitas outras ainda, mas procurei selecionar as menos conhecidas ou as conhecidas, mas que eu não sabia ao certo o seu significado. Se você souber o significado de outra palavra estrangeira usada na nossa culinária e que não foi citada aqui, deixe um comentário.

 

Meus queridos, não ando nada boa da coluna, por isso não tenho feito as visitas ao blog de vocês, nem era pra eu estar aqui no computador neste momento, mas a vontade e o compromisso de trazer as dicas de hoje falaram mais alto. Espero ficar boa logo!

 

Um grande beijo a todos vocês!

7 comentários:

  1. Nós incorporamos muitas palavras diferentes no nosso dia a dia que nem fazemos ideia que origem tem não é? Algumas que vc listou eu conhecia, outras eu nem fazia ideia kkk
    Um beijos Sileni

    ResponderExcluir
  2. AMIGA,
    PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELO BELÍSSIMO POST SUPER ESCLARECEDOR!
    TEM PESSOAS QUE FAZEM UMA RECEITA TIPO BATATA SAUTÉ NÃO SABE O SIGNIFICADO DA PALAVRA, MAS ACHA CHIC E FAZ A RECEITA, É ENGRAÇADO, RSRS.

    SE EU MORASSE PERTINHO DE VC IRIA PUXAR A SUA ORELHA,RSRS, VC TEM QUE FICAR DE REPOUSO, COM A SAÚDE NÃO SE BRINCA E COLUNA É FOGO, EU SEI BEM COMO É, O MEU PAI JÁ SOFREU DEMAIS COM DOR NA COLUNA, MAS GRAÇAS A DEUS ELE OPEROU E NÃO SENTE MAIS NADA.
    CUIDE DE VC PRIMEIRO MINHA AMIGA, FICA DE REPOUSO E TOMA OS MEDICAMENTOS CERTINHOS QUE VC VAI FICAR 100% LOGUINHO.

    FIQUE COM AS BENÇÃOS DE DEUS, E TENHA UMA SEMANA ILUMINADA!
    BJS ,
    ANDRÉA ♥

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, muito bom mesmo, muito esclarecedor!
    Beijos
    Boa semana,
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  4. Silene querida muito interessante esse post, tem muitas palavras que eu conhecia mas não sabia ao certo seu significado. Adorei conhecer alguns pratos. Amiga, espero que melhore da coluna, não forçe, procure fazer muito repouso, o máximo que puder, vc é nova tem jeito de curar a longo prazo se tomar todos os cuidados. Melhoras rapidas amiga. Beijinhos ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Amiga,
    espero que vc esteja descansando bastante, vc faz falta neste mundo virtual, mas cuida da sua saúde primeiro!

    Fica com Deus!
    bjs ♥

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto