Pesquisar este blog

PÃO COLONIAL



Olá amigos, bom dia!

Esta é mais uma receita da minha super, hiper, mega ajudante MFP. Desde que eu a adquiri preparar pães ficou ainda mais gostoso! Enquanto ela pega no pesado, eu fico com a parte que mais gosto que é modelar os pães, por isso sempre uso o ciclo "massa" que me possibilita modelar os pães do tamanho e formato desejado. Esse pão ficou macio e saboroso, super aprovado!

A receita é do manual que acompanha a máquina.

Ingredientes:
  • 1 copo de leite com 1 ovo (coloque o ovo dentro do copo e complete com leite)
  • 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
  • 1 1/2 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 copos de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo


Modo de preparo:
Na MFP:
Retire a forma de assar da máquina e coloque os ingredientes na ordem acima, recoloque a forma na máquina e selecione o ciclo "normal" (opção 1) ou "sanduíche" (opção 11) ou faça como eu, selecione o ciclo "massa" (opção 8) e modele os pãezinhos conforme o seu gosto. Deixe crescer mais um pouco e asse em forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos.

Manualmente:
Misture a farinha de trigo com o fermento biológico seco, faça uma cova no centro e adicione os demais ingredientes, misture tudo muito bem. Numa superfície enfarinhada, vá sovando a massa até que ela fique lisa, homogênea e que não grude nas mãos. Deixe descansar por 1 hora coberta com um pano de prato ou plástico filme. Modele os pãezinhos no formato desejado e disponha-os em uma assadeira untada com óleo ou margarina, deixe crescer mais um pouco e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos.

Dicas da Si:

- O copo de medida da máquina tem capacidade para aproximadamente 250ml.
- Eu dividi a massa em 3 partes, sendo duas do mesmo tamanho e uma maior, modelei cada uma delas no formato redondo e coloquei numa assadeira para pão de forma, sendo que a bola maior ficou no centro e as menores nas laterais.
- Eu usei uma assadeira de silicone, não precisei untar.
- Eu não pincelei a massa com gema de ovo, mas se preferir poderá fazê-lo, apenas polvilhei farinha de trigo sobre o pão depois de pronto.

Para o preparo desta receita utilizei a farinha de trigo Nita e para acompanhar servi o delicioso café solúvel da Iguaçu na xícara da Utam Uno, produtos que ganhei no 3º EBSPI.



Amanhã estarei no Fotos e Prosas falando sobre "O Melhor da Vida". Espero por você!


Beijos e um ótimo final de semana!




MANJAR DE COCO COM CALDA DE MORANGO DA ANDRÉA



Olá amigos, bom dia!

O Receita de Blogueiro do mês de agosto está imperdível!!! A receita que trago hoje pra vocês é deliciosa e vem lá do blog Quitutes da Andréa, um cantinho muito especial e a dona dele é ainda mais especial! A Andréa é uma amiga querida que muito admiro pelo sua simplicidade, carisma e simpatia, sem falar nos quitutes que ela prepara, cada um mais delicioso que o outro! Sempre que procuro uma receita vou direto lá porque sei que a receita vai ser um sucesso e com esse doce não foi diferente, o sabor é maravilhoso, fiquei muito feliz com o resultado! Não deixe de experimentar essa maravilha e nem de dar uma passadinha no Quitutes da Andréa para conhecer as outras delícias que ela prepara!

A Andréa preparou o manjar com calda de ameixa, mas eu optei pela calda de morango que também vem do blog dela. A receita original do manjar você encontra AQUI e da calda de morango AQUI.

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • A mesma medida (da lata) de leite
  • 1 vidro de leite de coco (200ml)
  • 50g de coco ralado
  • 4 colheres (sopa) de amido de milho
Calda:
  • 1 bandejinha de morangos (aproximadamente 300g)
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar cristal
  • Suco de meio limão
Modo de preparo:
Manjar: Numa panela, coloque o leite condensado, o leite, o leite de coco, o coco ralado e o amido de milho, leve ao fogo baixo, mexendo sempre até obter um creme grosso. Retire do fogo, despeje em uma forma com furo central (molhe a forma antes de colocar o creme). Deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas. Passe uma faca nas bordas da forma para que solte mais rápido. Sirva com a calda de morango ou outra de sua preferência.

Calda: Limpe e pique os morangos (veja AQUI como higienizar os morangos). Coloque todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo baixo, mexa de vez em quando até formar uma calda não muito grossa.

Dicas da Si:
- O amido de milho eu dissolvi antes na metade do leite para depois colocar na panela com os outros ingredientes.
- A Andréa usou o coco ralado natural, eu usei o desidratado, aquele de saquinho, já ficou maravilhoso, imagina o coco fresco, deve ficar ainda mais delicioso.
- Eu usei uma forma de silicone, não precisei molhar e nem usar uma faca, o manjar se desprendeu muito facilmente.
- Para fazer a calda eu utilizei o açúcar cristal, mas você poderá usar o refinado que dá certo do mesmo jeito. 
- Antes de preparar a calda, eu coloquei os morangos limpos e picados numa vasilha, acrescentei o suco do limão, o açúcar cristal e deixei descansando por meia hora, o morango vai soltar água neste período, misturei tudo muito bem e levei ao fogo. Na hora do preparo, a calda vai formar uma espuma branca, recomendo que retire essa espuma com o auxílio de uma colher ou escumadeira, assim sua calda vai ficar mais saborosa, bonita e brilhante.





Receita super aprovada, por isso o Quitutes da Andréa foi eleito o blog destaque do mês de agosto aqui no Vivendo e Aprendendo.

Obrigada, querida amiga Andréa, por partilhar este manjar dos deuses! A receita ficará exposta na lateral do blog até o próximo mês e o seu blog já está na lista para participar do sorteio que acontecerá em dezembro entre todos os participantes deste quadro. O ganhador receberá um mimo e o título de Blogueiro do Ano de 2015. Boa sorte!


Beijos e até a próxima!

FESTA DA MINNIE



Olá amigos, bom dia!

A minha afilhada Isabella já fez um aninho, como o tempo passa! O tema da festinha dela foi da Minnie, caso tenham uma menininha em casa que vá fazer aniversário fica aí a dica, o mercado oferece bastante enfeites e acessórios com este tema.

A festa aconteceu no Espaço Cultural e Social do Sindicato dos Servidores Municipais aqui da minha cidade. Na entrada do salão foi posto um arco de bexigas no formato da cabeça e orelhas da Minnie.


No passeio que dá acesso ao salão principal, foram colocadas várias colunas de bexiga, onde, no topo de cada uma delas foram afixadas bexigas no formato da cabeça da Minnie.


Seguindo pelo passeio, no hall de entrada, do lado esquerdo, foi colocado um aparador de MDF contendo as lembrancinhas que foram dadas aos convidados no final da festa. Em cada lado da porta que dá acesso ao salão principal havia uma Minnie grande (era maior do que eu, rs), o corpo era feito com bexigas e para a cabeça foi usado um balão inflável da Minnie.




As lembrancinhas foram chaveirinhos personalizados.


Sobre o aparador, além das lembrancinhas, tinha também um "caderno de recordação" onde os convidados deixaram mensagens para a Isabella.


Em cada mesa havia um vaso de flor com uma plaquinha personalizada no formato da cabeça da Minnie. O convidado podia levar o vaso para casa.


Na entrada do salão principal, foi colocado também um banner com fotos da Isabella.


Para colocar os presentes, foi montada uma "caixa" redonda, uma armação que me pareceu ser de plástico resistente onde as bexigas eram encaixadas nos vãos e logo acima um balão inflável da Minnie.


Uma panorâmica da mesa do bolo.


O bolo fake (bolo falso para decoração).


Além do bolo fake, havia também docinhos, bombons, maçãs do amor e latinhas personalizadas com pastilhas de chocolate (do tipo "confeti") decorando a mesa. Já os cupcakes ficaram em suportes de MDF de dois andares dispostos em mesas menores, uma em cada lado da mesa do bolo. Nestas mesas menores também havia bombons, maçãs do amor e tubetes personalizados contendo balas de goma.


As latinhas personalizadas com pastilhas de chocolate.


Os tubetes personalizados com balas de goma.


As sacolinhas surpresas ficaram em armários dispostos um em cada lado da mesa do bolo.


E Minnie por todo lado!


Na hora dos parabéns o "fogo artificial" foi acionado dando um efeito bem legal.


A festa foi animada por um DJ e por uma moça que se fantasiou de Minnie para brincar com as crianças. Teve também cama elástica (pula-pula) e piscina de bolinhas, bem como um telão que exibiu fotos da Isabella durante toda a festa.

Tudo foi feito por empresas especializadas em festas, desde a decoração até o buffet, mas você mesmo pode montar a sua festa, com boas ideias, disposição e criatividade você consegue!

Neste post Dicas de como organizar uma festa infantil você vai encontrar várias outras dicas para você montar a sua própria festa!

Algumas fotos exibidas aqui foram gentilmente cedidas pela minha sobrinha Monique, mãe da Isabella. Obrigada, Moh!

Beijos pra vocês e até a próxima!



SUCO DETOX


Olá amigos, bom dia!

Em todo lugar que se vai muito se ouve falar de DETOX, mas afinal, do que se trata? A palavra Detox é uma forma reduzida da palavra em inglês "detoxication" que, traduzindo para o português significa "desintoxicação". Trata-se de uma dieta desintoxicante e há quem diga que é muito mais do que isso, é um estilo de vida.

Eu sempre procurei preparar uma alimentação mais saudável aqui em casa, mas confesso que ainda não havia cogitado a ideia de preparar algo desintoxicante, só mesmo o Dia Um... Na Cozinha para me fazer passar por esta experiência! Nesta 27ª Edição, o desafio proposto foi prepararmos SUCOS DETOX. 

Tenho visto muitas receitas de sucos detox por aí afora, várias são as combinações para o preparo de um suco desintoxicante, mas optei por uma receita bem simples tirada do meu livro "O Poder dos Sucos".

Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de água filtrada ou água de coco
  • 2 fatias de abacaxi
  • 1 maçã verde
  • 1 semente ou 1 folha de cardamomo

Modo de fazer: bata tudo no liquidificador, coe e sirva.

Dicas da Si:
- Eu confesso que cometi um pecado ao preparar este suco, eu usei água de coco de caixinha que tinha aqui em casa (anta! rs), mas o correto é utilizar a água da própria fruta. Antes tivesse usado a água filtrada, mas quando me dei conta já era tarde!
- O abacaxi eu utilizei com o miolo e tudo, já a maçã eu retirei o miolo (veja AQUI como descascar o abacaxi de forma mais fácil).
- Foi difícil achar cardamomo aqui na minha cidade, só achei em sementes, neste caso, você pode utilizar somente as sementes que se encontram na baga ou utilizar com baga e tudo. Eu utilizei a semente inteira com baga e tudo.



Gosta de desafios? Participe do Dia Um... Na Cozinha a cada proposta um novo aprendizado!

Um ótimo final de semana e até a próxima!



*Postagem programada*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto