CANJICA COM COCO


Olá amigos, bom dia!

Aproveitando ainda o mês das festas "julinas", trago pra vocês um doce apreciado por muitos: a canjica. Ela já apareceu AQUI em duas versões, desta vez, fiz um pouquinho diferente, ficou tão deliciosa que agradou a toda a minha família. Experimente!

Ingredientes:
  • 500g de milho para canjica
  • 4 cravos da índia
  • 4 cascas de canela da China
  • 2,5 litros de água
  • 1 litro de leite
  • 1 vidro de leite de coco (200ml)
  • 1 lata de leite condensado
  • 50g de coco ralado

Modo de preparo:
  1. Deixe a canjica de molho de um dia para o outro. Escorra, coloque numa panela de pressão, acrescente a água, os cravos, as cascas de canela, leve ao fogo e cozinhe por 40 minutos após pegar pressão.
  2. Após este tempo, desligue o fogo, espere toda a pressão sair da panela para depois abri-la. Retire os cravos e as cascas de canela (se preferir, pode deixá-los), volte com a panela ao fogo, acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado e cozinhe mais um pouco, em fogo baixo, até encorpar, experimente, se necessário adicione açúcar a gosto. Por último, acrescente o coco ralado, misture bem e está pronto. Sirva quente ou fria.
Dicas da Si:
- Ao abrir a panela, após os 40 minutos na pressão, verifique se a canjica está macia, caso não, cozinhe até que fique macia com a panela semi tampada. Se necessário, acrescente mais um pouco de água quente.
- Os cravos e as cascas de canela conferem um sabor muito especial ao doce, mas se preferir, poderá não utilizá-los. 
- Conserve em geladeira, se preferir quentinha, aqueça no micro-ondas por 1 a 2 minutos dependendo da quantidade a ser consumida. Se necessário, acrescente um pouco de leite.
- Se preferir, salpique canela em pó sobre o doce.





Beijos e até a próxima!


*Postagem programada*

MILHO VERDE COZIDO NO MICRO-ONDAS


Olá amigos, bom dia!

O que trago hoje não é exatamente uma receita, mas sim uma dica de como cozinhar o milho verde no micro-ondas, uma forma mais rápida e prática de preparar o milho. E esta dica é ótima principalmente se na sua casa apenas uma pessoa come milho verde como aqui em casa, meu marido até come, mas não liga muito, então, acabo fazendo só pra mim mesmo! Mas antes nem fazia muito pra mim, só de pensar em usar a panela de pressão pra cozinhar uma única espiga, acabava desistindo!  Mas resolvi testar fazer no micro-ondas e deu super certo, adorei o resultado!

Fiz assim:

1 - Lavei a espiga de milho em água corrente, esfregando bem as palhas com o auxílio de uma escovinha.


2 - Retirei as palhas.


3 - Retirei também os cabelos e lavei bem a espiga.


4 - Envolvi novamente a espiga com as palhas (limpas) e molhei bem com bastante água.


5 - Coloquei num prato e levei ao micro-ondas por 10 minutos na potência alta. Este tempo pode variar de aparelho para aparelho. Para uma primeira vez, cozinhe, no mínimo, por 5 minutos e vá verificando até que o milho esteja macio. Quando ficar do seu gosto, marque o tempo num caderninho para você não esquecer quando for fazer da próxima vez.


6 - Depois de pronto, retire as palhas.


7 - Tempere do seu gosto. Eu coloquei sal e manteiga, bom demais! Salivando aqui, viu?! rs


E é isso pessoal, espero que tenham gostado da dica!


Super beijo, fiquem com Deus!


MACARRÃO NINHO ASSADO DO PEDRO



Olá amigos, bom dia!

É com muito prazer que recebo hoje, no Cantinho do Leitor, o Pedro Pereira que preparou a receita do Macarrão Ninho Assado que ele viu aqui no blog.

Ele nos enviou uma mensagem inbox na nossa página no facebook dizendo assim:



Nós que agradecemos, Pedro! É uma alegria sempre quando recebemos este carinho do leitor! Muito obrigada! Seja sempre muito bem-vindo aqui no Vivendo e Aprendendo!

Veja as fotos do macarrão que ele preparou! Certamente ficou delicioso!





Saiba como preparar esta receita clicando AQUI!

Faça como o Pedro você também! Se você preparou uma receita aqui do blog, compartilhe conosco, envia-nos uma foto ou mais do prato que preparou e participe do Cantinho do Leitor.

Saiba como participar clicando na imagem!
Saiba como participar clicando AQUI!

Hoje temos um "rap" lá no Fotos e Prosas, rs, vem ver!!! Espero por você!


Um ótimo final de semana!


*Postagem programada*

PÃO EXPRESSO DA SOL


Olá amigos, bom dia!

Hoje trago pra vocês mais um Receita de Blogueiro. A receita da vez vem lá do blog da querida Sol Pâtisserie, um pão fácil e rápido de fazer, de massa macia e muito saboroso. Ainda não conhece o blog da Sol? Então não perca mais tempo, clique AQUI e te levarei ao mundo das delícias, confira, tenho certeza que você vai adorar assim como eu! Atualmente, o blog da Sol está em stand by por um motivo muito especial, nasceu o seu príncipe e aproveito para desejar a ela e toda a família muitas felicidades! 

A receita original você encontra AQUI.

Ingredientes:
  • 225 ml de água morna
  • 50 ml de óleo
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 375g de farinha de trigo
  • 1 sachê de fermento biológico seco
  • 1 gema para pincelar
  • Açúcar cristal para polvilhar

Modo de preparo:
Na MFP: na cuba da máquina, coloque os seis primeiros ingredientes na ordem acima e programe para a função "massa" (na minha máquina é a opção 8). O processo dura em torno de uma hora e meia, após este tempo, desligue a máquina e modele os pães conforme as instruções a partir do item 3 abaixo.

Manualmente
  1. Numa vasilha grande, misture 150g de farinha de trigo, o açúcar, o fermento e a água, mexa bem com uma colher de pau até obter uma massa homogênea, deixe descansar por 10 minutos.
  2. Junte a farinha restante, o sal e o óleo e mexa vigorosamente com a colher de pau até obter uma bola de massa.
  3. Divida a massa em 7 bolas do mesmo tamanho. Sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, disponha as bolas de massa de maneira a formar uma flor. Pincele a massa com a gema de ovo batida com um pouco de água, polvilhe com açúcar cristal e asse em forno preaquecido a 200°C  por 30 minutos ou até dourar.
Dica da Sol: Depois de assado, coloque o pão sobre uma grelha e deixe que ele esfrie completamente.

Dicas da Si:
- Eu fiz o pão na minha MFP, adorei a massa, muito boa de trabalhar com ela.
- O fermento não cheguei a usar um sachê inteiro, usei aproximadamente 6g, um pouco mais que a metade, era o que eu tinha, sobra de uma outra receita de pão que fiz anteriormente e a massa cresceu perfeitamente.
- A água deve estar morna, se estiver quente, vai cozinhar o fermento e a massa não vai crescer.
- O óleo usei o de milho.
- A Sol polvilhou o pão com sementes de papoula, como eu não tinha aqui em casa, polvilhei com açúcar cristal, por isso aumentei um pouco o açúcar da massa e diminuí o sal, pois a minha intenção era deixar o pão um pouco mais doce para combinar com o açúcar cristal e ficou delicioso, porém, imagino que as sementes de papoula sejam tão deliciosas quanto.
- Eu untei a forma com margarina, forrei com papel manteiga para o papel aderir bem a forma e depois untei o papel com margarina, facilita bastante na hora de desenformar o pão.






Eu adorei preparar e principalmente saborear este pão, por isso o Sol Pâtisserie foi eleito o blog destaque do mês de julho aqui no Vivendo e Aprendendo.


Obrigada Sol pela partilha deste delicioso pão! Espero que tenha gostado da indicação! A receita ficará exposta na lateral do blog até o próximo mês e o seu blog já está na lista para participar do sorteio que acontecerá em dezembro entre todos os participantes deste quadro. O ganhador receberá um mimo e o título de Blogueiro do Ano de 2015. Boa sorte!



Beijos e até a próxima!


SANDUÍCHE DE METRO


Olá amigos, bom dia!

Hoje inicia-se o mês de julho e como todos já sabem é dia de desafio! Todo 1º dia de cada mês somos convidados a publicar uma receita inspirada na proposta do Dia Um... Na Cozinha! E a proposta para este mês é prepararmos "sanduíches", eu adorei essa ideia e logo me decidi pelo sanduíche de metro. É um lanche super fácil de preparar, fica delicioso e pelo fato de ser de metro ajusta-se direitinho com o tamanho da sua fome! Obviamente não consigo comer um sanduíche desse tamanho sozinha, mas não posso negar que abocanhei uma fatia generosa, rs. 

No inverno sempre buscamos por um prato ou uma bebida mais quentinha para nos aquecer, mas apesar desse lanche ser servido frio caiu muito bem e cheguei a conclusão de que não importa a estação, sempre é tempo de degustarmos essa delícia! Experimente!

Ingredientes:
  • 1 pão do tipo bengala 
  • 100g de presunto fatiado 
  • 100g de mussarela fatiada
  • 1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado
  • 3 colheres (sopa) de maionese
  • 1 colher (sopa) de creme de leite
  • 1/3 de milho em conserva escorrido
  • 1 cenoura ralada
  • 1 tomate sem sementes picado
  • Azeitonas verdes picadas a gosto
  • Folhas de alface
  • Sal a gosto


Modo de preparo:
  1. Em uma vasilha, misture o frango desfiado, a maionese, o creme de leite, o milho, a cenoura, as azeitonas e o tomate e tempere com sal.
  2. Corte a bengala ao meio, no sentido do comprimento e espalhe a mistura em uma das partes, coloque por cima as fatias de presunto e mussarela e distribua as folhas de alface.
  3. Feche com a outra metade e sirva fatiado.

Dicas da Si:
- A bengala você encontra facilmente nas padarias e supermercados e tem na versão com gergelim ou sem, eu preferi com gergelim.
- A minha bengala tinha um pouco mais que meio metro, serviu muito bem 3 pessoas e ainda sobrou um pedaço.
- No preparo do recheio, você pode substituir o creme de leite por requeijão ou catupiry.
- Este lanche é muito versátil, você pode prepará-lo com os ingredientes de sua preferência, por exemplo: substituir o frango por atum, o presunto por peito de peru, a mussarela por queijo prato ou se quiser uma versão mais light use a ricota, poderá substituir também o alface por rúcula... é só dar asas a sua imaginação!




Dia Um... Na Cozinha! Sempre nos possibilitando inventar, criar, inovar e renovar na cozinha! Participe desta comunidade você também!

Beijos e até a próxima!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto