Pesquisar este blog

FAROFA À MINHA MODA


Olá amigos, bom dia!

Eu confesso que nunca fui boa em preparar farofas! Parecia uma coisa tão fácil de fazer, mas comigo não dava certo: ou ficava seca demais ou úmida demais e por conta disso sempre fugia delas! Raramente, mas raramente mesmo preparava farofas aqui em casa para tristeza do meu marido que gosta muito! Mas passada essa fase de inimizade com a farofa, rs, resolvi fazer as pazes de uma vez por todas! 

Comecei a preparar pequenas porções e fui testando combinações de ingredientes até que depois de um período tentando, enfim, consegui preparar uma farofa que muito me agradou! Ficou no ponto: nem seca demais, nem úmida demais e o sabor ficou maravilhoso! Essa sim posso dizer com todas as letras: "orgulho da mamãe!" rsrs. E por isso, esta receita está aqui! Por dois motivos: primeiro, porque ficou deliciosa e segundo, porque aprendi uma grande lição: não desistir nunca! Afinal, meu lema é: Vivendo e Aprendendo! Desistindo não vivo e muito menos aprendo, não é mesmo?!

E nem preciso contar pra vocês a alegria e satisfação do marido, né?! rs. E não foi só dele não! Preparei esta farofa num almoço de domingo para os meus familiares e todos adoraram! Experimente você também!

Ingredientes:
  • 100g de bacon picado
  • 100g de linguiça calabresa picada
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 3 xícaras (chá) de farinha de mandioca
  • Cheiro verde a gosto
  • Azeitonas pretas sem caroço a gosto
  • 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
  • 2 ovos cozidos

Modo de preparo:
  1. Numa panela, coloque o bacon para fritar, acrescente a calabresa, quando começar a dourar junte o azeite, a cebola, o alho e refogue até que a cebola fique transparente.
  2. Tempere com sal, se necessário, junte a farinha de mandioca, mexa bem e mantenha no fogo até dourar levemente, acrescente as azeitonas e o cheiro verde. Fora do fogo, junte os ovos cozidos picados, misture e sirva em seguida.

Dicas da Si:
- Procure usar um azeite de boa qualidade. Eu usei o extra virgem, mas você poderá usar o comum também.
- Experimente substituir a farinha de mandioca pela "farofa pronta" comprada em supermercados, é uma farinha de mandioca temperada e tem de vários sabores: tradicional, bacon, picante, carne seca, picanha... Eu particularmente prefiro a tradicional, acho o sabor mais suave. Se usar a farofa pronta, atenção com o sal, tá?! Normalmente quando uso a farofa pronta eu não adiciono sal. Mas fica a seu gosto.
As feijoadas aqui em casa agora têm farofa! Eba!!! rsrs



Neste dia preparei também couve refogada com bacon e vinagrete. Receitas AQUI.

Beijos e até a próxima!


GELADO DE COCO



Olá amigos, bom dia!

Com este calor que anda fazendo, nada melhor do que saborear uma sobremesa bem geladinha! E se você gosta de coco como eu, vai gostar desta receita, bom demais! Experimente!

Esta receita foi adaptada da minha revista "Guia da Cozinha Especial - Sobremesas."

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco (200ml)
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1/2 caixa de creme de leite (100g)
  • 1 pacote de biscoito champagne (180g)
  • 2 envelopes de pó para pudim sabor coco (100g)
  • 200g de coco ralado 
Modo de preparo:
  1. Numa panela, coloque o leite condensado, o leite de coco e a margarina, leve ao fogo médio e mexa até engrossar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, misture bem.
  2. Prepare o pudim conforme as instruções da embalagem e reserve.
  3. Em um refratário médio faça uma camada com metade do creme, metade dos biscoitos e espalhe o pudim reservado por cima, coloque a outra metade dos biscoitos e cubra com o creme restante.
  4. Polvilhe com o coco ralado e leve à geladeira por 3 horas antes de servir.
Dicas da Si:
- A receita não diz para molhar os biscoitos champagne, mas achei que em algumas partes do doce o biscoito ficou em evidência. Numa próxima vez vou regar os biscoitos com leite ou leite de coco antes de empregá-los ao doce, mas se você gosta de sentir os biscoitos, ignore esta dica! 
- Eu utilizei o coco ralado em flocos.



Uma ótima continuação de semana,
fiquem com Deus!


KAFTA



Olá amigos, bom dia!

Depois de uns dias de folia regados a muita água gelada, ar condicionado, confetes, pijama e cama, rs, retorno com uma receitinha bem simples, muito saborosa pra você reunir os amigos e familiares e fazer neste final de semana, que tal?!

Esses espetinhos de carne moída conhecidos como kafta são deliciosos, impossíveis de comer um só! Preparei estes num churrasco aqui em casa e fizeram o maior sucesso! Experimente!!!

Ingredientes:
  • 1 kg de carne moída
  • 2 dentes de alho espremido
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 2 sachês de tempero pronto granulado
  • 1/2 xícara (chá) de aveia
  • Cheiro verde a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Palitos para churrasco
Modo de preparo:
  1. Numa tigela, coloque a carne moída e acrescente o alho , a cebola e os temperos, misture bem com as mãos, adicione a aveia, cheiro verde, o sal e a pimenta e misture tudo muito bem.
  2. Faça rolinhos com a carne e espete-os com os palitos para churrasco. Coloque os espetos numa grelha, leve à churrasqueira e deixe até dourar, virando-os de vez em quando para que doure por inteiro.
Dicas da Si:
- Eu usei um pouco mais de 1 kg de carne moída e me renderam 30 espetinhos.
- Você poderá usar os temperos de sua preferência. Eu usei aqueles em sachês granulados que se encontram facilmente em supermercados.
- Se preferir, poderá substituir a aveia pela farinha de trigo. Eu gosto da aveia porque deixa a kafta mais leve.
- Você poderá preparar os espetinhos no forno também caso não queira prepará-los na churrasqueira.

Antes de irem para a churrasqueira


É isso aí pessoal!! Amanhã estarei no Fotos e Prosas brincando com a Chica! Espero por vocês!!! ;)


Beijos e um ótimo final de semana!


POP CAKES DE CHOCOLATE



Olá amigos, quanto tempo não é mesmo?!
Saudades de vocês e de estar aqui! 

Nesses dias de festas e de férias também, os quais permaneci fora da blogosfera, descansei, viajei, curti a família... aproveitei bastante! Fiquei doente também (nada é perfeito! rs), mas já estou me recuperando, graças a Deus!

E para marcar o nosso retorno em 2016, me deparei com um desafio e tanto: preparar pop cakes ou CAKE POPS, tema da 33ª edição do Dia Um... Na Cozinha! 

Pop cakes são bolos no palito, muito comuns em festinhas infantis. Posso dizer que são uma explosão de sabor, alegria e agradam a muitas crianças e adultos também! 

Esta receita foi adaptada da minha revista "Na cozinha com Edu Guedes."

Ingredientes:
Bolo:
2 ovos
1/2 xícara (chá) de leite
1/3 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal (usei apenas uma pitada)
Óleo e farinha de trigo para untar e enfarinhar a assadeira

Brigadeiro:
1 xícara (chá) de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó

Cobertura:
1 1/2 xícara (chá) de chocolate ao leite fracionado picado
Confeitos coloridos para decorar
Palitos de madeira para espetar nos bolos

Modo de preparo:
Bolo: bata no liquidificador os ovos com o leite, o óleo, o açúcar, o chocolate em pó e a farinha de trigo até que fique homogêneo. Acrescente o fermento em pó, o sal e misture com um colher. Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno médio preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou até que doure. Deixe esfriar.

Brigadeiro: em uma panela, em fogo médio, cozinhe o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó, mexendo sempre, até que engrosse levemente. Deixe esfriar.

Montagem: esfarele o bolo com as mãos e misture o brigadeiro aos poucos, mexendo até que obtenha uma massa firme. Reserve.
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Mergulhe a ponta dos palitos de madeira no chocolate, modele bolinhas com a massa e espete nos palitos. Mergulhe as bolinhas no chocolate e bata ligeiramente para escorrer o excesso de chocolate. Decore com os confeitos coloridos. Coloque sobre papel-manteiga e deixe secar. Sirva.

Dicas da Si:
- No meu forno, o bolo ficou pronto em menos de 30 minutos.
- Na hora de preparar o brigadeiro, não deixe dar o ponto de brigadeiro senão na hora que esfriar vai endurecer e você não vai conseguir misturar ao bolo esfarelado. Quando o brigadeiro começar a engrossar desligue o fogo (não dá mais que 5 minutos).
- Eu utilizei 1 caixa de leite condensado ao invés de 1 xícara (chá) conforme pede a receita no preparo do brigadeiro, sobrou! Mas achei melhor sobrar brigadeiro do que leite condensado, fica a seu critério, ok?!
- No preparo da cobertura, eu utilizei o chocolate mesmo, sem ser fracionado, neste caso, precisei fazer a têmpera. Fiz assim: derreti o chocolate no micro-ondas de 30 em 30 segundos mexendo a cada tempo, após derretido transferi para uma vasilha limpa e seca e esta deve estar mergulhada em água fria (banho-maria invertido) para dar um choque térmico no chocolate, desta forma ele vai ficar mais brilhoso, mais cremoso, porém firme, mais estável, pronto para ser trabalhado. Do contrário, se não fizer a têmpera, após um tempo, o chocolate sofrerá alterações prejudicando a decoração. 
- Os palitos podem ser de sorvete, churrasco ou aqueles palitos de plástico para pirulitos. Eu utilizei palitos de churrasco os quais cortei ao meio.
- IMPORTANTE: Após espetar as bolinhas nos palitos, leve-as ao freezer por 15 a 20 minutos, no máximo, para que fiquem firmes. Na receita não diz nada a respeito disso, mas quando espetei a bolinha no palito ela escorregou bonito e foi parar lá na minha mão, fiquei decepcionadíssima achando que não ia poder mais participar do desafio, rs! Mas respirei fundo e mais calma, achei por bem deixá-las na geladeira, mas como estava demorando muito para ficarem firmes tratei logo de colocá-las no freezer e deu super certo! Mas não deixe muito tempo no freezer senão elas vão congelar por inteiro e você não vai conseguir morder! O tempo necessário é apenas para que elas fiquem firmes e não duras, certo?! E ao banhá-las no chocolate cuide para que mergulhe até na junção com o palito para dar maior firmeza aos pop cakes.
- Para decorar, além dos confeitos coloridos você poderá utilizar também chocolate granulado, flocos crocantes, castanhas de caju ou nozes trituradas...



Dia Um... Na Cozinha! Proporcionando alegrias e muito aprendizado! Participe você também!

Uma ótima semana a todos, até a próxima!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto