REMEDINHOS CASEIROS

 

Olá amigos, bom dia!

 

Tem um ditado que diz que “de médico e louco todo mundo tem um pouco”, rs, é verdade! Quem não sabe uma receitinha caseira para tosse, febre, dor de garganta e pra tantos outros males que estamos sujeitos nesta vida? Acredito que todo mundo!

Eu sou péssima para tomar remédios (de farmácia), não gosto de jeito nenhum, só tomo mesmo em último caso quando vejo que não tenho outra saída. Já os remedinhos caseiros tomo sem problemas e até prefiro!

Dias atrás peguei uma danada de uma gripe, ou melhor, ela que me pegou de um jeito que me derrubou, mas assim que ela melhorou veio a chata da tosse que não me deixou dormir por noites e noites. E nesse período da gripe e tosse recebi alguns comentários sobre dicas para melhorar a tosse e a garganta inflamada as quais compartilho com vocês. E são dicas que eu fiz e que deram tão certo que pensei: “isto dá um post!”

A primeira dica quem me deu foi a querida Fê do blog Na Cozinha Lá de Casa, ela me disse que se fizermos gargarejo com água morna, sal e vinagre ajuda aliviar a dor na garganta. Fiz o gargarejo por dois dias, no terceiro dia já amanheci com a garganta prontinha para dar belos berros, rs. Ela não me disse a proporção, mas coloquei água até a metade de um copo de 200ml, 1 colher (café) de sal e 1 colher (sopa) de vinagre. Deu super certo! Obrigada Fê, ótima dica!

A querida amiga Josy, do blog Cozinhando com Josy me deu uma ótima dica para tosse: chá de casca de jatobá. Logo que ela deixou o comentário aqui no blog fui mais que depressa comprar a casca de jatobá, mas não foi muito fácil de encontrar por aqui, ela até se propôs a me enviar caso eu não achasse, até que pergunta daqui e dali e acabei encontrando no Mercadão aqui da minha cidade. Eba! Fiz o chá no mesmo dia! Muito prontamente a Josy me enviou um e-mail me orientando de como proceder:

  • Lave bem a casca.
  • Coloque um pedaço dela numa vasilha com 1 litro de água.
  • Leve ao fogo e depois que levantar fervura deixe por mais uns 2 minutos.
  • Deixe esfriar, coe e guarde na geladeira. Jogue fora a casca que foi fervida.
  • Quando for tomar, coloque o chá num copo (medida de um copo de requeijão), esquente no micro-ondas. Não precisa deixar ferver.
  • Acrescente ao chá meio suco de 1 limão se for grande ou 1 limão inteiro se for pequeno e 1 colher de mel.
  • Tome umas três vezes ao dia.

Para esta quantidade de casca mostrada na foto abaixo, dá para fazer 3 litros de chá ou faça 1 litro de cada vez, basta cortar a casca maior ao meio. Poderá fazer 1 litro de chá e guardar o restante da casca para outra ocasião, segundo a Josy dura bastante.

 

Chá de Casca de Jatobá

 

Chá de Casca de Jatobá1

 

Eu confesso que não tomei a quantidade de chá recomendada pela Josy (1 copo de requeijão), a quantidade que eu tomei foi esta da foto (1 xícara)  e a quantidade de limão foi em gotas, porque vocês sabem que eu não gosto de limão, já disse isso em vários posts aqui no blog. A primeira vez que eu fui tomar o chá até coloquei metade de um limão, mas não consegui tomar, achei ruim demais! O chá não é ruim, o que eu achei ruim fui o gosto do limão. Foi o que curou a minha tosse. Eu não tomei nenhum xarope ou outro remédio para tosse, somente o chá de casca de jatobá e achei que melhorou bastante. Se você pesquisar no “pai google” sobre a casca de jatobá vai conhecer outros benefícios que ela nos proporciona, além do combate a tosse, é indicada também em casos de bronquite, diarreia, estômago, cicatrização de feridas… Obrigada querida Josy pela dica, super válida!

A Ana, do blog Que Cozinhamos Hoje?! também deixou uma dica para tosse: coloque uma cebola cortada ao lado da cama antes de dormir. Essa dica eu não fiz porque dificilmente tenho cebola crua aqui em casa, as cebolas que compro são para fazer cebola em conserva. Além da tosse, a cebola é ótima também para garganta, úlceras, insônia, verrugas, gripes, asma… são inúmeros os benefícios podendo ser usada crua, na forma de chá ou suco.

Há quem diga que tudo isso não passa de crendices populares, mas que funciona, funciona! Basta acreditar! Eu tenho muita fé com os remedinhos caseiros, na minha opinião, são muito melhores do que essas substâncias usadas em remédios de farmácia que muitas vezes causam reações adversas e até dependência. Claro que não podemos ignorá-los totalmente, cada caso é um caso. De qualquer forma, o melhor sempre é consultar um médico!

Agradeço as queridas amigas Fê, Josy e Ana pelas dicas, se você também tem uma dica bacana para acabar com a tosse, gripe e companhia ltda., deixe um comentário.

 

Beijos, fiquem com Deus!

11 comentários:

  1. oi amiga tudo bem?? que bom que ja esta melhor eu também tenho dicas ok kkkk todo mundo tem né amiga ..eu faço gargarejo com chá de romã ...e tomo um meladinho de romã tambném e faz muito bem ok...gargarejo com chá de guaco e mel e ótim,o espero ter te ajudado amiga...sabe tem promoção na minha cozinha ..passa lá bjokas

    ResponderExcluir
  2. Que bom que está melhor Si. Muitas dicas legais hein. Eu não ligo de tomar remédio não, acho até que sou meio hipocondríaco. Qualquer dorzinha de cabeça eu já to tomando remédio rsrsrs.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida,
    eu sou péssima pra tomar remédios, agora um chazinho eu amooooo!
    O chá de limão é ótimo p/ curar a gripe e com mel melhor ainda e vc não gosta sua danadinha, rsrs.
    Acho que tudo que acreditamos que é bom p/ a cura funciona, basta fazer com fé não é?

    Desejo-lhe melhoras!
    Fica com as bençãos de Deus!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi querida Sil, obrigada pelo carinho ao mencionar meu bloguito, vc sabe que teve uma ótima idéia com esse post, pois além do carinho com as amigas, vai ajudar outras pessoas que talvez precisem. Gostei das dicas da Fê e da Ana tbém, estão anotadas. Só o que faltava agora era um remedinho caseiro para os problemas de coluna né miga, infelizmente sei que vc ainda não está 100 por cento, mas isso só depende de remédios (fortes aliás) e boa vontade. Faço votos que vc melhore rapido. Obrigada mais uma vez. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Amiga,
    estou muito feliz que vc começou a fazer exercícios e que não está sentido dor na coluna, as dores dos execícios são gostosas, dores de saúde, rsrs, é assim mesmo só no começo depois vc se acostuma.
    Vai em frente que atrás vem gente, vamos lutar que a vitória é certa só pra quem luta e vc é uma guerreira, dias melhores virão!

    Bom fds, pra vc e p/ o seu amor!
    Fica com Deus!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
  6. Gostei desse blog sobre remédios caseiros,xaropes e chás,sempre trato o pessoal de casa, os netos com xaropes caseiros e a mim mesma,sempre da certo aconselho quem quiser fazer,vai valer a pena ;tenho uma ``farmácia´´ de plantas medicinais no meu quintal e sempre tem alguém pedindo para levar para usar,fico feliz por ser útil obrigado pelas dicas Deus abençoe a todos tchau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Remedinhos caseiros são sempre mt bem-vindos e ter uma "farmácia" no quintal é um privilégio para poucos.
      Obrigada pela visita e volte sempre! :)

      Excluir
  7. Alguém sabe me dizer onde comprar as cascas do jatobá no Rio de Janeiro? O único lugar onde encontrei uma vez foi na Herborista em Copacabana, mas está em falta há algum tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thomaz, será que vc não encontra nas feiras livres?
      Espero que algum leitor do Rio te dê essa informação!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :)

      Excluir
  8. Olá, pelo que vi usam a casca seca. Quero saber se posso usar ainda verde, quero dizer assim que retirar da arvore.??. Tenho vários pés no meu quintal. Por favor me responda. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari, confesso que não sei te dar essa informação! Quem me ensinou a preparar este chá não mencionou se pode fazer também com a casca fresca. Acredito que a maioria faz com a casca seca por comprar em mercados e feiras já que não tem o privilégio como vc de ter uma árvore preciosa dessa no quintal. Agradeço a sua visita, o seu comentário e volte sempre! =)

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto