BOLO DECORADO COM PASTA DE LEITE EM PÓ

 

Bolo decorado com pasta de leite em pó

 

Olá amigos, boa tarde!

No dia 4 de março o Vivendo e Aprendendo completou 5 anos de existência e para comemorar esta data tão especial preparei um bolo decorado com pasta de leite em pó e recheado com musse de morango.

Para chegar nesta receita, foram dias pesquisando minhas revistas de culinária (que não são poucas, por isso levei dias, rs), mas ao final, acabei fazendo uma compilação de receitas que resultou num bolo tão delicioso que, certamente, tornou-se o meu queridinho! Principalmente porque também foi o meu primeiro bolo decorado com pasta, mas não a pasta americana, esta é uma pasta de leite em pó que eu mesma preparei, mais um motivo que me deixou super feliz, afinal, sempre achei complicado demais bolos decorados assim e sempre fugia deles, rs, mas para comemorar os 5 anos de blog tinha que preparar algo muito especial, foi então que deixei a preguiça, o medo e a insegurança de lado e fui em frente. Graças a Deus deu tudo certo, agora ninguém me segura (tô me achando, rsrsrs). Mas falando sério, nunca deixe de preparar algo na cozinha por preguiça, medo ou insegurança, tente, mesmo que não dê certo, tente de novo, tenho certeza que você vai aprender muito mais com os erros do que com os acertos, comigo é assim! Já imaginou se eu tivesse desistido na minha primeira receita que não deu certo? Com certeza eu não estaria aqui comemorando 5 anos de blog e quantas receitas não deram certo nesse tempo, foram muitas, viu?! Acredite!!!

Mas voltando a receita, a massa eu optei pela minha preferida que é desta receita AQUI, mas vou colocar pra vocês pra facilitar.

Massa:

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 6 colheres (sopa) de margarina ou manteiga (120g)
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo:

  1. Bata no liquidificador o leite, a margarina e os ovos até que fique uma mistura homogênea.
  2. Coloque a mistura numa tigela e acrescente o açúcar e a farinha de trigo, bata a cada adição com o auxílio de um fouet. Por último, acrescente o fermento em pó e misture delicadamente.
  3. Coloque a massa numa assadeira pequena untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos.
  4. Espere amornar e desenforme.

Calda para regar o bolo:

  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
  • 2 colheres (sopa) rasas de açúcar

Coloque os ingredientes numa panela e leve ao fogo até ferver. Desligue o fogo e espere esfriar.

Recheio Musse de Morango (receita adaptada da minha revista “Guia da Cozinha Prática - Bolos de Aniversário”):

  • 1/2 xícara (chá) de água quente
  • 1 sachê de gelatina em pó sabor morango
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • Morangos picados a gosto

Preparo: No liquidificador, bata a água quente com a gelatina até dissolver. Acrescente o leite condensado e o creme de leite, bata mais um pouco, coloque a mistura numa tigela e adicione os morangos picados. Leve à geladeira por 30 minutos antes de utilizar.

Pasta de leite em pó:

  • 2 xícaras (chá) de açúcar impalpável
  • 2 xícaras (chá) de leite em pó
  • Leite condensado q.b. (para dar o ponto)
  • Doce de leite ou chantilly q.b. (para aderir a pasta de leite em pó ao bolo)
  • Corante em gel nas cores vermelha, verde e amarela (para fazer a decoração)

Preparo: Junte o açúcar com o leite em pó e vá adicionando aos poucos o leite condensado sempre misturando com as pontas dos dedos até formar uma massa modelável que desgrude das mãos. Reserve uma pequena parte para a decoração, embale-a num plástico para não ressecar.

Montagem do bolo:

  1. Corte o bolo em três partes, separe com cuidado cada uma delas. Na primeira parte que ficou como a base do bolo, umedece-a com a calda e utilize o recheio de modo que cubra toda a extensão do bolo, faça a mesma coisa com a segunda parte e por último coloque o topo do bolo, umedecendo-o também com a calda.
  2. Cubra todo o bolo com uma camada fina de doce de leite ou chantilly.
  3. Com o auxílio de um rolo, abra a pasta de leite em pó sobre uma superfície polvilhada com açúcar impalpável ou leite em pó (abra a pasta de modo que fique maior que o bolo para que dê para cobrir as laterais dele). Enrole a pasta no rolo e vá desenrolando sobre o bolo aderindo-a sobre o doce de leite ou chantilly. Vá ajeitando com as mãos até ficar certinha sobre o bolo. Retire os excessos.
  4. Com a parte da pasta reservada, tinja com corante gel nas cores indicadas na receita ou nas cores que preferir, amasse bem até o corante incorporar à pasta e ficar uma cor uniforme. Abra com o rolo e utilize cortadores nos formatos desejados. Utilize água ou leite condensado para fixar a decoração no bolo.

NOTA: As receitas da calda para regar o bolo e da pasta de leite em pó tenho guardadas aqui nos meus arquivos já faz o maior tempão só esperando para serem colocadas em prática (enfim esse dia chegou, rs) e vêm lá do blog “Cozinha sem drama” da Daniana, se você ainda não conhece, faça uma visita, ela ensina receitas deliciosas de uma forma fácil, prática e realmente sem drama!

Dicas da Si:

- A quantidade dos ingredientes da massa é para um bolo pequeno, como referência, eu usei uma forma redonda com 15 cm de diâmetro, se você quer um bolo maior, dobre a receita.

- A calda não precisa ficar mexendo, basta balançar a panela de vez em quando, quando levantar fervura já está bom. Além desta calda você pode também regar o bolo com leite quente.

- A quantidade do recheio é para um bolo grande, se você dobrar a receita da massa não precisa dobrar a do recheio. Eu optei por deixar os morangos em pedaços no recheio, mas se você preferir poderá bater o morango junto com a gelatina e os demais ingredientes no liquidificador, neste caso, a durabilidade do bolo é maior, se você optar pelos morangos em pedaços como eu, o bolo deverá ser consumido, no máximo, em 3 dias, pois o morango é uma fruta que solta água e estraga facilmente.

- A quantidade dos ingredientes para a pasta de leite em pó deu para cobrir o bolo, decorar e ainda sobrou um pouco (lembrando que o  meu bolo era pequeno), mas não dá para fazer tudo isso se você fizer um bolo maior, portanto, sugiro que dobre a receita da pasta.

- Ao preparar a pasta de leite em pó, você poderá substituir o leite condensado por creme de leite ou leite de coco, porém o leite condensado é o melhor para este fim, pois além de dar uma consistência melhor à pasta, vai deixá-la mais saborosa. Prefira o leite condensado de caixinha que é menos consistente que o de lata, facilitando assim o manuseio da pasta.

- Você poderá fazer a pasta com açúcar de confeiteiro ou açúcar impalpável, a diferença é que o açúcar impalpável por conter amido de milho na sua composição retém melhor a umidade, isso ajuda a deixar a mistura ainda mais homogênea, por isso que tem pessoas que preferem usar o açúcar impalpável, mas tanto faz, dá certo tanto com um como com o outro. No meu caso, fiz com açúcar impalpável que eu mesma preparei, mas ensino pra vocês como se faz num outro post, ok?!

- Para tingir a pasta prefira o corante em gel, pois o líquido pode alterar a consistência da pasta, você pode até usar o líquido, mas use com moderação. A cor vermelha é ingrata, difícil de chegar no tom desejado, pois ao colocar o corante vermelho num fundo claro como a pasta, por exemplo, fica rosa. Para se chegar na cor vermelha tinja primeiro a pasta com a cor laranja ou verde e amarelo (uma gotinha apenas) e somente depois coloque o vermelho. No meu caso, como eu não tinha a cor laranja, eu misturei a cor verde com o amarelo e depois fui colocando o vermelho até chegar no tom desejado. O mesmo acontece com a cor preta, numa base branca ela fica cinza, a dica é colocar um tom escuro como azul escuro para depois usar o preto e chegar na cor desejada. Vale lembrar também que essas cores, vermelho e preto são cores de descanso, ou seja, quanto mais o tempo passar mais a cor vai se intensificando.

- Para a decoração, use cortadores de sua preferência e com o auxílio de um pincel ou com a ponta do dedo mesmo passe água ou leite condensado nos moldes cortados para fixar no bolo.

 

Bolo decorado com pasta de leite em pó2

 

Bolo decorado com pasta de leite em pó1

 

Bolo decorado com pasta de leite em pó5

 

Como a minha forma era pequena, sobrou um pouco da massa do bolo a qual me renderam seis cupcakes que recheei com a musse de morango e cobri com ganache.

 

Cupcake mousse de morango e ganache

 

Gente, o post ficou grande dando a impressão que é muito difícil de fazer esse bolo, mas não é! Se eu consegui, você também consegue! Pode ser trabalhoso, mas não é difícil, é só ler o post com atenção, eu procurei dar todas as dicas, mas se mesmo assim você tiver dúvidas, deixe um comentário aqui ou através do e-mail do blog, ok?!

 

Uma ótima tarde pra vocês e até a próxima!

bj core

64 comentários:

  1. Trabalhoso,mas lindo e apetitoso demais! babei! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Que giro e que bom aspeto.


    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Hello amiga!
    A massa do bolo leva poucos ingredientes e fica super fofinha, deu vontade
    de ir pra cozinha e fazer agora mesmo, rsrs, amei!
    Massa, recheio e cobertura perfeitos, arrasou, parabéns!
    Esse mês o meu filho faz aniversário vou fazer essa receita, achei tão prática,
    amo receitas de liquidificador.

    Um grande beijo e ótima semana junto ao seu amor!
    Depois vou te enviar um e-mail, ok?

    ResponderExcluir
  4. Oi miga linda!
    Já está contratada p/as festinhas daqui kkkk
    O bolo ficou lindo, a massa parece perfeita e o recheio, hummmmmm
    Vou levando a receita.
    Bjssssss amiga e uma noite abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  5. Sileni,

    O bolo ficou muito lindo. Perfeita a combinação das cores.
    Parabéns pelo aniversário do Blog!
    O post ficou grande, mas muito bom e explicativo.
    Um lindo e abençoado dia! Beijos

    ResponderExcluir
  6. muito bonito o bolo e o interior também me parece mesmo muito bom.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Sil querida quem tem força de vontade sempre vence no final. Eu não tenho dom pra decoração, e o seu ficou lindíssimo, muito caprichado. O recheio está de dar água na boca. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sileni!
    Sempre fugi da pasta americana, mas com essa me animei, até porque já fiz com as crianças um docinho de coco que é basicamente igual a cobertura que fez.
    Se eu tivesse parado de cozinhar quando uma receita não deu certo, teria me privado de coisas bem gostosas que depois deram certo. Erros e acertos, porém mais acertos... rs.
    Receita já favoritada!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Oi Sileni,
    Eu não sei fazer bolo e nem doces, parece que não nasci para ter diabetes.kkk
    De vez em quando eu compro um pedacinho de bolo e como fora de casa.
    Só que gosto de fazer comida típica mineira, eu sou a mais magrinha da casa(80kg) não conta pra ninguém.kkk
    Abç
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  10. OLÁ AMIGA
    Nossa que lindo a massa ficou bem leve. Parabéns pelo talento. Um domingo cheio de amor e muitas alegrias para vc.
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Oi Si,
    Não tinha ideia de que dava para fazer esta cobertura em casa. Adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Você é uma artista!

    O bolo ficou LINDOOOOOOOOOOO!!!

    Não gosto de fazer doces, só salgados. Por isso, nem li a receita tá comadre?
    Mas li todo o resto.........kkkkkkkkkk

    Um gde beijo artista linda!
    Bela

    ResponderExcluir
  13. O bolo está lindo e parece bastante saboroso. Minha turminha só querem bolo de chocolate com cobertura de ganache! Bacana a sua atitude de explicar tudinho em detalhes. Não sei porque eu estou com a sensação de ter visto esse bolo e ter comentado! Será? Um super abraço e lindo findi!

    ResponderExcluir
  14. Q bolo bonito deu vontade de fazer ! Uma vez comi um bolo que tinha uma camada que parecia ser um creme de ninho era cremoso gelado muito show Este fica assim /? Quero fazer esse seu bolo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, se você se refere ao recheio, fica cremoso sim, mas não é feito de leite ninho, este eu usei para fazer a cobertura e fica parecida com a pasta americana.
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  15. Oi flor,td bem?
    Olha adorei a receita de mousse de morango e essa da pasta de leite em pó,vou fazer hj mesmo..... Essa de mousse dá pra alterar o sabor da gelatina e fazer um outro sabor? Adorei Adorei Adorei
    até mais e q Deus ti abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val, dá pra alterar o sabor da gelatina sim! Só fique atenta se fizer de abacaxi, se for colocar pedaços de abacaxi é preciso desidratá-lo antes, pois ele solta muita água e vai prejudicar o seu recheio. Para desidratá-lo, basta levar o abacaxi picado com 4 a 5 colheres (sopa) de açúcar ao fogo e deixar até que seque quase toda a água que se formar, espere esfriar e utilize.
      Espero ter ajudado! Obrigada pela sua visita e volte sempre! =)
      Deus te abençoe também!

      Excluir
  16. Oi flor td bem?
    Adorei as receitas,são praticas e super fáceis e mto mto simples. .. Amo simplicidade obrigada por compartilha-las conosco..
    bjãooooo e q Deus ti abençoe. . Rsrs

    ResponderExcluir
  17. ainda nao fiz mais de todas as receitas que ando pesquisando a sua e a melhor. tomara que eu consiga fazer bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu consegui, você também consegue! =)
      Bjs e obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  18. Ola como é que deixa a pasta de leite em pó da cor branca??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne, a pasta de leite em pó não fica branquinha! Na foto, dá a impressão que a minha pasta ficou branca, mas é a luminosidade! Esta pasta fica amareladinha. Para se obter uma pasta de leite em pó branca é preciso usar o corante em gel na cor branca, mas não é uma tarefa muito fácil chegar na cor desejada porque o leite condensado não é branco e o leite em pó é amarelinho, então, fica difícil deixar a pasta branquinha, é preciso muito corante para se chegar na cor branca e muito corante pode alterar a textura da pasta. O que pode ajudar para deixar esta pasta um pouco mais clara é usar um leite em pó mais clarinho, algumas marcas são mais amarelinhas outras são mais clarinhas.
      Espero ter ajudado de alguma forma!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  19. Oi queria saber se no lugar do corante em gel posso colocar o corante em pó pois onde moro ñ tem o em gel.Queria saber também se no lugar do açúcar impalpálveu posso colocar o açúcar refinado

    ResponderExcluir
  20. Eu posso fazer a pasta com o açúcar refinado.E o corante onde mora ñ tem em gel posso usa o em pó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Artemisia, até pode usar o corante em pó, mas não é muito fácil trabalhar com ele, pois se não for muito bem misturado aos demais ingredientes, ao final, a pasta fica toda manchada, não fica uma cor bonita e uniforme. Mas já que não tem o corante em gel na sua cidade vale tentar o pó mesmo, neste caso, recomendo que misture o corante em pó com o açúcar e o leite em pó antes de colocar o leite condensado. E falando em açúcar, o ideal é o açúcar impalpável ou o de confeiteiro, não recomendo o açúcar refinado pois ele não dá o ponto da pasta.
      Espero ter ajudado!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  21. Oi,essa pasta pode ir a geladeira depois de coberto o bolo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana, eu conservei esse bolo na geladeira e a pasta suou um pouquinho, mas nada que prejudicasse a decoração. Mas, se vc faz bolos por encomenda sugiro que coloque o bolo em embalagem própria de papelão ou plástico e mantenha na parte debaixo da geladeira onde é menos fria. A embalagem de papelão é ainda melhor que a de plástico pois retém melhor a umidade. Desta forma a pasta de leite em pó vai suar menos possível!
      Espero ter ajudado!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  22. Parabéns pelo seu trabalho e esforço. Gostei de ler o que você escreveu. Já pesquisei bastante sobre pasta de a leite e desisti. Me deparei com seu blog e você me animou novamente. Continue assim. Escrevendo textos legais que incentivam as pessoas. Abraços. Quando eu fizer a minha te darei um retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho! Comentários como o seu me incentiva a aprender cada vez mais para passar o conhecimento adiante! A vida é um eterno aprendizado, por isso que sempre digo: "Vivendo e Aprendendo!" rs
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  23. Parabéns Sileni este bolo ficou lindo,e realmente a pasta de leite ninho é sem dúvida a melhor, pois além de gostosa não tem aquelas complicações e cuidados que a pasta americana exige.

    ResponderExcluir
  24. Encontrei a cobertura do meu bolo do chá de cozinha! Parabéns pela receita!!

    ResponderExcluir
  25. Respostas
    1. Olá! A pasta de leite em pó por si só, não fica branca!! Para deixá-la branca é preciso usar corante em gel na cor branca, mas não é uma tarefa fácil, já que o leite condensado e o leite em pó não são brancos e se usar o corante em excesso pode alterar a textura da pasta. Uma dica é procurar usar um leite em pó mais clarinho, algumas marcas são mais claras que outras, contudo, a pasta vai ficar mais clarinha, mas não branca, ok?! Na foto, devido a luminosidade, deu a impressão que o meu bolo ficou branquinho, mas não ficou, ficou amareladinho.
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
    2. Eu que agradeço a atenção e por compartilhar seu conhecimento! Vai ser muito útil!! 😊

      Excluir
  26. Oi Sileni Bom dia! Gostaria de saber se esse bolo pode ir na geladeira, e quanto tempo dura!!!
    Gostaria de fazer para o aniversário do meu menino, vc comentou que o morango solta muita água, qual a quantidade de morango que eu posso usar? Não tem perigo de estragar a pasta, trincar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milene, este bolo pode ir na geladeira sim e dura em torno de 2 a 3 dias, no máximo, por causa dos morangos. A quantidade do morango, como disse no post é a gosto de cada um, eu utilizei 1 caixa. Esta pasta de leite em pó é muito boa, pode deixar na geladeira que ela não vai trincar, ela vai suar um pouco, mas nada que prejudique a decoração! Contudo, se for ficar muito tempo na geladeira até o horário da festa, sugiro que coloque o bolo numa caixa de papelão própria e guarde na parte mais baixa da geladeira. O papelão vai reter a umidade e o bolo vai suar menos possível!
      Espero ter ajudado de alguma forma!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  27. Ooii, gostaria de saber assim. Ex::: fiz a massa dps dela pronta q colori ela ? Queria tingir de amarelo como eu faço? Vou fzr um bolo da cerveja brahma dps de cobrir o bolo eu posso colocar chatilly em cima do bolo ??? Mr respondii por favor obriigado"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane, perdoe-me, mas fiquei um pouco confusa com a sua pergunta! Vc quer colorir a massa do bolo ou a pasta de leite em pó? Já que vc quer fazer um bolo da cerveja, então, penso que vc quer colorir a pasta, certo? Se sim, vc colore depois dela pronta, para isso o corante em gel é o mais indicado, se usar o corante em pó, este deve ser misturado junto com o açúcar e o leite em pó para depois colocar o leite condensado, ok?! Vc vai cobrir o bolo com a pasta de leite em pó e quer fazer a espuma da cerveja com o chantilly, é isso?? Se sim, pode, pois o chantilly que vai dar o efeito da espuma!
      Espero ter ajudado de alguma forma!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  28. oi....quanto tempo antes da festa eu tenho q fazer a pasta?
    quanto tempo dura o bolo ja pronto com essa pasta?
    como armazenar at a hr da festa?

    ResponderExcluir
  29. quanto tempo dura a pasta pronta ja no bolo?
    como armazenar o bolo at a hr da festa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, o ideal é fazer a pasta de leite em pó e já usar, até poderá prepará-la com antecedência, mas deixe para usar o corante somente no dia que for decorar o bolo e dê preferência para o corante em gel. Envolva bem a pasta em plástico filme e conserve na geladeira por até duas semanas, deixe-a em temperatura ambiente antes de usá-la. Depois que o bolo estiver decorado, a durabilidade da pasta é de uma semana dependendo do bolo. Bolos de frutas deixam a pasta úmida, portanto a durabilidade é menor. Depois do bolo decorado com a pasta deixe em temperatura ambiente para que a pasta seque, nunca coloque o bolo na geladeira com a pasta úmida, senão ela não vai firmar, pelo contrário, ela vai ficar cada vez mais mole. Somente depois que ela firmar é que poderá guardar o bolo na geladeira. Guarde em caixa de papelão na parte menos fria da geladeira. Quanto menos umidade melhor!
      Espero ter ajudado de alguma forma! Perdoe-me pela demora na resposta, tive problemas com minha internet.
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
    2. Eu fiz uma pasta de leite para uma cliente ,e ela não gostou me mandou foto to bolo me humilhou muito disse que esperava que ninguem encomendace mas bolo na minha vida ,fiquei triste chorei muito ,mas eu falei que não era boa em pasta ,fiz o recheio de leite condensado e com doce de leite cobrir por cima do bolo para receber a pasta depois certo que o bolo não ficou bem no acabamento mas a massa estava ne fofinha 😌 Estou arrasada disse que que esse bolo esta porcaria eu fiz com amor . O que eu faço??

      Excluir
    3. Eu fiz uma pasta de leite para uma cliente ,e ela não gostou me mandou foto to bolo me humilhou muito disse que esperava que ninguem encomendace mas bolo na minha vida ,fiquei triste chorei muito ,mas eu falei que não era boa em pasta ,fiz o recheio de leite condensado e com doce de leite cobrir por cima do bolo para receber a pasta depois certo que o bolo não ficou bem no acabamento mas a massa estava ne fofinha �� Estou arrasada disse que que esse bolo esta porcaria eu fiz com amor . O que eu faço??

      Excluir
    4. Olá Dayse, trabalhar com público é assim mesmo! Uns conseguimos agradar, já outros não!
      Use esse ponto negativo que vc recebeu a seu favor! Não desanime! Se realmente, vc gosta do que faz e pretende trabalhar com isso, faça um curso, se especialize em decorações de bolos, principalmente em pastas onde vc tem mais dificuldade e surpreenda a vc mesma em primeiro lugar e depois certamente vc surpreenderá os outros! Eu vejo por mim! Não sabia cozinhar nadica de nada, nem café eu sabia fazer e era muito criticada por isso. Não tenho orgulho dessa fase, mas eu consegui superá-la e hoje tenho um blog de culinária onde tento ensinar as pessoas tudo o que aprendo a cada dia! Por isso te digo, não desanime, acredite em vc e surpreenda-se! Boa sorte!
      Obrigada pela sua visita, seu comentário e volte sempre! 😊

      Excluir
  30. Olá bom dia posso cobrir o bolo com a pasta na noite anterior.e como faço para grudar algumas decoração na pasta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde! Pode sim! Depois que você decorar o bolo com a pasta, deixe secar bem para depois guardar na geladeira. Guarde na parte debaixo da geladeira que é menos fria, assim a pasta sua menos. E para grudar a decoração você pode usar leite condensado, doce de leite ou água mesmo, bem pouca quantidade, apenas para colar. É bem simples.
      Espero te ajudado!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  31. Olá, adorei a receita e gostária de saber se posso trocar o recheio por brigadeiro ou doce de leite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, pode trocar sim! A receita da massa é bem versátil, dá pra fazer com o recheio e a cobertura de sua preferência!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  32. Posso colocar essência na pasta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucinete, pode colocar essência sim! Pode até colocar pó pra sorvete, além de dar sabor à pasta, dá uma corzinha também!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  33. Posso colocar alguma essência na pasta de leite em pó?

    ResponderExcluir
  34. Como vc esticou a massa? Para cobrir o bolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arine, como disse no item 3 da montagem do bolo, abri a pasta com o auxílio de um rolo, aqueles de macarrão, sabe?!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  35. Fiz e gastei,muito bom para trabalhar.

    ResponderExcluir
  36. Adorei ainda bem que vc falou do vermelho porque vou usa para fazer o bolo do Mickey

    ResponderExcluir
  37. Posso fazer aqueles enfeites redondos de por encima do cupcakes com uns dias de antecedência usando esta pasta, deixando para "colar" no bolinho depois??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, pode sim! Acomode-os numa caixa de papel ou papelão bem fechada e não deixe pegar umidade, ok?!
      Bjs, obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
    2. Amada, obrigada pelo retorno, Deus te abençoe sempre. Um abraço

      Excluir
    3. Eu que agradeço, linda! Deus te abençoe também! Bjs! 😘

      Excluir
  38. Ficou lindo. Como fez pra ficar branca. De todas o mais difícil pta mim é atingir a cor branca. Preto e vermelho consigo tranquilamente mas branco como o seu não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, a minha pasta não ficou branca, não! Ficou amareladinha por causa do leite em pó que também é amareladinho. Deu a impressão de ser branca por causa da luminosidade.
      Obrigada pela sua visita e volte sempre! Bjs! =)

      Excluir
  39. Como fazer pra tingir a pasta de leite ninho de branco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a pasta de leite ninho por ser amarela naturalmente, fica difícil deixa-la branquinha. O corante branco vai clareá-la um pouco, algumas marcas deixam mais branquinhas como a da Wilton.
      Perdoe-me pela demora na resposta, a plataforma blogger não está mais enviando notificação de moderação de comentários.
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto