DESCASCANDO O ALHO

 

Olá amigos, bom dia!

Hoje é segunda-feira, dia de “dicas” aqui no Vivendo e Aprendendo, já estava com saudades, rs. Mas antes de entrar no assunto em questão vou falar um pouquinho do meu post ALHO E CEBOLA EM CONSERVA que é o pivô da nossa conversa de hoje! Este post “alho e cebola em conserva” foi criado no dia 28 de abril de 2010 e de todas as minhas postagens ele é o mais comentado e em termos de visualização é o terceiro mais visitado! E além dos comentários ainda recebo e-mails falando a respeito dele, seja elogios ou dúvidas de leitores, as quais respondo com muito carinho, já agradecida pelo contato!

Dentre os comentários desta postagem, um me chamou a atenção que foi o comentário da leitora Márcia Rodrigues Nogueira. Ela enviou um link com um vídeo do chef Thiago Souki ensinando como descascar alho de forma prática e rápida. Quando vi o vídeo comecei a rir de tão simples que é! E, claro, resolvi testar né?! E não é que dá certo?!

Coloque os dentes de alho numa panela…

Descascando o alho 

Tampe a panela…

Descascando o alho1

 

Em seguida (agora é o momento mágico, rs), comece a SACUDIR a panela, isso mesmo, sacuda a panela rapidamente e… vòi lá…

Descascando o alho2

A casca se solta do alho! Quanto mais você sacudir a panela mais a casca vai se soltar, mas não sacuda muito senão vai machucar todo o seu alho, eu me empolguei tanto que teve dente de alho que até despedaçou! A casca que não se soltar, tire com a mão que vai sair facilmente. Num instante os dentes de alho estão todos descascados!

Descascando o alho3

 

Lembram quando eu ensinei a desfiar o frango sacudindo a panela? Pois é, basicamente, a técnica é a mesma! Para ver este post clique AQUI.

Outra maneira de descascar o alho mais rapidamente sem ficar brigando com a faca é deixar os dentes de alho de molho numa vasilha com água por pelo menos uns 30 minutos, a casca vai se soltar facilmente! É assim que venho fazendo até o momento.

E aquele odor desagradável que fica nãos mãos, como evitar? Basta tomar alguns cuidados! O segredo é tocar o menos possível no alho. Por exemplo:

  • Mesmo usando a técnica da panela ou deixando os dentes de alho de molho na água, você vai precisar colocar as mãos no alho para eliminar a casca, faça isso sempre em água corrente, debaixo da torneira e nunca esfregue as mãos uma na outra!
  • Use utensílios como garfos, colheres ou pegadores para auxiliar na hora de picar, laminar ou espremer ou use utensílios próprios para isso, o mercado oferece vários hoje em dia.
  • Ao colocar o alho já picadinho na panela não ponha com as mãos, use sempre uma colher.
  • Usar luvas descartáveis também é uma ótima opção, eu já usei e fiquei livre do odor de alho nas mãos, o problema é que o tamanho P ficou grande pra mim e acabou me atrapalhando e não tem tamanho menor, infelizmente, por isso não comprei mais!

Mas, se de tudo, ainda ficar aquele cheirinho ruim, esfregue uma colher de inox nas mãos até sair o cheiro ou esfregue as mãos com um pouco de pó de café e depois lave normalmente com sabonete ou detergente.  Mas eu vou confessar pra vocês que esses métodos ajudam a atenuar o odor de alho das mãos, mas não eliminam totalmente! O mercado oferece produtos para tirar cheiro de alho das mãos como sabonetes próprios ou aqueles “sabonetes” de inox. Com exceção do sabonete de inox, já usei os outros e não funcionou, pelo menos não da forma como eu esperava. Por isso, pra mim, o melhor jeito atualmente é evitar o máximo de contato das mãos com o alho! Parece muito difícil, mas não é impossível!

Agradeço a leitora Márcia que deixou o comentário com essa dica bem legal e por ter enviado o link do vídeo! Muito obrigada por contribuir com o blog, sua dica foi de grande valia!

Ah! Claro, para ver o vídeo é só clicar AQUI.

Uma ótima semana pra todos vocês!

Beijos,

27 comentários:

  1. Bom dia minha amiga, como foi de fds?
    Aqui foi tudo bem na paz de Deus, e com uma chuvilha gostosa!
    Gostei muito das dicas, descascar alho e cebola é sempre um pesadelo, rsrs.
    Eu não gosto de comprar alho descascado eles sempre vem estragados e tem um cheiro horrível.

    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, aqueles alhos comprados já descascados tbm acho um horror! Prefiro comprar as cabeças de alho e preparar em casa.
      Beijos e obrigada por estar sempre aqui! :))

      Excluir
    2. Boa tarde, eu estava dando uma olhadinha nas dicas.O cheiro forte do alho é conservante, sei porque gosto de comprar descascado e o último estava assim, fui pesquisar com o vendedor e eis que descubro.
      Agora estou ate pensando em vender ele fresquinho descascado um dia antes sobre encomenda.

      Excluir
  2. Que dica ótima! Eu não utilizo alho nem cebola (Odeio com todas as minhas forças) mas é legal saber pra podermos repassar pra quem utiliza né? Muito legal =) Beijão e uma excelente semana pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, antigamente tbm detestava alho e cebola, não podia nem ouvir falar, mas dps que comecei a me aventurar pela cozinha, com o tempo, senti a necessidade de usá-los nas receitas e percebi que os pratos ficam mt mais saborosos.
      Obrigada pela visita queridona e volte sempre! :))
      Bjsss

      Excluir
  3. Oi Sileni,
    Gostei da dica! Não tinha ideia!
    Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

    Gosto disto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, tbm não conhecia este método e achei bem interessante!
      Obrigada pela visita e volte sempre! :))
      Bjsss

      Excluir
  4. oi minha amiga que bom que vc ja est de volta ..e fiquei muito feliz em, saber que vc gostou do livro
    amiga eu sou da epoca da pedra eu bato meu alho em um pilao de madeira que sempre compro nas minhas viagens ao nordeste ....e a pimentas eu moendo na hora de usar ....faço tudo na hora kkkk mas goetei da sua tecnica mas eu boto no meu pilão com casca meso e depois eu tiroa casca com o garfo pois cheiro de alho ninguem merece né mesmo?? amiga amei sua postagem esta ótima bjão grandes boa segunda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha amiga, o livro é ótimo, até marido se animou em cozinhar, rs. Eu sou adepta das facilidades e praticidades, amiga, rs, td de novidade que surgir para facilitar a vida na cozinha corro atrás! rs
      Bejão querida e volte sempre! :))

      Excluir
  5. Menina que coisa mais interessante..
    Eu adoro uma comidinha feita com bastante alho....
    Acho que fica maravilhosa.. aliás não existe nada melhor que uma comidinha bem temperadinha com alho rsr
    Mas morro de preguiça de descascar, mas esse dica é perfeita..
    Adorei..

    Um beijo minha linda e obrigada por compartilhar esse tesouro..

    Um super beijo e uma semana mais que linda viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Sheila, hoje eu sou super fã de alho e cebola, antes torcia o nariz, mas aprendi a apreciar os seus sabores. Ficar descascando alho dente por dente, afff, não é comigo, não! rsrsrs
      Obrigada pela visita miga linda e volte sempre! :))
      Bjssss

      Excluir
  6. Sil querida esse post está perfeito e rico de detalhes, adorei essa dica do alho, vou experimentar na minha panela, as outras tão boas também. Aqui em casa adoramos tudo com alho, tanto cozido, frito ou até cru. Sempre muito boas suas dicas, beijinhos uma linda semana amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho querida amiga! Aqui em casa não sei cozinhar sem alho e cebola, eles dão um sabor muito especial aos pratos, não é mesmo?!
      Linda semana pra vc tbm!
      Bjinhos no seu coração! :))

      Excluir
  7. Oi amiga, muito fácil, amanhã mesmo vou testar.
    Adorei a dica.

    Sileni, pimenteira não gosta de muita água, gosta de pegar sol e morre mesmo.
    Eu tenho sempre pimenteira na minha casa, mas é um ciclo assim:
    A pimenteira fica cheia e bonita , aí nasce as pimentinhas e quando as pimentinhas secam ou quando caem, eu planto e aí quando a pimenteira mãe morre, eu já tenho as mudinhas todas bonitinhas e começa tudo novamente.

    Agora, quanto ao resto amiga , é sempre bom fazer uma oraçãozinha né?

    KKKKKKKKKKKKKKKKK

    Bjsssssssssss e que a tua semana seja muito abençoada.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dinha querida,
      Obrigada pelas dicas da pimenteira, acho que ando afogando a pobrezinha, rs. Vou seguir as suas dicas, mas tbm vou me banhar com sal grosso, kkkk.
      Uma semana abençoada pra vc tbm! :))
      Bjsss

      Excluir
  8. Mentchyra que é fácil assim? Só chacoalhar e pronto? Morri.
    Vou testar, claro. Adoro alho!!!
    E não acho ruim o cheiro nas mãos, não... hahaha. Sou louca?
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cici,
      E não é fácil, amiga?! Hahaha
      Ri muito quando vi o vídeo, uma coisa tão boba, mas que facilita demais a nossa vida na cozinha! E olha, não gosto de cheiro de alho não!!! Afemaria! kkkkkk
      Bjão querida! :))

      Excluir
    2. Gaelera. O cheiro de alho e cebola que ficam nos dedos e nas mãos é facilmente retirado esfregando uma colher de alumínio limpa nos dedos debaixo da torneira aberta. Esfreguem como se a colher fosse um sabonete!

      Excluir
  9. Bom dia Sileni,
    Que dica Maravilhosa!!!
    A da água já conhecia, agora essa não, vou testar.
    Obrigada por dividir.
    Beijo grande e uma ótima terça.
    Andréa Cabral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa,
      Eu que agradeço pelo seu carinho! Experimenta descascar o alho assim, além de funcionar é mt divertido, hahaha.
      Beijos querida! :))

      Excluir
  10. Muito obrigado pelo Post!!!! Um grande abraço do Souki

    ResponderExcluir
  11. A dica pra não ficar com a mão cheirando a alho, é NÃO ESFREGAR AS MÃOS UMA NA OUTRA, de jeito nenhum, nunca!!!! eu descasco e pico o alho e ainda encho a mão dele pra colocar na panela, depois disso, eu abro a torneira e simplesmente deixo a agua cair nas mais, escorrer do punho pra ponta dos dedos.... SEM ESFREGAR!!!!... e.... alguns segundos depois, tipo uns 40segundos de agua escorrendo... voilá... Sem cheiro nenhum!!!!!! Inacreditavel, né? mas funciona e muito. Se vc esfregar as mãos, as particulas de "cheiro de alho" estouram nas suas mãos e pode esquecer, nada vai tirar o cheiro. Com a agua corrente, elas "rolam" mão abaixo e pronto! pronta pra festa, e sem cheiro nas mãos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, esfregar as mãos uma na outra vai intensificar ainda mais o cheiro do alho!
      Obrigada pela visita e comentário! Volte sempre! =)

      Excluir
  12. Tambem sofro com isso desde que casei e faço comida todos os dias... nao sabia oque era,medico falou q era desidrose... gastei tanto dinheiro com pomadas a base de corticoide que nao adiantavam nada. Depois de quase um ano com os dedos que inchavam..coçavam muito... bolhas q estouravam... os dedos ressecam e racham ficam em carne viva, muita dor... fiquei sem digital.. nao conseguia nem escrever no celular...descobri sozinha que era o alho.. comecei a usar alho de potinho mas nao e mesma coisa alem de conservantes... semana passada usei alho .. e hj estou com os dedos em carne viva... :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miin, sempre que vou manusear o alho uso luvas descartáveis próprias para cozinha. De repente te ajudaria no seu problema com a desidrose. Espero que tudo dê certo pra vc!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  13. Obrigado pelas dicas,vou fazer a conserva, quanto ao cheiro nas mãos é delicioso, ao invés de 4 cabeças, coloco cinco porque uma eu vou comendo enquanto preparo, bjs.

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto