Pesquisar este blog

LASANHA DE FRANGO


Olá amigos, bom dia!

Hoje trago pra vocês esta lasanha de frango que meu pai fazia no almoço de domingo. Ele adorava cozinhar e a maioria dos pratos que ele preparava era de cabeça, ele não seguia receita e também não deixou anotado o modo como preparava, por isso vou puxar pela memória e tentar fazer esta receita da forma como ele fazia, ou melhor, não exatamente da forma como ele fazia, tem dedinho meu nela, rs.
Como era bom ter a família toda reunida em volta da mesa saboreando as delícias que ele fazia! Saudades…

Ingredientes:
  • 500g de macarrão para lasanha (eu não cheguei a usar tudo)
  • 200g de presunto
  • 200g de mussarela
Para o molho de frango:
  • 1 peito de frango cozido e desfiado
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sobremesa) de alho e cebola em conserva
  • 1 tomate sem pele e sem semente picado
  • 1 sachê de caldo de galinha
  • 1 xícara (chá) de água fervente
  • 1 xícara (chá) de molho de tomate pronto
  • Azeitonas picadas a gosto
  • Cheiro verde a gosto.
Para a cobertura de molho branco:
  • 2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 colher (sobremesa) de alho e cebola em conserva
  • 2 colheres (sopa) de farinha trigo
  • 1 sachê de caldo de legumes
  • Noz moscada e pimenta do reino a gosto
  • Queijo parmesão ralado a gosto
Modo de fazer:
Recheio de frango: (Saiba como desfiar o frango de forma mais rápida clicando AQUI.)
  1. Numa panela, coloque o azeite, o alho e a cebola e doure.
  2. Acrescente o peito de frango desfiado, o tomate picado, as azeitonas picadas, o molho de tomate, o sachê de caldo de galinha e a água fervente. Mexa a cada adição.
  3. Deixe cozinhando por alguns minutos até o molho encorpar. Neste momento, acrescente sal, se necessário.
  4. Adicione o cheiro verde e desligue a panela. Reserve.
Molho branco:
  1. Dissolva a farinha de trigo em 1/2 xícara (chá) de leite e reserve.
  2. Numa panela, coloque a margarina e doure o alho e a cebola.
  3. Adicione a farinha de trigo dissolvida no leite, mexa, acrescente o restante do leite e continue mexendo.
  4. Quando levantar fervura, adicione o caldo de legumes, a noz moscada, a pimenta do reino e o queijo parmesão ralado, mexa até o molho engrossar.
Montagem:
Num refratário, faça uma camada de molho de frango, uma camada de macarrão para lasanha, molho de frango novamente, uma camada de presunto, uma camada de mussarela. Repita esta ordem até terminar com o queijo mussarela. Por cima de tudo espalhe o molho branco. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180°C por 20 minutos. Retire o papel alumínio, salpique parmesão ralado e leve novamente ao forno até gratinar. Sirva com arroz branco.

Dicas da Si:
- O importante, é deixar sempre o macarrão em contato com o molho, assim ele cozinha melhor e mais rapidamente.
- O meu pai não fazia com molho branco, ao final ele colocava o molho de frango mesmo, salpicava o queijo ralado por cima e levava ao forno. Mas eu sempre achei que o molho branco por cima dava um sabor especial e eu estava com a razão, ficou muito bom, mas vai do gosto de cada um.
- Se você preferir, não precisa colocar o presunto, a lasanha fica mais leve. Meu pai colocava e se tivesse mais alguma coisa dando sopa na geladeira ele colocava também, rs.
- Sempre que eu vou fazer lasanha aqui em casa, prefiro usar aquela massa para lasanha que vai direto ao forno, acho mais fácil e prático, mas se você preferir a outra massa é só seguir as instruções da embalagem.
- Se você não tiver ou não tem o hábito de usar alho e cebola em conserva, poderá usar alho espremido ou cebola picadinha na quantidade desejada. (Saiba como descascar o alho de forma rápida clicando AQUI).
- Se você fizer o molho de tomate caseiro vai ficar melhor ainda. (Saiba como tirar a acidez do molho de tomate, clicando AQUI).

Ainda no forno.
Lasanha de frango

Lasanha de frango2

Lasanha de frango1

 Aos meus amigos blogueiros:
Peço desculpas por não ter passado no blog de vocês, principalmente para os amigos queridos que estão sempre aqui, mas minha faxineira não veio esta semana e estou mais perdida do que cachorro em dia de mudança, rs. Mas se Deus quiser, hoje, faço as visitinhas que tanto amo!

Coração vermelho

Beijos e até a próxima!

VISITA ILUSTRE NA MINHA COZINHA!

 

Bom dia meus amigos!

Como muitos de vocês sabem, eu estava ansiosa pela chegada da minha afilhada ao Brasil e por isso tirei umas férias do blog para poder curtir cada segundo ao lado dela. Para a minha tristeza, ela já voltou aos EUA onde mora, mas o tempo que passamos juntas nos divertimos a valer!

Além de passear, brincar, rolar pelo chão e fazer muuuiita bagunça com a Laura, rs, nos divertimos muito na cozinha fazendo biscoitinhos e bolo de caneca. Adorei essa experiência de ter uma ajudante na cozinha, rs. Foi uma farra!

Fazendo biscoitinhos. Para ver a receita clique AQUI.

Laura na Cozinha

 

Laura na Cozinha1

 

Laura na Cozinha2

 

Laura na Cozinha3

 

Biscoitinhos de Farinha de Arroz3

 

Fazendo bolo de caneca. Para ver a receita clique AQUI.

Laura na Cozinha4

 

Na hora de colocar a manteiga, eu derreti no micro-ondas para facilitar para a Laura mexer a massa e achei melhor do que usá-la em temperatura ambiente. Só espere esfriar antes de utilizar.

Laura na Cozinha5

 

Laura na Cozinha7

 

Laura na Cozinha6

 

Servi o bolinho (boloompa loompa é o nome dele) com sorvete e calda de chocolate.

Boloompa Loompa5

 

A Laura leva muito jeito, principalmente na hora de usar os cortadores para fazer os biscoitinhos, parecia que estava brincando com aquelas massinhas de modelar, um dos seus brinquedos favoritos, rs. Estão vendo como essa brincadeira de criança já é um “treinamento” para fazer biscoitinhos no futuro?! Hehehe.

Pena que os dias passaram tão rápidos e todas às vezes que ela vem pra cá eu sempre fico com a sensação de que os momentos que passamos juntas não foram suficientes para recuperarmos o tempo perdido com a distância. Mas assim é a vida e eu fico aqui morrendo de saudades até chegar o dia de nos vermos de novo.

coração1

 

Desejo a todos uma terça-feira feliz!

Rosa vermelha

DESCASCANDO O ALHO

 

Olá amigos, bom dia!

Hoje é segunda-feira, dia de “dicas” aqui no Vivendo e Aprendendo, já estava com saudades, rs. Mas antes de entrar no assunto em questão vou falar um pouquinho do meu post ALHO E CEBOLA EM CONSERVA que é o pivô da nossa conversa de hoje! Este post “alho e cebola em conserva” foi criado no dia 28 de abril de 2010 e de todas as minhas postagens ele é o mais comentado e em termos de visualização é o terceiro mais visitado! E além dos comentários ainda recebo e-mails falando a respeito dele, seja elogios ou dúvidas de leitores, as quais respondo com muito carinho, já agradecida pelo contato!

Dentre os comentários desta postagem, um me chamou a atenção que foi o comentário da leitora Márcia Rodrigues Nogueira. Ela enviou um link com um vídeo do chef Thiago Souki ensinando como descascar alho de forma prática e rápida. Quando vi o vídeo comecei a rir de tão simples que é! E, claro, resolvi testar né?! E não é que dá certo?!

Coloque os dentes de alho numa panela…

Descascando o alho 

Tampe a panela…

Descascando o alho1

 

Em seguida (agora é o momento mágico, rs), comece a SACUDIR a panela, isso mesmo, sacuda a panela rapidamente e… vòi lá…

Descascando o alho2

A casca se solta do alho! Quanto mais você sacudir a panela mais a casca vai se soltar, mas não sacuda muito senão vai machucar todo o seu alho, eu me empolguei tanto que teve dente de alho que até despedaçou! A casca que não se soltar, tire com a mão que vai sair facilmente. Num instante os dentes de alho estão todos descascados!

Descascando o alho3

 

Lembram quando eu ensinei a desfiar o frango sacudindo a panela? Pois é, basicamente, a técnica é a mesma! Para ver este post clique AQUI.

Outra maneira de descascar o alho mais rapidamente sem ficar brigando com a faca é deixar os dentes de alho de molho numa vasilha com água por pelo menos uns 30 minutos, a casca vai se soltar facilmente! É assim que venho fazendo até o momento.

E aquele odor desagradável que fica nãos mãos, como evitar? Basta tomar alguns cuidados! O segredo é tocar o menos possível no alho. Por exemplo:

  • Mesmo usando a técnica da panela ou deixando os dentes de alho de molho na água, você vai precisar colocar as mãos no alho para eliminar a casca, faça isso sempre em água corrente, debaixo da torneira e nunca esfregue as mãos uma na outra!
  • Use utensílios como garfos, colheres ou pegadores para auxiliar na hora de picar, laminar ou espremer ou use utensílios próprios para isso, o mercado oferece vários hoje em dia.
  • Ao colocar o alho já picadinho na panela não ponha com as mãos, use sempre uma colher.
  • Usar luvas descartáveis também é uma ótima opção, eu já usei e fiquei livre do odor de alho nas mãos, o problema é que o tamanho P ficou grande pra mim e acabou me atrapalhando e não tem tamanho menor, infelizmente, por isso não comprei mais!

Mas, se de tudo, ainda ficar aquele cheirinho ruim, esfregue uma colher de inox nas mãos até sair o cheiro ou esfregue as mãos com um pouco de pó de café e depois lave normalmente com sabonete ou detergente.  Mas eu vou confessar pra vocês que esses métodos ajudam a atenuar o odor de alho das mãos, mas não eliminam totalmente! O mercado oferece produtos para tirar cheiro de alho das mãos como sabonetes próprios ou aqueles “sabonetes” de inox. Com exceção do sabonete de inox, já usei os outros e não funcionou, pelo menos não da forma como eu esperava. Por isso, pra mim, o melhor jeito atualmente é evitar o máximo de contato das mãos com o alho! Parece muito difícil, mas não é impossível!

Agradeço a leitora Márcia que deixou o comentário com essa dica bem legal e por ter enviado o link do vídeo! Muito obrigada por contribuir com o blog, sua dica foi de grande valia!

Ah! Claro, para ver o vídeo é só clicar AQUI.

Uma ótima semana pra todos vocês!

Beijos,

UNHAS PERFEITAS

 

Olá meninas, tudo bem?

Que saudades dos posts de sábado onde mostramos as cores que enlouquecem a mulherada, a começar por mim, rs e que deixam nossas unhas sempre lindas.

Mas nem sempre conseguimos manter nossas unhas lindas, ainda mais para quem lida muito na cozinha como eu! Tem semana que não dá tempo de fazê-las como aconteceu comigo no Ano Novo. Foi uma correria tão grande para preparar a ceia e arrumar a casa para receber os amigos que as unhas ficaram para trás! E agora? Pensei! Como vou passar a virada do ano com as unhas feias desse jeito!

Como eu estava prevendo que isto ia acontecer, dei um jeitinho e as unhas ficaram assim…

 

Unhas Autocolantes

 

Unhas Autocolantes1

 

Unhas Autocolantes2

 

Eu não arrumei uma manicure de última hora e nem é obra do Mister M, rs. A verdade é que essas unhas são postiças! Quem me viu com essas unhas na virada no ano ficou de boquiaberta quando eu disse que as unhas eram falsas!

Eu confesso que, no início, fiquei um pouco incomodada com elas, pois achei estranho demais como me coçar, por exemplo, hahahaha, é muito bizarro, mas com o tempo a gente vai se acostumando.

Essa ideia, na verdade, é da minha sobrinha Maiara que aderiu totalmente às unhas postiças. Eu particularmente, prefiro as minhas unhas verdadeiras esmaltadas, mesmo porque para uma dona de casa é muito complicado fazer os serviços domésticos com essas unhas postiças e mexer na cozinha, principalmente na hora de manusear os alimentos, nem pensar! Além de incomodar, penso eu que não é nada higiênico.

Mas para a hora de sufoco, quando você quer ficar com as unhas perfeitas, mas não teve tempo de fazê-las, as unhas postiças são a salvação! Por isso, vou ter sempre em casa para uma emergência! Elas são super fáceis de colocar e essa que eu comprei da imPress são autocolantes, ou seja, elas vêm com um adesivinho muito prático e não precisa usar cola. Tem de vários modelos e tamanhos, assim dá pra você escolher a que melhor encaixa no seu formato de unha.

 

Unhas Autocolantes3

 

E falando na Maiara, hoje é o aniversário dela! Mah, desejo a você muitas felicidades e que Deus ilumine sempre o seu caminho para que receba muitas graças e bençãos! Te amo muitão!!!

 

 

Um ótimo final de semana pra todos vocês!

 

FELICIDADE EM DOSE DUPLA

 

Olá amigos, bom dia!

Acho que eu nunca falei sobre o dia do meu aniversário aqui no blog, talvez porque nesta época o foco seja outro e porque também cai justamente nos dias em que a maioria das pessoas e dos blogs estão de férias ou de recesso como eu, por exemplo, rs.

Eu assopro velinhas no dia 28 de dezembro, 3 dias depois do Natal e 3 dias antes do Ano Novo, ou seja, por incrível que pareça meus pensamentos estão voltados para as festas de fim de ano e não para o meu aniversário, por isso nunca comemoro o meu dia com grandes festas e também quando eu era criança, na maioria das vezes, meus pais faziam a festa junto com o Natal ou junto com o Ano Novo, cresci com o pensamento de comemorar meu aniversário sem envolver as festas de Natal e Ano Novo, porém de forma mais simples e também uma festa atrás da outra haja fôlego, rs. Por isso prefiro ir a um restaurante ou pizzaria, mas nos últimos anos tenho comemorado em casa, pois muitos dos meus amigos e familiares que sabem desta data acabam vindo pra cá me dar um abraço e assim, para recebê-los , sempre encomendo salgadinhos e bolo. E por mais que eu goste de cozinhar, no dia do meu aniversário é diferente, prefiro aproveitar o dia longe da cozinha, rs. Mesmo porque já fiquei na cozinha no Natal e sei que vou ficar no Ano Novo também, então, no meu aniversário acabo encomendando tudo, menos os docinhos que amo fazer, não tem jeito!

Mas no ano passado, foi diferente! Eu tive o privilégio de comemorar meu aniversário duas vezes! Sim, duas vezes! A primeira vez comemorei no dia mesmo com o meu afilhado João Matheus, amigos e familiares que sempre vêm em casa, a segunda vez comemorei com a Laura que estava em Caraguatatuba na casa da vovó Sandra e não pode estar presente no dia 28 e como ela queria cantar “parabéns” para a madrinha Neni (é assim que ela me chama), então, comemorei meu aniversário no final de semana seguinte com salgadinhos, bolo, docinhos… tudo de novo! Hahahaha e foi ótimo, adorei!!! É maravilhoso poder comemorar o aniversário ao lado das pessoas que amamos! Fiquei muito feliz!

 

meus afilhados

Eu, Aline e meus afilhados. O João já estava dormindo, rs.

 

meu aniversário

 

Na primeira comemoração, os comes foram todos encomendados, já na segunda eu fiz o bolo salgado e os docinhos conforme as fotos. Para ver a receita clique AQUI e AQUI. A única diferença que desta vez enrolei os brigadeiros com miçangas de chocolate ao invés de chocolate granulado.

 

Beijinho_Brigadeiro

 

Bolo Salgado3

 

Ganhei muitos mimos que amei de paixão, mas um em especial vou compartilhar com vocês. A Aline me deu uma camisola muito linda e sexy que só o maridão pode ver, hahahahaha, e junto veio um pacote com trufas da Godiva Chocolatier deliciosas e em cada bombom vem uma mensagem tipo  “te amo”, “me beija”, “seja minha”… tudo para deixar a noite mais caliente, se é que me entendem, kkkkk. Amei tudo e marido também, claro! Hahahaha.

 

trufas Godiva

 

trufas Godiva1

 

Para quem mora na cidade de São Paulo, um ótimo feriado e até a próxima!

ESTAMOS DE VOLTA!

 

Olá meus amigos,

As férias acabaram e o Vivendo e Aprendendo está de volta com receitinhas de dar água na boca, dicas imperdíveis e muitas novidades!

E pra começar gostaria de compartilhar com vocês a imensa alegria que senti quando fui sorteada no blog “Artes da Sadhia na Cozinha e no Ateliê de Artesanatos” da querida amiga Sadhia e ganhei um livro do Alessander Guerra “Escola de Maridos & Afins”. O Alessander é dono do famoso e bem sucedido blog “Cuecas na Cozinha” o qual eu acompanho já faz um bom tempo. Tanto o blog como o livro é super dinâmico, de fácil entendimento, pois ele fala com propriedade daquilo que conhece muito bem: cozinhar! Para a nossa alegria!!! Sem falar que o livro é de uma linguagem descontraída, divertida e envolvente, quanto mais a gente lê, mais se quer ler e ao final do livro fica aquele gostinho de quero mais! Meu marido que não é adepto da cozinha ficou tão envolvido na leitura do livro que eu estou achando que vai sair uma receitinha feita por ele daquelas!!! Estou confiante, vamos aguardar pra ver! Hahahaha!

Eis o livro, eu recomendo!

 

Livro_Escola de Maridos

 

Livro_Escola de Maridos1

 

Agradeço de coração pela amiga Sadhia que através do seu blog nos proporciona muitas alegrias com o seu carisma, as suas receitas deliciosas e sorteios maravilhosos como este! Eu acredito que vocês já conheçam o blog dela, mas se ainda não conhecem, não percam mais tempo, clica AQUI e façam uma visita!

Agradeço também a todos os leitores, visitantes, amigos blogueiros… que enviaram e-mails, deixaram comentários, que curtiram à beça o Vivendo e Aprendendo no face, eu não esperava tantas curtidas neste período que, tanto o blog como a sua fan page, ficaram totalmente parados devido a minha ausência, muito, muito obrigada! E para cada um de vocês ofereço de todo o meu coração este selo que foi feito com muito carinho!

 

selo

 

Peço desculpas pelo atraso em responder os e-mails e os comentários, muitos já respondi, mas muitos ainda não consegui responder, pois este tempo que fiquei fora da blogosfera e consequentemente da internet, não liguei meu laptop e algumas vezes acompanhava as novidades pelo celular, mas vamos combinar, ficar escrevendo no celular não dá! Fico estressada com aquela tela (e letra) muito pequena! Enfim, agora de volta, vou colocando a “casinha” em ordem!

Um ótimo dia a todos e até amanhã!

Beijos,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto