BOLO DE COCO COM COBERTURA DE LEITE NINHO



Olá amigos, bom dia!

Hoje trago pra vocês a receita do bolo que levei no 4º EBSPI. Eu ia levar, na verdade, bolo mousse de morango, mas não achei morangos bonitos e acabei optando pelo bolo de coco.

Na época do encontro que aconteceu em abril (estou mega atrasada com esta postagem, sorry!), a Sadhia, uma das organizadoras do evento, nos pediu que preparássemos uma quantidade suficiente para que os participantes do encontro pudessem provar da nossa receita ou do nosso "tempero" como ela mesma disse! Então, a intenção foi preparar quatro bolos de coco. Comecei os trabalhos na quinta-feira à tarde, mas na sexta-feira recebi a notícia do falecimento do meu tio, aí não tive cabeça para mais nada e consegui fazer somente 1 bolo e foi este que levei para o EBSPI. Na verdade, eu nem ia mais participar do encontro, mas depois que cheguei do enterro, triste certamente, meu marido me perguntou se eu queria ir que ele me levava, isso me animou um pouco e não pensei duas vezes, foi uma correria pra preparar tudo e pegamos a estrada já tarde, achei que não íamos conseguir chegar a tempo, mas conseguimos ainda pegar o finalzinho do encontro, mais detalhes você pode ver AQUI.

Esta receita é uma compilação de outras receitas que já apareceram aqui no blog, mas ficou tão boa que certamente vou repetir mais vezes, por isso vou colocá-la aqui na íntegra pra vocês!

Ingredientes:

Bolo (receita adaptada daqui):
  • 3 ovos
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de margarina
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 pacote de coco ralado (100g)
  • 2 xícaras (chá) rasas de farinha de trigo (200g)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Margarina para untar
  • 1 xícara (chá) de leite quente para regar o bolo
  • Confeitos coloridos para decorar
Recheio (receita daqui):
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 xícara (chá) de leite
Cobertura de leite Ninho® (receita daqui):
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 6 colheres (sopa) de leite Ninho®
  • 1 caixa de creme de leite (200g)
Modo de preparo:
  1. Bolo: Bata no liquidificador, os ovos, o açúcar, a margarina, o leite e o coco até homogeneizar. Coloque a mistura numa tigela e junte a farinha de trigo, aos poucos, mexendo a cada adição com o auxílio de fouet ou colher de pau. Adicione o fermento e mexa delicadamente apenas para misturar. Despeje a massa numa forma untada com margarina e enfarinhada e leve ao forno médio preaquecido a 200ºC por cerca de 35 minutos ou até que, ao espetar o centro da massa com um palito, este saia limpo. Reserve. 
  2. Recheio: Misture os ingredientes e leve ao fogo , mexendo sempre, até engrossar. Aguarde esfriar.
  3. Cobertura: Numa panela, coloque o leite condensado, o leite e a margarina, leve ao fogo, mexendo sempre, até começar a desprender do fundo da panela (ponto de brigadeiro mole). Retire do fogo e acrescente o creme de leite, mexa bem até ficar um creme homogêneo. Utilize frio.
  4. Montagem: Corte o bolo ao meio, coloque uma das metades na própria forma que assou o bolo, umedeça com metade do leite quente. Distribua o recheio, coloque a outra metade do bolo por cima e umedeça com o restante do leite quente. Cubra com papel alumínio e leve à geladeira por algumas horas para firmar. Desenforme, cubra com a cobertura de leite Ninho e decore com os confeitos coloridos.
Dicas da Si:
- Se você guarda os ovos e o açúcar na geladeira, retire-os horas antes de preparar o bolo para que fiquem em temperatura ambiente. A margarina também deve estar em temperatura ambiente. Utilizar esses ingredientes gelados no bolo podem deixar a massa pesada.
- Eu não desenformei o bolo, montei e cobri na própria forma porque depois eu ia cortar em porções para colocar em embalagens individuais e levar para o encontro. 
- Se preferir, ao invés de decorar o bolo com os confeitos coloridos, poderá decorar também com coco ralado em flocos e morangos para deixá-lo ainda mais atrativo.
- O recheio eu tripliquei a receita com a intenção de rechear 4 bolos mas recheei apenas um! Imagina a quantidade de recheio que sobrou! Certamente vocês vão ver outras receitas com este recheio, que por sinal é maravilhoso, super recomendo!




E aqui o bolo nas embalagens individuais que levei para o encontro.


Hoje é a estreia do Fotos e Prosas no 1 Projeto por Mês da querida Márcia do Poções de Arte! Veja AQUI o que desencavei do meu bau, haha! Espero por vocês!!!

Beijos e um ótimo final de semana!


11 comentários:

  1. Que bom conseguiste participar do encontro .Valeu! E esse bolo? Tuuuuuudo de bom, bem molhadinho, cara de caseirinho e gostoso! Adorei! beijos, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Um bolo das estrelas.
    Lindo e tem tudo para ser gostoso.
    Parece trabalhoso Sileni.
    Vou pegar a receita.
    Abraços amiga.

    ResponderExcluir
  3. Oi Si,
    O bolo deve ter ficado delicioso e eu fiquei encantada com as embalagens individuais. Que capricho!
    Bjs
    gosto-disto

    ResponderExcluir
  4. Sileni, minha amiga mais que querida!
    Uma pena que eu não provei desse bolo, mas no próximo encontro
    estaremos juntas se Deus quiser.
    Pelas fotos e receita só pode ter ficado delicioso.
    As fotos estão de babar, super lindas!

    Perdão pela demora de vir aqui, o meu blog está demorando de atualizar
    as postagens!

    Beijinhos no meu ♥

    ResponderExcluir
  5. Anoto todas as suas receitas Silene!
    E essa é mais uma para a coleção de gostosuras.rs.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, querida amiga Sileni!
    Nunca me interessei de ver a receita do glacê de leite ninho, o preferido da minha filha amada...
    Que bom achar aqui e é tão fácil!
    Ficou tudo lindo no seu post e bem ornamentado, que gracinha!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  7. DESCULPE-ME, MAS SE NÃO POSSO IMPRIMIR PARA MEU USO, ENTÃO PORQUE EXPOR A RECEITA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, você pode imprimir perfeitamente! Basta clicar no ícone de uma impressora que tem ao final de cada postagem ou ainda, se preferir, usar o "copiar-colar" do seu teclado.
      Não há o que se desculpar, há quem não presta atenção mesmo na impressora, mas ela foi colocada justamente para o leitor poder imprimir as receitas.
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
  8. Acabei de fazer o bolo só não fiz o recheio e ficou divino Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz seu bolo, mas não coloquei recheio e usei leite de coco na massa. Ficou delicioso, usei um recheio de leite ninho que já fiz pra outro bolo, não vai ao fogo, e ficou muito bom. A massa ficou fofinha e úmida. Parabéns!

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto