TORTA DE CHOCOLATE COM DOCE DE CARAMELO

(by Sileni Machado)

 

Olá amigos, bom dia!

 

Hoje trago pra vocês uma sobremesa saborosa de brilhar os olhos e encher a boca de água. Esta torta é uma adaptação que eu fiz de algumas receitas da “Coleção As Grandes Receitas da Ofélia”, fui juntando uma coisinha aqui, ali e o resultado saiu melhor do que eu esperava: uma massa crocante sabor chocolate com uma pitada de castanha do pará e um recheio com sabor leve e textura cremosa.

 

Ingredientes:

Massa:

  • 150g de biscoito maisena triturado
  • 50g de manteiga ou margarina derretida
  • 2 colheres (sopa) de castanha do pará trituradas
  • 1 clara
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó

 

Recheio:

  • 1/4 de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de água
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga ou margarina
  • 2 caixas de creme de leite
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
  • 5 colheres (sopa) de água para hidratar a gelatina

 

Preparo: Coloque todos os ingredientes da massa numa tigela e vá misturando com as pontas do dedos até formar uma farofa. Forre a base de uma forma redonda de fundo falso e leve ao forno preaquecido a 200°C por 10 minutos. Reserve.

Enquanto a massa esfria, faça o recheio: Numa panela, coloque o açúcar e a água e leve ao fogo baixo até formar um caramelo de cor média (nem muito claro e nem muito escuro). Espere amornar e acrescente o leite condensado e a manteiga. Leve ao fogo, mexendo sempre até desgrudar da panela. Desligue o fogo e adicione o creme de leite, misture apenas para se agregarem, transfira o creme para o liquidificador e bata muito bem até que fique uma mistura homogênea, acrescente a gelatina hidratada conforme as instruções da embalagem e bata mais um pouco até misturar bem. Cuidadosamente, despeje o creme sobre a massa e leve à geladeira até que o creme esteja totalmente firme. Desenforme e decore a gosto.

 

Dicas da Si:

- Os biscoitos poderão ser triturados no processador ou no liquidificador, coloque pedaços pequenos para que triturem mais rapidamente.

- A margarina eu derreti no micro-ondas por 30 segundos na potência alta.

- Se quiser, poderá acrescentar mais que duas colheres de castanha do pará triturada, deixa a massa saborosa e mais crocante. Antes de triturar eu torrei algumas no forno por alguns minutos.

- Ao fazer o caramelo, não mexa com a colher para não açucarar, apenas balance a panela de um lado para o outro quando necessário, fique atento para não queimar.

- Quando o caramelo amornar ele vai endurecer, mas não se preocupe, pois ao voltar para o fogo ele vai se dissolvendo com o leite condensado e a manteiga.

- Para esta torta você poderá usar tanto a forma de fundo falso quanto a forma de aro removível, eu só não descobri ainda como se faz para tirar a base da forma debaixo do doce sem quebrá-lo, se alguém souber como se faz me ensina, por favor.

- Se quiser que o creme fique firme rapidamente para desenformar, deixe por alguns minutos no freezer, mas não vai esquecer o doce lá senão vai virar um sorvetão duro, rs. Mantenha-o na geladeira depois de desenformado.

- Eu decorei com coco em flocos e raspas de chocolate.

 

Torta de Chocolate com Doce de Caramelo

 

Torta de Chocolate com Doce de Caramelo1

 

Beijos, fiquem com Deus!

6 comentários:

  1. oi amiga passei rapidinho para te prestigiar ok ..amiga que delicia amanha como é a festa do davi hoje tenho que começar a fazer os quitutes e decoração ái tenho que passar para dar um oizinho correndo né amiga ,,mas que torta divina ..amei parabens também não sei será que se vc colocar ela no papel manteiga não resolve tirar ela sem o aro da forma ???? bjão amiga tem sorteioo mococa na minha cozinha ...corre lá bjus

    ResponderExcluir
  2. Querida Sileni,
    QUe delícia de sobremesa!
    Vim agradecer o carinho com o Simples Assim.Aos poucos estou me organizando e voltando devagarinho.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Hummm que delícia!!! Qualquer dia eu saio daqui na hora que estiver lendo seu post e vou ai experimentar as delícias que vc faz, amiga!!!
    Bjs
    Claudinha

    ResponderExcluir
  4. MINHA AMIGA,
    ESTA É DE ASSANHAR QUALQUER LOMBRIGA, ALÉM DE LINDA TEM UM ASPECTO SUPER DELICIOSO!
    BOM DEMAIS TERMINAR A SEMANA COM ESTA DELÍCIA!

    TENHA UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO JUNTO AO SEU AMOR!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  5. Vc se esmerou nessa torta Sileni, é mesmo de encher a boca de água e fazer os nossos olhinhos brilharem rsrsrsrsrs
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto