DESCASCANDO O ABACAXI

 

Bom dia, amigos!

 

Sabe aquela expressão “descascar o abacaxi” que a gente usa quando está com algum problema ou quando a gente dá uma tarefa difícil e complicada para alguém resolver? Esta expressão é sinônimo de um problema não muito fácil de resolver porque, vamos combinar, descascar o abacaxi é muito chato! Primeiro tem a coroa que espeta e machuca as mãos, depois tem a casca dura, cheia de “olhinhos” que também espeta as mãos e se você não tiver uma faca boa e afiada, sabe quando vai conseguir descascar o abacaxi? Nunca! Literalmente falando, rs.

Mas tudo isso caiu por terra, descascar o abacaxi já não é tarefa tão difícil e chata assim! Quer ver?

Antes ainda gostaria de dizer que já desisti várias vezes de comprar abacaxi por achar muito chato descascá-lo. Mas imagina, se privar de comer uma fruta saborosa como esta por achar difícil de retirar a sua casca! Os meus problemas acabaram… e o de vocês também! rs

 

Para saber se o abacaxi está bom para o consumo ele não deve ter nenhum machucado ou mancha e nenhuma parte mole demais ao tocar.

 

Dicas - abacaxi

 

Um abacaxi está maduro quando as pontas das folhas estão alaranjadas e quando saem facilmente ao arrancá-las.

A coroa é a proteção da fruta, por isso se não for consumi-la de imediato não arranque a coroa.

Se for usar o abacaxi puro ou em sobremesas é preferível que o mesmo esteja maduro, mas se for usá-lo em algum prato quente procure escolher um abacaxi que não esteja totalmente maduro para evitar que ele cozinhe demais e perca o seu sabor.

Ao fazer uma sobremesa, doce ou torta de abacaxi, principalmente se levar gelatina, é preciso desidratar o abacaxi antes, pois ele solta bastante água, se não desidratá-lo, a gelatina não vai ficar firme e o doce vai encher de água. Para desidratá-lo basta acrescentar ao abacaxi picado 5 colheres (sopa) de açúcar, levar ao fogo, o abacaxi vai soltar água e quando a mesma estiver quase seca desligue o fogo e está pronto para ser usado.

O abacaxi também é ótimo para amolecer carnes mais duras, pois contém enzimas capazes de quebrar a fibra das carnes deixando-as macias. Faça uma marinada com os temperos de sua preferência e acrescente suco de abacaxi (in natura), despeje sobre a carne e deixe por alguns minutos na geladeira.

O abacaxi assado é muito usado em churrasco, além de saboroso, ajuda na digestão.

Para cortá-lo é muito fácil:

1 - Primeiramente é preciso que a faca esteja afiada.

2 - Corte a coroa ou arranque-a com as mãos, mas para isso é preciso proteger as mãos com uma luva ou um pano de prato para que você não se machuque. Eu prefiro cortar com a faca.

 

Dicas - abacaxi1

 

3 - Em seguida corte o abacaxi em rodelas com casca e tudo na espessura que preferir.

 

Dicas - abacaxi2

 

4 - Depois vá retirando a casca com a faca. É muito mais fácil e você faz menos esforço do que se fosse retirar a casca do abacaxi inteiro.

 

Dicas - abacaxi3

 

Dicas - abacaxi4

 

Faça um delicioso suco com a casca do abacaxi. Depois de higienizá-la, pique, coloque numa panela com água e deixe ferver, espere esfriar e bata no liquidificador com açúcar a gosto. Coe e sirva com umas pedrinhas de gelo.

Neste dia eu descasquei dois abacaxis na mesma hora. Desta forma é muito mais rápido e fácil.

 

Dicas - abacaxi5

 

O abacaxi é um fruto que amadurece muito rápido, por isso se não for consumir no mesmo dia procure comprá-lo não muito maduro. Os meus já estavam passando do ponto, porque eu comprei para serem consumidos na quarta-feira, mas só usei na sexta-feira.

 

*Diário de Bordo*

A gripe já está praticamente de malas prontas para ir embora, a garganta já não dói mais e não tenho mais febre. A tosse, porém, parece que resolveu ficar por mais uns dias, consequência da gripe e deste tempo seco que anda fazendo e pra ajudar ainda tenho rinite, qualquer cheiro, por menor que seja já fica coçando o nariz, os olhos e a garganta, dando a impressão que a gripe ainda está no auge, mas na verdade é a rinite que está atacada. A coluna ainda dói, a cartela do meu remédio já está acabando e nada da dor ir embora e eu só consegui consulta com o meu médico para início de setembro, se Deus quiser vai dar tudo certo! Agradeço demais pelos comentários e e-mails que me enviam desejando melhoras e também pelas orações de vocês! Muito obrigada!

 

Beijos e até amanhã!

18 comentários:

  1. Olá querida amiga, sabe que adoro abacaxi, e sempre cortei ele no sentido do comprimento, nunca pensei em cortar dessa forma que vc ensinou. Adorei. O gostoso desse mundo da blogsfera é isso, é o que o seu blog sempre nos ensina: Vivendo e Aprendendo. Adorei essa idéia, e na minha próxima compra voou cortá-lo assim. Idéia excelente e aprovadíssima. Sil, fiquei triste de saber que sua tosse está pior, chega uma hora que de fato dói até pra tossir. Se puder vá mesmo ver se acha a casca de jatobá, qdo vc tomar em 2 dias vc vai sentir a diferença, é excelente. Estimo suas melhoras. Se cuide. Fique com Deus.Beijinhos ótima semana

    ResponderExcluir
  2. q bela ideia descascar as rodelas ao inves do abacaxi inteiro.
    deve realmente ser bem mais faci.
    da proxima vez q compras abacaxi vou usar essa idéia.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca me arrisquei a cortar, deixando essa tarefa para o meu pai... Mas desse jeito acho que até eu consigo! rs! Adorei a dica!

    Ótima tarde de segunda pra você, Sileni! ;D

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  4. Eua doro abacaxi mas também acho um suplícia descascá-lo. Vou tentar do jeito que você falou, parece bem facil Si.
    Melhoras, um beijo e uma boa semana pra você :)

    ResponderExcluir
  5. Minha querida amiga,
    vivendo e aprendendo, nunca pensei em descascar abacaxi assim, tenho a maior preguiça de descascá-lo agora já sei como fazer, e não vou ter mais preguiça, hehehe.
    Fazer chá com a casca do abacaxi e mel é muito bom p/ cortar a tosse, o pior da gripe é a tosse, eu sei que não está sendo fácil p/ vc.
    Mas logo tudo isso vai passar, vc vai está 100% curada, é o tempo seco que deixa a gente assim.
    Quanto a sua coluna quando vc melhor não deixe de fazer os exercícios p/ que a dor não volte nunca mais.

    Tenha uma semana cheia de bençãos, fique com Deus!
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  6. Si, que modo prático de descascar abacaxi, como a Josy sempre descasquei de outra forma, ótima dica amiga.
    Você melhorou? Tb estou ruim desde terça passada, a tosse não passa, melhorou só um pouco.
    Beijinhos, boa semana
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  7. Olha adorei a dica... também descascava no sentido do comprimento dele.. vou experimentar assim da próxima vez..
    Abacaxi é bom demais né?
    Adoro.
    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
  8. Tá de parabéns! Eu teno 55 anos e até hoje só vi descascar abacaxi, pelo comprimento. Ponto e basta, agora só farei assim. Agora tenho que te seguir, e peço licença, posso? Beijos querida...

    ResponderExcluir
  9. Tudo bem Sileni?
    Adorei essa dica amiga!
    Eu destesto descascar abacaxi.
    Quando comprar vou fazer assim.

    Vou tem mandar um e-mail.


    Beijinhos e melhoras pra você.


    Silmara Freitas

    ResponderExcluir
  10. Ola Silene! Adorei a dica, e mais, se você acrescentar ao que sobrou na peneira, ou seja, ao bagaço do abacaxi, duas xícaras de açúcar, 100gr de coco ralado, uma xícara de água, levar ao fogo mexendo sempre até desgrudar do fundo, você vai ter um delicioso docinho. beijos.
    Sandra Mello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra que ótima dica este docinho de abacaxi, deve ficar delicioso! Mt obrigada pelo comentário, pela visita e volte sempre! =)
      Bjs

      Excluir
  11. Boa noite, adorei as dicas do alho e cebola e agora com esta do abacaxi achei excelente. parabéns ótimas postagens. Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson, mt obrigada pelo comentário! Desculpe-me em somente agora respondê-lo, mas eu estava viajando e os comentários se acumularam todos e só agora estou conseguindo responder um a um.
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  12. Essa dica de cortar o abacaxi pra depois descascar e fantastica, amei

    ResponderExcluir
  13. boa tarde!!!
    gostaria de saber se para usar o abacaxi em lata, para rechear bolo, também preciso fazer o processo de desidratar.
    Obrigada!
    ellen.monteiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o abacaxi em lata não precisa ser desidratado, ok?!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto