BOLO COM RECHEIO DE COCO



Olá amigos, bom dia!

Fiz este bolo para comemorar o aniversário da minha mãe que foi em maio. Todos os anos nós compramos pra ela um bolo de coco que vende na padaria e que ela adora, mas este ano resolvi eu mesma preparar um bolo de coco e fiquei me perguntando: "será que ela vai gostar?" Eu confesso que fiquei ansiosa para saber a opinião dela, mas não disse nada até o momento que a minha sobrinha perguntou se eu é quem tinha feito o bolo e eu disse que sim! Foi então que ela disse: "Nossa, você que fez o bolo? Achei que você tinha comprado na padaria! Está igual ao da padaria! Está uma delícia!" Eu tomei como um elogio, pra ela achar que o meu bolo era o da padaria, aquele que ela ama, sinal de que estava realmente gostoso! Mas, de fato, ficou delicioso, adorei o resultado e certamente a padaria não vai mais ganhar dinheiro comigo, pelo menos, não na compra do bolo de coco, rsrs!

Esta receita foi adaptada do meu livro "Coleção União - Bolos Recheados."

Ingredientes:

Massa:
  • 4 ovos
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • Margarina para untar
  • 1 xícara (chá) de leite para umedecer
Recheio:
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 xícara (chá) de leite
Cobertura:
  • 1 caixa de chantilly (200ml)
  • Coco ralado em flocos para polvilhar
  • Morangos para decorar

Modo de preparo:
  1. Massa: Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até triplicar o volume. Sem bater, incorpore a farinha de trigo delicadamente. Despeje numa forma redonda com fundo removível untada com margarina e com o fundo forrado com papel manteiga também untado com margarina e asse em forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até que, ao espetar a massa com um palito, este saia limpo. Desenforme morno. Depois de frio, corte em 2 camadas. Reserve para a montagem.
  2. Recheio: Misture os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Utilize frio.
  3. Cobertura: Bata o chantilly na batedeira conforme as instruções da embalagem. Utilize gelado.
  4. Montagem: Na mesma forma que assou o bolo, encaixe o primeiro disco de massa e umedeça com metade do leite. Distribua o recheio, encaixe a outra metade da massa e umedeça com o restante do leite. Cubra com papel alumínio e reserve na geladeira por quatro horas ou até firmar. Desenforme, cubra todo o bolo com o chantilly, polvilhe o coco em flocos e decore com os morangos.
Dicas da Si:
- Depois que o recheio ficou pronto e você desligou o fogo, transfira-o para uma tigela e cubra com plástico filme para não criar película. (Veja esta dica AQUI).
- Eu aprendi com uma amiga que é boleira que se você umedecer o bolo com leite fervendo ele vai ficar mais molhadinho e saboroso. Desde então, sempre que vou umedecer o bolo com leite, utilizo  o leite fervendo.
- Eu usei o chantilly de caixinha, mas se preferir, poderá utilizar o creme de leite fresco, neste caso, na hora de batê-lo acrescente 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro ou açúcar comum mesmo, bata até dar o ponto de chantilly. Antes de utilizar o chantilly de caixinha ou creme de leite fresco deixe de um dia para o outro na geladeira. (Veja mais dicas AQUI). Experimente acrescentar 1 colher (chá) de essência de baunilha na hora de bater o chantilly, vai deixá-lo ainda mais saboroso.
- Eu fiz o bolo na sexta-feira, montei e deixei na geladeira até o dia seguinte quando desenformei, cobri e decorei. Servi com sorvete.





Gostaria de me conhecer um pouquinho mais? Lá no Fotos e Prosas participo da Tag 7 Coisas, uma brincadeira de perguntas e respostas bem legal! Te espero por lá!


Beijos e até a próxima!



21 comentários:

  1. Puxa, ela só podia gostar mesmo!Fiquei salivando daqui! Coisa boa e agora tomara possas fazer pra ela por muiiiiiitos e muiiiiitos anos,né? bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Sileni!!!
    Em primeiro lugar, desejo muita saúde e luz para a mamãe!!! Que venham muitas outras celebrações!!!
    Você ficou em dúvida se ela ia gostar?? Imagina só, com essas mãos talentosas, aposto que ficou até melhor que o da padaria!!!
    Beijos e linda semana pra ti! =)

    ResponderExcluir
  3. Sileni, que lindo! Perfeito e deve ter ficado gostosíssimo! Um capricho só na apresentação! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Querida Sil que belíssimo bolo, e que capricho. Esse com certeza foi feito com carinho e amor de filha. Certamente sua mãe adorou e eu iria amar também pois adoro coco. Ficou lindo, gostei muito da massa e do recheio. Parabéns a sua mãe, muitas felicidades, paz, saúde, que Deus conceda muitos e muitos anos de vida a ela ao lado de sua família. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Ficou lindo! Que vontade de comer uma fatia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa Sileni que bolo maravilhoso quero fazer,será que pode fazer em fôrma sem ser desmontável?E qual o tamanho da fôrma?Na geladeira dura alguns dias é que em casa somos 2 obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fazer sem ser em forma desmontável sim! Faça assim: coloque o primeiro disco de massa num prato, envolva-a com uma tira de papel alumínio dobrado 3 vezes com 10cm de altura formando um aro, vá montando o bolo dentro do aro de papel alumínio, leve à geladeira conforme indicado na receita e depois é só remover a tira de alumínio, faça tudo com cuidado para que o bolo não quebre, ok?! Já se o bolo for em 3 camadas o ideal mesmo é uma forma de fundo removível para um melhor resultado. O tamanho da forma é 20 x 7cm. Este bolo dura de 4 a 5 dias na geladeira. Espero ter ajudado!
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  7. Silene minha querida,
    não tem comparação, seu bolo dá de 10 no bolo da padaria.
    Pelos menos os bolos das padarias daqui não estão com nada, só tem preço e cheiro e ovo, rsrs.
    Parabéns, vc arrasou seu bolo ficou lindo, estou aqui encantada e claro que vou imprimir a receita
    pois sou amante de bolo de coco!
    Adorei a dica de como molhar o bolo, vivendo e aprendendo, hehhe!

    Grande bjo no seu ♥, fique com Deus!
    Andréa ♥

    ResponderExcluir
  8. amiga este p´e o meu bolo preferido sabe ..eu amei bjinhos doces

    ResponderExcluir
  9. Lindo e delicioso bolo, Sileni! Parabéns para você e sua mãe.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ficou muito lindo minha filinha vai fazer aniversário daqui 14 dias e vou fazer esse bolo que vc fez para sua mae

      Excluir
  10. Olá Sileni, seu blog é muito fofo!
    Adorei esse bolo, deve estar uma delícia!
    Já estou seguindo.
    Beijos,
    Vânia
    http://www.revheimdicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, quando via a foto dele fatiado, encheu minha boca d'agua.
    Lindo e com uma cara de muito gostos pelos ingredientes que adoro.
    Viva a mamãe e saude a ela para comer muitos bolos de niver.
    Cozinha é arte e ousadia, voce faz bem.

    Um abração amiga.
    Bju

    ResponderExcluir
  12. Bom dia querida!
    Uau... que bolo mais lindo Sileni, parabéns! Bolo caseiro não tem comparação, eu não gosto dos bolos de padarias. Quando eu comecei a preparar bolos de aniversários molhava com leite condensado misturado com água, fica delicioso, mas depois que aprendi a fazer as massas com bettermilk, nunca mais precisei molhar os meus bolos, a massa fica úmida e super macia.
    Uma ótima semana, bjs!

    ResponderExcluir
  13. Gente o bolo não vai margarina nem fermento,nem óleo!!!??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gessiara, esse bolo não leva nenhum desses ingredientes que vc citou, ok?!
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto