CARNE MOÍDA–DICAS

 

Olá amigos, bom dia!

 

Na tentativa de manter as postagens em dia, o que não está sendo uma tarefa muito fácil, devido às circunstâncias, trago hoje pra vocês uma dica de como congelar carne moída de uma maneira que o seu descongelamento seja mais fácil, prático e sem muita demora.

Eu tenho o hábito de almoçar pensando no que vou preparar para almoço e o jantar do dia seguinte, dessa forma tenho um tempo hábil caso eu precise descongelar algum alimento.

Deixar o alimento descongelando na pia, principalmente carnes não é o recomendado, pois isso propicia a proliferação das bactérias, aumentando assim, o risco de contaminação, o correto é deixar na geladeira descongelando naturalmente. Mas, na pior das hipóteses, se precisar descongelar de última hora, coloque o alimento, no caso a carne (não retire da embalagem), dentro de uma vasilha com água. A água deve estar fria e nunca quente ou morna, já vi muitas pessoas amornarem a água na tentativa de acelerar o processo de descongelamento, não façam isso, pois vai aumentar mais ainda as bactérias, o risco de contaminação e o alimento vai perder boa parte de suas propriedades.

O descongelamento ocorre de fora para dentro, então, quanto maior e mais volumoso for o alimento mais vai demorar para descongelar. Por isso, no caso da carne moída, quanto menos volumosa você deixá-la, mais rápido ela vai descongelar.

Aqui em casa eu fraciono a carne moída em pacotinhos de 300g, que é a quantidade ideal para duas pessoas numa refeição, pelo menos aqui em casa essa quantidade é o suficiente. Se eu precisar de uma quantidade maior, 500g por exemplo, descongelo 2 pacotinhos e assim sucessivamente.

O segredo está na hora de fazer os pacotinhos. Lembrando sempre que quantos menos volume mais rápido o descongelamento. Sendo assim, ao colocar a carne moída no saquinho para congelar, aperte-a de modo que ela fique bem fina, como mostram as fotos abaixo.

 

Carne moída - dicas

 

Carne moída - dicas1

 

Fazendo assim, o descongelamento ocorre por igual e consequentemente mais rápido e com isso ganhamos tempo na cozinha.

Ao congelar os pacotinhos, acomode-os numa embalagem tipo ziploc evitando que os mesmos fiquem espalhados, assim, o seu freezer ou congelador ficam mais organizados e ganham mais espaço também.

Para fazer os pacotinhos na quantidade certa é sempre bom termos em casa uma balança. Antes eu não tinha, tudo era feito no “olhômetro”, nunca aconteceu de faltar, mas sobrar acontecia direto e eu não gosto de fazer comida para sobrar aqui em casa porque acaba perdendo, então providenciei uma balança.

 

Balança

 

A balança também é legal quando nos deparamos com aquelas receitas que a quantidade é tudo em gramas ao invés de virem com as referências as quais estamos acostumados como xícara (chá), colher (café, sopa…). Vale a pena ter uma na nossa cozinha.

Vejam algumas delícias que podemos preparar com carne moída:

Almondegas

Disco Voador

Jardineira

Panquecas

Quibe Assado

Hambúrguer

 

Beijos e uma ótima semana pra todos!

17 comentários:

  1. Oi Si
    Essas dicas são ótimas, logo logo terei minha própria casa e passo horas pensando eu como vou fazer com cada coisinha, cada detakhe. E a alimentação é sempre o que mais penso kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. oi amiga tudo bem ??? esta melhorzinha :::????? estou preocupada com vc amiga ...aqui davi começou a sessão tosse tosse esse ar seco demais amiga acaba com ele e por eler ter nascido prematuro ele sofre tadinho ...amiga amei as dicas da carne moida são sempre muito bem vinda amiga ..saudades de vc viu me mande noticias ok bjokas

    ResponderExcluir
  3. Si também faço como vc, congelo em porções menores, adorei as dicas.

    Agora, vamos lá em razão de compromissos de trabalho estou andando um pouco afastada das visitas aos blogs das amigas, por isto pergunto, como vc esta? Melhorou da coluna?
    bjo

    ResponderExcluir
  4. adorei a dica.
    muito oa mesma
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Minha querida amiga, tudo bem?
    Carne moída não pode faltar na geladeira, é uma carne muito versátil e todas as receitas ficam saborosas!
    Amei suas dicas, vc sempre nos ajudando com suas dicas legais!

    Beijinhos, fica com as bençãos de Deus!

    ResponderExcluir
  6. Muito boas dicas!
    Sabe que não sei como consigo sobreviver sem uma balancinha. Me envergonho disso, porque agora custa tão pouco e eu ainda não comprei uma.
    Vou me focar nisso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. oi amiga tudo bem??? então davi esta melhorando eu preciso mesmo comkprar aquele trocinho mesmo ...menina o davi nasceu prematuro e quazndo o tempo muda ele muda junto ...hoje esta m,ega quemnte aqui fez quase 40 graus ..imagine ...todo munbdo tosse e ele então mais ainda mas andei hidratando bem ele onte, e deu uma melhorada ...mas vamos ver pelo meio da semana né ...se ele não melhorar levo no medico de novo nmé amiga e vc como anda ?? melhorzinha ???? se cuide ok ..bjokinhas e boa quarta feira te adoruuuu

    ResponderExcluir
  8. oi amiga e vc esta melhor davi ja esta sim aqui deu uma leve garoada mas acho que hoje chove mais ...bjinhos boa quinta feira

    ResponderExcluir
  9. Sileni, tas melhor? Eapero que sim!
    Boas dicas, tambem gosto de descongelar na geladeira, é sempre um quebra galho.
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  10. Olá minha amiga,
    espero que esteja tudo bem com vc!
    Ainda bem que o seu marido está de férias, então aproveita e faça todos os exercícios que o médico pediu, e não faça esforço, logo vc vai está 100% curada em nome de Jesus!

    Tenha um final de semana repleto de bençãos junto ao seu amor!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Blog legal,sabia que agora tem um portal só de blogs, isso mesmo, o Portal de blogs Teia, só para blogs de qualidade assim como o seu.
    Para participar é só ir lá e deixar o link em algum comentário,fácil e rápido e não necessita cadastro.
    Se seu blog for selecionado ele será divulgado gratuitamente.
    Ate mais

    ResponderExcluir
  12. Sil querida saudades de vc e das amigas, passei poucos dias com minha filhota mas valeu muito a pena. Espero que vc esteja melhor amiga e se recuperando da suas dores na coluna. Amei essas dicas, suas dicas são sempre muito boas e proveitosas. Beijinhos, excelente semana e se cuide

    ResponderExcluir
  13. Olá Si, espero que você esteja bem e se recuperando hein! Tenho certeza que logo logo você vai estar por aqui, mas se recupera bem amiga.

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  14. Olá minha amiga linda,
    como vão as coisas por aí?
    Espero que vc esteja se recuperando bem!
    E vc fez o exame nos olhos?

    Fica com as bençãos de Deus!
    Vc mora no meu ♥
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Si querida, passei aqui para saber como vc está, se está se recuperando bem e descansando.
    Gostei bastante dessa dica, tenho o costume de congelar carnes e essa de carne moída é excelente
    Fica com Deus
    bjs
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. oi suas dicas tem sido de muito valia pois estou usando para organizar e estou vendendo comida espero em breve o seu comentário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que, de alguma forma, as minhas dicas estejam te ajudando.
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Bjsss

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto