POP CAKES DE CHOCOLATE



Olá amigos, quanto tempo não é mesmo?!
Saudades de vocês e de estar aqui! 

Nesses dias de festas e de férias também, os quais permaneci fora da blogosfera, descansei, viajei, curti a família... aproveitei bastante! Fiquei doente também (nada é perfeito! rs), mas já estou me recuperando, graças a Deus!

E para marcar o nosso retorno em 2016, me deparei com um desafio e tanto: preparar pop cakes ou CAKE POPS, tema da 33ª edição do Dia Um... Na Cozinha! 

Pop cakes são bolos no palito, muito comuns em festinhas infantis. Posso dizer que são uma explosão de sabor, alegria e agradam a muitas crianças e adultos também! 

Esta receita foi adaptada da minha revista "Na cozinha com Edu Guedes."

Ingredientes:
Bolo:
2 ovos
1/2 xícara (chá) de leite
1/3 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal (usei apenas uma pitada)
Óleo e farinha de trigo para untar e enfarinhar a assadeira

Brigadeiro:
1 xícara (chá) de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó

Cobertura:
1 1/2 xícara (chá) de chocolate ao leite fracionado picado
Confeitos coloridos para decorar
Palitos de madeira para espetar nos bolos

Modo de preparo:
Bolo: bata no liquidificador os ovos com o leite, o óleo, o açúcar, o chocolate em pó e a farinha de trigo até que fique homogêneo. Acrescente o fermento em pó, o sal e misture com um colher. Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno médio preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou até que doure. Deixe esfriar.

Brigadeiro: em uma panela, em fogo médio, cozinhe o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó, mexendo sempre, até que engrosse levemente. Deixe esfriar.

Montagem: esfarele o bolo com as mãos e misture o brigadeiro aos poucos, mexendo até que obtenha uma massa firme. Reserve.
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Mergulhe a ponta dos palitos de madeira no chocolate, modele bolinhas com a massa e espete nos palitos. Mergulhe as bolinhas no chocolate e bata ligeiramente para escorrer o excesso de chocolate. Decore com os confeitos coloridos. Coloque sobre papel-manteiga e deixe secar. Sirva.

Dicas da Si:
- No meu forno, o bolo ficou pronto em menos de 30 minutos.
- Na hora de preparar o brigadeiro, não deixe dar o ponto de brigadeiro senão na hora que esfriar vai endurecer e você não vai conseguir misturar ao bolo esfarelado. Quando o brigadeiro começar a engrossar desligue o fogo (não dá mais que 5 minutos).
- Eu utilizei 1 caixa de leite condensado ao invés de 1 xícara (chá) conforme pede a receita no preparo do brigadeiro, sobrou! Mas achei melhor sobrar brigadeiro do que leite condensado, fica a seu critério, ok?!
- No preparo da cobertura, eu utilizei o chocolate mesmo, sem ser fracionado, neste caso, precisei fazer a têmpera. Fiz assim: derreti o chocolate no micro-ondas de 30 em 30 segundos mexendo a cada tempo, após derretido transferi para uma vasilha limpa e seca e esta deve estar mergulhada em água fria (banho-maria invertido) para dar um choque térmico no chocolate, desta forma ele vai ficar mais brilhoso, mais cremoso, porém firme, mais estável, pronto para ser trabalhado. Do contrário, se não fizer a têmpera, após um tempo, o chocolate sofrerá alterações prejudicando a decoração. 
- Os palitos podem ser de sorvete, churrasco ou aqueles palitos de plástico para pirulitos. Eu utilizei palitos de churrasco os quais cortei ao meio.
- IMPORTANTE: Após espetar as bolinhas nos palitos, leve-as ao freezer por 15 a 20 minutos, no máximo, para que fiquem firmes. Na receita não diz nada a respeito disso, mas quando espetei a bolinha no palito ela escorregou bonito e foi parar lá na minha mão, fiquei decepcionadíssima achando que não ia poder mais participar do desafio, rs! Mas respirei fundo e mais calma, achei por bem deixá-las na geladeira, mas como estava demorando muito para ficarem firmes tratei logo de colocá-las no freezer e deu super certo! Mas não deixe muito tempo no freezer senão elas vão congelar por inteiro e você não vai conseguir morder! O tempo necessário é apenas para que elas fiquem firmes e não duras, certo?! E ao banhá-las no chocolate cuide para que mergulhe até na junção com o palito para dar maior firmeza aos pop cakes.
- Para decorar, além dos confeitos coloridos você poderá utilizar também chocolate granulado, flocos crocantes, castanhas de caju ou nozes trituradas...



Dia Um... Na Cozinha! Proporcionando alegrias e muito aprendizado! Participe você também!

Uma ótima semana a todos, até a próxima!


14 comentários:

  1. Oi,Sileni! Que bom te ver novamente!

    Adorei tua receita e participação e, principalmente, tuas dicas de quem faz e sabe bem!

    bjs, lindo fevereiro! chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Silene!
    Que delícia!
    Além de que dão uma vida numa festinha né?!
    Adorei

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hummm.deve ser uma deliciaaaa.
    Bjs Silene e uma ótima semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. Hello minha amiga! Saudades... ♥
    Chegou arrasando com essas delícias que agrada a muitos paladares!
    Eu tbm aproveitei bastante e vou aproveitar ainda mais no carnaval, rsrs.
    Fico feliz em saber que vc está melhor!

    Que fevereiro seja um mês de muitas bençãos pra ti e sua família!
    Bjs no seu ♥

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de receita,essas revistas do Edu são demais.

    ResponderExcluir
  6. Oi miga linda!
    Eu não sou mais criança (infelizmente pq eu adoraria voltar a ser), mas gostaria tanto de experimentar essa delícia. Hummm, aguei!
    Que bom saber que vc já melhorou amiga!
    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Sileni, saudades amiga!
    Que bom que descansou e se divertiu.
    Os seus pop cakes ficaram lindos.
    Muita paciência para preparar todos os passos;))!
    Quero agradecer a sua gentileza ao enviar-me o postalzinho de Boas Festas! Muito obrigada pelas suas lindas palavras escritas numa letrinha primorosa.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  8. Bom dia e seja bem-vinda!
    Como estava com saudades, voei em outros posts (deve ter percebido né? rsrs).

    Nunca tive a oportunidade de provar essas delícias, mas acho lindo o visual que causam nas festas infantis. Esses, estão muito graciosos nas cores que escolheu e com certeza deviam estar muito gostosos.

    Abraços esmagadores e ótimo dia.

    ResponderExcluir
  9. Amiga,
    Tenha uma noite abençoada junto ao seu amor!

    Bjs no seu ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá Sileni!
    Lindos e muito coloridos os seus cake pops!
    Bjs
    Margarida

    ResponderExcluir
  11. Que bom vê-la de volta, Sileni! Espero que esteja bem de saúde!
    Seus pop cakes ficaram lindos!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  12. Quanto tempo mesmo!!
    Ficaram lindos, o vermelho realça o produto final.
    Estes dias a minha afilhada completou mais um ano de vida e sugeri para a minha irmã os Pop Cakes, mas não quis, então fizemos o tradicional cupcake.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir
  13. Ola boa tarde Silene, eu gostaria de fazer pra vender, so q na rua sabe em lugar de bastante movimento, so q tenho medo q derreta, v teria alguma dica, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla Patricia, a dica que posso te dar é que vc use produtos de boa qualidade, é o primeiro passo. O chocolate, quando é feita a temperagem (choque térmico) de forma correta, não derrete! O chocolate meio amargo é mais firme que o chocolate ao leite. Evite derreter o chocolate no micro-ondas, prefira o banho-maria, se submeter o chocolate em alta temperatura ele vai derreter mais rapidamente. Como vc irá vender na rua, procure acondicionar os pop cakes em caixas apropriadas e mantenha-os longe do sol.
      Espero ter ajudado de alguma forma!
      Obrigada pela visita e volte sempre! 😊

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto