BOLO DE LEITE CONDENSADO E CHOCOLATE



Olá amigos, bom dia!
Estamos de volta! Que bom! =D

Antes de mais nada, gostaria de agradecer imensamente pelos comentários deixados no último post e também as mensagens que enviaram via e-mail me desejando melhoras! Graças a Deus, estou melhor, já consigo andar e me movimentar sem sentir tantas dores. Já era para eu ter voltado semana passada, mas peguei uma virose que me derrubou, espero que daqui pra frente seja só alegria! Obrigada pelo carinho e apoio de todos vocês!

Bem, a receita que trago hoje é um bolo delicioso que preparei para comemorar o aniversário de 6 anos do Vivendo e Aprendendo. Gostei muito do resultado e certamente este bolo vai para a minha lista dos preferidos. A combinação do chocolate branco e o biscoito maisena deixou o recheio com um sabor maravilhoso. E o que dizer do bolo de leite condensado e chocolate? Ele por si só já é uma tentação! Experimente! 

Esta receita foi adaptada da minha revista "Ana Maria Receitas - Bolos."

Ingredientes:
Massa:
  • 4 ovos (eu usei 3)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1/2 xícara (chá) de amido de milho
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio:
  • 300g de chocolate branco picado
  • 1/2 caixa de creme de leite (100g)
  • 12 biscoitos maisena triturados
Cobertura:
  • 300g de chocolate meio amargo picado
  • 1/2 caixa de creme de leite (100g)
  • Raspas de chocolate e morangos para decorar
Modo de preparo: 
Massa:
Aqueça o forno a 200ºC. Bata as gemas até obter uma espuma fofa e clara. Acrescente o leite condensado em fio, sem parar de bater. Adicione o chocolate em pó, o amido de milho e o fermento. Bata as claras em neve e incorpore à massa delicadamente. Ponha em uma forma de 20x23cm untada e enfarinhada. Leve ao forno durante 40 minutos. Deixe esfriar e desenforme.
Recheio:
Mexendo levemente, derreta o chocolate branco em banho-maria, com o fogo desligado e a água bem quente. Retire do banho-maria, misture bem o creme de leite e os biscoitos triturados. Corte o bolo ao meio e espalhe o recheio.
Cobertura: Derreta o chocolate meio amargo no micro-ondas por 3 minutos, mexendo a cada minuto. Adicione o creme de leite e mexa bem, até ficar uma mistura lisa e uniforme. Cubra todo o bolo e decore com raspas de chocolate e morangos.

Dicas da Si:
- Se você guarda os ovos na geladeira como eu, retire a quantidade que vai usar umas horas antes de preparar o bolo para que fiquem em temperatura ambiente, usar ovos gelados pode deixar o seu bolo solado.
- Quando bater as claras em neve, as pás da batedeira devem estar limpas e secas, por isso sugiro que bata as claras primeiro e reserve e somente depois bata a massa do bolo. Do contrário, se bater a massa primeiro, você vai ter que tirar as pás para lavar e secar para depois bater as claras em neve. Batendo as claras primeiro, não precisa lavar as pás, já pode bater a massa em seguida! Assim você ganha tempo.
- Quando for bater o chocolate em pó e o amido de milho, cuidado para não se afogar com o pó (sim, levanta um pó que só vendo, rs), sugiro que diminua a velocidade da batedeira neste momento.
- O chocolate em pó usei aquele que é 50% cacau.
- O chocolate branco derreti no micro-ondas por 2 minutos, mexendo a cada minuto.
- Na receita diz que a quantidade do recheio dá pra rechear e cobrir o bolo, mas não deu! De repente porque eu usei uma forma redonda maior que indicada na receita, mas acabei fazendo uma cobertura de chocolate meio amargo que saiu melhor que o esperado. Mas caso você faça e sobre recheio, saiba que poderá cobrir o bolo com ele, ok?!
- Eu era um desastre pra fazer raspas de chocolate, mas um dia minha amiga Silvana, que é boleira de mão cheia, me deu uma dica: coloque a barra de chocolate (eu usei a de 1kg) por 1 minuto no micro-ondas, depois passe uma espátula sobre a barra delicadamente que as raspas vão se formando, super prático e rápido! Caso você use uma barra menor que 1 kg, deixe menos tempo no micro-ondas. A barra de chocolate não pode amolecer demais, ela deve ficar macia, porém firme, para que ao passar a espátula esta deslize formando as raspas.
- Depois de decorar o bolo com as raspas, polvilhei açúcar de confeiteiro por cima e coloquei os morangos em seguida.




É isso aí, meus amigos, espero que tenham gostado! Bom estar de volta!


Beijos e até a próxima!


14 comentários:

  1. Sileni, que bom te ver voltando e tendo melhorado! Isso é muito legal,não? Essa tua receita além de linda, apetitosa é tri boa! Bom retorno,beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. sil, como eu amoooooooooooooooooooooooooooooooo suas receitas <3 <3 *-*

    http://www.1001julietas.com/

    ResponderExcluir
  3. Bom retorno, querida Sileni! QUe bom que você está melhor! Saúde!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, amada amiga!
    Seja bem vinda novamente, estava com saudades de suas postagens!
    Bom saber que vc está melhor, não faça artes pois quero conhecê-la pessoalmente
    e lhe dar um forte abraço, rs.
    Você está ficando uma boleira de primeira, o seu bolo está lindo, parece de confeitaria chique, arrasou! Parabéns!
    Essa massa é novidade para mim, claro que farei!

    Beijinhos, ótima semana, fique com Deus!♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Si!
    Que bom saber que vc melhorou e que já voltou colocando água na boca de todo mundo kkkk
    Amiga, seu bolo ficou simplesmente sensacional, só fiquei tristinha pq não pude experimentar. Desejo muitos e muitos mais anos p/esse seu cantinho especial, que vc fique boa dessa coluna e que nossa amizade seja eterna.
    Bjsss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  6. Que você tenha um feliz retorno!
    sem dores e pronta para fazer bolos
    Bolos, são minha tentações!
    eu simplesmente adoro bolo!
    e sua receita é diferente e o resultado maravilhoso!
    Parabéns!
    eu adoraria comer um pedacinho agora!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Humm,que deliciaaaa.
    Anotando a receita.
    Bjs Silene e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  8. O bolo ficou com um ar bem guloso!
    Ainda bem que já te encontras melhor.
    bjinho

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga Sileni ! Tudo bem ?
    Que bom que voltou ! Graças a Deus você melhorou.
    E olha só eu aqui, lendo este post um pouco antes de almoçar, pra variar...rsrsrs...
    Nem preciso descrever a inundação de água na boca né ?
    Abraço ! =)

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, querida amiga Sileni!
    Menina, se tivesse uma fatia bem generosa dessa delícia aqui, eu degustaria sem pestanejar pra colocar no ponto certo minha serotonina... to precisando depois de um dia extenuante demais... acabo de tomar uma colher de mel...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu bolo e principalmente as dicas, faço bolo não é de hoje mas sempre tive problemas quando queria raspas de chocolate para decorá-los... agora acho que não erro mais, a dica do microondas deve funcionar com o chocolate branco também, né?
    Bjuss e Parabéns pelo lindo bolo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rachel, eu ainda não fiz com chocolate branco, mas acho que funciona sim! Penso que o tempo do microondas deva ser menor, pois ele derrete mais rápido que o chocolate escuro.
      Obrigada querida, bjs e volte sempre! =)

      Excluir
  12. Que bom que está melhor, problema de coluna é que nem tratamento do AA, sem dor só por hoje.e a melhor sensação é quando a gente acorda sem ela, podendo fazer tudo.Como já falei anteriormente, o seu bolo está lindo e deve estar delicioso... Bjos !

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto