PAPEL ALUMÍNIO - QUAL LADO USAR: BRILHANTE OU FOSCO?


Bom dia, amigos!

Hoje temos uma participação muito especial aqui no Cantinho do Leitor! A leitora e também minha sobrinha Aline me enviou um e-mail com um texto falando sobre o uso do papel alumínio na nossa cozinha. Aqui em casa eu uso bastante! Para assar carnes, para guardar um alimento ou comida na geladeira, para embrulhar frutas e lanches para viagem... Mas será que, realmente, há uma forma correta de usar o papel alumínio?


O texto a seguir é de Ricardo Penna/Penninha - escritor e consultor gastronômico:

O papel alumínio é largamente usado na gastronomia, mas na grande maioria das vezes isso acontece de forma incorreta. Vejo pessoas usando-o direto nos mais variados pratos e, também, em seu dia a dia. É que os usuários tendem a colocar o lado brilhante virado para fora, pois deixa o visual do prato mais bonito. O lado mais brilhante é assim, pois recebe um polimento para criar uma barreira ao contato direto do alumínio com o alimento e, por conseguinte, a liberação do alumínio para a nossa receita. Tínhamos que chamar o prato assim, por exemplo: "Picanha com alumínio", pois o alumínio entrará como um algoz invisível na receita. Esta proteção, o polimento, só não acontece dos dois lados, porque é um processo caro que inviabilizaria a comercialização do mesmo.
O alumínio é altamente tóxico e é comprovadamente o responsável por complicações gerais no funcionamento do nosso organismo e um grande alavancador do Mal de Alzheimer, inclusive fomentando sua aparição precoce.
Como usá-lo?
Além de usá-lo com o lado brilhante voltado para o alimento, deve-se evitar dar mais de uma volta no alimento, pois na segunda volta em diante o líquido que gravitarem entre as camadas serão poluídos com o alumínio e voltarão impiedosamente para a nossa receita. Assim, é importante fazer a finalização em forma de trouxa que deve ficar situada na parte superior para evitar esta comunicação do caldo dos alimentos com a parte ruim do papel alumínio.

Sobre as panelas de alumínio:
Na mina cozinha é proibida a areação de panelas de alumínio na parte de dentro, pois quando isto acontece, toda vez que cozinhamos algo, estamos também incorporando o temível alumínio à nossa receita. Quando isto acontece por uma pessoa desavisada ou quando a panela ou caneca é nova, fervo algumas cascas de ovo na panela cheia de água, para elas liberarem o carbonato de cálcio que vão impermeabilizar nossa panela dando a segurança que necessitamos para nós mesmos e para as pessoas que mais amamos: nossa família e nossos amigos.

Ricardo Penna/Penninha - escritor e consultor gastronômico.

**********

Lendo o texto fiquei pensando nisso e fui pesquisar a respeito!

Qual o lado correto de usar o papel alumínio: o brilhante ou o fosco?

Há uma eterna discussão sobre essa questão do uso do papel alumínio. Uns defendem essa teoria (citada no texto) como sendo mito, que tanto faz usar o papel alumínio do lado brilhante ou fosco, não faz diferença nenhuma! Eu penso que, na questão do cozimento dos alimentos, pode até ser que seja mito mesmo, pois se usar o papel alumínio do lado brilhante ou fosco vai cozinhar o alimento do mesmo jeito. Mas na questão da saúde, eu fico com um pé atrás!

A ANVISA, órgão regulamentador da saúde no Brasil garante que o alumínio liberado das panelas é tão pequeno que não causa nenhum efeito nocivo ao organismo humano e sobre o papel alumínio ela diz: "A princípio não há diferença quanto ao material fosco ou brilhante em relação à migração de substâncias para o alimento. Desta forma, como se trata de condição adequada de uso, sugerimos consultar as empresas fabricantes destes materiais, pois é responsabilidade destas informar o consumidor sobre a forma e condições corretas de uso dos produtos destinados ao contato com alimentos." 

Só que, as empresas fabricantes não informam absolutamente nada! Eu estou com uma embalagem de papel alumínio aqui na minha mão e não tem nenhuma informação a respeito de nada! A única coisa que diz na embalagem é: USO DOMÉSTICO / PRODUTO NÃO PERECÍVEL / CONSERVAR EM LOCAL FRESCO, só isso! E agora? Como nós consumidores ficamos? À mercê de tudo como sempre! Há o grupo, que não é pequeno, que defende que as panelas de alumínio e o papel alumínio liberam sim substâncias prejudiciais à nossa saúde, outro grupo já defende o contrário, que não tem nada a ver isso! A resposta da Anvisa de que "a princípio..." este "a princípio" me preocupa! A princípio não tem problema algum até que, ao final, descobrem algum problema ou doença relacionada à isso! Quem vai pagar pra ver? Nós, santos inocentes, claro! 

Se é verdade ou não, mito ou não, eu, Sileni, vou continuar usando o papel alumínio com o lado brilhante voltado para o alimento e vou continuar com certos cuidados com o uso de panelas de alumínio aqui em casa. Diante dessa discussão toda que não se chega a lugar nenhum, vou seguir o que diz o meu bom senso e a minha consciência, cada um segue a sua!

E você? O que acha disso tudo? Entre na roda e comente! Tem alguma dica ou receita que goste e que queira compartilhar com a gente ou um assunto relacionado à culinária que queira por em discussão? Faça como a Aline, envia-nos um e-mail e participe do Cantinho do Leitor! Espero por você!

Obrigada, Aline por sua participação! Seja muito bem-vinda sempre! =)


Beijos e até a próxima!


15 comentários:

  1. Interessante esse texto e o tema. Bom ter cuidados sempre em se tratando de preparo , armazenamento alimnentos nossa família!Queremos o melhor! bjs, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Hello, minha amiga!
    Infelizmente muitas empresas não dão informações sobre os produtos, a gente
    tem que se virar.
    Eu já sabia que o alumínio faz mal à saúde, não uso panela de alumínio aqui em casa, mas o papel alumínio é indispensável.
    Parabéns pela postagem super esclarecedora!

    Obrigada por me avisar "Sementes de queijo" rs.
    Ando tão cansada, a minha cabeça dói todos os dias e uma vontade de vomitar
    não tenho apetite pra comer nada.

    Uma pena que não nos encontramos, eu fiquei tão triste quando vc falou que não
    iria mais, o meu ♥ partiu, fique sem ação.
    Fica para a próxima agora já sei o caminho, rs.

    Beijão, fique na paz de Jesus! ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Silene,eu também uso dessa forma,o lado brilhante voltado para os alimentos,acho o mais correto.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. Oi miga linda!
    Eu tenho 2 primas que não conseguem entender isso. Já tentei até quebrar as cabeças delas p/elas fazerem o certo, mas nem assim kkkkk
    Vou mostrar seu post p/elas e se não resolver amiga, só internando mesmo! kkk
    Bjssss amiga e obrigada pelo carinho lá no blog

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, queria amiga Sileni!
    Cozinha não é meu forte... mas quero comer uma fatia do seu bolo de fubá com goiabada... dê um jeitinho, tá? Quando o acho por aí... corro a comer com um café bem gostoso...
    Quase não coizinho mais e uso pouco o papel alumínio...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  6. Um pouco de cuidado nunca é demais, né? Com a saúde não podemos ser negligentes.
    Bjk, Sileni.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sileni
    Sempre fiz errado :o
    Agora n erro mais
    heheheheheehehehehe

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá sumida Sileni.
    Que belo questionamento voce trouxe.
    Vou pesquisar mais em outras linguas para ver.
    Há sentido no que afirma o especialista, aqui o uso sempre foi o contrario.
    Com relação às panelas acho que deve se ter alguns cuidados mesmo, principalmente com as colheres no sentido de raspagem.
    Bom lhe ver e ler.
    Um lindo fim de semana com meu terno abraço de paz e luz.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá amiga... pois é também vi essas informações e pelo sim e pelo não tenho usado do lado brilhante... vai que, né?
    Adorei ter visto no encontro, pena que por pouco tempo, nem tiramos uma foto :(
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  10. Gente o lado brilhante do papel alumínio é o que recebe a prensagem durante a fabricação não existe nenhum tipo de polimento ou lado certo para ser usado. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fla, agradeço o seu comentário! Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  11. Durante o processo de fabricação o papel alumínio passar por diversas prensas que vão afinando o alumínio ate ficar na expessura final. Nessa última etapa passam 2 folhas por vez. O lado que entra em contato com a máquina fica brilhante e a parte interna, que fica em contato com a outra folha de alumínio fica fosca. Nada de polimento, lado certo ou errado.
    Adoro ver as pessoas discutindo, afirmando que se não usar o lado certo da isso ou aquilo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs.... Cada um com a sua opinião e consciência, não é mesmo?! 😉

      Excluir
  12. Eu uso o lado brilhante em contato com o alimento . Minhas panelas são todas de inox, ou ágata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo o cuidado é pouco, não é mesmo?! Cada vez mais está crescendo o número de pessoas com intolerâncias e alergias a certos alimentos. Quem garante que uma das causas não seja esses produtos tóxicos que andam usando na fabricação de utensílios apararentemente tão inocentes que usamos no nosso dia a dia que estejam contribuindo para isso? É um caso a se pensar...
      Agradeço pelo seu comentário, volte sempre! 😉

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto