FEIJOADA A MINHA MODA

 

Olá amigos, bom dia!

Se tem uma coisa que eu gosto pacas, é feijoada! E todas as vezes que eu faço ou menciono que fiz feijoada sempre alguém pergunta: “tem a receita no blog?” E eu sempre respondo: “não!” Mas agora a minha resposta vai ser diferente: “corre lá que tem no blog!” rs

É uma feijoada simples, leve e muito saborosa! Vamos a receita?

Ingredientes:

  • 500g de feijão preto
  • 2 gomos de calabresa
  • 2 gomos de paio
  • 250g de carne seca
  • 200g de bacon
  • 1 pacote de ingredientes para feijoada
  • 1 colher (sopa) de alho e cebola em conserva
  • 2 folhas de louro
  • Cheiro verde a gosto

Preparo:

Na véspera: retire as carnes do pacote (separe a linguiça e o bacon), lave em água corrente e deixe de molho sob refrigeração. Faça o mesmo com a carne seca. A troca da água, neste processo de dessalga, deverá ser feita 2 vezes antes de começar a preparar a feijoada.

No dia seguinte: escolha o feijão, lave e deixe de molho por, no máximo, 1 hora. Coloque na panela de pressão junto com a água do molho e quando a panela começar a chiar conte 30 minutos. Reserve.

Depois de dessalgar as carnes, limpe-as retirando o excesso de gordura e corte-as em pedaços. Numa panela de pressão, coloque as carnes, cubra com água fervente e quando pegar pressão conte 40 minutos. Após este tempo, desligue o fogo, aguarde toda a pressão da panela sair e verifique se as carnes estão macias, caso contrário, volte a panela ao fogo baixo sem tampar e deixe cozinhando até amaciar as carnes. Se necessário, acrescente mais água fervente.

Enquanto cozinha as carnes, retire a pele da calabresa e do paio, corte-os em rodelas na grossura de 1 dedo e corte também o bacon em pedaços menores.

Numa panela grande e funda, coloque a linguiça calabresa, o paio e o bacon e frite-os na própria gordura, acrescente o alho e a cebola em conserva, deixe dourar um pouco, mas cuidado para não queimar, acrescente também alguns grãos de feijão amassados com um pouco do caldo e deixe engrossar, junte o restante do feijão, o louro, as carnes que já deverão estar cozidas e macias e deixe cozinhando em fogo baixo por 10 minutos, acrescente o cheiro verde e desligue o fogo. Sirva com arroz branco, couve refogada e vinagrete.

 

Dicas da Si:

- Quem me acompanha aqui no Vivendo sabe que eu não como carne de porco, com exceção do bacon, presunto, paio… mas quando eu faço feijoada eu procuro colocar pelo menos um pedaço ou outro da carne de porco para quem gosta como a minha mãe, por exemplo, que sempre almoça com a gente quando faço feijoada. Por isso gosto de comprar aqueles pacotes congelados de carnes para feijoada, além da calabresa e do bacon vem também algumas partes do porco como pé, costela, lombo… em pequena quantidade, assim eu não preciso ficar me estressando com as carnes que eu não quero no meu prato, tem as carnes que a minha mãe gosta e todo mundo fica feliz.

- Eu sempre uso a conserva de alho e cebola nas minhas receitas (para saber como faço é só clicar no link), mas você poderá substitui-la por 3 dentes de alho espremidos e 1 cebola picada.

- Tem gente que deixa o feijão de molho por mais tempo, até de um dia para o outro, mas eu deixo, no máximo, por 1 hora, assim prefiro, porque eu acho que quanto mais o feijão ficar de molho, mais ele desbota e a feijoada não fica com uma cor bonita, essa é  a minha opinião, mas você poderá fazer da forma que está acostumado.

- Eu não precisei acrescentar sal, mas se você achar necessário poderá fazê-lo.

- Neste dia que fiz a feijoada eu não fiz farofa, mas acompanha muito bem! Se quiser inclui-la no seu cardápio, eu super recomendo.

- Além do arroz, eu servi a feijoada com vinagrete, couve refogada com bacon, torresmo que o meu marido comprou num boteco aqui da minha cidade e uma laranjinha para ajudar na digestão, rs.

 

Feijoada a minha moda

 

Feijoada a minha moda1

 

A couve refogada eu fiz assim: higienizei a couve, piquei em tiras finas. Numa frigideira, fritei alho e cebola no azeite e refoguei a couve. É rapidinho, ela murchou já desliga o fogo. Depois salpiquei bacon que fiz no micro-ondas (veja como AQUI). A quantidade vai do seu gosto, ok?!

 

Feijoada a minha moda-couve

 

Para o vinagrete usei 3 tomates, 1 pimentão verde, 1 cebola média, repolho e cheiro verde a gosto. Acrescentei vinagre branco, azeite extra virgem, sal e pimenta do reino moída na hora. Eu sempre coloco um pouco de água filtrada para atenuar o sabor forte do vinagre. No preparo do vinagrete tive a colaboração da minha sobrinha Milena que picou os ingredientes. Valeu, Mi!!!

 

Feijoada a minha moda-vinagrete

 

Tem um boteco aqui na minha cidade que é famoso pelos seus torresmos e sempre quando a gente passa pelos arredores do boteco fica extasiado com o cheiro maravilhoso do torresmo, mas confesso que não é isso tudo não! Achei ressecado e grande demais, difícil de cortar com a faca e morder, então, nem pensar! É preferível quebrar a faca do que o dente! rs. Mas, não posso negar que estava saboroso. Pra falar a verdade eu só comi um pedacinho para experimentar, não sou chegada nessas coisas suínas, como sabem, o comentário que eu fiz foi baseado na opinião de quem comeu como meu marido, minha mãe e a minha sobrinha. E a laranjinha para ajudar na digestão. Descasquei e cortei em quatro. Sabe como descasquei a laranja mais facilmente? Clique AQUI que eu conto pra você!

 

Feijoada a minha moda-torresmo-laranja

 

E por fim, a sobremesa! Servi Suspiros de Morango (clique no link para ver a receita), mas nesta versão substituí o chantilly da receita original por creme de leite. Adicionei ao creme de leite 2 colheres (sopa) rasas de açúcar e misturei até ficar um creme homogêneo.

 

Suspiros com morango e creme de leite

 

E teve ainda a versão da Milena que não quis a sobremesa com creme de leite, preferiu o leite condensado. Pensa que ficou doce? Nããão! Ficou dulcíssimo! Essa é a minha formiguinha amada! E a formiguinha-mor da minha mãe acompanhou a Milena nesse “sacrifício”, rsrs.

 

Suspiros com morango e leite condensado

 

PS: Gostaria de agradecer a todos que passaram por aqui, deixaram comentários e enviaram e-mails! Tive uns contratempos e não consegui respondê-los e tão pouco consegui retribuir a visita de vocês! Hoje novamente meu dia vai ser corrido, peço desculpas se mais uma vez eu não conseguir dar a devida atenção a todos! E aos novos amigos que aqui chegaram, muito obrigada! ♥

 

E por hoje é só pessoal, amanhã volto com um comunicado pra vocês!Smiley piscando

 

Beijos e até lá!

20 comentários:

  1. Olá querida,

    Feijoada é um dos meus pratos preferidos, temos a nossa tradicional feijoada muitissimo saborosa também, mas essa sua está com um aspecto bem delicioso... com algumas variantes, mas eu comeria com todo o prazer !

    E com tudo o resto para acompanhar, foi uma refeição completa e perfeita ! :)

    Beijinhos **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabel, a origem da feijoada é daí da sua terrinha, não é não?! Hoje tornou-se um prato típico brasileiro apreciado por mts.
      Obrigada querida pela presença e volte sempre! =)
      Bjs ♥

      Excluir
  2. hmmmmmmmmmmm delícia e quem resiste? E ainda esse doce? è de babar! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não resisto, chica! rsrs
      E uma sobremesa super fácil e saborosa tinha que ter, né?! rs
      Bjs querida e obrigada pela presença! ♥

      Excluir
  3. Oi, Sileni!
    Temos que aproveitar para comer feijoada antes que o tempo esquente, ou então, ligar o ar condicionado da casa no máximo! (rs*)
    Eu amo feijoada e também faço sem os rabinhos, orelhinhas e pézinhos do porco. Sei que eles dão sabor, mas acho meio... nem digo!
    Do porco coloco o bacon e lombinho defumado.
    Na verdade, não sei muito bem como é feito o processo inicial, porque em casa fazemos a feijoada em 4 mãos. Gosto de fazer na sexta-feira à noite e marido corta as carnes e deixa de molho de manhã e quando chego do trabalho coloco tudo para cozinhar e deixo pronto a feijoada, repousando para de manhã retirar a gordura que sobe e que fica pairando na superfície da feijoada. Isso diminui a gordura do caldo. No sábado, faço os complementos antes de servir.
    Vou lá aprender a fazer o bacon no microondas.
    Me deu uma boa ideia!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma,
      É verdade! Com calor este prato não é mt bem-vindo, não! Mas que dá vontade de comer em qq época do ano, dá! rs
      Olha... o porquinho inteiro na minha feijoada tô dispensando, rsrs, deixo para quem gosta, até o lombinho dispenso! rs
      Normalmente, o que junta gordura são aquelas carnes pesadas do porco, mas como não coloco praticamente nada dessas carnes, uma coisinha ou outra só, ela fica bem light e nem sobe gordura para ser retirada. O meu pai qdo fazia feijoada, colocava praticamente um porco inteiro ali, rs, mas ele limpava td a gordura, fervia as carnes com limão umas duas ou três vezes para depois começar a preparar a feijoada, dava um trabalhão. Eu só comia o feijão e era um sufoco encontrá-lo no meio de tanta carne de porco, rsrs.
      Volta aqui para me contar essa sua boa ideia do bacon no micro-ondas, hein?! Fiquei curiosa! rsrs
      Bjs querida e obrigada pela presença! ♥

      Excluir
  4. Eita que este post ficou pra lá de bom...hummmm queria estar ai viu...anotei tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sabe que agora me bateu um flasback?! rs. Preciso repetir a dose!
      Bjs querida e obrigada pela presença! ♥

      Excluir
  5. Minha querida amiga,
    além de uma bela feijoada você ainda serviu uma
    sobremesa deliciosa...hummmmmmmm!
    Feijoada é o único prato que eu repito, rsrs, e a sua ficou com gostinho de quero mais, receita nota 10!

    Meus sentimentos pela perda dos amigos, todo mundo tem a sua hora p/ ir aos braços do Pai, mesmo assim fica uma tristeza e um vazio p/ os amigos mais próximos e familiares.

    Um grande beijos, fica com Deus ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um dia mt bom, amiga! E o melhor de td foi saborear esta feijoada na companhia da minha família! Não tem preço! ;)

      Obrigada querida pelo carinho, os amigos que se foram eram pessoas mt boas e merecem o céu! Que descansem em paz!

      Bjs, fique com Deus tbm! ♥

      Excluir
  6. Sil querida, se tem um prato que adoro de paixão é a feijoada, também sou super fã mas gosto assim como vc fez, bem simples com pouca carne de porco, pois não sou muito fã de pezinho rabinho e etc. Ficou mara sua feijoada, me deu água na boca. Adorei a receita da sobremesa e achei maior graça quando vc disse: Pensa que ficou doce? Nãaao, ficou dulcíssimo kkkkk Belo post e receitas como tudo o que vc faz. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aahh tirando o porquinho, feijoada é tudo, né amiga! rsrs. Se é que posso dizer isso, pois há quem diga que o melhor da feijoada são as carnes de porco! Pra mim, um bacon e um paio já tá de bom tamanho! Já fico feliz!
      Amiga, só de imaginar aquele leite condensado se esparramando pelo doce já me dá vertigens, rsrs, só a Milena mesmo! rsrs
      Bjs querida e obrigada pela presença! ♥

      Excluir
  7. Que feijoada com tão bom aspecto, uma maravilha! E essa sobremesa? Que delícia!!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou td tão bom que já estou pensando em repetir a dose, Cuca! rs
      Bjs querida e obrigada pela presença! ♥

      Excluir
  8. A feijoada tem um aspecto bem guloso, mas essa sobremesa tá demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feijoada faz um sucesso danado por aqui, Marisa! E essa sobremesa é tão fácil de fazer, rapidinho fica pronta! =)
      Bjs querida e obrigada pela presença! ♥

      Excluir
  9. Si , esta feijoada esta parecendo maravilhosa!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ro, que alegria recebê-la aqui! Essa feijoada ficou maravilhosa sim, precisa ver! =)
      Bjs querida e obrigada pela presença! ♥

      Excluir
  10. DEU ÁGUA NA BOCA, DEU PRA SENTIR O CHEIRO DAQUI!!!!KKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sabe que tbm fiquei com água na boca agora, rsrs.
      Obrigada pela visita e volte sempre! ♥

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto