GALETTE DE FRUTAS


Galette de Frutas1

Olá amigos, bom dia!

Especialmente para o dia de hoje, trago pra vocês esta Galette de Frutas que fiz para o desafio do “Dia Um… Na Cozinha!”

“Dia Um… Na Cozinha” é uma comunidade do facebook que tem como objetivo convidar os amigos, participantes desta comunidade, a colocarem em prática toda a sua criatividade e empenho no preparo das receitas a partir de um tema proposto pelas idealizadoras deste projeto. E o desafio para o mês de setembro foi elaborarmos uma galette de fruta. Eu confesso que, para mim, foi um desafio muito grande, já que é a primeira vez que faço uma galette na vida! 

Para cumprir o desafio procurei nos meus livros, revistas… uma receita fácil (é a minha cara isso, haha) e que não tivesse que assar a fruta junto com a massa porque não sou fã de recheio de frutas que vão ao forno, não sei se estou me fazendo entender, mas… enfim… procurei daqui e dali e não consegui achar nenhuma receita que me agradasse. Assim, lá fui eu botar a cachola pra funcionar… foi quando me lembrei de uma receita super fácil que tinha visto há um bom tempo atrás lá no blog da Fabiana Figos & Funghis e que estava guardadinha nos meus arquivos. Agora é o melhor momento para uilizá-la, pensei! Só me restava elaborar de que forma ia fazer o recheio porque a receita da Fabiana é salgada e para o desafio tem que ser doce, já que é uma galette de fruta. Depois de dias pensando, montei a minha receita e o resultado final para este desafio foi este…

Galette de Frutas

Ingredientes:

Massa:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/3 xícara (chá) de óleo de milho
  • 1/3 xícara (chá) de água fria
  • 1 colher (café) de açúcar

Para ver a receita original da Fabiana clique AQUI.

Recheio:

  • 1 gema
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) rasa de amido de milho
  • 150 ml de leite fervente
  • 1 colher (sobremesa) de margarina
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 100 ml de chantilly de caixinha
  • 1 colher (café) de gelatina em pó sem sabor
  • 1 colher (sopa) de água para hidratar a gelatina

Cobertura:

  • 1 caixa de morangos
  • 1 goiaba vermelha fatiada
  • 2 carambolas fatiadas
  • 2 kiwis descascados e fatiados

 Modo de preparo:

Massa: numa tigela, coloque a água, o óleo e o açúcar, bata com o auxílio de um fouet até ficar um líquido branco, acrescente a farinha de trigo aos poucos e misture até formar uma bola lisa, não é necessário sovar a massa. Coloque numa tigela, polvilhe com farinha de trigo e deixe descansar por 1 hora. Após este tempo, abra a massa com um rolo até ficar fina, coloque numa forma de aro removível (não precisa untar) e molde a massa apertando uma dobra na outra. Leve em forno preaquecido a 180°C por 30 minutos.

Recheio: Com um fouet, bata a gema com o açúcar e o amido de milho até ficar uma mistura homogênea. Adicione o leite fervente aos poucos e vá mexendo sem parar. Leve ao fogo baixo e vá mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e acrescente a margarina e a baunilha. Deixe esfriar. Na batedeira, bata o chantilly até espessar. Sem bater, adicione o creme de baunilha e a gelatina hidratada na água e derretida no micro-ondas por 5 segundos, misture delicadamente e utilize de imediato.

Montagem: Depois de fria, desenforme a massa, espalhe o recheio e leve a geladeira. Na hora de servir, decore com as frutas da cobertura.

Dicas da Si:

- Essa massa é muito boa de trabalhar com ela, rapidinho fica pronta. Como não assei o recheio junto com a massa eu apenas dobrei as laterais de modo que ela ficasse aberta o que deixou as beiradas um pouco mais grossa que o centro. Não sei se desse jeito que eu fiz descaracteriza uma galette, rs, mas foi a forma que encontrei de não assar as frutas para que e eu pudesse comer, porque não gosto de frutas que vão ao forno como já disse anteriormente e também quis preservar a beleza das frutas para a decoração.

- Para o recheio eu usei uma colher bem cheia de amido de milho e achei que o creme ficou grosso além da conta e na hora de misturar com o chantilly começou a formar bolinhas e deu o maior trabalho para desfazê-las o que não consegui totalmente, por isso na receita eu escrevi uma colher rasa de amido de milho. O creme não pode ficar muito grosso porque depois ainda vai a gelatina sem sabor e é ela que vai deixar o creme firme e não o amido de milho, mas valeu como experiência. Quanto ao sabor ficou docinho e saboroso.

- Outra mudança que eu faria no recheio era bater a gema com o açúcar, o amido de milho e o leite fervente no liquidificador, acho que ia ser muito mais prático do que ficar batendo com o fouet. E pra finalizar, depois de retirar o creme do fogo, colocaria novamente no liquidificador, acrescentaria a margarina e a baunilha e bateria até homogeneizar. Acho que dessa forma ia deixar o creme mais leve e não tão pesado como ficou.

- De um modo geral, apesar dos contratempos, fiquei feliz com a minha primeira galette, ainda mais porque não sobrou nem um farelinho para contar história, rs. As frutas fizeram toda a diferente na decoração o que arrancou elogios dos meus familiares que estavam aqui neste dia que fiz esta receita. Com certeza haverá uma próxima vez e com uns ajustes ficará ainda melhor!

 

Galette de Frutas

 

Galette de Frutas2

 

Agradeço a Fabiana do Figos & Funghis pela receita da massa, muito boa, viu?! Parabéns!!! E de modo especial agradeço as queridas Margarida do Tachos vs Panelas e a Isabel do Blog do Chocolate e Brisa Maritima pelo convite para participar do grupo Dia Um… Na Cozinha e também a todas as idealizadoras deste projeto,  não conheço ainda o blog de algumas delas, mas com certeza não faltará oportunidade!

Logotipo_Dia_Um..._Na_Cozinha_Setembro_2013-1


Um ótimo domingo a todos, fiquem com Deus!

sv01_pv02_00000107_scaled_94x94

25 comentários:

  1. FIcou liindo este galette Si. Eu tb nunca me aveturei a fazer um não. Eu gosto de frutas assadas, mas assim como o seu acho que deixou o galette bem leve e fresco. Perfeito pro calorzinho que está aqui hj. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Si eu amei sua versão, com todas estas frutas lindas e suculentas, ai delicia, bjs !!!

    ResponderExcluir
  3. Hey, Sileni! Como vai você? Quanto tempo... Saudade deste seu doce cantinho! Maravilha de viagem, a sua! Me encantei com as fotos que encontrei por aqui... Incluindo as fotos deste gallete de fruta todo colorido - merecendo mesmo elogios! Tenha uma maravilhosa semana. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Sileni, gostei muito da sua versão diferente da galette! Cada um é livre de fazer a sua versão de galette e a sua ficou muito bonita também :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  5. Minha querida e doce amiga, boa tarde!
    Parabéns pela participação sucesso total, sua torta ficou linda e super tentadora!
    Uma ótima receita p/ iniciar o mês de Setembro, onde as frutas e flores estão em alta.

    Tenha uma noite super abençoada e um início de
    semana maravilhoso junto ao seu amor!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. olá Sileni,ficou muito bonita e com certeza deliciosa bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  7. Olá Sileni, que bela participação, a sua galette ficou linda, com as frutas fresquinhas assim fica uma delicia... leve e refrescante!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

    ResponderExcluir
  8. Sileni querida,

    Eu é que agradeço a sua participação e o esforço e tempo dispendidos para tentar corresponder ao desafio ! :)
    Muito obrigada ! :)

    A sua galette deu-lhe que pensar, ao que estou a ver ! eh eh eh Mas a verdade é que você conseguiu tornear muito bem a questão das frutas, pelo facto de não apreciá-las cozidas, e preparou uma receita invulgar mas não menos deliciosa ! :)

    Ficou linda, amiga, a massa das galettes é sempre o que mais dá que fazer e você saíu-se lindamente ! :)

    Um grande beijinho e até ao próximo desafio "Dia Um... Na Cozinha" ! :)

    ResponderExcluir
  9. Uma maravilha, come-se com os olhos, e ficamos a imaginar o sabor divinal.

    Bjs.

    Paula

    ResponderExcluir
  10. Que galette linda, e deve ser uma delicia :) PArabéns!

    Beijinhos
    Joana

    ResponderExcluir
  11. Bom dia minha querida e mais que linda amiga Sileni

    Olha amiga eu fiquei aqui a babar so de ver a tua galette, nossa que original, ainda para mais com frutas frescas... uma verdadeira loucura!!! Ficou linda e aposto que deliciosa!!!

    Foi um prazer enorme lhe trazer para nossa comunidade pois vc sabe que eu gosto muito de visitar seu cantinho e da sua amizade!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  12. Sileni,

    Esta galette parece uma rainha com esta linda, linda e colorida coroa de frutas! Ainda lembra o Verão e ainda bem, pois já começo a sentir saudades por aqui :)

    De facto, deu bem a volta ao facto de não gostar de fruta no forno. Confesso que há frutas no forno de que também não gosto muito, mas fiquei especialmente agradada com o resultado da minha galette de nectarinas!

    Obrigada pela participação,
    Aida

    ResponderExcluir
  13. minha amiga de todas eu ameiii mas esta sua me encantou que delicia ameiiii bjus doces

    ResponderExcluir
  14. Olá Sileni,
    A tua galette é mesmo uma despedida ao verão, com essas lindas cores.
    Kiss, Susana

    ResponderExcluir
  15. Olá! Cá estou eu a seguir-te e também no Facebook :) E quando nós pensamos que já estamos a seguir toda a gente, temos destas surpresas maravilhosas. Adorei a tua tarte! Ficou com uma apresentação soberba. Beijokas

    ResponderExcluir
  16. Ficou lindo o seu galette e com as
    frutas fresquinhas deu mais vida,o
    forno ia murchar mesmo.Não te con-
    deno em querer mudar a receita,por
    que vi uma ganache de chocolate es
    correndo sobre a sua !!!
    Bjs.Beti

    ResponderExcluir
  17. Uma galette perfeita e diferente!!!
    Aqui o contraste da fruta, tem que ser mto melhor!!!
    :)
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderExcluir
  18. Nossa Si, você arrasou!
    Ficou linda demais essa galette.
    Adorei o grupo, acabei de entrar...rsrs
    Tantas delicias por lá né? =)
    Beijão e uma ótima quarta-feira

    ResponderExcluir
  19. Olá meus amigos, agradeço a todos vcs que deixaram estes comentários, fiquei mt feliz! Mt obrigada! Adorei participar do Dia Um... Na Cozinha! E desculpe-me se ainda não visitei o cantinho de vcs, meus dias estão corridos, qdo td acalmar irei sem falta! =)
    Grande beijo pra tds vcs! <3

    ResponderExcluir
  20. Oi Sileni!
    A cozinha é mesmo um grande laboratório de arte, com aromas e sabores. Esse seu gallete de frutas ficou deliciosamente divino.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Nem me fale, viu Augusto! Qta coisa não aprendi com essa maravilhosa arte de cozinhar!
      Mt obrigada pela sua visita e comentário! =)
      Abraços

      Excluir
  21. Uma galette linda e exótica :) Parabéns!

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto