MINI PANETONES PARA PRESENTEAR



Olá amigos, bom dia! ❤

Hoje é um dia duplamente especial! Sabe por quê? Porque hoje é o primeiro dia do mês de Dezembro, isso significa que muitos blogueiros colocaram a mão na massa e preparam algo de muito gostoso para o Dia Um... Na Cozinha! E o tema deste mês, claro, não poderia ser diferente. Fomos desafiados a preparar "Deliciosas Prendas de Natal." Quer coisa mais gostosa do que presentear amigos e familiares com algo preparado por nós mesmos?! É gratificante principalmente quando sobram elogios, rs. As prendas, obviamente, têm que ser comestíveis!

Quando vi o tema pensei logo naqueles biscoitos de Natal, os famosos "gingerbreads", mas como já me aventurei a prepará-los (veja aqui) optei por algo realmente desafiador, que eu nunca tivesse feito! Foi quando me ocorreu preparar panetones já que sempre tive vontade de fazer, mas nunca fiz, eis aí uma boa oportunidade, pensei! E quando fui procurar uma receita de panetone no amigão Google, me deparei com um blog delicioso que eu sigo já, há um bom tempo, e não pensei duas vezes, foi essa a receita escolhida! Por isso disse no início que hoje era um dia duplamente especial, porque além do Dia Um temos também Receita de Blogueiro!

Esta receita vem de um blog cheio de novidades culinárias e deliciosos pratos, todos preparados com muito amor e carinho. Infelizmente, não conheci pessoalmente a dona do blog nos Encontros de Blogueiros, mas pude provar do seu delicioso e inesquecível bombocado no 3º EBSPI. Já sabe de quem estou falando, né?! Sim, da querida Mel do blog Artes da Mel. Se você ainda não conhece este maravilhoso cantinho culinário, te convido a fazer uma visita agora mesmo e se encantar com as deliciosas receitas que ela prepara.

A Mel preparou panetones de 500g, eu optei por preparar mini panetones já que a intenção é para presentear amigos e familiares neste Natal, uma lembrancinha deliciosa do Vivendo e Aprendendo. Fica uma massa macia e o sabor é maravilhoso. Fiz na versão com frutas cristalizadas e uvas passas e com gotas de chocolate. Experimente!

Eu preparei a massa dos mini panetones na máquina de fazer pão (MFP). Assim como a Mel também não testei fazer manualmente, mas penso que dê certo igualmente.

Fiz pequenas adaptações, para ver a receita da Mel clique AQUI.

Ingredientes:
  • 150g de água
  • 400g de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
  • 2 gemas
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 100g de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó
  • 1 colher (chá) de essência de panetone
  • 1/2 colher (café) de sal
  • 100g de uvas passas
  • 150g de frutas cristalizadas
  • 200g de gotas de chocolate (para o chocotone)
  • Formas de papel próprias para mini panetones
Modo de preparo:
  1. Coloque na forma da máquina 150g de água, 150g de farinha de trigo e as 2 colheres (chá) do fermento. Programe a máquina para a função "massa" (na minha máquina é a opção 8), deixe a máquina misturar os ingredientes até ficar uma mistura homogênea (aproximadamente 10 minutos). Desligue a máquina ou interrompa o ciclo e deixe crescer por 30 minutos.
  2. Acrescente o restante da farinha de trigo, o açúcar, o leite em pó, a manteiga, as gemas e a essência de panetone, ligue a máquina novamente e programe para a opção "massa" e deixe completar o ciclo até o final (na minha máquina a duração é de 1:30h).
  3. Retire a massa da máquina de pão, coloque o sal e misture. Corte a massa ao meio, numa parte misture as frutas cristalizadas com as uvas passas e na outra parte misture as gotas de chocolate. Divida cada parte em pequenas porções (de modo que não ultrapasse metade da forma) e coloque nas formas de papel próprias para mini panetones, deixe crescer novamente até faltar 2 dedos para chegar na borda da forma. Após crescer, faça um corte em formato de cruz em cada panetone e coloque por cima um pouco de manteiga (coloquei 1 colher de café).
  4. Disponha os mini panetones numa assadeira e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 35 minutos ou até dourar.
Dica da Mel:
- Como esta receita não leva qualquer conservante, o ideal é que seja consumido em até 5 dias.

Dicas da Si:
- Eu não sou fã da essência de panetone, mas como os panetones são para presentear, achei por bem usá-la, mas você pode fazer como a Mel e substituir a essência por raspas de limão. Ou se preferir, também poderá usar essência de baunilha com raspas de laranja, substituem muito bem a essência de panetone para quem não gosta.
- Quando estava procurando uma receita de panetone na internet, algumas receitas deram a dica de passar as gotas de chocolate, bem como as frutas cristalizadas e as uvas passas na farinha de trigo antes de misturar à massa para evitar que grudem uma nas outras e para evitar também que afundem na hora de assar. Li vários relatos de pessoas que disseram que não "empanaram" as frutas e deu tudo certo e outras que disseram que não deu certo. Será isso sorte? Então, na dúvida, ou falta de sorte, rs, achei por bem passar as frutas cristalizadas, as uvas passas e as gotas de chocolate pela farinha de trigo, uma colher de chá foi o suficiente para essa quantidade. Acho que deu certo! rs
- Nos mini panetones com frutas eu coloquei uma cobertura feita de água quente e açúcar de confeiteiro e depois coloquei algumas frutas cristalizadas e uvas passas por cima. Eu coloquei num recipiente duas colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro e fui jogando água quente por cima, aos poucos, até formar uma pastinha, use imediatamente, se esfriar ela endurece.
- Esta receita deu 12 mini panetones: 6 de frutas cristalizadas e uvas passas e 6 com gotas de chocolate, mas eu fui "miserê" na hora de colocar a massa nas forminhas porque, na verdade, eu forcei para que dessem 12 unidades, mas coloque a quantidade suficiente para que os panetones depois de assados preenchem toda a forma e ultrapasse um pouco da borda, acho que assim fica mais bonito. Para uma quantidade maior de panetones dobre a receita.
- Embalei os mini panetones em celofanes decorados e amarrei com fitas.






O logo do blog não pode faltar, né?! Rs

Obrigada, Mel querida, pela receita maravilhosa e de sucesso! A receita ficará na lateral do blog até o próximo mês e o seu blog está na lista para participar do sorteio que acontecerá daqui a alguns dias entre todos os participantes deste quadro. O ganhador receberá um brinde e o título de Blogueiro do Ano de 2016. Boa sorte!


Esta é a última participação do ano no quadro Receita de Blogueiro. Em breve conheceremos o Top Chef Blogueiro do Ano de 2016. Aguardem! 😉

Mais um ano de desafios e muito aprendizado com o Dia Um... Na Cozinha! Só tenho que agradecer aos organizadores e todos os membros deste grupo o qual me sinto honrada em fazer parte! Muito obrigada, que possamos estar juntos novamente no ano que vem compartilhando receitas deliciosas e muita amizade! ❤


Beijos e até a próxima!


14 comentários:

  1. Olá :)...
    Que aspecto delicioso e apetitoso :)....
    Beijocas
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/2016/12/bolachinhas-de-natal-com-especiarias.html

    ResponderExcluir
  2. Que delícia vou fazer será que posso fazer em uma forma de bolo? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, pode sim! ;)
      Obrigada pela visita e volte sempre! =)

      Excluir
    2. Bom dia eu gostaria de presentear os meus alunos do Pré 1 com esses deliciosos panetones ,mas, não sei como fazer para te encomendar são quinze alunos . 4 meninas e 11 meninos ! Como faço para encomendar para o dia 22/12/2023?

      Excluir
    3. Olá, bom dia! Não faço para vender! De qualquer forma, agradeço pela visita! :)

      Excluir
  3. Que fofos Silene!
    São lindos para serem presenteados.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. Uma excelente sugestão de oferta.
    Não seguia o teu blog, mas a partir de hoje irei seguir.

    ResponderExcluir
  5. Oi Si querida!
    Ficaram lindos os panetones. A Mel tem receitas deliciosas mesmo.
    Tudo que vc faz é com muito capricho, sou sua fã eterna kkkk
    Bjsssss amiga linda

    ResponderExcluir
  6. Sileni minha querida,
    Produção maravilhosa, estou aqui de boca aberta!
    Eu nunca fiz panetone, você a Mel arrasaram!
    Os panetones estão perfeitos amiga, uma pena que moramos longe se não
    eu iria aí na sua casa provar essas delícias tomando um cafezinho e batendo
    papo gostoso contigo! Rsrs.
    O próximo EBSPI nos aguarde, rs.

    Feliz Dezembro junto a sua família!
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, querida amiga Sileni!
    Hoje lanchei um chocotone não caseiro e estava muito bom! Que coincidência!
    O seu está com ótima aparência e deve estar uma delícia!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  8. Que lindos ficaram, perfeitos para deixar no sapatinho de alguém :)
    beijinho
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Que delicia amei a receita, obrigado pela visita, tenha uma semana abençoada.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  10. Que máximo Sileni
    Amo panetone, adoro rechear!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Si q honra! Vc não imagina como estou feliz de ser lembrada por vc! Obg pelas menções recheadas de carinho! Vc lembrou do bom-bocado!!!! Seus panetones ficaram lindos, vc arrasou! Já quero ganhar o top chef....kkkk

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto