CONGELANDO O BRÓCOLIS

 

Bom dia meus amigos!

Numa casa de família pequena como a minha, o controle da despensa e da geladeira deve ser rigoroso para que nenhum alimento se perca.

No caso dos vegetais a atenção deve ser redobrada. Eu passo mal quando me vejo na situação de ter que jogar algum alimento fora ou porque passou do prazo de validade ou porque estragou na geladeira. Antes, quando eu era novata na cozinha, não sabia nada dessas coisas e por isso acabava perdendo verduras e legumes, não tinha noção de como conservar melhor estes alimentos. E é com muita dor no coração que eu digo que já perdi muito brócolis aqui em casa, entre outras coisas, mas o brócolis era o campeão até que um dia eu aprendi. Ah, um dia a gente aprende, né?!

O brócolis é um caso sério, 3 dias de geladeira já é o suficiente para ele começar a amarelar e aqui em casa ainda tem um agravante, somente eu como brócolis e vamos combinar: não consigo comer um maço de brócolis em três dias!

Assim, o melhor jeito de conservá-lo é congelando! Desde que passei a congelar nunca mais perdi sequer um raminho dele. Mas, para congelá-lo não é simplesmente chegar da feira ou supermercado, lavar e congelar, não! É preciso antes fazer o processo de branqueamento! Ops, branqueamento??? Que raio é isso??? O branqueamento serve para conservar as características originais dos alimentos. A grosso modo, é provocar um choque térmico nos alimentos conservando assim suas propriedades. Se você congelar o brócolis ou outro vegetal sem passar pelo processo de branqueamento ele vai desidratar todinho, ou seja, é como se o congelamento retirasse tudo de bom que tem no vegetal, perdendo assim suas características, aí não adianta de nada congelar, né?!

Vamos aprender o processo de branqueamento?

Mas antes ainda, gostaria de dizer que há dois tipos de brócolis: o ninja que tem uma única cabeça, ou seja, os talos são unidos formando um só e o brócolis comum que é composto por vários talos, folhas e flores formando um maço. Eu, particularmente, gosto mais do brócolis comum e é o que mais compro aqui em casa, por isso vou me dirigir especificamente a este tipo nesta postagem, ok?

Primeiro, é preciso higienizar o brócolis. É preciso lavar tudo muito bem lavadinho talo por talo, folhas e flores e eliminar as partes que não estão boas para o consumo. Depois coloque-o numa solução própria para higienizar vegetais (veja como AQUI).

Coloque água numa panela grande e quando ferver (a água deve estar borbulhando) coloque todo o brócolis de uma vez, tomando o cuidado para não se queimar, neste momento, a temperatura da água vai cair, aguarde ela ferver novamente e conte 35 segundos.

 

Congelando o Brócolis

 

Congelando o Brócolis2

(Aqui o meu macinho já estava começando a amarelar porque demorei para fazer a higienização, por isso não deixem o brócolis parado na geladeira, ao fazer a compra, no dia seguinte, no máximo, já façam a higienização e o processo de branqueamento. Pena que as partes mais bonitas ficaram por baixo, mas entre mortos e feridos salvaram-se todos! rs).

Após este tempo, com o auxílio de um escorredor de macarrão, escorra o brócolis e imediatamente mergulhe-o numa tigela grande com água bem gelada, coloque pedras de gelo para manter a água gelada e deixe por 35 segundos também.

 

Congelando o Brócolis3

 

Escorra toda a água com o auxílio de um escorredor de macarrão. Veja como ele fica bem verdinho.

 

Congelando o Brócolis4

 

Seque bem o brócolis com papel toalha  e coloque em embalagens próprias para freezer do tipo ziploc. Deixe na geladeira de um dia para o outro para resfriar bem, retire todo o ar da embalagem e leve para congelar.

Na hora do preparo, retire apenas a quantidade de brócolis que for utilizar retornando com o restante para o freezer.

Não é necessário descongelar. Direto do freezer leve para cozinhar em água fervente, na panela a vapor ou no micro-ondas.

 

Congelando o Brócolis1

 

Eu adoro brócolis na manteiga com bacon crocante, não é muito saudável, mas é o meu preferido, rs.

 

Salada de Brócolis com Bacon

 

Beijos e uma ótima semana pra todos!

81 comentários:

  1. Bom dia minha amiga, tudo bem?
    Só comprei desse brócolis uma vez, aqui em casa só uso o ninja, pra mim é mais fácil de encontrar.
    Gostei das suas dicas de congelamento, o seu brócolis ficou verdinho, vc é demais!
    A sua receita é 10, amooooo!

    Tenha uma semana super abençoada!
    Beijinhos no seu ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá Silene,
    Adoro brócolis, gosto mais do comum.
    Sua dica ficou muito bem explicada, obrigada por dividir.
    Beijo grande e uma bela semana.
    Andréa Cabral

    ResponderExcluir
  3. Por coincidência vou comer um macarrãozinho com molho branco, e brocolis daqui a meia hora no meu almoço kkkkkkk ontem enquanto estava preparando até pensei em guardar um pouco mas como não tinha meta de usá-lo de novo acabei fazendo tudo mesmo. Ótima dica Si, vou anotar pra quando for sobrar brócolis em casa.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Que dica de ouro!!
    Aqui em casa todo mundo gosta de brócolis, então a cada preparo não acaba sobrando quase nada. Mas é sempre ótimo saber de macetes assim... adorei!!
    Bjks
    :)

    ResponderExcluir
  5. Caraca que dica ótima! Eu quase sempre jogo metade dele fora, pois tb sou a única que come lá em casa e eu adoro, mas não todo dia...Amei sua dica. Já vou fazer com o que eu comprei ontem. brigadão =)

    ResponderExcluir
  6. ótima dica!! eu tbm perco muito brócolis, com essa dica, não vou perder nem uo talo do brócolis rsrsrs...muito boa.. obrigada por nos ajudar que Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  7. ótima dica!! eu jogava muito brócolis fora, mais a partir de hj ñ jogo mais, vou seguir sua dica direitinho ..brigadaa por nos ajudar, que Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ely, congelando o brócolis não tem como perder, não é mesmo?! Aqui em casa nunca mais perdi brócolis.
      Bjs querida e obrigada pela visita e pelo comentário, volte sempre! =)
      Deus te abençoe tbm!

      Excluir
    2. Depois de feito o choque térmico e seco com papel toalha, vc disse para colocarmos em ziploc na geladeira por um dia antes de levá-lo ao freezer, por que?

      Excluir
    3. Olá Marcelo, pra ser sincera há controvérsias a esse respeito! Há quem diga que é preciso resfriar bem o alimento antes para depois congelar, assim não junta água e preserva melhor os nutrientes, é o que eu faço na verdade, mas há quem diga também que não há a necessidade disso, pois quanto mais rápido o alimento for congelado, menos é a chance de contaminação! Então, se me permite, vou deixar essa questão para vc decidir, rs. Mas no caso do congelamento do brócolis, ele não está tão quente assim que não possa ser congelado logo em seguida, admito. Penso que essa questão de resfriar antes para depois congelar seja mais mesmo para pratos prontos que estão fervendo, no caso do brócolis é o de menos, creio que não vá fazer diferença se vc congelar logo em seguida do branqueamento. Espero ter ajudado de alguma forma.
      Obrigada pela visita e volte sempre! 😊

      Excluir
    4. Posso utilizar outros sacos plásticos ou papel filme para enrolar e colocar no congelador?congelador

      Excluir
    5. Olá Amanda, pode sim! O importante é retirar todo o ar para preservar melhor o alimento!
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  8. Muito bom!! Obrigada pela explicação tão bem explicadinha! :D

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a sua visita e comentário, Renata! Mt obrigada!
      Bjs e volte sempre! =)

      Excluir
  9. Olá. Congelei o brócolis mas não deu certo. Fiz o processo do branqueamento mas quando tirei o brócolis do congelador já estava molengo e aguado. Ferver novamente não adiantou. Pode me ajudar? Fiquei frustrada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívia!
      É importante respeitar o tempo do processo de branqueamento: não cozinhar demais nem deixar mt tempo no gelo! Na hora de congelar o brócolis deve estar totalmente frio, recomendo que deixe na geladeira antes! A chance de dar errado normalmente é por causa disso! Espero que dê certo da próxima vez!
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  10. Depois de tirar do congelador quanto tempo na água fervente oi no microondas?
    Cristiane
    cristiane.fagundes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris, neste caso fica a seu critério, se gostar mais macio deixe mais tempo, se gostar mais firminho deixe menos tempo. O tempo varia de 3 a 5 minutos em água fervente e de 1 a 2 minutos no micro-ondas dependendo da quantidade!
      Obrigada pela visita e volte sempre! Desculpe-me pela demora na resposta!

      Excluir
  11. Oi Silene! Adorei a dica! Vou por-la em prática hj! Apenas me tire uma dúvida: o brócolis q comprei é ninja.. os tempos de branqueamento são os mesmos?! E estes tempos tb se aplicam à outras verduras, como couve, espinafre? ! Bjo e obrigad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pri, o tempo de branqueamento do ninja é o mesmo, ok?! Folhas verdes como couve, espinafre, alface, rúcula... não podem ser congeladas, pois alteram suas propriedades.
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
    2. Olá Silene! Adorei a tecnica! Já afiz duas vezes! Agora não compro mais brocolis congelado.. Eu os congelo, hehehe! Pena que não é possivel fazer o mesmo com couve ou espinafre... E com outros legumes, como cenoura, vagem, chuchu?! O processo é o mesmo?! Os mesmos tempos?! Bjs e obrigada

      Excluir
    3. Olá Pri, há quem diga que é possível sim congelar couve e espinafre, mas o ideal é que sejam consumidos "in natura" para que seus nutrientes se preservem, por isso o congelamento não é recomendado! Para o congelamento de cenoura, couve-flor, aipo, ervilha... o tempo de branqueamento é o mesmo do brócolis (35 segundos), já o chuchu, beterraba, abobrinha, vagem... o tempo de branqueamento é de 15 segundos, lembrando que os alimentos devem estar tds higienizados antes de congelar. A cenoura poderá ser congelada inteira, mas se congelar em rodelas o tempo de branqueamento é de 15 segundos, ok?! Espero ter ajudado!
      Obrigada e volte sempre! =)

      Excluir
  12. Sileni muito obrigada pela dica preciosa!
    Além de muito bem explicada você tem uma linguagem muito legal, parece que está falando pessoalmente com a gente.
    Parabéns pelo blog e sucesso! Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela sua visita e comentário, Eliane! Mt obrigada!
      Esta casinha virtual estará sempre de portas abertas pra vc! Seja mt bem-vinda!
      Bjs e volte sempre! =)

      Excluir
  13. To eu no google procurando como congelar brocolis e achei seu blog... rsrs claro q vim aqui né....rsrs
    Congelando meu brocolis em 3, 2, 1...rsrs

    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs... I love google!!! rs
      Obrigada pela credibilidade, amiga!
      Bjs no seu coração! =)

      Excluir
  14. Amei a dica, utilizo brocolis na papinha da minha bebe... e sempre sobra e estraga... com esta dica não terei mais desperdicio... obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lika!!
      Obrigada pela visita e volte sempre! ❤️
      Bjinhos pra vc e a sua bebê!

      Excluir
  15. Parabens pelas dicas, e um toque brocolis com bacon na manteiga é extremamente saudavel, ruim sao coisas industrializadas que ninguem sabe o que tem dentro, passa a receita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, os industrializados tbm não são nada saudáveis, mas quanto menos evitarmos gorduras, melhor! Saudável mesmo é preparar o brócolis no vapor livre da gordura do bacon e da manteiga, mas o que é de gosto, é regalo da vida, não é mesmo?! rs
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  16. Super simples e prático. Odeio jogar fora qualquer coisa e seu post salvou meus brocolis. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a sua visita e comentário! Volte sempre! =)

      Excluir
  17. muito obrigado pela dica ..nunca mais vou perder brocolis

    ResponderExcluir
  18. Posso fazer no vapor? O tempo seria o mesmo? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magale! Pode fazer no vapor sim, o tempo é maior que na água fervente, em torno de 50 a 55 segundos mais ou menos, ok?!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  19. Amei a dica. Pois moro sozinha e já perdi muita coisa também. Vou fazer. Abraços

    ResponderExcluir
  20. Show, deu uma boa ajuda aqui, mas uma duvida, se ele ja estiver amarelando, ainda vale usar, ou eh lico mesmo Nao daria para fazer uma sopa junto com outros ingredientes... eu estou com um enorme na geladeira que estava atras de uns legumes e acabei esquecendo, 4 dias depois, olha ele la, ja quase todo amarelinho.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi PH, o processo de branqueamento funciona perfeitamente e é o ideal para alimentos frescos, no caso do brócolis quando ele já está amarelinho não vai funcionar a contento, porque ele já perdeu um pouco de suas propriedades, eu até já tentei congelar assim mas ele fica meio meladinho, não fica muito bom, não! Neste caso, vale sim fazer um sopão ou um caldo e pode até congelar depois.
      Espero ter ajudado!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  21. Obrigada pela dica...eu gosto muito de brócolis e agora tbem. vou poder aproveitar todo ele.


    ResponderExcluir
  22. Respostas
    1. Oi Claudinha, após congelar, o brócolis dura por 3 meses no freezer, até dura mais que isso, mas depois desse tempo ele vai perdendo suas propriedades.
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  23. Muiiitoooo bom! Otimo aprender o processo correto de congelamento! E mais uma dica importante já que estamos falando de higienizaçao..nada melhor do que congelar os alimentos e bem guardadinhos em Tupperware( Jeitosinhos/ freezer time..) esse produto alem de otima qualidade é o unico! Que nao deixa aquele ar do congelador passar para os alimentos!velee muiito a pena... * consulte um consultor mais proximo de voce ;)*


    THIELLEN BONADIO (CAMPINAS SP)
    GRUPO CELEIRO TUPPERWARE
    FACEBOOK/THIELLENBONADIOTUPPERWARE

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde estava com dúvidas em algumas partes do congelamento, já foram todas esclarecidas! Muito obg!

    ResponderExcluir
  25. Adorei essa dica, vou aplicar essa tarde! Gostaria de saber por quanto tempo o brócolis pode ficar na geladeira?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O brócolis dura por 3 dias na geladeira, depois disso ele vai começar a amarelar. Já, depois de congelado, ele se conserva bem por 3 meses no freezer!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  26. Tem que ser na sacola ziplock? Naqueles potinhos de freezer não funciona não?
    Amei a dica, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jade, em potes próprios pra freezer também funciona, ok?!
      Eu que agradeço a visita, volte sempre! =)

      Excluir
  27. Esse método serve para a couve-flor também ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria José, serve para a couve-flor sim, o processo é o mesmo!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção.

      Excluir
  28. Boa tarde! só uma dica de nutricionista. Quando for levar um vegetal a alta temperatura, como neste caso, não há necessidade de sanitizar este alimento com hipoclorito. A sanitização precisa ser feita somente quando se consome o alimento cru.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Marcia, valeu muito pela dica, Vivendo e Aprendendo!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  29. Oi boa tarde . Adoreiiii sua dica.
    Com o brocolis ninja faco da mesma forma? Obrigadaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com o ninja o processo é o mesmo! Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  30. Valeu pela dica. Moro so e brócolis sempre estraga por não saber conservar. Aprendi agora. Indo para cozinhar seguir seu conselho. Fui!

    ResponderExcluir
  31. Adorei suas dicas aq em casa uso o ninja quase não sobra, se depe
    nder do meu neto come o maço inteiro, mas qdo sobrar sei como conservar

    ResponderExcluir
  32. Amei a dica, moro sozinha e um brócolis é muito, sempre joguei fora.
    Acabei de fazer o embranquecimento e ficou otimo.
    Obrigada pela dica , serei visitante constante do seu blog

    ResponderExcluir
  33. Coloque água numa panela grande e quando ferver (a água deve estar borbulhando) coloque todo o brócolis de uma vez, tomando o cuidado para não se queimar, neste momento, a temperatura da água vai cair, aguarde ela ferver novamente e conte 35 segundos.

    da pra copiar sim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, anônimo! Dá pra copiar! Foi tranquilo, não foi?! Não sei porque tem gente que reclama que não consegue!! Acho que é falta de atenção, né?! Rs

      Excluir
  34. Posso usar a mesma agua pra branquear outros legumes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Betania Maria, pode sim! Só não reutilize a água da beterraba, da soja e do espinafre, pois eles possuem uma substância que dificulta a absorção de certos minerais no nosso organismo e essa substância em excesso pode ser prejudicial.
      Obrigada pela visita e volte sempre! 😊

      Excluir
  35. Obrigada! Estava precisando muito dessa dica aqui em casa o brócolis estraga com frequência e isso é chato pq é alimento desperdiçado! Bjs!

    ResponderExcluir
  36. boa tarde,gostaria de saber se devo mesmo colocá-lo em água fervente.Minha mãe prefere ele feito ao vapor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, poderá ser feito no vapor sim, sem problemas, ok?!
      Obrigada pela visita e volte sempre! 😊

      Excluir
  37. Bom dia! Gostaria de aprender esta receita de brócolis com manteiga e bacon =)
    Adorei suas dicas. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a Receita se encontra no comentário abaixo! Bjs. 😊

      Excluir
  38. Bom dia! Gostaria de aprender esta receita de brócolis com manteiga e bacon (eu gosto de brócolis, só que mais ou menos, sabe? Como mais por saber que é saudável hehe)
    Adorei suas dicas. Obrigada por compartilharas =)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice, a receita de brócolis na manteiga com bacon é bem simples. Numa frigideira, coloque 1/2 colher (sopa) de manteiga, refogue aí um cebola pequena picadinha e 1 dente de alho espremido, adicione o brócolis já cozido (2 xícaras de chá) e vá salteando até o brócolis dar uma leve murchada, acrescente sal a gosto. Depois de pronto, disponha-o num prato e jogue por cima bacon cortado em cubos feito no micro-ondas.
      Para fazer o bacon, forre um prato com duas folhas de papel toalha, disponha o bacon cortado em cubos sobre o papel, cubra com mais duas folhas de papel toalha e leve ao micro-ondas por 3 a 4 minutos na potência alta ou até que o bacon fique sequinho e crocante. Se não quiser fazer no micro-ondas, faça assim: numa frigideira antiaderente (sem óleo), coloque o bacon cortado em cubos e frite-o até que fique crocante, escorra em papel toalha e coloque depois sobre o brócolis.
      Se fizer, me conta como ficou! Obrigada pela visita e volte sempre! 😊

      Excluir
  39. Perdoe minha intromissão, mas eu aprendi a congelar espinafre e fica verde muito bonito. APRENDI NA INTERNET. Fiz um creme de brócolis que ficou divino, sUcesso total. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania, aqui em casa também congelo espinafre, senão perde, pois somente eu como! Não é intromissão, não! Seja bem-vinda!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  40. O meu brócolis fica murcho depois que descongelo, é assim mesmo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrezza, o processo de descongelamento faz com que o brócolis perca líquido deixando-o murcho, por isso ele deve ir direto do freezer para o preparo (panela a vapor, micro-ondas...), assim vai ficar com um melhor aspecto.
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  41. SÓ QUERO FAZER UM PEQUENO COMENTÁRIO, JÁ QUE SE TRATA DE UMA PAGINA QUE TEM POR LEMA VIVER APRENDENDO, AQUI FICA A DICA! NA LÍNGUA PORTUGUESA E MESMO COM O DISPARATE DO ACORDO ORTOGRÁFICO, NÃO EXISTE (BRÓCOLIS) MAS SIM BRÓCOLOS! VIVENDO E APRENDENDO...
    MAS POR FAVOR NÃO TRATEM MAL A LÍNGUA DE CAMÕES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkk desculpe, tive que rir!! Mas você tem razão sim! “Brócolos” é a forma correta de se falar em Portugal, mas aqui é Brasil e aqui o correto é BRÓCOLIS mesmo!! De qualquer forma, agradeço a sua disponibilidade de estar aqui na tentativa de me corrigir! Fica uma dica pra você: Vivendo e Aprendendo!!! 😉

      Excluir
  42. Sempre que congelo,fica murcho depois que descongela

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto