BALA DE GOMA



Olá meus amigos, tudo bem?

A receita de hoje povoou meus pensamentos desde o dia que fiquei sabendo do tema proposto pelo Dia Um... Na Cozinha para o desafio do mês de junho: Balas de Goma!!! Ai ai ai... Nunca fiz! Será que vou me sair bem??? Pensei!! Então, comecei com as minhas pesquisas por receitas com este tema nos meus livros, revistas, blogs, sites... E percebi que cada um tem um jeito de fazer. Uns fazem com açúcar refinado, outros com açúcar cristal, uns usam essência e corante, outros usam apenas gelatina com sabor, uns decoram com açúcar cristal outros com açúcar de confeiteiro e para dar forma às balas uns usam forminhas, outros cortadores e por aí vai... E de tanto ver receitas e vídeos acabei criando a minha própria! Foi um risco, pois poderia dar tudo errado e eu não ia poder participar do desafio, mas... Que emoção quando vi as minhas primeiras balinhas tomando forma! E o sabor? Huuumm... Impossível comer uma só! Façam, gente! E depois me contem o que acharam!!! Vocês vão ver que é super fácil de fazer e  não tem segredo nenhum!

Só tem um porém, essas balinhas são um pecado, verdadeiras "gordelícias", rs, confesso que fiquei espantada com a quantidade de açúcar, ainda mais porque sou avessa ao açúcar, mas como queria testar essa receita procurei fazer do modo tradicional, mas certamente, numa próxima vez vou fazer numa versão mais light.

O tema deste mês é em homenagem ao Dia das Crianças em Portugal comemorado exatamente hoje dia 1º de Junho. Aqui no Brasil comemoramos no dia 12 de Outubro, já fica aí a dica! rs

Mas chega de conversa, não é?! E vamos ao que interessa! Anota aí a receita!

Ingredientes:
  • 2 pacotes de gelatina incolor  sem sabor + 10 colheres (sopa) de água para hidratá-la
  • 1 pacote de gelatina sabor morango + 250ml de água fervente
  • 500g de açúcar refinado ou cristal
  • Gotas de corante vermelho
  • 1 colher (sopa) de essência de morango (opcional)
  • Margarina ou óleo para untar
  • 2 xícaras (chá) de açúcar cristal para envolver as balas
Modo de preparo:
  1. Dissolva a gelatina sem sabor na água, aguarde 1 minuto e leve ao micro-ondas por 25 segundos.
  2. Enquanto isso, dissolva a gelatina sabor morango na água fervente, junte a gelatina sem sabor já hidratada e misture bem.
  3. Numa panela, coloque o açúcar, o corante, a essência (opcional) e a gelatina dissolvida, misture tudo muito bem e leve ao fogo mexendo sempre. Quando começar a levantar fervura, desligue o fogo e continue mexendo até dar uma leve encorpada.
  4. Despeje a mistura numa forma ou refratário untado com margarina ou óleo e leve à geladeira por 24 horas.
  5. Após este tempo, corte as balas no formato de sua preferência, envolva-as no açúcar cristal e sirva.
Dicas da Si:
- Para hidratar a gelatina sem sabor, o tempo do micro-ondas varia de acordo com a potência de cada aparelho. Sugiro que deixe por 15 segundos primeiro e, se precisar, por mais 10 segundos. Não deixe a gelatina ferver senão ela não gelatiniza.
- Nem precisa usar a essência e o corante se você não quiser porque a gelatina com sabor já vai dar cor e sabor às balas, mas a essência vai deixar as balas com um sabor ainda mais acentuado e o corante, por sua vez, vai deixar as balas com uma cor mais viva, mais bonita.
- Para alterar a cor e o sabor das balas, basta usar a gelatina com o sabor de sua preferência e não se esqueça de combinar a essência e o corante com o sabor e cor que escolheu, caso queira usar esses itens.
- Eu não usei a essência, usei apenas o corante para dar mais cor às minha balas. O corante pode ser líquido, em gel ou em pó, dá certo com os três, mas o líquido neste caso é o mais recomendado porque ele se mistura mais facilmente. Se for usar o corante em pó misture-o antes com o açúcar para depois colocar os demais ingredientes. 1 colher (sopa) rasa do corante em pó é o suficiente, ok?!
- IMPORTANTE: ao levar a mistura ao fogo, NÃO deixe ferver totalmente, senão a gelatina perde o seu poder de solidificação, quando começar a levantar fervura, você vai perceber pelas laterais, já desliga o fogo e continue mexendo conforme mencionei na receita.
- Não precisa deixar a mistura atingir a consistência na geladeira, poderá mantê-la em temperatura ambiente, mas respeite o tempo de descanso para depois cortá-la formando as balas.
- A espessura da bala vai do gosto de cada um, mas não use uma forma muito grande senão ela vai ficar muito fina, o ideal é a mistura atingir, no mínimo, 1 cm de altura da forma.
- Depois de pronta, quando a mistura estiver totalmente solidificada, corte-a no formato desejado, para isso, você poderá lançar mão de uma faca, tesoura ou cortadores para dar forma às balas. Eu usei cortadores no formato de coração e círculo e nem desenformei, cortei na própria forma, no caso, eu usei um refratário. Para facilitar, poderá colocar a mistura em forminhas de acetato próprias para bombom, assim não precisa cortar e tem de vários formatos e tamanhos. Depois das balas cortadas, passe-as no açúcar cristal, refinado ou açúcar de confeiteiro como preferir. Eu confesso que não gostei de ficar mordendo os grânulos do açúcar cristal não! Da próxima vez vou usar outro tipo de açúcar para envolver as balas, mas vai do gosto de cada um!
- Conserve as balas em potes de vidro fechados e guarde-os em lugares secos e arejados, não precisa de refrigeração. As balas duram em torno de 3 meses.
- Esta receita me rendeu 206 balas, mas devo computar também as que eu e meu marido comemos, rs. Então, calculo que deu em torno de 215, 218 balas, mas tudo vai depender do modo como você cortar as balas.



Como eu usei cortadores, sobrou a rebarba, aquela parte dos cortes feitos com os cortadores, claro que não descartei! Cortei com uma tesoura e me renderam mais balas ainda!


Para conservar minhas balas, guardei-as no pote de vidro da Nadir Figueiredo que ganhei no 4º EBSPI.


Distribuí as balas em embalagens da Prafesta que ganhei também no 4º EBSPI e presenteei alguns amigos e familiares.


Coloquei o logo dos meus blogs nas embalagens, coloquei em saquinhos transparentes e amarrei fita azul, fica aí uma dica bacana para presentear quem você gosta! E o mais legal é que o presente foi feito por você! Super valoriza! ;)


Gente, adorei, adorei preparar estas balinhas! Só mesmo o Dia Um... Na Cozinha para me proporcionar experiências incríveis e grande aprendizado!


A todas as crianças de Portugal e do mundo inteiro...



14 comentários:

  1. Silene,cada vez mais aprendo com você.
    Adorei essa receita e vou fazer para o meu neto.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de gomas.

    Beijinhos
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/06/dia-um-na-cozinha-e-umas-gomas-saudaveis.html

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, amada amiga!
    Que fartura! Que lindas!
    Sou apaixonada por balas de goma, tem receitas que são mais complicadas
    levam amido de milho, essa sua receita é super fácil xonei!
    Levo a receita, claro que vou fazer!

    Um grande beijo no seu ♥

    ResponderExcluir
  4. UAU! Que delícia!Adorei e gosto delas vermelhas ou verdes.Das outras cores nãoi,es Pode?Chica maluca!! Que legal achei a receita! Valeu! beijos, tudo de bom e elas agradam grandes e pequenos! chica

    ResponderExcluir
  5. Olá :).... Que aspecto delicioso e apetitoso ;)....
    Beijocas

    nacozinhadaleonor.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Morro de vontade de fazer estas balinhas ^^. A quantidade de açúcar também me assustou hein kkk. De qualquer maneira deve ter ficado uma delícia..

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Si!
    É verdade, existem receitas super variadas na internet e a sua ficou perfeita. Nunca me aventurei nas balas de goma, mas amei a sua dica p/presentear e até me animei kk
    Bjssss miga linda

    ResponderExcluir
  8. Boa notie, querida amiga Sileni!
    Tão bonito de se olhar e delicioso de se saborear, certamente!
    Parabéns pela sua habilidade na cozinha.... merece aplausos!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  9. Que delícia Sileni! ;)
    Ficaram lindas e tão apetitosas ;)
    Bjs
    Margarida

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, amada amiga!
    Já basta o dedo e ainda ser picada por uma abelha, é demais né amiga?
    Que Deus te abençoe e te proteja!
    Uma vez uma abelha me picou eu fiquei doente com febre por vários dias.

    Abençoada semana!
    Bjs no seu ♥

    ResponderExcluir
  11. Amei a receita! Vou fazer para as crianças, depois te conto como ficou!!! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu fiz só que pra conservar o açúcar derreteu e não ficou legal tem alguma dica???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, precisa ver qual tipo de açúcar vc usou, eu usei o açúcar granulado e comigo isso não aconteceu. O açúcar de confeiteiro tende a derreter depois de um tempo. A marca também pode ser que interfira, procure usar uma marca de qualidade.
      Espero ter ajudado de alguma forma!
      Obrigada pela visita e volte sempre! 😘

      Excluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto