LEGUMES E VEGETAIS CONGELADOS E INVISÍVEIS

 

 

Olá amigos, bom dia!

 

Numa casa onde moram duas pessoas é preciso ficar sempre de olho na geladeira e nos armários para que nenhum alimento se perca. Quer me ver de coração partido é ter que jogar alimento fora!

Há algum tempo atrás isso acontecia muito com os legumes e vegetais, eu fazia a feira e mesmo comprando pouca coisa eu não dava conta de comer praticamente tudo sozinha porque algumas delas meu marido não gosta como o chuchu, inhame, brócolis, repolho, couve flor… então, fiquei pensando num jeito de como fazer para que nada mais se perdesse na geladeira.

A princípio ficava um tempo sem comprar, mas sentia falta deles nas refeições e também eu precisava encontrar um meio de inseri-los no cardápio do meu marido sem que ele percebesse, seria isso possível?

Um dia, cheguei da feira, higienizei todos os legumes e vegetais, piquei em pedaços grandes, cozinhei e fiquei comendo a semana inteira na salada e principalmente na sopa e dizia que era a “sopinha da beleza”, rs e é verdade porque ingerindo estes alimentos você tem uma melhor qualidade de vida, seu intestino funciona melhor e com isso sua pele e seu cabelo agradecem.

Mas, vamos combinar que eu ficava enjoada de comer a “sopinha da beleza” a semana inteira e meu marido? Disse que foi ótima essa minha iniciativa, mas ele mesmo não chegava nem perto!

Aí fiquei pensando: ele não gosta de cebola, mas eu sempre uso cebola na comida, mas de uma forma que ele não a veja, ou seja, a cebola existe ali na comida, mas de forma “invisível”. Então pensei: será que se eu deixar os legumes e vegetais que ele não gosta invisíveis ele come? Bingo!

Passei a fazer da seguinte forma e vem dando certo até agora!

1- Ao chegar da feira higienizo os legumes e vegetais da forma como disse neste post AQUI.

 

Higienizando Legumes e Vegetais

 

2- Depois descasco e pico tudo bem miudinho. Normalmente eu faço isso com o chuchu, abobrinha, inhame, batata, batata salsa, cenoura e sempre acrescento tomates sem pele e sem sementes. Já inclui também, intercalando, brócolis, repolho e couve flor.

 

Legumes e Vegetais

 

3- Numa panela de pressão, coloco 1 colher (sopa) de azeite, refogo alho e cebola em conserva, se você não tiver pode usar alho e cebola triturados, coloco os legumes e vegetais picadinhos, cubro com água fervente até quase cobri-los e por fim acrescento 1 sachê de caldo de legumes, quando necessário adiciono sal, mas na maioria das vezes não precisa, tudo vai depender da quantidade que está sendo feita.

4- Cozinho por cerca de 10 a 15 minutos após a panela começar a chiar. Depois que desliguei o fogo deixo a panela tampada por uns 5 minutos para depois abri-la. Por último acrescento cheiro verde picado.

5- Coloco os legumes cozidos em vários potes, deixo esfriar completamente (deixo de um dia para o outro na geladeira) e congelo.

6- A medida que preciso, deixo o pote descongelando na geladeira e utilizo em vários preparos como:

 

Sopa de legumes

Sopa de Legumes

 

Miojo (neste dia acrescentei também frango picado e cozido)

Miojo com Legumes

 

Caldinho de legumes (bati os legumes cozidos no mixer, salpiquei salsa purpurina e servi com croutons).

Caldinho de Legumes

 

Canja (acrescentei também a este prato frango desfiado)

Canja

 

Já utilizei também no preparo de sopas prontas tipo Knorr. Aliás, preparo muito esta sopa aqui em casa principalmente no inverno, já falei dela neste post AQUI. Esta sopa o meu marido adora e é justamente nela que acrescento esta mistureba de legumes e vegetais cozidos e ele come tudinho e ainda repete, glória a Deus! Esta é a única forma dele comer chuchu, inhame… quando coloco os legumes cozidos na sopa, eles cozinham mais ainda e acabam derretendo e nesta hora vale aquele ditado que diz “o que os olhos não veem o coração não sente”.  A primeira vez que ele comeu eu fiquei apreensiva achando que ele ia perceber e desistir de comer, mas ele comeu tudo, repetiu e não disse uma palavra. Eu vibrei bastante, mas depois contei pra ele que ele tinha comido chuchu, inhame, abobrinha e fui falando o que tinha na sopa, ele disse que não era bobinho e percebeu, rs, mas admitiu que a sopa estava gostosa. Depois que eu contei achei que ele não ia mais querer a sopa feita assim, que nada, ele come que é uma beleza, dá até gosto de ver.

No verão já não dá pra ficar tomando sopa, então, faço os legumes refogados ou cozidos no vapor ou micro-ondas e uso na salada, mas só eu como, marido dispensa. :(

Bem, esta foi a forma que encontrei de conservar melhor os legumes e vegetais e também se inseri-los no cardápio aqui de casa, se você tiver uma outra sugestão deixe um comentário.

 

Ótima semana pra todos e até a próxima!

9 comentários:

  1. Que delícia de sopinha, quentinha...adoro! Ainda mais se estiver frio. beijus

    ResponderExcluir
  2. KKKK, Sileni faço exatamente a mesma coisa com meu filho, assim ele come tudo que precisa e não reclama.
    bjos

    Ah e vc como esta passando?

    ResponderExcluir
  3. Si, quanta praticidade, gostei da dica! a bendita tosse passou? a minha continua instalada, não quer ir embora, se apossou de mim...rsrsrsrs...
    Beijinhos, boa semana
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  4. Quem me dera ser assim organizada!
    Anda "chateando a cabeça" ao meu marido para me fazer um pequeno galinheiro, para que não se perca aquilo que por vezes se estraga no frigorífico! Estava habituada a cozinhar para 4/5 pessoas, agora somos só os dois e é como dizes para se ter variedade, algo sempre se acaba estragando.
    Uma forma de evitar é a sopa, mas nem sempre faço... vou tentar seguir a tua sugestão.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. oi amiga eu aqui em casa faço essa sopinha da beleza kkkkk aqui não se perde comemos mas gabriel odeia ..davi é um papa saladas kkkkk amiga amei as dicas e vou usar com o biel
    bjoklas amiga boa semana

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que aqui em casa gostamos de legumes ,eu adorei a ideia assim fica bem mais prático,bjos.

    ResponderExcluir
  7. Olá minha amiga, tudo bem?
    Espero que sim, com essa postagem maravilhosa e dicas preciosas, que vc nos proporciona, espero que esteja tudo ok, com vc.
    Aqui em casa tbm tenho que congelar os alimentos p/ ñ perderem.
    As sopinhas estão super apetitosas minha barriga roncou de vontade, rsrs.

    Que as bençãos de Deus esteja sempre em seu lar, protegendo sua família!
    Tenha uma ótima semana!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
  8. Taí uma ótima idéia Sil, eu gosto de congelar legumes também e ir usando conforme as receitas que vou fazendo, mas assim nunca fiz, bem mais prático e já com sabor. Adorei a idéia, excelente.
    Miga como vc ta? Melhorou? Acha que o chá já fez efeito? Espero sinceramente que sim, depois me conte. Bjos fica com Deus, boa semana

    ResponderExcluir
  9. Olá, adorei sua dica dos vegetais... Acabo de ser operada de redução de estomago e tenho que consumir vegetais. Agora sei como congelar e cozinha rapidinho... Adorei parabéns.

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto