Pesquisar este blog

DUAS VERSÕES DE PATÊ


Olá amigos, bom dia!

Hoje trago pra vocês duas versões de patê: uma de queijo e outra de atum. Como participo de muita reunião de igreja tenho sempre que pensar em algo para preparar de lanche e patê não tem erro, faz sucesso sempre! São deliciosos e bem fáceis de fazer, uma ótima opção também para servir aos amigos e familiares. 

Patê de queijo:

Ingredientes:
  • 1/2 xícara (chá) de queijo minas padrão ralado
  • 1/2 xícara (chá) de parmesão ralado
  • 1 xícara (chá) de creme de leite
  • 1 colheres (sopa) de leite
  • 1 colher (sopa) de cheiro verde picado
  • 1 colher (chá) de mostarda (opcional)

Preparo: Misture todos os ingredientes e vá colocando o creme de leite aos poucos até dar o ponto de patê, sirva com torradas.




Patê de atum:

Ingredientes:
  • 1 lata de atum em pedaços (sem o óleo)
  • 1 colher (sopa) de cheiro verde
  • 3 colheres (sopa) de maionese
  • 1 colher (café) de tempero seco granulado ou outro de sua preferência

Preparo: Desmanche o atum com um garfo e misture com os demais ingredientes, sirva com torradas.




As variações de patê são bem grandes, dá pra fazer também de frango, salsicha, ricota, azeitonas, alho, sardinha, tomate seco... fica aí por conta da sua criatividade.

E por hoje é só pessoal! Volto em breve com mais receitas!


Beijos, fiquem com Deus!


OMELETE SUFLÊ


Olá amigos, bom dia!

Se você gosta de omelete como eu, vai gostar desta receita! Fica uma omelete fofinha, macia e saborosa, fica parecendo um suflê mesmo, uma ótima opção para você preparar para o almoço ou jantar e rapidinho fica pronta! Aqueça a frigideira e mãos à obra!

Esta receita foi adaptada do meu livro "Coleção União - Cardápios Rápidos."

Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de bacon frito em cubinhos
  • 4 ovos (claras separadas batidas em neve)
  • 1/2 xícara (chá) de requeijão
  • 1 colher (café) de sal
  • 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
  • Pimenta do reino a gosto
  • Margarina para untar
Modo de preparo:
  1. Em uma tigela, misture bem o bacon com as gemas, o requeijão, o sal e o cheiro verde. Incorpore as claras em neve, misturando delicadamente.
  2. Unte uma frigideira antiaderente com margarina e aqueça em fogo brando, despeje a misture e deixe dourar a parte de baixo (para verificar, afaste um dos lados com uma espátula). Com cuidado, vire a omelete sobre um prato raso e deslize-a de volta na frigideira para dourar o outro lado. Sirva em seguida.
Dicas da Si:
- Eu utilizei menos bacon (aproximadamente 1/2 xícara) e fiz no micro-ondas. Forre um prato com duas folhas de papel toalha, disponha sobre elas o bacon e cubra com mais duas folhas de papel toalha, leve ao micro-ondas por 4 minutos. Este tempo varia de um aparelho para o outro, sugiro que deixe em menos tempo e vá aumentando até o bacon ficar crocante e sequinho.
- Você poderá substituir o requeijão por catupiry que é mais consistente, fica tão delicioso quanto!
- O tamanho ideal da frigideira para preparar esta receita é 23cm de diâmetro e 5,5cm de altura, eu utilizei uma omeleteira um pouco menor e a minha omelete ficou imensa, rs.



O requeijão usei da marca Regina que ganhei no 3º EBSPI. É um "catupiry Regina", vamos assim dizer, rs. Super aprovado! =)


Aqui uma versão menor da omelete suflê! Fiz metade da receita. Por cima, salpiquei queijo parmesão ralado.


Já fez a sua inscrição para o sorteio de aniversário do Fotos e Prosas? Não? Então, não perca mais tempo! Faltam dois dias para encerrar! Saiba como participar clicando AQUI. Espero por você! =D


Beijos e até a próxima!


TORTA DE BANANA DA ROSANA


Olá amigos, bom dia!

Hoje temos uma participação muito especial no Cantinho do Leitor! É a querida Rosana Nogueira que nos presenteia com esta deliciosa Torta de Banana. Eu estava numa reunião de igreja na casa dela e, ao final da reunião, ela serviu esta deliciosa torta. Quando dei a primeira mordida fiquei maravilhada com a textura e o sabor e sem pestanejar a convidei para participar do Cantinho do leitor com esta receita maravilhosa. Ela, de imediato, aceitou o convite e, muito gentilmente, me passou a receita e eu tirei as fotos da torta. Gente, experimente, é deliciosa e super fácil de fazer!

Ingredientes:
  • Bananas nanicas fatiadas no sentido do comprimento (o quanto baste)
  • Canela em pó (o quanto baste)
  • Margarina para untar
Farofa:
  • 3 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
Creme:
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • 3 colheres (sopa) de margarina
  • 4 ovos
Modo de preparo:
Farofa: Misture muito bem todos os ingredientes da farofa e reserve.
Creme: Bata no liquidificador todos os ingredientes do creme.
Montagem: Unte uma forma com margarina, faça camadas com a farofa, as bananas fatiadas, canela em pó e por último a farofa. Jogue por cima de tudo o creme e asse em forno preaquecido a 180ºC até dourar. Sirva morno ou frio.



Muito obrigada Rosana, por ter aceitado o convite, é um prazer recebê-la aqui com esta deliciosa receita que muito me encantou!

E você? Tem uma receita de sucesso e que gostaria de ver aqui no Vivendo e Aprendendo? Mande-nos a receita com fotos e participe do Cantinho do Leitor, saiba mais AQUI.

Veja quem já participou deste quadro:


Participe você também!!!


E você já fez a sua inscrição para o sorteio que está acontecendo no Fotos e Prosas? Não?! Então, não perca mais tempo, clique AQUI e saiba como participar! Espero por você!



Uma ótima quarta-feira a todos e até a próxima!


BOLO DE LEITE NINHO DA TERESA



Olá amigos, bom dia!

No dia 30 de outubro, o meu outro blog, o Fotos e Prosas completou 1 ano de existência e pra comemorar esta data fiz um bolo que ficou delicioso!

A receita vem lá do blog Teretetê na Cozinha da querida Teresa Newman. E você já sabe! Receita de Blogueiro preparada por mim e que faz sucesso merece destaque aqui no Vivendo e Aprendendo! Acredito que a maioria de vocês conheça o blog da Teresa, mas se ainda não conhece, te convido a dar uma passadinha por lá e se maravilhar com as delícias que ela prepara, cada receita de dar água na boca!

Receita original AQUI.

Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 6 colheres (sopa) de leite ninho
  • 5 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:
  1. Bata as gemas com o açúcar e a manteiga até ficar um creme homogêneo e esbranquiçado.
  2. Acrescente a farinha de trigo peneirada intercalando com o leite, bata muito bem e adicione o leite ninho e o fermento em pó, apenas misture.
  3. Bata as claras em neve e junte à massa do bolo misturando delicadamente.
  4. Unte uma forma do tamanho médio com margarina, polvilhe farinha de trigo, coloque a massa e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito, este saia limpinho.
  5. Desenforme frio e coloque a cobertura.

Cobertura de leite ninho:

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 6 colheres (sopa) de leite ninho
  • 1 caixa de creme de leite (200g)

Preparo no fogão: Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite condensado, o leite ninho e a manteiga, leve ao fogo baixo mexendo sempre até a começar a desprender do fundo da panela (ponto de brigadeiro mole). Retire do fogo e acrescente o creme de leite, mexa bem até ficar um creme homogêneo. Cubra o bolo com a cobertura morna ou fria.

Preparo no micro-ondas: Em um refratário alto, coloque o leite condensado com a manteiga e leve ao forno micro-ondas por 2 minutos. Retire do micro-ondas e acrescente o leite ninho, misture tudo muito bem, volte ao micro-ondas por mais 3 minutos, parando de 1 em 1 minuto para mexer. Quando completar a etapa dos 3 minutos, retire do micro-ondas e mexa bem, acrescente o creme de leite e misture até ficar um creme homogêneo. Utilize morno ou frio.

Dicas da Teresa:
O creme sai do micro-ondas com uma textura talhadinha, mas basta mexer que se une e fica cremoso.
O tamanho do refratário é importante (ele deve ser alto), pois o creme aumenta muito durante a fervura.

Dicas da Si:
- Fiz metade desta receita, tanto a massa quanto a cobertura. Utilizei uma forma de silicone de 20 cm de diâmetro para o preparo do bolo.
- Ao preparar a massa, bata primeiro as claras em neve e reserve, assim, na hora de bater a massa, não precisa lavar as pás da batedeira. Do contrário, você precisará lavar as pás para bater as claras em neve.
- Apesar do bolo ser bolo de "leite ninho", eu não usei propriamente a marca Ninho®, usei outra marca de leite em pó e ficou delicioso.
- Eu preparei a cobertura no fogão. É imprescindível que a panela tenha o fundo grosso como mencionou a Teresa, a minha não tinha e rapidamente levantou fervura, fiquei atenta para não  grudar e queimar, mas mesmo assim grudou um pouco e deu uma empelotadinha, mas ao final bati com um mixer e tudo se resolveu! Ficou uma cobertura deliciosa.
- Ao final, decorei com morangos.




Obrigada querida Teresa por compartilhar esta receita deliciosa e que deu super certo! A receita ficará exposta na lateral do blog até o próximo mês e o seu blog já está na lista para participar do sorteio que acontecerá em dezembro entre todos os participantes deste quadro. O ganhador receberá um brinde e o título de Blogueiro do Ano de 2015. Boa sorte!

E tem sorteio rolando lá no Fotos e Prosas! Saiba como participar clicando AQUI! Espero por você!



Beijos e até a próxima!


BISCOITINHOS COM CASTANHA-DO-PARÁ



Olá amigos, tudo bem?

Pensa num biscoitinho gostoso, saboroso e que derrete na boca! Pensou?! Agora corre pra cozinha preparar esta delícia que, além de fácil, é bom demais! Fiz esses biscoitinhos deliciosos especialmente para o Dia Um... Na Cozinha, cuja proposta para este mês de novembro era preparar "iguarias com castanhas."

Aqui no Brasil, temos a castanha-do-pará, a castanha-de-caju e a castanha-de-bugre ou castanha mineira (baru). Como tenho uma predileção maior pela castanha-do-pará, fiz os biscoitinhos com ela e ficaram deliciosos.

A castanha-do-pará possui grande quantidade de antioxidantes, por isso ajuda no combate ao colesterol alto, no bom funcionamento do sistema nervoso e também no combate à depressão, entre tantos outros benefícios. O consumo de apenas 1 castanha por dia é o suficiente para se ter todos os benefícios que ela proporciona. Uma fonte de saúde dessa não pode faltar na nossa despensa, não é verdade?!

castanha-do-pará

Esta receita é do meu livro "Maizena - Toque de Carinho e Sabor."

Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de amido de milho
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de castanha-do-pará triturada
  • 1 gema
  • 5 colheres (sopa) de margarina (100g)
  • Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Modo de preparo:
  1. Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o amido de milho, o açúcar, a castanha-do-pará, a gema e a margarina e amasse delicadamente com as pontas dos dedos até que a massa fique homogênea.
  2. Faça cordões com a massa, corte os biscoitos com 3 cm de comprimento e pressione cada um com um garfo.
  3. Coloque-os numa assadeira grande untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 20 minutos ou até dourar levemente. Deixe esfriar e sirva a seguir.

Dica: Você pode guardar os biscoitos em potes bem fechados por até 20 dias.

Dicas da Si:
- A massa não pode estar quebradiça e nem mole demais, mas se ficar quebradiça acrescente mais margarina, aos poucos, até dar o ponto de enrolar, se ficar mole acrescente farinha de trigo, também aos poucos, até dar o ponto de enrolar.
- O rendimento dos biscoitinhos é de 100 unidades, mas os meus renderam 60 unidades porque fiz biscoitos maiores do que indicado na receita.



Dia Um... Na Cozinha! A cada mês nos desafiando a buscar aprender uma receita nova e diferente! Junte-se a nós neste desafio!

E tem sorteio rolando no Fotos e Prosas! Saiba como participar clicando AQUI. Estou esperando por você! =D


Desejo a todos um ótimo domingo!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto