OVOS – DICAS

 

Olá amigos,

Estou de volta e trago pra vocês algumas dicas sobre ovos! Muito se ouviu que o ovo era o grande vilão da nossa alimentação, seja pelo aumento da taxa do colesterol no sangue, seja pela contaminação por salmonela, uma bactéria nada amigável que causa infecção. Mas, com o passar do tempo, foram descobertos muitos benefícios e ele deixou de ser o vilão e passou a ser o mocinho!

O ovo é uma grande fonte de proteína e por isso deve estar presente na nossa alimentação para uma dieta saudável e balanceada.

E para melhor utilizá-lo deixo aqui algumas dicas para selar de vez a paz com este “mocinho” tão versátil, presente em muitas de nossas receitas.

  • Não se deve lavar o ovo para guardá-lo, pois isto faz com que a casca fique ainda mais porosa aumentando o risco de contaminação. O correto é lavá-lo momentos antes que for usar.
  • Não guarde o ovo na porta da geladeira, pois ao batê-la pode provocar rachaduras imperceptíveis no ovo podendo contaminar o seu interior, sem falar na mudança de temperatura que ocorre ao abrir e fechar a porta, prejudicando a conservação dos ovos. Se o compartimento da sua geladeira onde guarda o ovo for na porta, é preferível que você acondicione os ovos numa recipiente com tampa e guarde na prateleira assim eles se conservarão melhor.
  • Ao guardar os ovos, atente para que eles fiquem com a parte mais pontuda voltada para baixo, conforme mostra a foto, desta forma a gema fica concentrada no meio do ovo, conservando-o melhor ainda.

Ovos - dicas

 

  • Para saber se o ovo está fresco, mergulhe-o numa vasilha com água, se ele ficar no fundo é porque está bom, se ele boiar é porque não está fresco, mas isto não significa que esteja estragado, mas é sempre bom checar antes de usá-lo. Na foto, perceba que a parte mais larga do meu ovo tende a subir, isto significa que ele já tem mais de uma semana.

 

Ovos - dicas3

 

  • Nunca quebre os ovos em cima dos outros ingredientes ao preparar uma receita, quebre primeiro num recipiente separado para se certificar que estejam bons para o uso. Se for utilizar mais de um ovo numa mesma receita, quebre-o em separado e vá adicionando à receita um de cada vez! Já aconteceu comigo de quebrar um ovo na tigela onde estava preparando um bolo e o ovo estava estragado e caiu todo o liquido mal cheiroso em cima dos outros ingredientes, resultado: tive que jogar tudo fora! E quebrando o ovo num recipiente separado também evita que caia pedacinhos da casca em cima dos outros ingredientes e muitas vezes podemos nem enxergar.
  • E falando em casca, ao cair um pedaço dela sobre o ovo, já reparou como é chatinho de retirá-la com a colher? Muitas vezes acabamos usando os dedos numa tentativa desesperadora de tirá-la dali, mas evitem fazer isso, pois se suas mãos não estiverem bem higienizadas poderá contaminar o alimento.  E já reparou como essa casquinha gruda de uma forma que parece um imã?

Ovos - dicas1

 

  • Ao meu ver, o melhor jeito de retirar a casquinha que caiu no ovo é removê-la com a própria casca! Faça isso e você vai ver que ela sai facilmente sem ficar aquela briga! rs

Ovos - dicas2

 

  • Os ovos quando conservados fora da geladeira duram em torno de 15 dias, já os refrigerados duram em torno de 2 meses, mas devemos levar em conta o tempo que esses ovos ficaram parados no supermercado, observe sempre a data de validade impressa na caixa e na dúvida, nunca deixe ovo parado em sua casa, procure utilizá-lo o mais brevemente possível.

E quantas receitas não podemos fazer utilizando ovos, não é mesmo? Bolos, doces, tortas, cremes, pães, biscoitos… ou simplesmente fritinho com arroz ou no lanche como eu fiz! Adoro!

 

Lanche com ovo

Meu ovo fritinho está escondidinho embaixo dos tomates, mas ainda dá pra vê-lo próximo ao garfo. rs

 

Agora que você já sabe como melhor conservar o seu ovo, ele agradece!

Ovos - dicas4

 

Para saber quem foi o ganhador do Sorteio Risque e Rabisque no Dia dos Namorados, clique AQUI. E ainda tem o Sorteio do “1 milhão” acontecendo, encerra amanhã dia 02/07, faça a sua inscrição agora clicando AQUI.

Uma ótima semana pra todos vocês!

Beijos,

birds

33 comentários:

  1. Sileni querida,

    Belíssima publicação com tanta informação tão útil acerca desse grande amigo que é o Ovo !
    Adoro-os, feitos seja de que forma for e até crus com açúcar ! :) :)
    Nada gulosa eu ! lololol

    Os seus estão escondidos sim, mas imagino como ficaram delicosos aí nesse prato de lindas cores !

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm adoro ovos, Isabel! Mas cru eu nunca comi, acho que não comeria tbm, no mínimo aferventado, tipo ovo quente! rs
      Bjs querida e obrigada pelo carinho! =)

      Excluir
  2. Bom dia amiguinha querida!
    E vc já iniciou bem a semana com estas super dicas!
    Não dar pra ficar sem ovos, eles são super versáteis e quebra um galhão no dia a dia e o melhor são deliciosos!
    Adorei o seu café da manhã, que delícia...hummmm!

    Beijinhos, ótima semana ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os ovos são versáteis demais! Imagina qtos pratos não fazemos com ele, qtas receitas, não é msm?! E quebram um galhão com certeza!
      Adorei vc ter vindo tomar café da manhã comigo, amiga! =)
      Bjs e uma ótima semana pra vc tbm!

      Excluir
  3. Bom dia Si.
    Ótimas dias. Não sei porque os fabricantes de geladeira continuam colocando os ovos na porta viu.
    O bolo confeitado lá de baixo ficou lindo. Vou confessar a você que sou uma NEGAÇÃO em confeitar bolo. Qualquer dia me matriculo num curso só para aprender a fazer isso.
    No final de semana acabei de ler o livro que vc me deu. Muito muito. faz a gente pensar e refletir muito sobre nosso relacionamento com Deus. devorei ele rapidinho rsrs. Muito obrigado pelo presente. Emprestei para minha mãe ler. Acho que ela tb vai gostar bastante.

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu pensei a msm coisa, Augusto!!! Qdo comprei a minha geladeira, já faz uns dois anos, eu procurei uma que o compartimento não fosse na porta e achei! A bandeja que aparece na 1ª foto vai dentro de compartimento de acrílico onde guardo na prateleira.
      Ah seria bom fazer um curso! Imagina qta coisa não se aprende! Que bom que gostou do livro, eu achei surpreendente! O que vc me deu ainda não acabei, mas já dá pra perceber que é uma história incrível e que bom se tds nós adotássemos o "jogo do contente!" Acho que o mundo seria mais feliz! =)
      Bjs meu querido e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  4. Legais as dicas! Muitas aprendi com a minha mãe rs.

    Beijos!

    http://batomescarlate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dicas de mãe são sempre ótimas!
      Obrigada pela visita querida e volte sempre! =)
      Bjs

      Excluir
  5. Bom dia minha linda Sileni

    Aqui em casa por acaso todas as semanas comemos 2x ovo... é um alimento que gostamos imenso e como temos galinhas melhor ainda pois assim sabemos o que estamos comendo!!!

    Excelente seu post minha linda!!!

    Beijocas

    MArgarida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm eu gostaria de criar galinhas para ter ovos fresquinhos tds os dias, pena que não tem espaço aqui em casa! Que privilégio vc tem, amiga!
      Obrigada querida pelo carinho! =)
      Bjs

      Excluir
  6. Bom dia Sileni,
    ovo é um ingrediente essencial na nossa cozinha e estas dicas são perfeitas, algumas eu não sabia, obrigada por partilhar!
    Beijos e uma semana iluminada,
    Oslaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo amiga! Aqui em casa não deixo faltar ovo!
      Bjs querida e obrigada pelo carinho! Uma semana iluminada pra vc tbm! =)

      Excluir
  7. Cá em casa gastamos muitos ovos e é sempre bom ler e reler estas dicas sobre conservação dos ovos, este post é muito útil :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cuca, são dicas simples, mas que fazem td a diferença!
      Bjs querida e obrigada pelo carinho! =)

      Excluir
  8. Respostas
    1. Oi Luci, são dicas simples amigas, mas mt válidas!
      Bjs querida, obrigada pela presença e uma boa semana pra vc tbm! =)

      Excluir
  9. Todas essas dicas meu endocrinologista me recomendou, principalmente não deixar na porta da geladeira. O que eu não sabia é da casquinha quando quebra. Muito bom saber :)
    Beijocas flore e uma linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse o amigo Augusto nos primeiros comentários, os fabricantes de geladeira não deveriam colocar o compartimento de ovos na porta, isso não é legal, já está mais que comprovado!
      Obrigada querida e uma linda semana pra vc tbm! =)
      Bjs

      Excluir
  10. Excelente post minha querida amiga Sil, muito bom saber dessas dicas que pra mim foram preciosas como todas que vc sempre traz. Obrigada por compartilhar ta? Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer sempre compartilhar tudo o que aprendo a cada dia, amiga!
      Mt obrigada pelo carinho de sempre!
      Bjs e uma ótima semana pra vc tbm! =)

      Excluir
  11. Olá, querida Sileni
    Que sandubão mais apetitoso, menina!!!
    O enfeite com mostarda e catchup ficou massa!!!
    Ótima semana pra vc e o meu carinho!!!
    Bjm de paz e bem






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro esse sandubão, amiga! hahaha
      Obrigada pelo carinho e uma ótima semana pra vc tbm! =)
      Bjs

      Excluir
  12. Oi miga linda, troco qualquer prato por um ovo fritinho e com a gema mole kkkkk
    Ah!
    Esqueci do pãozinho p/chuchar a gema como dizem no interior...

    Bjsssssssss querida e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, nunca ouvi esta expressão, amiga! kkkk é engraçada!
      Um ovo fritinho com pão francês cai mt bem! Adoro!
      Obrigada querida pelo carinho e uma semana mt abençoada e de sucesso pra vc tbm! =)
      Bjs

      Excluir
  13. oi Sileni,ótimas dicas a respeito desse produto tão utilizado por nós Bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso mt ovo aqui em casa, Rosinha! Seja no preparo de receitas de um modo geral ou simplesmente frito. Adoro!
      Bjs querida e obrigada pela presença! =)

      Excluir
  14. Adorei todas as dicas Si.
    muito bom.
    A de tirar o pedacinho da casca com a propria casa eu vou por em pratica.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A casca age como um imã, qdo vc se aproxima a casca o outro pedacinho de casca se aproxima rapidamente facilitando a sua retirada. Funciona de verdade, amiga! Tenta fazer isso pra vc ver!
      Bjs querida e obrigada pela presença! =)

      Excluir
  15. Oi Silene,que bom você falar do nosso
    amigo ovo,aqui em casa não pode faltar,
    além de eu estar sempre inventando meus
    bolos ele serve para quebrar todos os
    galhos e qualquer emergência eu ouço a
    gurizada falar:vou fazer um pão com ovo!
    Adorei suas dicas,quanto à casca eu tam-
    bém uso como ímã para pegar casca e até
    a gema qdo.cai junto com a clara.
    Bjão.Beti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro pão com ovo, Beti! É bom demais!
      Tbm uso a casca para pegar a gema que caiu junto com a clara. Bem lembrado, Beti!
      Bjs querida e obrigada pelo carinho! =)

      Excluir
  16. Hey, Silene! Minha mãe me deu esta dica de quebrar os ovos separadamente (do que já foi preparado). E, outro dia, li sobre esta dica de colocar o ovo na água pra ver se está fresco. Fiz rascunho pra um post... mas este seu texto tem mais informação. Ótimas dicas! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Etienne, são dicas simples, mas que fazem td a diferença, não é mesmo? Obrigada querida pela sua presença e pelo comentário!
      Bjs e um lindo dia pra vc! =)

      Excluir
  17. Belas dicas Sileni.
    Depois vou dar uma garimpada pelo blog já que cheguei bem depois.
    Abraço de paz amiga.
    Valeu a dica e link.
    Bjs de paz.

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto