O que você procura?

BOLO DE LARANJA COM RECHEIO DE COCO ZERO AÇÚCAR


Olá amigos, bom dia!

Todos os anos no aniversário da minha sogra nós levamos um bolo pra ela, mas desde que ela descobriu o diabetes eu passei a preparar bolos sem adição de açúcar. Mas este ano eu queria preparar um bolo de aniversário mesmo com direito a recheio e cobertura, mas com zero adição de açúcar. Foi então que tive a ideia de preparar esta receita.

Eu procurei compô-la da maneira mais simples possível, atentando sempre para o sabor de forma que agradasse o paladar de todos principalmente o da minha sogra. Hoje, felizmente, o mercado oferece excelentes produtos na categoria diets e lights que não deixam a desejar em nada sobretudo no quesito sabor que é o mais importante.

Esta receita foi adaptada da minha revista Receitas & Sabor Lowçucar.

Ingredientes:
Massa:
  • 1 pacote de mistura para bolo sabor laranja sem adição de açúcar

Recheio:
  • 1 embalagem de pó para preparo de leite condensado zero adição de açúcar (220g)
  • 1 vidro de leite de coco (200ml)
  • 1/2 xícara (chá) de leite em pó 
  • 1 xícara (chá) de creme de leite light
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1/2 xícara (chá) de coco ralado sem adição de açúcar

Cobertura:
  • 300g de creme de leite fresco
  • 3 colheres (sopa) de adoçante culinário
  • Coco ralado sem adição de açúcar para polvilhar.

Modo de preparo:
  1. Massa: Prepare o bolo conforme as instruções da embalagem. Reserve.
  2. Recheio: Prepare o leite condensado conforme as instruções da embalagem, coloque numa panela e acrescente metade do leite de coco, na outra metade, dissolva o leite em pó e o amido de milho, junte à panela, adicione o creme de leite light e leve ao fogo até obter um creme homogêneo, acrescente o coco ralado, misture bem e desligue o fogo. Transfira o creme para um refratário e cubra com plástico filme para não formar película, deixe esfriar.
  3. Cobertura: Bata na batedeira o creme de leite fresco com o adoçante culinário até obter ponto de chantilly.
  4. Montagem: Corte o bolo ao meio, espalhe o recheio, coloque a outra metade do bolo, cubra com o chantilly, polvilhe coco ralado e decore a gosto.
Dicas da Si:
- Para deixar a sua receita ainda mais leve, com menos calorias, utilize o leite de coco light e o leite em pó desnatado.
- A mistura para bolo eu utilizei no sabor laranja, mas você poderá utilizar outros sabores como baunilha ou chocolate (sabores que encontrei na versão sem açúcar) ou, ainda, preparar você mesmo a massa. AQUI tem uma receita de bolo diet.
- Eu decorei o bolo com cerejas ao marrasquino, mas não deixei a minha sogra comer, rs, porque tem açúcar. Neste caso, o ideal seria decorar com frutas sem ser em calda.
- Procure usar produtos de boa qualidade para conferir um melhor resultado.




A mistura para bolo sem adição de açúcar utilizei da Lowçucar que ganhei no 3º EBSPI. Super aprovado! =)


Uma ótima quarta-feira a todos, até a próxima!


PAPELOTES DE LOMBO DE SALMÃO


Olá amigos, bom dia!

Hoje trago pra vocês uma receita muito saborosa que eu preparei especialmente para participar do Quinze dias com e o chef da vez era Viriato Pã, mas como ando enrolada com os meu afazeres quando me dei conta já havia passado os quinze dias da publicação e perdi a vez! Mas é uma ótima receita e não poderia de forma alguma deixá-la de lado, vale a pena experimentar!

Receita original AQUI.

Ingredientes:
  • 4 lombos de salmão
  • 2 cenouras cortadas em palitos
  • 1 tomate cortado em rodelas
  • 1 alho poró laminado
  • 1 pimentão vermelho cortado em tiras
  • Tomilho seco a gosto
  • Molho de soja (tipo Shoyu) a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Azeite a gosto
  • Folhas de papel alumínio

Modo de preparo:
  1. Numa folha de papel alumínio, espalhe um pouco do tomilho, coloque o salmão e tempere com sal e pimenta do reino. 
  2. Por cima do salmão coloque um pouco de cenoura, tomate, alho poró e pimentão vermelho e tempere com o azeite e o molho de soja. Embrulhe com o papel alumínio.
  3. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por 30 minutos.
  4. Faça um papelote para cada lombo de salmão.

Dicas da Si:
- O chef Viriato utilizou o tomilho-limão fresco, eu utilizei o tomilho seco, aquele que vem em saquinhos e é vendido em supermercados. Certamente o tomilho fresco conferiu um maior sabor ao prato, mas o seco também não deixou nada a desejar.
- Gente cometi um pecado, esqueci de colocar o tomate! Afff... cabecinha de vento! Mas tenho certeza que você não vai esquecer! ;)
- Depois de pronto, reguei as postas com um fio de azeite.




Hoje também estou lá no Fotos e Prosas com uma tag bem legal! Espero por você!


Beijos e até a próxima!


BOLO DE COCO DE LIQUIDIFICADOR DA DINHA


Olá amigos, tudo bem?

Esses dias teve reunião de igreja aqui em casa e eu queria preparar um bolo que fosse fácil, rápido e saboroso para servir de lanche depois. Buscando em meus arquivos encontrei a receita desse bolo que vi lá no blog Piteis da Dinha da minha querida amiga linda Dinha que, por sua vez, viu a receita neste blog aqui. Realmente trata-se de um bolo delicioso, saboroso, muito fácil de fazer e que fez o maior sucesso, não só na minha reunião, como também no trabalho do meu marido que levou alguns pedaços para o pessoal da sua seção.

Eu acredito que você já conheça o blog Piteis da Dinha, mas se você ainda não conhece, te convido a dar uma passadinha por lá e conhecer outras receitas deliciosas que ela prepara. É tudo feito com muito amor e carinho, desde o preparo das receitas até a arrumação da mesa, vale a pena conferir!

Como vi a receita no blog Piteis da Dinha, ele foi eleito o blog destaque do mês de setembro aqui no Vivendo e Aprendendo no quadro Receita de Blogueiro.

Receita da Dinha AQUI.

Ingredientes:
  • 1 vidro de leite de coco (200ml)
  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 50g de manteiga derretida
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 100g de coco ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo:
  1. Bata no liquidificador o leite de coco, o açúcar, os ovos e a manteiga derretida. 
  2. Passe a mistura para uma tigela, acrescente a farinha de trigo peneirada e misture muito bem. Adicione o coco ralado e por último o fermento em pó misturando delicadamente.
  3. Coloque a massa numa assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por aproximadamente 30 minutos. Desenforme morno.

Dicas da Si:
- Eu substituí a manteiga por margarina.
- O coco ralado, eu utilizei metade (50g) na massa.
- A Dinha colocou chocolate granulado na massa, eu não coloquei porque não tinha aqui em casa, mas vai ficar para uma próxima com certeza, chocolate e coco é uma combinação perfeita. Ela serviu o bolo com uma deliciosa calda de creme de leite com geleia de damasco, eu servi com uma calda de leite condensado: misturei 1 lata de leite condensado com 1 xícara (chá) de leite, perfurei todo o bolo com um palito e joguei a calda por cima, salpiquei coco ralado, levei a geladeira até o momento de servir. Ficou um bolo bem molhadinho, se você quiser que fique menos úmido, diminua os ingredientes da calda.



Obrigada querida amiga Dinha por partilhar esta deliciosa receita. Espero que tenha gostado da indicação! A receita ficará exposta na lateral do blog até o próximo mês e o seu blog já está na lista para participar do sorteio que acontecerá em dezembro entre todos os participantes deste quadro. O ganhador receberá um mimo e o título de Blogueiro do ano de 2015. Boa sorte!



Veja AQUI outras receitas que fazem o maior sucesso nas minhas reuniões de igreja, de família e entre amigos.


Beijos e até a próxima!


BRUSCHETTA DE TOMATE COM PIMENTA ROSA


Olá amigos, bom dia!

Mais um mês se inicia e com ele chega também o Dia Um... Na Cozinha! O desafio para este mês de setembro é prepararmos "Bruschettas", eu amei esta ideia já que sou super fã deste tira-gosto de pão torrado, vamos assim dizer! Para quem não sabe, bruschetta (pronuncia-se brusqueta) nada mais é que fatias de pão torradas e cobertas por uma variedade de combinações que fica a gosto de cada um, como uma pizza, só que no lugar da massa, usa-se fatias de pão. Dizem que a bruschetta nasceu na feliz tentativa de melhorar pães velhos, evitando assim o desperdício. 

Eu preparei uma bruschetta bem simples de tomate com pimenta rosa, mas ficou tão deliciosa que não consegui parar de comer, rs. É bem fácil de fazer e, certamente, vai fazer sucesso entre os seus familiares e amigos. Experimente!

Ingredientes:
  • 2 pães franceses fatiados (amanhecidos)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1 dente de alho espremido
  • 1 tomate sem pele e sem sementes picado
  • 1 colher (sopa) de azeite extra-virgem
  • Orégano a gosto
  • Sal e pimenta rosa moída na hora a gosto
  • Queijo mussarela ralado para polvilhar

Modo de preparo:
  1. Faça uma pasta de alho misturando a margarina ou manteiga com o alho espremido. Misture muito bem. Reserve.
  2. Num recipiente de plástico ou vidro coloque o tomate picado e leve ao micro-ondas por 1 minuto até que fique bem macio. Amasse com um garfo até formar um molhinho espesso. Tempere com o sal, o orégano,  a pimenta rosa e o azeite, misture muito bem.
  3. Corte os pães franceses em fatias de mais ou menos 1 dedo de espessura. Passe a pasta de alho nas fatias de pão dos dois lados. Disponha-as numa assadeira e leve ao forno a 200ºC até dourar, lembrando de virar as fatias para que doure dos dois lados.
  4. Retire do forno e em cima de cada fatia coloque o molhinho de tomate e salpique com o queijo mussarela ralado. Despeje um fio de azeite sobre as bruschettas. Sirva quentinho.

Dicas da Si:
- Eu fiz com pão francês, mas você poderá fazer também com pão italiano, ciabatta, baguete ou outro pão que tenha uma textura firme que dê para fazer torradas.
- Utilize um azeite de boa qualidade para que você tenha êxito na sua receita.
- Uma autêntica bruschetta leva manjericão na cobertura, mas como aqui em casa não apreciamos manjericão, então, utilizei o orégano, mas se você gosta de manjericão não hesite em usá-lo, assim poderá dizer que preparou uma autêntica bruschetta, rs.
- A pimenta rosa tem um sabor suave, adocicado, levemente apimentado o que conferiu o grand finale às bruschettas, vale a pena experimentar.
- Eu tinha queijo mussarela fatiado aqui em casa o qual piquei bem miudinho, se desejar, poderá utilizar o parmesão ralado ou outro queijo de sua preferência.
- Após salpicar as bruschettas com o queijo mussarela, se desejar, poderá levar ao forno para dar uma leve derretida no queijo.




Dia Um... Na Cozinha! Participe você também!

Beijos e até a próxima!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto