PÃO DE QUEIJO


Bom dia a todos!

Hoje trago pra vocês uma receitinha da minha MFPpão de queijo. A massa é perfeita, excelente de trabalhar com ela. Já fiz este pão duas vezes aqui em casa. A primeira vez que fiz usei queijo ralado de saquinho,  achei que ficou um sabor bem forte, já da segunda vez, usei queijo parmesão ralado na hora, ficou um sabor mais leve e bem mais gostoso.
Quando disse que essa massa é fácil de trabalhar com ela, é porque eu usei a função “massa” (na minha máquina é a opção 8) da MFP, isso me possibilita modelar os pãezinhos no formato desejado.

Vou colocar aqui os ingredientes usados nesta receita para quem não tem a MFP e acredito que dá certo também se for feito manualmente. É só sovar bem e respeitar o tempo de crescimento da massa que gira em torno de 30 minutos a 1 hora.

Esta receita é do livro de receitas que acompanha a máquina de pão.

Ingredientes:
  • 1 copo de água ou leite
  • 1 1/2 colheres (sopa) de margarina
  • 1 1/2 colheres (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 pacote de queijo ralado
  • 3 copos de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de orégano
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
Se fizer na máquina de pão, coloque os ingredientes na cuba da máquina na ordem acima e programe a opção desejada. Eu usei a opção "massa" (na minha máquina é a opção 8) porque eu queria modelar os pãezinhos e assar no forno. Depois que a máquina completou o ciclo, dá em torno de uma hora e meia, eu retirei a massa da cuba da máquina, coloquei numa bancada enfarinhada, amassei um pouco a massa com as mãos para retirar o ar e em seguida eu modelei os pãezinhos, levei para assar numa forma de pizza untada em forno preaquecido a 180°C até dourar.

Se você fizer este pão manualmente, coloque a farinha de trigo numa tigela, faça uma cova e vá colocando os outros ingredientes, vá amassando com as mãos até a massa ficar uniforme e desgrudar das mãos. Deixe descansar por, no mínimo, 30 minutos, modele os pães no formato desejado e asse em forno preaquecido a 180°C por 30 minutos ou até dourar.

Dicas da Si:
- A receita dá a opção de fazer a massa com água ou leite, eu sempre fiz com água, ainda não experimentei fazer com leite.
- A medida do copo (utensílio que acompanha a MFP) citado na receita é o equivalente a aproximadamente 150g de farinha de trigo, portanto, 3 copos equivalem a 450g.
- Se você fizer este pão tanto na MFP quanto manualmente, a regra é a mesma: massa mole grudando nas mãos ou nas laterais da máquina, acrescente mais trigo, cerca de 1 colher (sopa) ou mais até dar o ponto da massa, massa disforme e seca, acrescente mais água ou leite, cerca de 1 colher (chá) ou mais até chegar no ponto correto da massa. Lembrando que, na máquina, esta observação deverá ser feita após 5 minutos de funcionamento da mesma.
- O fermento biológico seco é aquele granulado que vem em pacotinho de 10 ou 30g dependendo da marca. E 2 colheres (chá) corresponde a 5g de fermento seco.
- Você poderá usar o fermento biológico fresco, 1 tablete (15g)  é o suficiente para esta receita, mas use-o somente se for fazer o pão manualmente, se for fazer na MFP este fermento não é recomendado.
- Experimente rechear os pãezinhos com presunto, mussarela ou frango, fica muito mais saboroso. Se fizer sem recheio também fica muito bom e na hora de servir, sirva-os com manteiga, requeijão ou geleia.

Estes pãezinhos foram feitos com queijo ralado de pacotinho comprado em supermercados.
Pão de Queijo-MFP

Estes outros pãezinhos foram feitos com queijo parmesão ralado na hora.
Pão de Queijo-MFP1

Pão de Queijo-MFP2

ATUALIZADO EM 03/11/18

Desde que me tornei intolerante à lactose, infelizmente não foi mais possível comer estes pãezinhos. Mas como não entrego os pontos assim tão facilmente, rs, tentei preparar esta receita numa versão sem lactose e amei o resultado. Fiz assim...
  1. A margarina eu substituí por creme vegetal.
  2. O queijo ralado (normalmente eu usava o parmesão) eu substituí por queijo mussarela sem lactose.
  3. A forma poderá ser untada com óleo ou creme vegetal.
  4. As quantidades não foram alteradas.
Atenção alérgicos e intolerantes: Se você tem APLV (alergia a proteína do leite) substitua o queijo mussarela sem lactose por queijo vegano. Eu ainda não usei queijo vegano para fazer este pão, mas já usei para fazer o pão de queijo tradicional e deu super certo, veja a receita aqui, por isso acredito que dê certo também usar o queijo vegano para esta receita. Se fizer, conte-nos o que achou. Esta receita contém glúten.

Pincelei gema e salpiquei gergelim por cima.

Beijos e até a próxima! 😘

 

4 comentários:

  1. Bom dia querida,
    pensei que fosse pão de queijo mesmo, aquele tradicional com polvilho. Amiga, vc e a sua ajudante arrasam, são tantas receitas maravilhosas que vejo aqui no seu cantinho que não sei por onde começar, ficaram lindos!

    E vc está melhor? Espero que sim!
    Hoje aqui em BH o frio está demais!
    Beijinhos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Sileni fiquei babando com este pão de queijo, parecem deliciosos.
    Espero que já esteja melhor.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Ai ai Silen, cada a menina que ia descansar e não se esforçar??? Que anda fazendo pão de queijo ai ai e que pão de queijo, ficaram lindos e certamente uma delicia. Adorei. Se cuida amiga. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Hummmmm ficaram lindos e com certeza apetitosos!
    Tenho a máquina de fazer pão,mas ainda não testei nenhuma receita!
    Bjs

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto