Pesquisar este blog

BATATA RECHEADA

 

Olá amigos, bom dia!

A Susana Figueiredo, do blog Tempo, para que te quero? me convidou a fazer parte de uma comunidade no facebook denominada Quinze dias com… Trata-se de um projeto onde a cada quinze dias um chef diferente será eleito para que durante esses quinze dias possamos preparar uma ou mais receitas do referido chef. Eu mais que aceitei esse desafio! E que desafio! É a primeira vez que estou participando e logo de cara já me deparo com o renomado chef Gordon Ramsey. Uau! Um desafio e tanto, hein?! Nunca preparei nenhuma receita dele! E por causa disso mesmo que vou amar fazer parte deste grupo porque a cada quinze dias é uma oportunidade de conhecer novos chefs e preparar suas maravilhosas receitas.

O chef da vez, como disse anteriormente, é o Gordon Ramsey. Ele é escocês, mas foi criado na Inglaterra. Para conhecer mais sobre ele clique AQUI.

Bem, mas que receita preparar do chef Gordon??? Entre tantas, resolvi escolher uma que preparei no jantar aqui de casa e que muito me agradou! Como amo batatas, não podia deixar de preparar esta que trago a vocês: batata recheada!

Receita original AQUI.

Ingredientes:

  • 2 batatas grandes
  • Sal a gosto
  • 1 xícara (chá) de repolho cortado em tiras finas
  • Manteiga ou margarina a gosto (para refogar o repolho e para fazer o purê)
  • Pimenta do reino a gosto

Preparo:

  1. Lave bem as batatas com uma escovinha, seque-as e tempere com sal a gosto.
  2. Disponha as batatas numa assadeira e asse por 30 minutos em forno preaquecido a 180ºC.
  3. Numa frigideira, refogue o repolho na manteiga e acrescente um pouco de água para ficar macio e não queimar, tempere com pimenta do reino.
  4. Depois que as batatas estiverem assadas (elas devem estar crocantes por fora e macias por dentro), corte-as ao meio e retire o centro com uma colher, reserve a casca.
  5. Amasse a batata com um pouco de manteiga e adicione o repolho, misture bem e tempere com sal.
  6. Coloque a mistura dentro das cascas das batatas e leve ao forno por mais 10 minutos ou até dourar.

Dicas da Si:

- Rodei Guará city para achar o danado do repolho crespo e nada, usei o normal mesmo.

- Fiz metade da receita e como meu marido não come repolho, então pra ele substituí o repolho por bacon que preparei no micro-ondas (veja como AQUI).

- No meu forno, as batatas levaram 45 minutos para ficarem no ponto: crocantes por fora e macias por dentro. Antes de levar ao forno, com um palito de dente, faça um furo nas batatas, assim elas vão cozinhar melhor por dentro.

 

Batata recheada

 

Batata recheada1

 

Quinze dias com… chef Gordon Ramsey! E aí vai encarar?! rs

 

GR

 

Beijos e até a próxima!

bjs1

GRATINADO DE BATATA

 

Bom dia, amigos!

Hoje trago pra vocês um prato bem do dia a dia, simples de fazer e super delicioso! Os apaixonados por batatas como eu, não podem deixar de preparar esta receita!

A batata é sempre um coringa pra mim! Se estou sem ideias ou sugestões para o almoço ou jantar penso logo na batata. Dá pra fazer uma infinidade de receitas com ela e num dias assim surgiu este gratinado, espero que gostem!

Ingredientes:

  • 4 batatas médias descascadas e cortadas em rodelas
  • 200g de presunto
  • 200g de mussarela
  • 1 tomate sem sementes picado
  • Azeitonas verdes picadas a gosto
  • Orégano a gosto
  • Cheiro verde a gosto
  • Azeite a gosto
  • Queijo parmesão ralado para polvilhar
  • Margarina para untar

Molho branco:

  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 dente de alho espremido
  • Meia cebola picadinha
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • Noz moscada a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:

  1. Pré-cozinhe as rodelas de batata no micro-ondas por 4 minutos (veja como AQUI) ou numa panela com água por 5 minutos ou até ficar al dente.
  2. Enquanto isso, prepare o recheio. Pique o presunto e a mussarela, disponha-os numa tigela e acrescente o tomate picado, as azeitonas picadas, o orégano, o cheiro verde, o azeite e misture muito bem.
  3. Unte um refratário com a margarina e faça camadas com as batatas e o recheio de presunto e mussarela , termine com a batata. Coloque por cima de tudo o molho branco, salpique o queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido a 200ºC por 25 minutos ou até dourar.

Molho branco:

Dissolva a farinha de trigo na metade do leite e reserve. Numa panela, coloque o azeite, doure o alho e a cebola, acrescente a farinha de trigo dissolvida no leite, o leite restante, o sal, a pimenta do reino e a noz moscada, mexa até o molho engrossar.

Dicas da Si:

- As batatas eu cozinhei numa panela com bastante água e acrescentei meio sachê de caldo de legumes.

- Substituí o alho e a cebola por 1 colher (sobremesa) de alho e cebola em conserva.

- Você pode acrescentar a este recheio milho e ervilha ou preparar outro de sua preferência como carne moída, frango desfiado com catupiry, atum, ricota…

 

Gratinado de batata

 

Gratinado de batata1

 

Gratinado de batata2

Pano de prato em ponto cruz que ganhei da amiga Roselia.

 

Gratinado de batata3

 

Beijos e até a próxima!

sv01_pv02_00000127_scaled_43x43

COMO LIMPAR RESQUÍCIO DE COLA DOS UTENSÍLIOS DE COZINHA

 

Olá amigos, bom dia!

Hoje trago uma dica bem legal que vai facilitar muito a sua vida! Sabe quando a gente compra um utensílio pra cozinha como uma panela ou uma forma de bolo, por exemplo, que vem grudadas aquelas etiquetas como de preço ou da marca do produto? Já aconteceu de você chegar na sua casa toda contente com a sua nova aquisição e na hora de tirar o preço a etiqueta não sai inteira, ficando aquele resquício de cola no produto? Comigo já aconteceu vááárias vezes e na tentativa de tirar aquela cola eu já usei álcool, desengordurante, água quente, lã de aço, saponáceo… era o maior sacrifício e cheguei até a estragar uma vasilha e a cola não saiu! Muito frustrante isso!

Mas um dia, eu fui num bazar aqui perto da minha casa comprar uma jarra de vidro e na hora que a moça que me atendeu foi tirar o preço aconteceu exatamente isso que eu estou falando, a etiqueta não saiu inteira e ficou aquela marca feia de cola na jarra que era tão linda, até murchei! Mas de repente, ela vira pra mim e diz assim: “pra tirar essa marca de cola da jarra, chegando na sua casa, passa um pouquinho de óleo de cozinha e a cola sai tudo!” Confesso que fiquei meio descrente, mas foi a primeira coisa que fiz ao chegar em casa e deu suuper certo! Maravilha! A cola saiu com muita facilidade e eu nem precisei fazer força! Santa vendedora, viu?! Serei eternamente grata a ela por esta dica tão preciosa que agora partilho com vocês! Pode ser que vocês até já saibam, mas pra mim foi a descoberta  do ano! rsrs

Tem etiqueta que é super boazinha, sai com uma facilidade que dá até gosto, mas tem etiqueta que é uma peste não sai nem com reza braba! E pra essas etiquetas chatas já temos a solução: óleo de cozinha nelas!

Vou ilustrar aqui alguns exemplos! Veja esta forma que comprei, quando fui tirar a etiqueta (era da chata) ela não saiu inteira!

 

tirando a cola das etiquetas

 

Coloquei um pouquinho de óleo num papel toalha…

tirando a cola das etiquetas1

 

E passei sobre a cola… fui passando até sair toda a cola.

tirando a cola das etiquetas2

 

Num instante a cola saiu por completo! Veja como ficou…

tirando a cola das etiquetas3

 

Em seguida passei um pano limpo e seco para tirar o excesso de óleo e qualquer marquinha de cola que tenha ficado para trás…

tirando a cola das etiquetas4

 

Neste momento, fiz uma outra descoberta: quando virei o pano ele saiu preto…

tirando a cola das etiquetas5

 

Então percebi que o óleo serve também para lustrar o alumínio! Com isso, passei óleo pela forma inteira, rs. Depois lavei normalmente com água e sabão. Ficou brilhando sem nenhum esforço!

 

tirando a cola das etiquetas7

 

Veja o lugar onde estava a etiqueta, ficou perfeito, bem do meu gosto!

 

tirando a cola das etiquetas6

 

Usei este método também para retirar a cola do prato, desta vez usei óleo em spray.

tirando a cola das etiquetas8

 

Fiz uma experiência com uma vasilha de plástico que fazia anos que a cola estava ali e funcionou perfeitamente, minha vasilha ficou até parecendo nova, rs.

tirando a cola das etiquetas9

 

E você? Como faz pra tirar a cola das etiquetas que fica grudada nos seus utensílios de cozinha? Conte pra nós!

E por hoje é isso, pessoal! Espero que tenham gostado!

 

Beijos e até a próxima!

bj

CESTINHA DE PARMESÃO

 

Cestinhas de parmesão4

 

Olá amigos, bom dia!

Faz muuuito tempo que preparei estas cestinhas para levar num jantar na casa de amigos, foi no final do ano passado, “óia” já vai fazer um ano! Como o tempo passa! É a segunda vez que faço essas cestinhas, da primeira vez servi com frios, desta vez servi com salada. Além de saborosas, deixam a mesa um encanto, podemos dizer que é um “enfeite” que se come depois (rs).

Na verdade, nem chega a ser uma receita, é mais uma dica porque utiliza-se apenas um único ingrediente que é o parmesão ralado. Mas vamos lá, vou tentar fazer um passo a passo.

  • Você vai precisar de queijo parmesão ralado grosso.

Forre uma frigideira antiaderente com uma porção de queijo ralado e leve ao fogo.

 

Cestinhas de parmesão

 

Quanto mais queijo você usar numa porção, mais as “tramas” das cestinhas, vamos assim dizer, vão ficar  fechadinhas, se a porção de queijo for menor, as “tramas” vão ficar mais abertinhas como as minhas ficaram. Ah! E quanto maior a frigideira, maior vai ficar a cestinha.

O queijo vai começar a derreter e se unir, formando uma coisa só, como se fosse um disco.

 

Cestinhas de parmesão1

 

Neste momento, há duas maneiras de moldar as cestinhas!

1ª) Com o auxílio de uma espátula, coloque o disco de queijo derretido dentro de um recipiente de vidro de modo que forre todo o fundo e as laterais, coloque um copo dentro do recipiente para moldar a cestinha (o fundo deste copo deve ser um pouco menor que o fundo do recipiente de vidro para que a base da cestinha fique assentada). Espere esfriar.

 

Cestinhas de parmesão2

 

2ª) Coloque um copo de boca para baixo e vire o disco de queijo derretido sobre ele, muito cuidado neste momento para não se queimar. O disco de queijo vai cair sobre o copo, caso alguma parte fique presa no fundo da frigideira, utilize uma espátula para soltar. Raramente isso acontece, mas pode acontecer, por isso a importância de usar uma frigideira antiaderente.

 

Cestinhas de parmesão3

Ao retirar a frigideira, aperte, com cuidado, o fundo do copo para moldar a cestinha, use um papel toalha para não se queimar. Deixe esfriar. Este método faz um bocado de sujeira, mas é muito eficiente.

E as cestinhas ficaram assim…

 

Cestinhas de parmesão5

 

Eu servi salada com croutons dentro das cestinhas, mas você pode servir também um mix de frios como salame, salsicha, presunto… salada de maionese e salpicão de frango também são ótimos para serem servidos nas cestinhas.

Neste dia, para o jantar com os amigos, além da salada que levei numa travessa e nas cestinhas de parmesão, levei também legumes sauté.

 

Salada

Salada mista

 

Legumes sauté

Legumes sauté

 

Ontem, meu outro blog, Fotos e Prosas, estreou no facebook e eu gostaria  de aproveitar e agradecer a todos vocês que passaram por lá, que curtiram, que deixaram mensagens, muito, muito obrigada mesmo de todo o meu coração. O que seria de mim sem vocês! Agradeço demais por todo o apoio, carinho e amizade! Coração vermelho

Muitos beijos e até a próxima!

love you

COMPOTA DE MANDIOCA

 

Compota de mandioca

 

Olá amigos, bom dia!

E chegou mais um Dia Um… Na Cozinha! E para este mês de novembro o desafio proposto aos participantes deste grupo do facebook foi preparar uma compota. Eu confesso que não sou fã de compotas e por isso cogitei a ideia de não participar desta 18ª edição, mas a vontade em participar foi muito maior do que a vontade de comer, rs e aqui estou trazendo pra vocês uma compota de mandioca!

Como disse o meu marido: “compota de mandioca??? Sério???” Eu escolhi a mandioca porque tenho vários pacotinhos de mandioca congelados no meu freezer, eis uma boa oportunidade para usá-los, pensei! E também porque amo mandioca ou aipim ou macaxeira como é conhecida em outras regiões do Brasil e como nunca preparei mandioca de outro jeito a não ser salgada, quis inovar e fazer um doce com ela.

Eu vou falar a verdade para vocês, eu atirei no escuro e acertei bem no alvo, pois mesmo não sendo fã de compotas, esta receita superou as minhas expectativas! O cheiro que se espalhou pela casa foi maravilhoso. Por isso que gosto do Dia Um… Na Cozinha! Porque ele nos dá a oportunidade de prepararmos uma receita diferente daquelas que estamos habituados a preparar no dia a dia.

Ingredientes:

  • 200g de mandioca descascada e pré-cozida
  • 2 xícaras (chá) de açúcar cristal
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 pauzinho pequeno de canela
  • Cravos da índia a gosto

Modo de fazer:

  1. Numa panela, coloque o açúcar cristal, a água, os cravos e a canela em pau, leve ao fogo médio e deixe ferver por 5 minutos, não precisa mexer, apenas balance a panela de um lado para o outro.
  2. Acrescente a mandioca, abaixe o fogo e, sem mexer, deixe ferver até ficar macia.
  3. Sirva fria com uma bola de sorvete.

 

Compota de mandioca1

 

Dicas da Si:

- Eu tinha mandioca pré-cozida congelada no meu freezer, mas caso você não tenha, faça assim: descasque a mandioca, corte-a em pedaços pequenos e cozinhe na pressão ou na panela comum mesmo até que ela fique “al dente”, ou seja, ela deve estar macia, porém firme. O tempo do cozimento vai depender da qualidade da mandioca e da quantidade que você for utilizar. Para deixar a mandioca al dente, eu sugiro que o cozimento seja feito sem ser na pressão, assim tem como verificar o ponto certo do cozimento. Utilize a água do cozimento para fazer a calda.

- Cuidado para não cozinhar demais a mandioca se não ela desmancha toda, tanto no pré-cozimento quanto depois ao colocá-la na calda. Antes de colocar a mandioca na calda para cozinhar, retire o fiapo que fica no centro.

- O açúcar cristal é excelente no preparo de caldas, pois derrete mais fácil e deixa a calda com uma cor mais bonita e brilhante, mas se preferir, poderá usar o açúcar refinado mesmo.

- Eu não tinha canela em pau em casa e acabei utilizando a canela em pó mesmo, meia colherzinha de café foi o suficiente para dar um sabor delicioso ao doce.

- Se você tiver um vidro próprio para compotas poderá preparar este doce no próprio vidro em banho-maria, como eu não tenho preparei desta forma, pois fiquei com medo de fazer o banho-maria e o vidro estourar, já pensou?! Smiley surpreso

- Sirva o doce num pirex, mas para melhor conservação mantenha-o em vidros limpos, esterilizados e bem tampados. Conserve na geladeira.

 

Compota de mandioca5

 

Compota de mandioca4

 

Compota de mandioca2

 

Compota de mandioca3

 

Dia Um… Na Cozinha! Junte-se a nós você também! Saiba como participar clicando na imagem a seguir.

Logotipo Dia Um... Na Cozinha Novembro 2014

 

Beijos e até a próxima!

FDS transp

 

*Esta postagem é programada*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto